RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosConstruindo um Miles Magister de 1.40m Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next  :| |:

#51:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Fri 27-07-2007, 10:24

"Eina eina !!!
Era mesmo um bichinho destes que eu queria !
Aquelas asinhas é que me dão cabo da cabeça mas penso que se o fizer muuuuito levezinho, não deverá haver grande problema. Está na lista dos próximos projectos"

Olá ruben experimenta ver este sit, tem um comet espectacular na parte dos bimotores, muito detalhado tambem só tem 2.60m mas já dá para ter uma ideia não?


http://corsair.flugmodellbau.de

abcs

#52:   Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 30-07-2007, 0:08

PAULO wrote (View Post): › "...Olá ruben experimenta ver este sit, tem um comet espectacular na parte dos bimotores, muito detalhado...


Olá Paulo,

Obrigada. Por acaso é um plano que eu já tenho mas não conhecia o site e há lá muita coisa interessante !

Abraço,
Ruben

#53:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 30-07-2007, 0:37

Voo inaugural do Miles Magister

Olá amigos,

Tal como prometido aqui fica o report do voo inaugural que correu muito bem ! Talvez melhor do que eu estaria a contar... Wink

No Sábado o dia esteve muito ventoso e nem pensar em testar o Miles.
Hoje, Domingo de manhã estava uma caloraça dos diabos e não soprava uma brisa. Estava o tempo ideal para o voo inaugural do Miles.

Chegado à pista, assim que montei tudo e testei o motor, verifiquei que os meus receios do Miles afocinhar, eram fundamentados.
A pista é de relva e embora esta estivesse muito curta, o Miles afocinha assim que se dá gás.
Assim, tentei entortar o trem de aterragem, de forma a que ficasse mais para a frente. Ajudou qualquer coisa mas não muito.
A única forma de levantar sem afocinhar, foi com a profundidade toda puxada e gás a fundo.
Nesta altura, ao fim de meia dúzia de metros ele levantou e verifiquei que aquele motor+helice+pack é mais do que suficiente.
Reduzi a potência para metade para o trimar mas apenas necessitei de 1 click de ailleron esquerdo.
Verifiquei também que o centro de gravidade está no ponto correcto.
O voo é muito estável, bonito e parece-me muito real.
Para um voo à escala, a manete do gás esteve quase sempre a uns 30%. Penso que com a lipo 2200, deverá dar para voar cerca de 20 minutos.
Testei depois um roll e quase não barricou. Penso que não será necessário dar diferencial aos aillerons.
O teste de stall foi pacífico. Cortei gás, puxei a profundidade e ele simplesmente deixou-se cair para a frente e assim q ganhou velocidade, recuperou o voo normal.
Na aterragem é que o problema de afocinhar voltou a aparecer.
Fiz uma aterragem normal, tentei arredondar ao máximo mas depois de começar a rolar, voltou a afocinhar. Mesmo com a profundidade toda puxada.
No final do voo, o motor estava apenas morno, assim como as baterias, o que é normal, dada a temperatura ambiente que estava bastante alta e o facto de ainda não ter feito as aberturas para refrigerar.

Conclusão:
O Miles é um avião que voa bastante bem e que por esse motivo, merece levar um acabamento à maneira. Penso que com as características de voo que ele apresentou, poderei gastar umas 400g em acabamentos.
Terei que resolver o problema do afocinhar no chão. Provavelmente vou colocar-lhe o trem de aterragem ainda mais à frente.

Agora tenho que decidir qual o esquema de cores que lhe vou aplicar e que método de cobertura irei usar.

Aqui fica o filme do voo inaugural. Não tem grande qualidade mas foi o que é possível obter com um telélé... Laughing





Abraços e obrigado a todos,
Ruben

#54:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: oliveira cavs Post Posted in this forum: Mon 30-07-2007, 3:07

Parabens!! Razz
Bom trabalho! Cool

Agora é por o bicho todo bonito e tá andar. Laughing Laughing

#55:   Author: UltraOhm Post Posted in this forum: Mon 30-07-2007, 13:11

Muitos Parabens Ruben, ja agora aproveita e leva esse belissimo trabalho ate ao HOL dia 18 para o podermos ver.
p.s.- vamos la a ver se o chefe me deixa ir Wink

#56:   Author: Gil Post Posted in this forum: Mon 30-07-2007, 14:52

Parabens, muito muito fixe. sois grandes

#57:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 30-07-2007, 23:53

Olá amigos !

Obrigado pelas vossas palavras e incentivo !
Gostaria imenso de ir ao encontro HOL. Fiquei com imensa pena de não ter ido às Sardinhas Voadoras. Vou fazer todos os possíveis para estar presente e tentar levar o Miles já finalizado.

