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LUISX
Administrador
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Chispas
MAJOR GENERAL
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vsantos
SECOND LIEUTENANT
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Ola
Chispas !
Os modelos na esquerda da foto (os 2 mais pequenos ! ) são de que especialidade ? Corridas?
E o grande?
No tempo em que experimentei o VC em Pombal o modelo do instrutor era bem diferente
mas contudo bem divertido...
Desejo á comitiva os votos de bons resultados...
Força com isso Equipa Portuguesa do VC - F2C
Cumps
Vsantos
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Chispas
MAJOR GENERAL
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MiguelLeal
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Vamos lá apoia-los. FORÇA PORTUGAL VÔO CIRCULAR!
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_________________ #ASAS DO ALGARVE# fazendo do aeromodelismo uma paixão!
http://sites.google.com/site/algarvenoar
-Edge 540t Art-tech
-RCsystems Fokker 50
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RJSC
FIRST SERGEANT
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Eu bem que não achava piada nenhuma a voo circular e agora parece que com razão...
Nessa páginas têm aviões (asa completa) e, pasme-se "meios aviões" (só com meia asa)
O que eu costumo dizer: que a rodar atada num fio até uma pedra voa confirma-se
O equipamento para voo circular é barato, um fio e uma pedra e toca a rodar
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RJSC
FIRST SERGEANT
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Não posso é deixar de notar que o Voo Circular seria a derradeira plataforma para modelos eléctricos.
Se se tiverem 2 condutores eléctricos na linha de controlo pode-se usar alimentação externa de baterias grandes ou mesmo a partir da rede eléctrica. Já não há cá queixas de que se tem que esperar para carregar.
Será que alguém já experimentou alimentar o motor pela linha de controlo?
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HMT
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RJSC wrote ( View Post): ›
Não posso é deixar de notar que o Voo Circular seria a derradeira plataforma para modelos eléctricos.
Se se tiverem 2 condutores eléctricos na linha de controlo pode-se usar alimentação externa de baterias grandes ou mesmo a partir da rede eléctrica. Já não há cá queixas de que se tem que esperar para carregar.
Será que alguém já experimentou alimentar o motor pela linha de controlo?
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Não me parece....E que "belos" condutores tinham que ser... e o avião pode com eles???
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_________________ sbach 342 Brushless; HK450; T-rex 600 12s; Spektrum DX7; DX3R; e outras coisas com rodas...
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
RJSC wrote ( View Post): ›
... Será que alguém já experimentou alimentar o motor pela linha de controlo?
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Já há alguns anos que foi testado. Lembro-me de um artigo de revista de aeromodelismo, de há mais de 10 anos, com várias soluções e a mais promissora na época era o piloto ter a bateria presa ao cinto. O comando do acelerador era feito com um punho adaptado, o gatilho do punho era o controle do motor tal como nos rádios dos carros RC.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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Nando
Administrador
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Pensava que nos modelos de CL o motor era colocado a funcionar acelarava e assim ficava ate gastar o combustivel todo.
E o dito punho apenas servia para controlar o aviao para cima e para baixo.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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Chispas
MAJOR GENERAL
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RJSC
FIRST SERGEANT
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HMT wrote ( View Post): ›
Não me parece....E que "belos" condutores tinham que ser... e o avião pode com eles???
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Para a mesma potência, se se usar uma tensão elevada, a corrente desce e podem passar a usar-se condutores muito finos.
Por exemplo:
Para 400W, que deve dar para um avião desses, se usarmos Lipo 12S (45V) temos 8A, o que dá para fazer com fios de 0,7 mm, 2 fios de 0,7 mm (de diâmetro) devem ficar pelo peso do cabo de aço.
Se quisermos ser malucos e usar 230V, e por exemplo um motor de varinha mágica no avião (tenho aqui um de 230V DC) podemos ter 750W (mais de 1 cavalo de potência) com 3,2 A, o que pode ser com um fio de 0,5mm (de diâmetro).
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Esta coisa do voo circular faz-me uma confusão do caraças! Afinal o voo circular é ou não é Aeromodelismo. Sei que vou causar alguma perturbação em certos espíritos, poucos, adeptos da modalidade mas não posso passar sem dizer aquilo que, ao longo do tempo, tenho vindo a observar.
Para a quase totalidade dos leitores deste fórum, o Aeromodelismo consiste em controlar aeromodelos. Para alguns também consiste em construir. E controlar significa obter determinadas atitudes de voo, produzindo perfeita estabilidade dinâmica nessas atitudes, à custa de um comando radioeléctrico e ou tirando partido de características auto estabilizadoras do modelo. E isto nos três eixos de, desculpem os anglicismos, “yaw, roll & pitch”.
