Boas tardes....
eu sou iniciante na modalidade e tenho voado com o cessna 206 da BMI.
Recentemente surgiu-me uma oportnidade de adquirir um WOT 4 ( Avião apenas), mas gostaria de o converter para electrico.
A questão é que não tenho pratica suficiente para saber o que adquirir. Alguem me pode explicar ou me mostrar onde posso ver equivalencias entre os motores a combustão e os electricos?? Ou que variador usar consoante o motor?? etc
qualquer input que ajude é BemVindo
Obrigado
|
Subject: WOT 4 Electrico
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boa tarde TopCat,
Tenho um wot 4 com a seguinte combo: http://www.bmi-models.com/#en/85580_-_85587_COMBO_SPITZ/6/1410 No caso da BMI o Spitz 40, o 40 quer dizer que é equivalente a um glow .4 Do pouco que já voei com o modelo parece um pouco apertado mas dá para fazer algumas brincadeiras (quedas de asa, loopings, oitos cubanos, etc). Cumprimentos, Vitor
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas,
Tens no site o Chris Foss a explicar como fazer a conversão para eléctrico em: Conversão para eléctrico - Site do Chris Foss Deixo aqui mais alguns promenores do meu wot 4. Espero ajudar. Vista da fuselagem: Para intalar o motor coloquei um bloco de pinho para o motor ficar mais à frente e furei o bloco a meio para o ar que sai do motor circular (não se vê o furo no bloco): Vista da parte de cima da fuselagem. Pode ver-se uma "cinta" em velcro que utilizo para prender a bateria que posto mais abaixo: Para prender a bateria, comecei por utilizar abraçadeiras de plástico, mas como sugeriu o Manuel Cunha do Portugal Cultura e Recreio, existe o perigo das abraçadeiras danificarem os elementos da bateria. Assim, optei por comprar fita de velcro a metro, colar as costas da parte "macia" contra as costa da parte com "picos" e assim criar uma espécie de cinta que dá para apertar consoante necessário e sem arestas a incidir nos elementos da bateria. Alojamento da bateria da forma como é indicada no site do Chris Foss (com umas pequenas alterações...): Promenor do alojamento da bateria: Cumprimentos, Vitor
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Como é feita a refrigeração das baterias não vejo a saida do ar de arrefecimento
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Bom dia,
A saida de ar é toda a área que se vê aberta na foto (tal como é referido nas instruções de conversão do Chriss Foss): Promenor do documento do Chris Foss: Vista em perspectiva: Cumprimentos, Vitor
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas Victor
8) Como foi resolvido o CG ! Cumps Vsantos
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Olá vsantos,
Não posso dizer que tenha resolvido o problema do CG por vários motivos: 1 - Foi o primeiro avião que construí, era eu ainda mais maçarico do que sou agora. 2 - Construí logo o avião como eléctrico pelo que não pude comparar o CG relativamente ao CG com um motor a combustão. 3 - Pelos desenhos do Chris Foss, penso que o facto do motor eléctrico ser mais leve que um motor a combustão (alterando o CG), seja compensado pela localização da bateria (o mais à frente possível). No entanto, pela experiência de voo comporta-se muito bem (mantém-se horizontal em termos de "pitch": alguém me ajude a traduzir "pitch" de fan de simuladores de voo para fan de aeromodelismo? ...). Mais ninguém tem wot 4 eléctricos? Cumprimentos, Vitor
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas.
Existem por aí mais Wot 4 eléctricos, é questão de procurar.
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas Chispas,
Obrigado pela resposta. Durante a minha caminhada depois do almoço lembrei-me do termo "ângulo de ataque". Será um abuso de linguagem corresponder "pitch" a "ângulo de ataque"? (é que, a dizer "inclinação do eixo longitudinal" nunca mais acabo as frases :P) Cumprimentos, Vitor
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas.
