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Message |
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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"Eina eina !!!
Era mesmo um bichinho destes que eu queria !
Aquelas asinhas é que me dão cabo da cabeça mas penso que se o fizer muuuuito levezinho, não deverá haver grande problema. Está na lista dos próximos projectos"
Olá ruben experimenta ver este sit, tem um comet espectacular na parte dos bimotores, muito detalhado tambem só tem 2.60m mas já dá para ter uma ideia não?
http://corsair.flugmodellbau.de
abcs
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ruben
STAFF SERGEANT
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PAULO wrote ( View Post): ›
"...Olá ruben experimenta ver este sit, tem um comet espectacular na parte dos bimotores, muito detalhado...
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Olá Paulo,
Obrigada. Por acaso é um plano que eu já tenho mas não conhecia o site e há lá muita coisa interessante !
Abraço,
Ruben
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ruben
STAFF SERGEANT
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Voo inaugural do Miles Magister
Olá amigos,
Tal como prometido aqui fica o report do voo inaugural que correu muito bem ! Talvez melhor do que eu estaria a contar...
No Sábado o dia esteve muito ventoso e nem pensar em testar o Miles.
Hoje, Domingo de manhã estava uma caloraça dos diabos e não soprava uma brisa. Estava o tempo ideal para o voo inaugural do Miles.
Chegado à pista, assim que montei tudo e testei o motor, verifiquei que os meus receios do Miles afocinhar, eram fundamentados.
A pista é de relva e embora esta estivesse muito curta, o Miles afocinha assim que se dá gás.
Assim, tentei entortar o trem de aterragem, de forma a que ficasse mais para a frente. Ajudou qualquer coisa mas não muito.
A única forma de levantar sem afocinhar, foi com a profundidade toda puxada e gás a fundo.
Nesta altura, ao fim de meia dúzia de metros ele levantou e verifiquei que aquele motor+helice+pack é mais do que suficiente.
Reduzi a potência para metade para o trimar mas apenas necessitei de 1 click de ailleron esquerdo.
Verifiquei também que o centro de gravidade está no ponto correcto.
O voo é muito estável, bonito e parece-me muito real.
Para um voo à escala, a manete do gás esteve quase sempre a uns 30%. Penso que com a lipo 2200, deverá dar para voar cerca de 20 minutos.
Testei depois um roll e quase não barricou. Penso que não será necessário dar diferencial aos aillerons.
O teste de stall foi pacífico. Cortei gás, puxei a profundidade e ele simplesmente deixou-se cair para a frente e assim q ganhou velocidade, recuperou o voo normal.
Na aterragem é que o problema de afocinhar voltou a aparecer.
Fiz uma aterragem normal, tentei arredondar ao máximo mas depois de começar a rolar, voltou a afocinhar. Mesmo com a profundidade toda puxada.
No final do voo, o motor estava apenas morno, assim como as baterias, o que é normal, dada a temperatura ambiente que estava bastante alta e o facto de ainda não ter feito as aberturas para refrigerar.
Conclusão:
O Miles é um avião que voa bastante bem e que por esse motivo, merece levar um acabamento à maneira. Penso que com as características de voo que ele apresentou, poderei gastar umas 400g em acabamentos.
Terei que resolver o problema do afocinhar no chão. Provavelmente vou colocar-lhe o trem de aterragem ainda mais à frente.
Agora tenho que decidir qual o esquema de cores que lhe vou aplicar e que método de cobertura irei usar.
Aqui fica o filme do voo inaugural. Não tem grande qualidade mas foi o que é possível obter com um telélé...
Abraços e obrigado a todos,
Ruben
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Parabens, muito muito fixe. sois grandes
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_________________ See ya!
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ruben
STAFF SERGEANT
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Olá amigos !
Obrigado pelas vossas palavras e incentivo !
Gostaria imenso de ir ao encontro HOL. Fiquei com imensa pena de não ter ido às Sardinhas Voadoras. Vou fazer todos os possíveis para estar presente e tentar levar o Miles já finalizado.
Relativamente aos acabamentos, tenho duas possibilidades:
1 - Cobri-lo com película tipo Oracover;
2 - Forrá-lo a papel castanho com cola branca e pintá-lo.
A 1ª opção é bastante mais leve e rápida de aplicar mas tem as desvantagens de ser difícil de aplicar sobre depron e esferovite, ser cara e ser difícil criar um aspecto militar uma vez que é brilhante.
A 2ª opção é mais pesada, trabalhosa e porcalhona mas tem a vantagem de ser muito barata, fácil de aplicar, torna o avião mais resistente e é facilmente pintada.
