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RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesIsto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!!

#1:  Isto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!! Author: erdnaxela1972 Post Posted in this forum: Wed 11-01-2012, 18:57

Este é o menino... Embarassed

A precisar outra vez de colagem!


E esta é a hélice que estou a usar


O 1º aterranço... Não liguem aos galos... são cá da casa Very Happy

Ver no Youtube


O 2º aterranço e está pronto para ir para as boxes outra vez!

Ver no Youtube


Bom vamos lá fazer uma breve descrição do setup:

Motor: Permax 400 6V com gearbox 2.3:1
Hélice: 7x 6" (7 x 6.5” recomendada com esta gearbox)
Bateria: pack de 7 ni-mh 1500mah, marcava 9.24v antes de levantar voo
Peso total: 620g (590 - 675 no manual)

O Centro de Gravidade (CG) do avião estava verificado conforme a descrição do manual (Support the model under the wing spar on two fingertips. The model should now balance level, i.e. should not tip forward or back.).

Os lemes de profundidade e direcção estavam a trabalhar convenientemente.

A hélice que me venderam à uns anos atrás não me parece indicada para modelos eléctricos, pelo menos pelo que tenho observado para eléctricos parecem-me mais finas do que esta, logo esta será mais pesada e talvez mais difícil de o motor a colocar a rodar... será? Na minha opinião de principiante acho que aquilo não está a puxar com o impulso necessário...

Aceito opiniões para tentar resolver o problema e apostas acerca de quantos segundos vai voar da próxima vez! Laughing

Cumprimentos a todos!


Last edited by erdnaxela1972 on Tue 31-01-2012, 15:27; edited 1 time in total

#2:   Author: Nando Post Posted in this forum: Wed 11-01-2012, 23:38

Se isso tem gearbox deve aceitar uma helice maior.
Com um 400 estava a usar na minha asa uma 6x4 com lipo 3S.
Entao pack de nimh deve parecer que tem uma ancora. Smile

Nao aranja por ai um sitio plano para levantar do chao? Como a relacao peso-potencia desse modelo nao deve estar de momento a melhor e como a pratica e ainda pouca seria mais facil levantar do chao.
O modelo tem tempo de ganhar balanco que e algo que nao esta a acontecer de momento.
Pelo menos ate se habituar a como ele reage, depois de estar habituado possivelmente ja o consegue meter no ar atirando-o como esta a fazer.

#3:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: Chispas Post Posted in this forum: Wed 11-01-2012, 23:39

Boas.

Venderam-se centenas, milhares?, desses modelos e eu próprio testei alguns.
Voa bem como vem de origem, lento, seguro e tão certo que se pode colocar o rádio no chão enquanto evolui.
Claro que para isso é preciso conhecimento ou ajuda de quem o tenha.
Antes de o modificares ou tentares de novo seria mais seguro se contactasses pessoal mais experiente perto de ti.

#4:   Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Thu 12-01-2012, 0:00

desculpem la se vou dizer alguma asneira de novato mas a helice nao poderá estar ao contrario? é que as que eu tenho são concavas de um lado e convexas do outro e parece-me que é igual nessa, se assim for também perde potencia não?
(novato a tentar ajudar)
cumps
voo_cessna

#5:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: rookie Post Posted in this forum: Thu 12-01-2012, 8:48

CLARO, que está ao contrário!!!!!!!!!

E também é preciso acelerar o motor,,,,,,

#6:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: pedro matos Post Posted in this forum: Thu 12-01-2012, 12:44

Os numeros e letras da helice é sempre para a frente, mas não és o unico a fazer dessas Laughing Laughing Laughing Laughing Rolling Eyes Rolling Eyes

#7:   Author: Teixeira Lopes Post Posted in this forum: Thu 12-01-2012, 12:54

Lol pelo video o que isso tem é falta de potencia, é meter o stick todo à frente do acelarador. Ai em Grandola ha um pequeno grupo de aeromodelista que te pode ajudar

#8:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: erdnaxela1972 Post Posted in this forum: Thu 12-01-2012, 12:56

Nando wrote (View Post): › Entao pack de nimh deve parecer que tem uma ancora. Smile

Nao aranja por ai um sitio plano para levantar do chao?