Se o que acabo de escrever parece complicado eu descomplico dizendo que, por um lado, modelos como os de Voo Livre ou Old Timers rádio controlados são o paradigma da auto estabilidade, pois são capazes de voar sozinhos, sem intervenção de um piloto, por outro, os modelos de F3A, acrobáticos por excelência, são neutralmente estáveis (ou instáveis) necessitando das “unhas” do piloto para fazerem um voo condigno. Tudo o que é rádio controlo, incluindo os helis, situa-se entre estes dois extremos.
E o Voo Circular (VC)? Em 1942 só havia Voo Livre (VL). O rádio controlo era incipiente, a válvulas e baterias de chumbo. Lembremo-nos da tecnologia electrónica durante a 2ª guerra mundial. Nesse ano, um sujeito chamado Jim Walkers inventou o VC. E registou patente, isto nos EUA. É o modelo atado a dois fios que controlam, com um punho na mão do piloto e uma alavanca estilo comando de um sino, a bordo do modelo, o leme de profundidade. O modelo fica com um único grau de liberdade, comparativamente com os 6 graus do aeromodelismo de RC. É uma espécie de “pássaro enjaulado na gaiola”. Será que isto é Aeromodelismo no sentido e forma como o praticamos? E será que a FAI estava atenta quando atribuiu a esta actividade a subclasse F2?.
É verdade que o VC abriu as portas ao praticantes de maquetas voadoras, para quem até então era impraticável voá-las como modelos de VL. E permitiu um grande aperfeiçoamento dos motores glow de baixa cilindrada. E dos diesel de 2,5cc que não se usam para mais nada. Mas creio que foi só isso.
A partir da sua invenção, houve alguma divulgação da modalidade por todo o mundo. E, admirem-se, Portugal foi o país mais absorvente! Tal que, nos anos 60, praticamente só havia VC. E assim foi nas décadas seguintes. Na zona de Lisboa, o CAL, o Xenon e, particularmente o Colégio Militar foram os baluartes do ensino do VC. E quem aparecesse na escola de uma destas entidades para fazer Aeromodelismo era-lhes dito que aeromodelismo é VC. E foi destas associações que nasceu a federação portuguesa, que não mais é do que uma federação de VC em que , a certa altura, e felizmente, integrou ou teve de integrar elementos do Aeromodelismo RC.
E agora falemos da tal equipa nacional que neste momento disputa o Campeonato do Mundo. A equipa é desfalcada nas 3 (ou 4 ?) modalidades, o que mostra a insuficiência de praticantes cá no país. Mas se atenderem ao “site” do campeonato www.bumacofly.atw.hu vêm que isso acontece com a maior parte dos países lá presentes. É obvio que o VC não tem nenhuma expressão no aeromodelismo nacional ou internacional, mas não esqueçamos que o presidente da fpam foi mecânico de corridas, F2C, e não deve ser por acaso que apresentamos duas equipas nessa modalidade… E também, se analisarem os votos que cada clube dos 80 e tal que a fpam diz que existem, os votos dos de VC (alguns nem existem!) garantem a vitória nas votações das assembleias da fpam.
Nada tenho contra as dezenas de Aeromodelistas que começaram (e acabaram!) pelo VC. Eu próprio me meti nisso, quando era miúdo, porque era a única actividade aeromodelista existente por aqui. Compreendo perfeitamente pois, a quem queria começar a modalidade, era-lhe dito que aeromodelismo é VC. Posso comprovar isto!
E para terminar, uma referência às costumadas petas de alguns dos que ainda pretender engrandecer o VC. Neste Campeonato do Mundo, considerando as 3 modalidades FAI, vão estar presentes 166 concorrentes. Não são 300 e tal como por aí vai sendo dito. Só são contando com chefes de equipa, ajudantes, mecânicos, juniores, etc. Para fazer uma comparação, no Voo Livre, modalidade odiada pelo presidente da fpam, que sempre deu o seu melhor contributo para acabar com ela, no último campeonato do mundo, na Croácia, em 2009, estiveram 295 concorrentes nas 3 modalidades FAI. Praticamente todos os 39 países com equipas completas. Ver www.wch2009.com
Que fique a verdade.
CB
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Carlos Bastos, o Voo-Circular, VC, é aeromodelismo, queiramos ou não.
O VC permitiu o desenvolvimento da modalidade e atraiu muitos praticantes. Dizer que não é por só se controlar um dos eixos de controlo é tão redutor como dizer que o Voo-Livre também não é aeromodelismo pois não controlamos nada a não ser as pré-afinações que se fazem antes do voo.