Provavelmente vou adoptar a 2ª opção.
Fiz uma pesquisa sobre os esquemas do Miles Magister e encontrei alguns bastante interessantes:
O que mais me agradou foi o que é amarelo por baixo e camuflagem por cima, relativo ao modelo de avião de treino. Se escolher este, usarei sem dúvida a 2ª opção.
Uma vez que o Miles também foi usado em corridas de aviões e acrobacia, existem 3 esquemas (um vermelho e branco, outro vermelho e outro azul bébé) que teriam um acabamento brilhante. Neste caso usaria a 1ª opção. Talvez o vermelho uma vez q arranjaria essa cor facilmente em Oracover.
Existem também 2 esquemas Portugueses mas não são muito apelativos visualmente.
E o esquema do Noddy também me parece fora de questão... Lamento Moraes !
Enquanto me decido, também fico a aguardar as vossas opiniões.
Abraço,
Ruben
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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O camuflado com o amarelo até que é original.
Sabes que existe esse esquema de cores em tecido, acho que se chama solartex.(nunca soube muito bem o nome destes tecidos).
abcs
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ruben
STAFF SERGEANT
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Olá amigos,
Estive a pensar e como não me está a apetecer gastar muito dinheiro, vou forrar o Miles a papel castanho e cola branca.
Além disso até agora só cobri uma Piper Cub com película e senti dificuldade nas partes arredondadas. Ora o Miles tem mais partes redondas do que a Piper, logo...
Estive a pesquisar sobre o Solartex e o único problema é ser mais pesado do que a película plástica. Pelos vistos o aspecto é bastante real. Já sei o que vou usar no Gloster Gladiator. Existe uma cor de alumínio muito parecida com o original !
Como esquema, vou escolher o amarelo por baixo e camuflado por cima.
Senão fosse este, alterava um dos esquemas para ficar Azul ... e Branco !
Acabamentos fase 1
Ontem e hoje, comecei a fazer os melhoramentos/acabamentos no Miles.
O 1º "melhoramento" que fiz foi arrancar o trem de aterragem !
Eu tinha dúvidas relativamente à resistência de um trem preso a uma asa de esferovite, com pinho e epoxy. Pois deixei de as ter ! Foi mesmo muito difícil tirar o trem da asa ! Penso que este trem aguentaria mesmo aterragens muito duras.
Vou chegar o trem mais à frente na asa para tentar resolver os problemas do afocinhar ao levantar e ao aterrar.
Ao nível da fuselagem, coloquei as "wing fairings" (não sei a tradução em português... ). Foi colocada uma por cima de cada asa e outra por baixo, juntando-se as duas no bordo de fuga da asa.
Fiz também as aletas características do Miles Magister que prolongam o estabilizador horizontal e coloquei uma peça arredondada na traseira do cockpit, cuja função desconheço. Penso que servirá de apoio à cabeça do piloto e melhorará a aerodinamica ?!?!?
Aproveitei também lixar tudo e para preencher logo todos os buracos e espaços com massa leve.
Wing fairings
aletas do estabilizador
Suporte de cabeça
Ruben
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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oliveira cavs wrote ( View Post): ›
O amarelinho é fixe!!
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Yup, concordo. O meu voto também iria para esse.
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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ruben
STAFF SERGEANT
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O amarelo é giro mas fica práticamente da cor da Piper Cub que já tenho...
E camuflado ainda não tenho nenhum !
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Olá ruben, essa massa que estas a usar é betume de balsa?
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ruben
STAFF SERGEANT
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PAULO wrote ( View Post): ›
Olá ruben, essa massa que estas a usar é betume de balsa?
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Olá Paulo,
Não. É uma massa muito muito leve para reparar fissuras em tectos de esferovite, aplicar esses tectos, etc.
Eu uso-a não só no depron e esferovite mas também em balsa.
É aplicada à mão e depois de seca, fica bastante sólida mas lixa-se facilmente. Pode depois ser colada, pintada, etc.
Compra-se em qualquer grande superfície de materiais de construção.
Se quiseres posso colocar aqui uma foto do produto.
Abraço,
Ruben
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Ok, agradecia, é que o betume de balsa sai carote.
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ruben
STAFF SERGEANT
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PAULO wrote ( View Post): ›
Ok, agradecia, é que o betume de balsa sai carote.
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Cá está Paulo:
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ruben
STAFF SERGEANT
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Trem de aterragem reposicionado
Penso que terei resolvido definitivamente os problemas do afocinhar, com o reposionamento do trem de aterragem.