Este pack só tem mais 40g que o pack original de 600 mah, ou seja um total de 180g, e como peso total do modelo está num intermédio em referência com o recomendado pela Multiplex.
Arranjar sitio plano até arranjo, tenho é de pegar na enxada... Very Happy mesmo a estrada que dá acesso à casa é de terra batida, mas tem muita pedra por causa da lama quando chove.

Chispas wrote (View Post): › Boas.
Antes de o modificares ou tentares de novo seria mais seguro se contactasses pessoal mais experiente perto de ti.
Acho que só em Setúbal e sempre são 70km para cada lado... mas se da próxima não conseguir tenho mesmo de ponderar essa hipótese.

voo_cessna wrote (View Post): › desculpem la se vou dizer alguma asneira de novato mas a helice nao poderá estar ao contrario?
voo_cessna
Shame on me... Embarassed

rookie wrote (View Post): › CLARO, que está ao contrário!!!!!!!!!

E também é preciso acelerar o motor,,,,,,
O motor estava no máximo, mas se a hélice estava trocada... realmente ela puxa e até arrastava o avião no chão do alpendre, mas não o suficiente.

Teixeira Lopes wrote (View Post): › Lol pelo video o que isso tem é falta de potencia, é meter o stick todo à frente do acelarador. Ai em Grandola ha um pequeno grupo de aeromodelista que te pode ajudar
Desconheço totalmente, estou aqui a viver à um ano e nunca vi ninguém por aqui a voar, mas vou investigar.


Obrigado a todos, e assim que for oportuno experimento e dou novidades!

Alexandre

#9:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: erdnaxela1972 Post Posted in this forum: Sat 14-01-2012, 17:32

Chispas wrote (View Post): › Antes de o modificares ou tentares de novo seria mais seguro se contactasses pessoal mais experiente perto de ti.

Lá diz o velho ditado: "quem te avisa teu amigo é..." Segunda coloco o video e fotos do novo embate... desta vez contra a casa Very Happy é o que dá a teimosia.

Hoje de manhã em conversa com pessoal conhecido atá fiquei a saber que conheço aqui pessoal que voa! Tenho de requisitar ajuda Embarassed

#10:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: Chispas Post Posted in this forum: Sat 14-01-2012, 21:25

erdnaxela1972 wrote (View Post): › Lá diz o velho ditado: "quem te avisa teu amigo é..." Segunda coloco o video e fotos do novo embate... desta vez contra a casa Very Happy é o que dá a teimosia.

Hoje de manhã em conversa com pessoal conhecido atá fiquei a saber que conheço aqui pessoal que voa! Tenho de requisitar ajuda Embarassed

Very Happy

#11:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: oliveira Post Posted in this forum: Sat 14-01-2012, 23:56

erdnaxela1972 wrote (View Post): › Hoje de manhã em conversa com pessoal conhecido atá fiquei a saber que conheço aqui pessoal que voa! Tenho de requisitar ajuda Embarassed


Até já deverias ter requisitado, evitavas uns encontros imediatos de 3º grau com a parede! Laughing

#12:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: erdnaxela1972 Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 19:21

Após ter colocado a hélice direitinha Embarassed , agora já conseguia sentir a "fera" a tentar sair da mão com o gás no máximo! Seguiu-se o teste... 15" de pura adrenalina! A pica era mais que muita para tentar colocar o avião no ar, com as brisas momentâneas que se faziam sentir, nem sequer devia ter tentado(pela falta de experiência). Mal saiu da mão e começou a virar à esquerda, ganhou um pouco de altitude e depois não sei se fui eu por inexperiência que o "mandei aterrar" se alguma rajada de vento... já observei o vídeo imensas vezes e sei que tentei corrigir com o leme de profundidade mas já não foi a tempo. Parece-me que deu uma primeira pancada no chão, encoberto pelos carros e foi depois embater na parede da casa.

Ver no Youtube


Quando lá cheguei já o meu filho estava a fazer a foto-reportagem do acidente aéreo, tipo é para te lembrares paizinho! Twisted Evil




Asa partida, leme de profundidade partido, gear-box desfeita, nariz do avião amassado, trem todo torto(o que não é difícil)hélice com duas mordidelas enormes... A asa, o leme de profundidade e o trem já estão arranjados, entreti-me no domingo à tarde. Um destes dias vou a Setúbal comprar um motor para colocar a hélice directa e mais tarde se me apetecer gastar mais dinheiro compro a gear-box.
Já estive a ver uns videos e curti bastante o EasyCub, mas antes tenho de partir este Laughing .