Relativamente aos acabamentos, tenho duas possibilidades:
1 - Cobri-lo com película tipo Oracover;
2 - Forrá-lo a papel castanho com cola branca e pintá-lo.

A 1ª opção é bastante mais leve e rápida de aplicar mas tem as desvantagens de ser difícil de aplicar sobre depron e esferovite, ser cara e ser difícil criar um aspecto militar uma vez que é brilhante.

A 2ª opção é mais pesada, trabalhosa e porcalhona mas tem a vantagem de ser muito barata, fácil de aplicar, torna o avião mais resistente e é facilmente pintada.

Provavelmente vou adoptar a 2ª opção.

Fiz uma pesquisa sobre os esquemas do Miles Magister e encontrei alguns bastante interessantes:


O que mais me agradou foi o que é amarelo por baixo e camuflagem por cima, relativo ao modelo de avião de treino. Se escolher este, usarei sem dúvida a 2ª opção.



Uma vez que o Miles também foi usado em corridas de aviões e acrobacia, existem 3 esquemas (um vermelho e branco, outro vermelho e outro azul bébé) que teriam um acabamento brilhante. Neste caso usaria a 1ª opção. Talvez o vermelho uma vez q arranjaria essa cor facilmente em Oracover.
Existem também 2 esquemas Portugueses mas não são muito apelativos visualmente.
E o esquema do Noddy também me parece fora de questão... Lamento Moraes ! Laughing

Enquanto me decido, também fico a aguardar as vossas opiniões.

Abraço,
Ruben

#58:   Author: UltraOhm Post Posted in this forum: Tue 31-07-2007, 0:25

Gosto do esquema vermelho e branco, mas atençao nao sou do Benfica..Wink

#59:   Author: oliveira cavs Post Posted in this forum: Tue 31-07-2007, 2:16

O amarelinho é fixe!!

#60:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Tue 31-07-2007, 9:46

O camuflado com o amarelo até que é original.
Sabes que existe esse esquema de cores em tecido, acho que se chama solartex.(nunca soube muito bem o nome destes tecidos).


abcs

#61:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Fri 03-08-2007, 0:51

Olá amigos,

Estive a pensar e como não me está a apetecer gastar muito dinheiro, vou forrar o Miles a papel castanho e cola branca.
Além disso até agora só cobri uma Piper Cub com película e senti dificuldade nas partes arredondadas. Ora o Miles tem mais partes redondas do que a Piper, logo...

Estive a pesquisar sobre o Solartex e o único problema é ser mais pesado do que a película plástica. Pelos vistos o aspecto é bastante real. Já sei o que vou usar no Gloster Gladiator. Existe uma cor de alumínio muito parecida com o original ! Wink

Como esquema, vou escolher o amarelo por baixo e camuflado por cima.
Senão fosse este, alterava um dos esquemas para ficar Azul ... e Branco ! Laughing


Acabamentos fase 1

Ontem e hoje, comecei a fazer os melhoramentos/acabamentos no Miles.

O 1º "melhoramento" que fiz foi arrancar o trem de aterragem ! Laughing
Eu tinha dúvidas relativamente à resistência de um trem preso a uma asa de esferovite, com pinho e epoxy. Pois deixei de as ter ! Foi mesmo muito difícil tirar o trem da asa ! Penso que este trem aguentaria mesmo aterragens muito duras.
Vou chegar o trem mais à frente na asa para tentar resolver os problemas do afocinhar ao levantar e ao aterrar.

Ao nível da fuselagem, coloquei as "wing fairings" (não sei a tradução em português... Embarassed ). Foi colocada uma por cima de cada asa e outra por baixo, juntando-se as duas no bordo de fuga da asa.

Fiz também as aletas características do Miles Magister que prolongam o estabilizador horizontal e coloquei uma peça arredondada na traseira do cockpit, cuja função desconheço. Penso que servirá de apoio à cabeça do piloto e melhorará a aerodinamica ?!?!?

Aproveitei também lixar tudo e para preencher logo todos os buracos e espaços com massa leve.

Wing fairings





aletas do estabilizador


Suporte de cabeça


Ruben

#62:   Author: _King_Pin_ Post Posted in this forum: Fri 03-08-2007, 13:28

oliveira cavs wrote (View Post): › O amarelinho é fixe!!

Yup, concordo. O meu voto também iria para esse.

#63:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Fri 03-08-2007, 15:28

O amarelo é giro mas fica práticamente da cor da Piper Cub que já tenho... Rolling Eyes
E camuflado ainda não tenho nenhum Wink !

#64:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Fri 03-08-2007, 15:45

Olá ruben, essa massa que estas a usar é betume de balsa?