Bastou chegá-lo mais à frente, cerca de 2.5 cm.
Desta forma, no teste que fiz em casa, a cauda fica bem presa ao chão e o comportamento parece-me bastante "normal"...
Depois de analisar com atenção algumas fotos do Miles real, verifiquei que a posição anterior era errada e agora é que o trem estará na posição correcta.
Agora, falta apenas dar uma lixadela geral e o Miles estará pronto para começar a ser coberto.
Reposionamento do trem
Pode-se ver que o trem ficou mesmo perto da borda da asa
Falta lixar com lixa fina e está pronto para cobrir
Abraço,
Ruben
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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ruben wrote ( View Post): ›
PAULO wrote ( View Post): ›
Ok, agradecia, é que o betume de balsa sai carote.
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Cá está Paulo:
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Estou farto de utilizar isto lá em casa, ia lá adivinhar que servia para os nossos aviões.
Acho que ainda tenho um bocado que sobrou da ultima bricolage lá em casa.
Estamos sempre a aprender.
Obrigadão!
abcs
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ruben
STAFF SERGEANT
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Cobrir o Miles com papel castanho
Olá amigos,
O Miles está finalmente coberto, depois de duas noites de bastante trabalho...
A cobertura em papel castanho e cola branca, aumentou-lhe o peso em 140g. Ficou com 1460g de peso pronto a voar. O aumento de peso não foi muito mas começa a ficar perto do peso limite quando ainda falta a pintura...
Gostava de o levar ao encontro HOL e por isso, estou a pensar seriamente em usar um dos esquemas do Miles português e pintá-lo todo de metalizado usando tinta em spray. Desta forma a pintura será muito mais rápida e devo poupar bastante mais peso do que dando várias de mão de tinta acrílica com amarelo por baixo mais o camuflado em cima.
Penso que a tinta em spray não deverá afectar o depron e a esferovite devido à cobertura rígida do papel, mas irei fazer um teste prévio.
Usar papel de embrulho e cola branca num avião que usa depron e esferovite, torna-o bastante resistente e fácil de pintar.
Para quem nunca usou este método, consistem em juntar 50 partes de água com 50 partes do cola branca, aplicar no papel e colá-lo ao avião.
Materiais necessários
Cortar papel adequado à forma a cobrir
Aplicar a mistura de cola/agua dos dois lados do papel
Remover o excesso de cola e esticar o papel com um cartão plástico
Fundo da asa coberto
Bordo de ataque e de fuga já cobertos.
ATENÇÃO: Cobrir a parte de baixo da asa e logo a seguir a parte de cima para evitar empenos
Fazer os cantos com várias tiras de papel sobrepostas
Deixar secar e lixar tudo com lixa 300-400
No estabilizador horizontal e vertical, coloquei umas peças em depron para simular as respectivas longarinas (?).
Depois de coberto parece-me que fazem o papel pretendido.
Simulando as longarinas
Já lixado e pronto a pintar. Falta ainda acabar os cockpits.
Abraço,
Ruben
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virtual1
CHIEF MASTER SGT
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Boas ;
Todo este trabalho está uma grande obra parabens.
Uma dica que eu posso dar (porque o modelo não foi forrado com papel Japão ou seja papel de arroz, ficava super leve).
virtual1
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major alvega
MAJOR GENERAL
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Esta bonito sim senhor, parabéns pelo trabalho, verdadeira arte.
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Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Muito bom, está um espetaculo.
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_________________ See ya!
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Está impec. então essa ideia de simular as nervuras do est. e dir. está 5*, eu chamo a isso trabalhar para escala.
Parabens e continua o bom trabalho.
" Gostava de o levar ao encontro HOL e por isso, estou a pensar seriamente em usar um dos esquemas do Miles português e pintá-lo todo de metalizado usando tinta em spray. Desta forma a pintura será muito mais rápida e devo poupar bastante mais peso do que dando várias de mão de tinta acrílica com amarelo por baixo mais o camuflado em cima. "
Usa tinta de carrinhos, sai carote mas só dás uma demão e o cinza prata é muito bonito é igual ao P-51 que está no meu album, assim já podes ficar com uma ideia do producto final e seca rápido.
abcs
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Esqueci-me de uma coisa, eu usei verniz daí o brilho, porque a tinta pro si só é baça, como é para aplicar por dentro das carenagens dos carros acaba por ficar brilhante, eu disfarcei a coisa com verniz.
abcs
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