Alexandre

#13:   Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Mon 16-01-2012, 22:42

Boas, vi e revi o teu video algumas vezes e na minha opiniao acho que trocaste a esquerda com a direita e em vez de endireitar o aviao, ele voltou ainda mais a esquerda, acho que se nota ao segundo 10 o leme de direcção voltado para a esquerda, pena os danos ja estava a começar um belo voo.
boa continuação de reparação e espero que em breve volte a voar.
cumps.
Voo_cessna

#14:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 1:44

esse modelo é um tanque de guerra já tem alguns anos mas olha aqui 3 malucos a voar uma picocub à chuva Laughing (tal era o vicio)



Ver no Youtube


tens aqui um link com alguma info para um bom setup

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1077514

#15:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: CARLOSDURAES Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 11:35

Olá!
Penso que faltaram algumas verificações prévias a saber:
Alinhamento da asa, alinhamento do estabilizador horizontal, devem estar em planos paraleos e perpendiculares ao eixo do aeromodelo;
Alinhamento vertical do leme de direcção (neutro);
Verificação da localização do CG e eventual acerto com peso atrás e/ou á frente ou regulando a localização da bateria;
Verificação do alinhamento do motor com o eixo do modelo e respeitar as inclinações recomendadas.
Utilização dum hélice adquado ao modelo e ao motor em lugar de utilizar uma qualquer ventoinha;
Verificação dos neutros do emissor dos "trims" da profundidade e da direcção e ajustar se necessário;
Antes de iniciar o primeiro voo... tentar um lançamento á mão sem incidencia para cima ou para baixo na direcção do vento predominante que não convirá ser muito intenso e fazer os ajustamentos necessários (não deverão ser muitos) já que o aeromodelo está universalmete testado para de seguida voar sem problemas
Não voar proximo de linhas de condução de electricidade e verificar que não anda outro "artista" com emissor ligado nas proximidades.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães

#16:   Author: Nando Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 18:13

erdnaxela1972 wrote (View Post): ›
Após ter colocado a hélice direitinha Embarassed , agora já conseguia sentir a "fera" a tentar sair da mão com o gás no máximo! Seguiu-se o teste... 15" de pura adrenalina! A pica era mais que muita para tentar colocar o avião no ar, com as brisas momentâneas que se faziam sentir, nem sequer devia ter tentado(pela falta de experiência). Mal saiu da mão e começou a virar à esquerda, ganhou um pouco de altitude e depois não sei se fui eu por inexperiência que o "mandei aterrar" se alguma rajada de vento... já observei o vídeo imensas vezes e sei que tentei corrigir com o leme de profundidade mas já não foi a tempo. Parece-me que deu uma primeira pancada no chão, encoberto pelos carros e foi depois embater na parede da casa.

Ver no Youtube


Quando lá cheguei já o meu filho estava a fazer a foto-reportagem do acidente aéreo, tipo é para te lembrares paizinho! Twisted Evil




Asa partida, leme de profundidade partido, gear-box desfeita, nariz do avião amassado, trem todo torto(o que não é difícil)hélice com duas mordidelas enormes... A asa, o leme de profundidade e o trem já estão arranjados, entreti-me no domingo à tarde. Um destes dias vou a Setúbal comprar um motor para colocar a hélice directa e mais tarde se me apetecer gastar mais dinheiro compro a gear-box.
Já estive a ver uns videos e curti bastante o EasyCub, mas antes tenho de partir este Laughing .

Alexandre


Faz parte do processo de aprendizagem.
Essa asa cola-se e o resto tambem, o mais xato e a redutora que se ficou muito danificada vai ter de ser nova.
Mas de resta e lembrar que a cola e a melhor amiga do aeromodelista. Smile

#17:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: erdnaxela1972 Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 19:41

voo_cessna wrote (View Post): › Boas, vi e revi o teu video algumas vezes e na minha opiniao acho que trocaste a esquerda com a direita ...
Voo_cessna
Não me admiro nada e após ter revisto essa parte também fiquei com a mesma sensação... Embarassed

LUISX wrote (View Post): › esse modelo é um tanque de guerra já tem alguns anos mas olha aqui 3 malucos a voar uma picocub à chuva Laughing (tal era o vicio)
Conheço bem esse vale, morei na Póvoa Santo Adrião e depois na Ramada, desde 84. O ano passado é que mudei aqui para Grândola. E sim o vicio desde que saudável é tramado! Twisted Evil

