#53: Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben,
Posted in this forum: Mon 30-07-2007, 0:37
Voo inaugural do Miles Magister
Olá amigos,
Tal como prometido aqui fica o report do voo inaugural que correu muito bem ! Talvez melhor do que eu estaria a contar...
No Sábado o dia esteve muito ventoso e nem pensar em testar o Miles.
Hoje, Domingo de manhã estava uma caloraça dos diabos e não soprava uma brisa. Estava o tempo ideal para o voo inaugural do Miles.
Chegado à pista, assim que montei tudo e testei o motor, verifiquei que os meus receios do Miles afocinhar, eram fundamentados.
A pista é de relva e embora esta estivesse muito curta, o Miles afocinha assim que se dá gás.
Assim, tentei entortar o trem de aterragem, de forma a que ficasse mais para a frente. Ajudou qualquer coisa mas não muito.
A única forma de levantar sem afocinhar, foi com a profundidade toda puxada e gás a fundo.
Nesta altura, ao fim de meia dúzia de metros ele levantou e verifiquei que aquele motor+helice+pack é mais do que suficiente.
Reduzi a potência para metade para o trimar mas apenas necessitei de 1 click de ailleron esquerdo.
Verifiquei também que o centro de gravidade está no ponto correcto.
O voo é muito estável, bonito e parece-me muito real.
Para um voo à escala, a manete do gás esteve quase sempre a uns 30%. Penso que com a lipo 2200, deverá dar para voar cerca de 20 minutos.
Testei depois um roll e quase não barricou. Penso que não será necessário dar diferencial aos aillerons.
O teste de stall foi pacífico. Cortei gás, puxei a profundidade e ele simplesmente deixou-se cair para a frente e assim q ganhou velocidade, recuperou o voo normal.
Na aterragem é que o problema de afocinhar voltou a aparecer.
Fiz uma aterragem normal, tentei arredondar ao máximo mas depois de começar a rolar, voltou a afocinhar. Mesmo com a profundidade toda puxada.
No final do voo, o motor estava apenas morno, assim como as baterias, o que é normal, dada a temperatura ambiente que estava bastante alta e o facto de ainda não ter feito as aberturas para refrigerar.
Conclusão:
O Miles é um avião que voa bastante bem e que por esse motivo, merece levar um acabamento à maneira. Penso que com as características de voo que ele apresentou, poderei gastar umas 400g em acabamentos.
Terei que resolver o problema do afocinhar no chão. Provavelmente vou colocar-lhe o trem de aterragem ainda mais à frente.
Agora tenho que decidir qual o esquema de cores que lhe vou aplicar e que método de cobertura irei usar.
Aqui fica o filme do voo inaugural. Não tem grande qualidade mas foi o que é possível obter com um telélé...
Abraços e obrigado a todos,
Ruben
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