Este discurso do que é aeromodelismo já tem barbas de velho. É aplicado consoante as origens e gostos de quem o profere:
"O verdadeiro aeromodelismo é construirmos nós"
"O verdadeiro aeromodelismo é feito com modelos de balsa"
"O verdadeiro aeromodelismo é com motores a combustão"
Eis 3 afirmaçõs, posso citar muitas mais, de quem pretende reduzir o aeromodelismo àquilo que conhece ou aprendeu.
Um aeromodelo de Voo-Livre pode ser tão complexo de construir quanto um F3A, apenas usa menos material mas a sua constução tem de ser perfeita ou voará mal, não há trims de rádio que lhe valham. O mesmo se aplica a um modelo de VC.
Se reduzirmos os tipos de material para definirmos os verdadeiros aeromodelos então os modelos em materiais compósitos ou com asas de esferovite forradas com madeira também ficam na mesma categoria dos aeromodelos em esferovite e similares?
Se reduzissemos o aeromodelismo apenas ao que se constrói pelo próprio ficavam muitos poucos aeromodelos a voar neste pequeno rectângulo.
E nem os meus Indoor se safariam, a maioria têm asas feitas num derivado de esferovite. Quando me dizem que aquilo são brinquedos desafio esse alguém a fazer algo similar com aqueles pesos e a voar em indoor.
Desta discussão fica-me uma conclusão, aeromodelismo é o que cada um quiser, seja um modelo em papel, também tenho, ou um jacto em fibra que apesar de pouparem com material do chinês ficou a custar 7000€.
Edit:
P.S. Nunca fiz voo-circular nem voo-livre, nem tive aulas de aeromodelismo como havia dantes nas escolas. Vim directamente da electrónica caseira, emissores receptores e rádio-controlo, como hobby, passei pelos carros e pelos barcos e faz-me confusão estas distinções/separações e mesmo ostracismo que sinto no aeromodelismo.
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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HMT
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Aeromodelo, é, como a palavra indica, um modelo de aviao.
Aeromodelismo,é , como a palavra indica, uma pratica de desporto (ismo) que no caso é praticada com um modelo de aviao. Isto é facil de entender e, nao ha mais nada para alem disto mesmo!
O que ha depois sao estas opinioes e guerrinhas sem sentido e descriminatorias sobre o qe realmente é ou deixa de ser, ou porque a combustao é que é, ou electrico é que bom porque é limpo e agora ate o voo circular... francamente....
Cada um deve praticar o que mais lhe apraz, e vale tudo!
Descupem o desabafo...
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_________________ sbach 342 Brushless; HK450; T-rex 600 12s; Spektrum DX7; DX3R; e outras coisas com rodas...
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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De qualquer modo está em competição uma equipa portuguesa. E não posso deixar de desejar sorte e a melhor das prestações.
CB
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Nando
Administrador
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Questao interessante.
No meu caso sigo o que a palavra me sugere.
Aeromodelismo - Técnica da construção de modelos reduzidos de aviões.
Ignorando um pouco o "construcao" e sem duvida uma actividade que lida com modelos reduzidos de avioes.
Sem especificar de que tipo ou que funcionalidades tem, englobando tudo.
No final e como ja foi dito sao Portugueses a lutar por uma boa classificaco e so isso interessa!
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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RJSC
FIRST SERGEANT
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Carlos Bastos wrote ( View Post): ›
E, admirem-se, Portugal foi o país mais absorvente! Tal que, nos anos 60, praticamente só havia VC. E assim foi nas décadas seguintes. Na zona de Lisboa, o CAL, o Xenon e, particularmente o Colégio Militar foram os baluartes do ensino do VC. E quem aparecesse na escola de uma destas entidades para fazer Aeromodelismo era-lhes dito que aeromodelismo é VC.
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Nesta tenho que dar a mão à palmatória!
Por alturas do meu nascimento (há 25 anos), na Vila de Albergaria-a-Velha, sede do meu concelho, a uns 7 Km de minha casa, um clube multi-modalidades que ainda hoje existe com Futebol, Basketbol, Voleibol, etc (e mais desportos de soar!) tinha aero-modelismo, mas exclusivamente Voo Circular. Depois o Voo Circular passou de moda, e a secção de aeromodelismo do clube esfumou-se!
Soube há poucos meses, por um ex-praticante, desses tempos, que não achava piada a VC e agora se quer iniciar no rádio-controlo e pela página web oficial do clube, na secção de história!
