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vinvertido
Subject:  Re: Velas Motores 4t
A assistencia a vela tem duas funções principais, a primeira a de manter e evitar que a vela se apague a baixas rotações e a de podermos colocar o motor em marcha sem assistencia exterior. Como se sabe existe regulação interna para afinar a referida assistencia pode ir até onde queremos normalmente colocamos uns pontos acima do IDLE( Ou rallenti) e é evidente que quem não tem problemas de peso do modelo a probabilidade do motor ir abaixo nas rotações mais baixas é menor. Aconselho vivamente a colocarem o led que acende qd a condição de vela assistida está operativa e o respectivo interruptor para o desligar, nao queimando a vela nem existir possibilidade de arranque inadevertido.
se eu tivesse de escolher entre vela assistida e bomba auxiliar optaria por esta pois os motores tendem a calar em varias manobras acrobáticas por falta de combustivel, (ex tentem fazer um lopping invertido e logo verao)

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Nelson J
Subject:  Re: Velas Motores 4t
Ola Tunes

Como esta o progresso desse avião com 3 motores, já lhe deste a ver o castelo? :D

Nelson

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PAULO
Subject:  Re: Velas Motores 4t
[quote="
se eu tivesse de escolher entre vela assistida e bomba auxiliar optaria por esta pois os motores tendem a calar em varias manobras acrobáticas por falta de combustivel, (ex tentem fazer um lopping invertido e logo verao)[/quote]

Pois, essa gostaria eu que me explicassem, para o evitar tenho de dar 2/3 clics a mais nos maximos, aguenta nos loopinds inv. mas acaba por ficar gordo e não dá o rendimento todo, fica excelente nas trepas a vertical mas na horizontal nota-se o excesso de combustivel, mas tambem só me aconteçe quando tenho o motor invertido porque quando esta na posição normal ou mesmo deitado a 90º isso não acontece, vá lá um gajo perceber isto? :lol: :lol:

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fpir
Subject:  Re: Velas Motores 4t
Acerca do motor se calar em loopings invertidos:
Ou estou a pensar mal ou o motor cala-se por falta de combustível, ou seja, seguindo o modelo em trajecto normal, ao picar (para fazer o looping invertido) o combustível vai para onde o pesca não chega! Ora, se a manobra for prolongada (looping de grande diâmentro) o combustível que está no tubo pode não chegar para alimentar o motor nesse período de tempo e o motor pára. Não me parece que uma bomba resolva isto, nem tão pouco "engordar" a mistura. Aliás, engordar a mistura parece só piorar a situação, pois o motor consome mais e mais depressa parará!
Se estou a pensar mal alguém me corrija...
Cumprimentos a todos

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_King_Pin_
Subject:  Re: Velas Motores 4t
:roll:



Last edited by _King_Pin_ on Sat 21-03-2009, 16:15; edited 1 time in total
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PAULO
Subject:  Re: Velas Motores 4t
fpir wrote (View Post): › Acerca do motor se calar em loopings invertidos:
Ou estou a pensar mal ou o motor cala-se por falta de combustível, ou seja, seguindo o modelo em trajecto normal, ao picar (para fazer o looping invertido) o combustível vai para onde o pesca não chega! Ora, se a manobra for prolongada (looping de grande diâmentro) o combustível que está no tubo pode não chegar para alimentar o motor nesse período de tempo e o motor pára. Não me parece que uma bomba resolva isto, nem tão pouco "engordar" a mistura. Aliás, engordar a mistura parece só piorar a situação, pois o motor consome mais e mais depressa parará!
Se estou a pensar mal alguém me corrija...
Cumprimentos a todos



Não sei se será bem assim, ao picar o avião este ganha vel. por conseguinte o combustivel é encostado ao fundo do deposito aonde esta a boia de pesca, aí não deve de havei ar ou falta de combustivel.
Na minha opinião deve-se mais a força G imposta ao combustivel, pois aquando da subida este ainda é mais encostado ao fundo aliado ao facto do motor estar na posição invertida...............,aqui é que eu acho que esta o problema, agora dar a volta é que não sei, minimizar o probl. é engordar mas estraga as prestações, tenta-se arranjar um meio termo.

