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vinvertido
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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A assistencia a vela tem duas funções principais, a primeira a de manter e evitar que a vela se apague a baixas rotações e a de podermos colocar o motor em marcha sem assistencia exterior. Como se sabe existe regulação interna para afinar a referida assistencia pode ir até onde queremos normalmente colocamos uns pontos acima do IDLE( Ou rallenti) e é evidente que quem não tem problemas de peso do modelo a probabilidade do motor ir abaixo nas rotações mais baixas é menor. Aconselho vivamente a colocarem o led que acende qd a condição de vela assistida está operativa e o respectivo interruptor para o desligar, nao queimando a vela nem existir possibilidade de arranque inadevertido.
se eu tivesse de escolher entre vela assistida e bomba auxiliar optaria por esta pois os motores tendem a calar em varias manobras acrobáticas por falta de combustivel, (ex tentem fazer um lopping invertido e logo verao)
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_________________ Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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Nelson J
SENIOR AIRMAN
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Ola Tunes
Como esta o progresso desse avião com 3 motores, já lhe deste a ver o castelo?
Nelson
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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[quote="
se eu tivesse de escolher entre vela assistida e bomba auxiliar optaria por esta pois os motores tendem a calar em varias manobras acrobáticas por falta de combustivel, (ex tentem fazer um lopping invertido e logo verao)[/quote]
Pois, essa gostaria eu que me explicassem, para o evitar tenho de dar 2/3 clics a mais nos maximos, aguenta nos loopinds inv. mas acaba por ficar gordo e não dá o rendimento todo, fica excelente nas trepas a vertical mas na horizontal nota-se o excesso de combustivel, mas tambem só me aconteçe quando tenho o motor invertido porque quando esta na posição normal ou mesmo deitado a 90º isso não acontece, vá lá um gajo perceber isto?
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fpir
AIRMAN BASIC
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Acerca do motor se calar em loopings invertidos:
Ou estou a pensar mal ou o motor cala-se por falta de combustível, ou seja, seguindo o modelo em trajecto normal, ao picar (para fazer o looping invertido) o combustível vai para onde o pesca não chega! Ora, se a manobra for prolongada (looping de grande diâmentro) o combustível que está no tubo pode não chegar para alimentar o motor nesse período de tempo e o motor pára. Não me parece que uma bomba resolva isto, nem tão pouco "engordar" a mistura. Aliás, engordar a mistura parece só piorar a situação, pois o motor consome mais e mais depressa parará!
Se estou a pensar mal alguém me corrija...
Cumprimentos a todos
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:15; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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fpir wrote ( View Post): ›
Acerca do motor se calar em loopings invertidos:
Ou estou a pensar mal ou o motor cala-se por falta de combustível, ou seja, seguindo o modelo em trajecto normal, ao picar (para fazer o looping invertido) o combustível vai para onde o pesca não chega! Ora, se a manobra for prolongada (looping de grande diâmentro) o combustível que está no tubo pode não chegar para alimentar o motor nesse período de tempo e o motor pára. Não me parece que uma bomba resolva isto, nem tão pouco "engordar" a mistura. Aliás, engordar a mistura parece só piorar a situação, pois o motor consome mais e mais depressa parará!
Se estou a pensar mal alguém me corrija...
Cumprimentos a todos
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Não sei se será bem assim, ao picar o avião este ganha vel. por conseguinte o combustivel é encostado ao fundo do deposito aonde esta a boia de pesca, aí não deve de havei ar ou falta de combustivel.
Na minha opinião deve-se mais a força G imposta ao combustivel, pois aquando da subida este ainda é mais encostado ao fundo aliado ao facto do motor estar na posição invertida...............,aqui é que eu acho que esta o problema, agora dar a volta é que não sei, minimizar o probl. é engordar mas estraga as prestações, tenta-se arranjar um meio termo.
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Preacher
STAFF SERGEANT
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Bom dia.
Ando completamente à rasca com a afinação de um Saito .82, já não sei que mais inventar. A rodagem foi feita na normalidade, rotações controladas, motor portou-se lindamente em baixas, médias e altas etc etc. Desde que o meti no avião tem sido um autêntico tormento.
Mistura mais rica ou mais pobre, tem constantemente perdas de rotações invertido ou a subir na vertical. Mas qual é o meu grande problema? Quando o afino funciona perfeitamente, sem quaisquer perdas de rotações ou engasganços, coloco-o na vertical e continua a funcionar a 100%. Mal começa a rolar na pista, perda de rotações e dá sinais de querer ir abaixo..No sabádo foi abaixo quando tinha subido uns 2 metros do solo..
Verifiquei o depósito de combustivel e está tudo correcto, os tubos não estão pressionados por nada desde o depósito até ao motor, o escape não tem folgas..Combustivel não cumpre os requisitos da marca na totalidade (uso oleo de ricinio em vez do sintético), mas porra, existem mais 3 motores Saito a usar o mesmo fuel e sem problemas.
Pah, já não sei que fazer e começo a ganhar uma relação amor/ódio ao motor.
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_________________ #782
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Chispas
MAJOR GENERAL
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masterpower
STAFF SERGEANT
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Preacher
STAFF SERGEANT
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PAULO wrote ( View Post): ›
Tá direito ou invertido?
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Está de lado.
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_________________ #782
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Boa, nem carne nem peixe.
É assim eu tambem tive algumas dificuldades com o meu .52 que está no treiner e acho que este fds consegui resolver a coisa e foi assim:
para começar afinas os maximos com o gaijo a 45º e deixas ligeiramente gordo +1/4 de volta.
Depois de bem quentinho, trimas no acelerador para ficar um pouco acelerado mas de maneira a que aguente o ralentim e depois começas a engordar o o gaijo com os minimos, ele vai ter tendencia a reduzir e paras aonde achares que esta bom, quanto mais abrires os minimos mais baixa a rotação se fechares os minimos aumenta a rotação,
Experimenta isto, joga com a mistura dos minimos por excesso e vais ver que dá resultado mas tens de ter o motor à temp. normal de funcionamento, com um pouco de paciencia vais lá.
Boa sorte
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Mais umas dicas.
Verificar também o tubo da admissão se não está muito demais alto em relação ao depósito.
Verificar se o tubo da pressurização não está a tocar na parte superior do depósito (por vezes a malta mete este tubo muito perto do tecto do deposito e a pressurização não é feita convenientemente).
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_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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Preacher
STAFF SERGEANT
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Queria agradecer a todos vós pelas opiniões/sugestões. Peço desculpa por estar a dar respostas muito vagas, mas estou numa fase da minha vida em que não tenho tempo para nada. No sabádo vou fazer os testes todos e depois comunico os resultados! Mais uma vez, obrigado.
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_________________ #782
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|
Preacher
STAFF SERGEANT
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Apostei num domingo pacato sem chatices de 4T, quando após umas manobras arrojadas o estabilizador horizontal parte-se....ainda deu para trazer o bicho até ao chão.
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_________________ #782
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