Ângulo de atque também não está mal :D Embora normalmente se refira a grandes diferenças de ângulos no plano longitudinal enquanto o pitch ou até trim são mais usados para definir pequenas alterações/afinações desse mesmo ângulo. Enquanto no aeromodelismo se usa mover parcialmente o leme pretendido para trimar o aeromodelo, normalmente o de profundidade, num avião usa-se o trim tab: http://www.fs-force.com/help2/trim_system.htm
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas,
Obrigado pela explicação Chispas. Parece que o pessoal dos wot eléctricos é só voar. Teclar, nada :P Vitor
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas
1º Obrigado a TODOS pelas respostas. 2º Não sendo um perito em Aerodinamica ( e sim sou um dos maluquinhos dos simuladores) pitch é a acção do "Profundor" ou "elevador" (à falta de melhor tradução) tipicamente situadas na parte traseira da aeronave (execpção feita a aeronaves com canards) os elevadores provocam o pitch, é a acção dos elevadores em torno do eixo lateral do avião permitindo o nariz em "cima" ou em "baixo".... chega de seca... :D 3º ja tenho em minha posse o WOT 4 MK2 da Ripmax que originou inicialmente este post. Agradeço largamente as fotos e o link disponibilizado, certamente serão muito uteis. se existirem mais fotos de outras soluções serão sempre Bemvindas :D 4º voltando à vaca fria.... tendo muito pouca experiencia ( ou quase nenhuma :D ) volto ao que inicialmente originou o post, ou seja soluções, como ainda não sei escolher o setup mais "certo" tenho lido pesquizado e perguntado a pessoal mais experiente. Assim sendo uma possivel solução que me foi apresentada foi a seguinte: Motor: http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=2102 variador: http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=2166 UBEC: http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=6320 Helice: http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=5442 Lipo: http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=7654 Agradecia Opiniões/ sugestoes Obigado de novo Abraço
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas.
Nomeadamente a parte que à aerodinâmica base diz respeito: http://livroaeromodelismo.no.sapo.pt/livro/Capitulo_I_Teoria_do_voo_Fundamentos.zip Muitos de nós confundimos o eixo transversal com o longitudinal, talvez por questões de linguística: "Ao eixo transversal corresponde a estabilidade longitudinal e os movimentos que se lhe referem são os de picar e cabrar." In página 96 do Capítulo 1 do dito livro.
http://www.westwalesmodels.co.uk/epages/es114103.sf/en_GB/?ObjectPath=/Shops/es114103_es121994722150/Products/%22Chris%20Foss%20Wot%204%20Mark%203%20GRP%20Version%22 Versus este que deverá ser o teu: http://www.stevewebb.co.uk/index.php?pid=RIPACF002SS40&area=Aircraft
http://www.modelmotors.cz/index.php?page=61&product=4120&serie=14&line=GOLD Esse motor tem mais 50% de Kv que o que indicas. Eu usaria um motor mais leve e que usasse Lipo 4S, tipo este: http://www.giantcod.co.uk/epower-2826-950kv-brushless-outrunner-motor-p-402705.html Só no motor poupas mais de 100g e como poderás usar Lipo 4S poupas mais de 100g no pack.
Já o cartão de programação parece-me uma boa compra: http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2169
Quanto à Lipo, e com o motor mais pequeno, uma Lipo 4S chega. Fica o modelo mais leve, cerca de 10%, não precisando de tanta potência e até poderá aumentar a autonomia.
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas
Chispas Obrigado pela resposta obrigado pelos links. Quanto ao eixo não foi confusão, apenas pretendi simplificar para que fosse fácil de entender. Falei em eixo lateral referindo-me ao eixo que passa lateralmente ao avião, portanto o eixo transversal. O meu modelo é efectivamente o wot 4 mk2 da ripmax: http://www2.ripmax.net/item.asp?itemid=A-CF002&Category=010 o variador é mesmo para desligar o ubec interno. de qualquer forma vou tentar informar-me melhor do motor e das diferenças da solução que apresentas, desde já agradeço o input. @ Vitor Pereira Boas Vitor Obrigado pelo link... mas parece que aqui não está a funcionar, será do meu pc?? Obrigado pelo input também Obrigado e ate breve
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boas TopCat,
Realmente também não estou a conseguir abrir o site do Chris Foss. Segue por MP o pdf que ele tinha disponível quando montei o meu wot 4. Cumprimentos, Vitor
Subject:
Boas Vitor Pereira
obrigado pelo ficheiro cumprimentos e Obrigado de novo Topcat
Subject: Re: WOT 4 Electrico
Boa noite,
Cá vão mais umas fotos. Espero que ajudem. Entrada de ar Eu sei que a entrada de ar na última foto tem muito mau aspecto, e que devia ter umas abas laterais a prendê-la. No entanto, necessito que a entrada de ar abra mais (bem como a "porta" lateral que se vê na foto), a fim de conseguir segurar o motor para apertar convenientemente a porca que fixa a hélice. Se alguém tiver uma ideia melhor para resolver esta situação abradeço. Cumprimentos, Vitor Page 1 of 1
You cannot post new topics in this forumYou cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]