CARLOSDURAES wrote (View Post): › Olá!
Penso que faltaram algumas verificações prévias a saber:
Alinhamento da asa, alinhamento do estabilizador horizontal, devem estar em planos paraleos e perpendiculares ao eixo do aeromodelo;
Alinhamento vertical do leme de direcção (neutro);
Verificação da localização do CG e eventual acerto com peso atrás e/ou á frente ou regulando a localização da bateria;
Verificação do alinhamento do motor com o eixo do modelo e respeitar as inclinações recomendadas.
Utilização dum hélice adquado ao modelo e ao motor em lugar de utilizar uma qualquer ventoinha;
Verificação dos neutros do emissor dos "trims" da profundidade e da direcção e ajustar se necessário;
Antes de iniciar o primeiro voo... tentar um lançamento á mão sem incidencia para cima ou para baixo na direcção do vento predominante que não convirá ser muito intenso e fazer os ajustamentos necessários (não deverão ser muitos) já que o aeromodelo está universalmete testado para de seguida voar sem problemas
Não voar proximo de linhas de condução de electricidade e verificar que não anda outro "artista" com emissor ligado nas proximidades.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães
Obrigado pelas dicas Carlos, a linha de electricidade que passa lá, é para alimentar o motor do poço lá do quintal, apesar de ser privada é um facto que é sempre um risco. Quanto ao resto... já fiz todas as afinações e verificações possiveis e imagináveis... isto é mesmo azelhice de principiante, como alguém já por aqui disse neste fórum: afinal sou um puto de 39 anos Razz

Nando wrote (View Post): › Faz parte do processo de aprendizagem.
Essa asa cola-se e o resto também, o mais xato e a redutora que se ficou muito danificada vai ter de ser nova.
Mas de resta e lembrar que a cola e a melhor amiga do aeromodelista. Smile
A redutora vai ter de ser nova sim e ainda bem! eu explico porquê: Como ficou partida, uma das rodas dentadas de plástico ou saltou ou desintegrou-se, e como sou mais teimoso que uma mula tentei e pus a família toda de dito cujo para o ar à procura da mesma... no sábado à tarde nada... no domingo de manhã voltei lá para trás e insisti, resultado encontrei num monte de entulho que foi lá colocado para tapar um buraco uma pulseira douradita... comentei com a minha mulher e mostrei-lha ao que ela disse que parecia latão e mais valia perder a esperança. Não desisti e hoje de manhã decidi trazê-la. Resultado já não tenho a pulseira comigo, mas tenho +130 euritos no Bolso Laughing Laughing Laughing , já vai dar de subsidio para um novo modelo!

E sim é verdade 2 tubitos para misturar epoxy é do best!

Amanhã à tarde já devo ir a Setúbal às compras!

Alexandre

#18:   Author: LUISX Post Posted in this forum: Tue 17-01-2012, 21:24

Não sendo eu um especialista em asa fixas porque não esquecer esse setup e avançar para algo deste genero

http://www.tugamodelismo.com/index.php?idTM=2&part=TM-21-0012




a asa como foi dito é de facil recuperação, só mais uma dica porque não te deslocas até junto de alguem com mais experiencia

#19:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: erdnaxela1972 Post Posted in this forum: Wed 18-01-2012, 19:23

Luís para já quero ver se não invisto muito neste modelo, e já decidi que por agora não vou comprar mais nenhum motor. Dei-me ao trabalho e inverti a polaridade do que tenho para trabalhar com hélice directa, uma vez que a gearbox "foi passear", vou montá-lo, ver se combino aqui com o pessoal da zona e me ajudam a colocá-lo no ar, ou no chão dependendo do número de "minis" carregadas na bateria... Very Happy

A asa já está reparada desde domingo, a seguir ao cão o exopxy é o melhor amigo do homem. Smile

Não tenho nada contra os brushless, nem contra as Lipo´s, mas quando comprei esta Pico isso era para carteiras muito abastadas! Mas claro que vou ter de seguir esse caminho.

Obrigado
Alexandre

#20:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub Author: Wingnut Post Posted in this forum: Wed 25-01-2012, 23:15

Viva Caro erdnaxela1972, a primeira vez que tentei pilotar um avião aconteceu-me precisamente isso e creio que acontece a todos. A queda foi em grande parte devido a uma troca de direcção a meu ver.