Agora digo eu que a secção tenha desaparecido na altura do início do declínio do VC, talvez por causa de um núcleo duro instalado no clube com o tal lema "Aeeomodelismo é Voo Circular"!
Mas também não vamos ser radicais a ponto querer "matar" o VC assim abafando todas as tentativas de divulgação do mesmo aqui no fórum!
Apesar de também não me fascinar, pois como disse, atada num fio até uma pedra voa em círculos, acho que quem gosta deve continuar a pratica-lo.
http://www.clubedealbergaria.pt/?page_id=8
Quote: › vi
As modalidades praticadas actualmente são: Andebol, Badminton, Ballet, BTT, Campismo e Caravanismo, Dança Clássica, Futebol Feminino, Futsal, Ténis, etc. O Clube de Albergaria sempre foi muito ecléctico, tendo-se dedicado igualmente às actividades de Aeromodelismo, Automobilismo, Badminton, Bilhar, Caça e Pesca, Ciclismo, Futebol de Salão, Ginástica, Pesca Desportiva e Tiro.
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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Teixeira Lopes
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Chispas
MAJOR GENERAL
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Boas!!!
De facto, ultimamente, têm aparecido umas conversas filosóficas à volta do Aeromodelismo...
Julgo que esta questão levantada é mais uma daquelas:
Gostos não se discutem!!!
Mas a propósito do que o Carlos Bastos refere:
Carlos Bastos wrote ( View Post): ›
É verdade que o VC abriu as portas ao praticantes de maquetas voadoras, para quem até então era impraticável voá-las como modelos de VL.
......
E, admirem-se, Portugal foi o país mais absorvente! Tal que, nos anos 60, praticamente só havia VC. E assim foi nas décadas seguintes. Na zona de Lisboa, o CAL, o Xenon e, particularmente o Colégio Militar foram os baluartes do ensino do VC. E quem aparecesse na escola de uma destas entidades para fazer Aeromodelismo era-lhes dito que aeromodelismo é VC.
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Como sabe/sabem, fiz VC num desses clubes no final dos anos 80.
Não é absolutamente verdade que se dizia que o Aeromodelismo era VC, e só VC.
O problema é que naquela altura um rádio de 4 canais rondava os 400 - 500€. Ou seja 80 a 100 contos!!!!
Nem todos podiam lá chegar!!!!
Ora, tal como eu, um jovem, isso eram sonhos... 400€ à 20 anos atrás era dinheiro!!! Os meus paizinhos não iam pegar em 500€ (que hoje representará 800 - 1000€) para me comprar um comando!!!
E a electrónica não era ao preço de hoje!!! Hoje com 400€ mando vir da china um rádio com 3 ou 4 modelos prontos a voar!!!! Ou seja com o mesmo dinheiro de à 20 anos( sem contar com a inflação, pois se entrar com a inflação os 400€ representam hoje +-900€) compro muito mais!!!
Essa era a razão PRINCIPAL para a maioria só fazer VC.
Outra das razões é que à 20 anos atrás os "putos", como eu, tinham trabalhos manuais... mexiam em X-Acto's....coisa que hoje em dia está banida em qualquer escola.... só lá pára a universidade é que um estudante pode mexer num X-Acto... Ai do puto com 10-15 anos que se corte com um X-Acto na escola... o professor está condenado a ir trabalhar para a Sibéria durante 50 anos.. NO MÍNIMO!!!
Então havia essa modalidade. O aeromodelismo… que pelas razões apresentada era: O VOO CIRCULAR!!!!
À 20 anos atrás também havia um programa na TV que ensinava a fazer o Gafanhoto...
E pronto, para terminar:
O VC não têm electrónica (coisa que à 20 anos era muiiiito cara) bastam placas de balsa, um motor diesel (que nem bateria precisa para pôr a trabalhar) e pouco mais.
Na altura fazia a delicia da malta!!!
Entretanto as coisa evoluíram... Eu já não faço VC... é um facto. Mas como disse no início:
Gostos não se discutem
Mas também confesso: Se não fosse o VC, eu não estava aqui hoje no aeromodelismo... E se calhar muitos mais aeromodelistas!
Abraços e bons voos
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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Nando
Administrador
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Boa treta... ja tentei mandar um email pelos contactos a perguntar como aceder aos resultados actuais.. e o site...
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Warning: fsockopen() has been disabled for security reasons in /mail/class.smtp.php on line 122
E-mail hiba:
SMTP Hiba: Nem tudtam csatlakozni az SMTP host-hoz.
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Nem o formulario de contacto funciona.
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Nando
Administrador
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