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Author |
Message |
NeCa
SECOND LIEUTENANT
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Fica aqui um manual de construção de um grande e histórico avião.
Para quem gosta de escalas e tenha paciência para construir.
É um belo avião, vejam bem que vale mesmo a pena.
Manual on-line
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http://www.arcnordeste.org/
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Se alguem o construir diga!
Este eu gostava de ver no ar.....
Mas isto é trabalho para um ano, não???
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arriva
MASTER SERGEANT
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Há vários kits no mercado do B-17, mais conhecido por Fortaleza Voadora.
O mais interessante é o da Marutaka.
Eu já tive um que acabei por vender.
O problema é a utilização de 4 motores ou como alternativa 2 e mais 2 hélices livres.
MJ
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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arriva wrote ( View Post): ›
Há vários kits no mercado do B-17, mais conhecido por Fortaleza Voadora.
O mais interessante é o da Marutaka.
Eu já tive um que acabei por vender.
O problema é a utilização de 4 motores ou como alternativa 2 e mais 2 hélices livres.
MJ
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Já agora, porque é que os 4 motores são um problema?
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arriva
MASTER SERGEANT
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Porque NUNCA consegues afinar os 2/4 motores de modo a responderem com as mesmas rotações a diversos regimes.
O resultado é que vais ter sempre o avião a desviar-se para um lado.
Já para não falar na paragem de algum(s) motores.
Em caso de paragem de motor, a decisão acertada é curtar todos e tentar aterrar, e nunca fazer o que normalmente se vê por aí. Acelerar a fundo.
Há muitos videos na net de acidentes com aviões multimotores.
Arriva
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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O problema é da assimetria, termo técnico, dificil de solucionar nos modelos deste tipo que não tem controlo individual da potencia.
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Marechal wot
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Se for motores de injecção electrónica acontece o mesmo?
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arriva
MASTER SERGEANT
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Caro Wot, obrigado pelo termo técnico.
Afirmativo, acontece o mesmo. Pois é difícil termos 2 motores a trabalharem em simultaneo rigorosamente sincronizados. Basta um deles ter um desfazamento de algumas rotações para teres o problema de simetria, pois estamos a falar de modelos com uma massa reduzida.
Houve em tempos uma empresa inglesa que fabricou um dispositivo electr´nico que media a rotação dos hélices e os igualava, mas com poucos resultados, pois tal era quase impossível.
Isto é ultrapassado em modelos mais pequenos utilizando motores electricos
MJ
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Ok, esclarecido.
Obrigado a todos.
Mesmo assim espero que alguém volte a por este avião no ar para eu ver!
Abraço,
João
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