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Preacher
Subject:  Re: Velas Motores 4t
Bom dia.

Ando completamente à rasca com a afinação de um Saito .82, já não sei que mais inventar. A rodagem foi feita na normalidade, rotações controladas, motor portou-se lindamente em baixas, médias e altas etc etc. Desde que o meti no avião tem sido um autêntico tormento.

Mistura mais rica ou mais pobre, tem constantemente perdas de rotações invertido ou a subir na vertical. Mas qual é o meu grande problema? Quando o afino funciona perfeitamente, sem quaisquer perdas de rotações ou engasganços, coloco-o na vertical e continua a funcionar a 100%. Mal começa a rolar na pista, perda de rotações e dá sinais de querer ir abaixo..No sabádo foi abaixo quando tinha subido uns 2 metros do solo..

Verifiquei o depósito de combustivel e está tudo correcto, os tubos não estão pressionados por nada desde o depósito até ao motor, o escape não tem folgas..Combustivel não cumpre os requisitos da marca na totalidade (uso oleo de ricinio em vez do sintético), mas porra, existem mais 3 motores Saito a usar o mesmo fuel e sem problemas.
Pah, já não sei que fazer e começo a ganhar uma relação amor/ódio ao motor.

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Chispas
Subject:  Re: Velas Motores 4t
Boas, Preacher.

Tens o carburador alinhado com a saída do depósito?
Ou isso ou a pesca do depósito presa, não vejo outra coisa, a não ser que tenhas impurezas nos tubos de combustível ou alojadas no carburador, já aconteceu com o motor de um amigo donde saiu restos de tecido :shock: engolido pelo carburador sem percebermos como lá foram parar :roll:

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masterpower
Subject:  Re: Velas Motores 4t
bem em relação a esse motor saito acho que devias ver ao pormenor as instruções do fabricante pois tem lá dicas importantes que por vezes generalizamos ,e neste caso são um poco diferentes na afinação do carburador !vale a pena dar uma olhada na página da saito ! mas se então não funcionar bem é desmontar e vereficar o carburador pode ter algo errado ! de resto são motores muito estaveis como ja tens visto por ai ! mas as vezes é assim só para nos aborrecer ! :wink:

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PAULO
Subject:  
Tá direito ou invertido?

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Preacher
Subject:  
PAULO wrote (View Post): › Tá direito ou invertido?


Está de lado.

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PAULO
Subject:  
Boa, nem carne nem peixe.
É assim eu tambem tive algumas dificuldades com o meu .52 que está no treiner e acho que este fds consegui resolver a coisa e foi assim:
para começar afinas os maximos com o gaijo a 45º e deixas ligeiramente gordo +1/4 de volta.
Depois de bem quentinho, trimas no acelerador para ficar um pouco acelerado mas de maneira a que aguente o ralentim e depois começas a engordar o o gaijo com os minimos, ele vai ter tendencia a reduzir e paras aonde achares que esta bom, quanto mais abrires os minimos mais baixa a rotação se fechares os minimos aumenta a rotação,
Experimenta isto, joga com a mistura dos minimos por excesso e vais ver que dá resultado mas tens de ter o motor à temp. normal de funcionamento, com um pouco de paciencia vais lá.
Boa sorte

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oliveira
Subject:  
Mais umas dicas.

Verificar também o tubo da admissão se não está muito demais alto em relação ao depósito.
Verificar se o tubo da pressurização não está a tocar na parte superior do depósito (por vezes a malta mete este tubo muito perto do tecto do deposito e a pressurização não é feita convenientemente).

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Preacher
Subject:  Re: Velas Motores 4t
Queria agradecer a todos vós pelas opiniões/sugestões. Peço desculpa por estar a dar respostas muito vagas, mas estou numa fase da minha vida em que não tenho tempo para nada. No sabádo vou fazer os testes todos e depois comunico os resultados! Mais uma vez, obrigado.

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Preacher
Subject:  Re: Velas Motores 4t
Apostei num domingo pacato sem chatices de 4T, quando após umas manobras arrojadas o estabilizador horizontal parte-se....ainda deu para trazer o bicho até ao chão.


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