Felizmente a mim aconteceu-me no simulador, tenho a certeza que grande parte do processo inicial de aprendizagem é treinar o cérebro para dar o comando correto no rádio, refiro-me objetivamente à esquerda e à direita quando o avião muda de direcção (já para não falar do voo invertido!!), pelo que a minha sugestão é que faça umas horinhas de simulador se possível. Se bem que treinar assim é mais radical Twisted Evil

abr e bons voos

#21:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!! Author: erdnaxela1972 Post Posted in this forum: Tue 31-01-2012, 15:53

Pois é a minha pequena já voa!
No domingo levantou e pousou 2 vezes, num dos aterranços lá tive de recorrer ao meu amigo epoxy! Já dizia ao meu filho: Dany bora partir outra vez o avião! Razz
Mas foi mesmo Burrice da pura! Twisted Evil Aqui o chico esperto lembrou-se de trimar o gajo para ficar a subir um pouco e depois corrigir no ar depois de o ter lá em cima, foi uma festa de loopings e queda livre! Voltando a colocar tudo certinho e colado voltou a levantar voo de tarde sem incidentes!

Ontem à hora do almoço voltou a levantar e a pousar 2 vezes sem nenhum incidente de maior.
Noto que é muito sensível ao vento, e vai com uma brisa com facilidade a não ser que esteja com o motor sempre no máximo. Planeia que é um espectáculo! da segunda vez que o pus no ar, já com mais confiança levei-o bem alto e fruto da inexperiência, pensei que não conseguia descer o gajo! Embarassed

Noto que quando o acelero ao máximo tem tendência para levantar muito o nariz, sobe ligeiramente e depois estabiliza, será normal ou terei o CG muito chegado para trás?

Devido a ter apenas 2 eixos quando viro o leme de direcção começa logo a afundar e tenho de compensar sempre com a profundidade para não perder altitude.

Amanhã já peço ao meu cameramen para fazer um vídeo e depois coloco aqui!

Os aeromodelistas aqui por Grândola andam um bocado parados, pelo menos os que já conheci, aqui o meu amigo Marco tem um extra 300 com 3m de envergadura pendurado na garagem, e além desse mais umas belas máquinas da 2ª guerra. Todos nitrosos... Twisted Evil
Por isso acabei por colocar o meu no ar pela força de vontade em superar a inexperiência. Very Happy

Agradeço desde já a todo o pessoal a ajuda prestada, não vou desaparecer!

PS: tinha a deriva ao contrário... Embarassed virava à esquerda e avião ia para a direita e vice versa, é mesmo daquelas coisas básicas de principiante... buuuuurro! Laughing

Alexandre

#22:   Author: voo_cessna Post Posted in this forum: Tue 31-01-2012, 22:23

boas, estava a ver que tinha havido desistencia, felizmente não. pois, eu bem me parecia que o problema da queda tinha sido esse mesmo. em relaçao ao subir o nariz quando aceleras acho que é normal nestes tipos de modelo, penso que o CG esteja correcto quando o aviao voa numa velocidade media sem subir ou descer.
bem agora so resta por isso no ar mais vezes para os dedos começarem a amaciar.
toca a carregar as baterias e matar o vicio hehe.

#23:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!! Author: erdnaxela1972 Post Posted in this forum: Wed 01-02-2012, 18:15

Então hoje que o meu filho não tem aulas de tarde, foi almoçar connosco a casa, vai daí pega lá na máquina e faz aqui um vídeo aqui do je a cair com estilo!
Vento em demasia para voar este modelo, mas como umas vezes acalmava a teimosia levou a melhor!

Ver no Youtube


Na segunda tentativa correu tudo bem, com excepção do cartão de memória que ficou cheio e interrompeu o vídeo do voo... nenhum incidente ao aterrar, mesmo com dificuldade por causa do vento o avião quase não evolui-a contra o vento e facilmente virava na direcção do gajo, tipo "maria vai com todos", mas foi engraçado para practicar!
Se no fim de semana estiver pouco vento coloco outro.

Ver no Youtube

#24:  Re: Isto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!! Author: Wingnut Post Posted in this forum: Wed 01-02-2012, 22:51

Nice, Parabéns!
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos Electricos - Dúvidas e QuestõesIsto não voa por nada... Pico-cub / JÁ VOA!!!!!


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