#65:   Author: ruben Post Posted in this forum: Fri 03-08-2007, 16:47

PAULO wrote (View Post): › Olá ruben, essa massa que estas a usar é betume de balsa?


Olá Paulo,

Não. É uma massa muito muito leve para reparar fissuras em tectos de esferovite, aplicar esses tectos, etc.
Eu uso-a não só no depron e esferovite mas também em balsa.
É aplicada à mão e depois de seca, fica bastante sólida mas lixa-se facilmente. Pode depois ser colada, pintada, etc.
Compra-se em qualquer grande superfície de materiais de construção.
Se quiseres posso colocar aqui uma foto do produto.

Abraço,
Ruben

#66:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Fri 03-08-2007, 18:59

Ok, agradecia, é que o betume de balsa sai carote.

#67:   Author: ruben Post Posted in this forum: Tue 07-08-2007, 0:22

PAULO wrote (View Post): › Ok, agradecia, é que o betume de balsa sai carote.


Cá está Paulo:


#68:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Tue 07-08-2007, 0:36

Trem de aterragem reposicionado

Penso que terei resolvido definitivamente os problemas do afocinhar, com o reposionamento do trem de aterragem.
Bastou chegá-lo mais à frente, cerca de 2.5 cm.
Desta forma, no teste que fiz em casa, a cauda fica bem presa ao chão e o comportamento parece-me bastante "normal"...
Depois de analisar com atenção algumas fotos do Miles real, verifiquei que a posição anterior era errada e agora é que o trem estará na posição correcta.
Agora, falta apenas dar uma lixadela geral e o Miles estará pronto para começar a ser coberto.

Reposionamento do trem




Pode-se ver que o trem ficou mesmo perto da borda da asa


Falta lixar com lixa fina e está pronto para cobrir



Abraço,
Ruben

#69:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Tue 07-08-2007, 9:50

ruben wrote (View Post): ›
PAULO wrote (View Post): › Ok, agradecia, é que o betume de balsa sai carote.


Cá está Paulo:





Estou farto de utilizar isto lá em casa, ia lá adivinhar que servia para os nossos aviões. Embarassed
Acho que ainda tenho um bocado que sobrou da ultima bricolage lá em casa. Laughing
Estamos sempre a aprender.
Obrigadão!

abcs

#70:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: ruben Post Posted in this forum: Mon 13-08-2007, 0:39

Cobrir o Miles com papel castanho

Olá amigos,

O Miles está finalmente coberto, depois de duas noites de bastante trabalho... Rolling Eyes

A cobertura em papel castanho e cola branca, aumentou-lhe o peso em 140g. Ficou com 1460g de peso pronto a voar. O aumento de peso não foi muito mas começa a ficar perto do peso limite quando ainda falta a pintura... Crying or Very sad
Gostava de o levar ao encontro HOL e por isso, estou a pensar seriamente em usar um dos esquemas do Miles português e pintá-lo todo de metalizado usando tinta em spray. Desta forma a pintura será muito mais rápida e devo poupar bastante mais peso do que dando várias de mão de tinta acrílica com amarelo por baixo mais o camuflado em cima.
Penso que a tinta em spray não deverá afectar o depron e a esferovite devido à cobertura rígida do papel, mas irei fazer um teste prévio.

Usar papel de embrulho e cola branca num avião que usa depron e esferovite, torna-o bastante resistente e fácil de pintar.
Para quem nunca usou este método, consistem em juntar 50 partes de água com 50 partes do cola branca, aplicar no papel e colá-lo ao avião.

Materiais necessários


Cortar papel adequado à forma a cobrir


Aplicar a mistura de cola/agua dos dois lados do papel


Remover o excesso de cola e esticar o papel com um cartão plástico


Fundo da asa coberto


Bordo de ataque e de fuga já cobertos.
ATENÇÃO: Cobrir a parte de baixo da asa e logo a seguir a parte de cima para evitar empenos



Fazer os cantos com várias tiras de papel sobrepostas


Deixar secar e lixar tudo com lixa 300-400





No estabilizador horizontal e vertical, coloquei umas peças em depron para simular as respectivas longarinas (?).
Depois de coberto parece-me que fazem o papel pretendido.

Simulando as longarinas




Já lixado e pronto a pintar. Falta ainda acabar os cockpits.





Abraço,
Ruben

#71:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Author: virtual1 Post Posted in this forum: Mon 13-08-2007, 0:52

Boas ;
Todo este trabalho está uma grande obra parabens.
Uma dica que eu posso dar (porque o modelo não foi forrado com papel Japão ou seja papel de arroz, ficava super leve).






virtual1

#72:   Author: major alvega Post Posted in this forum: Mon 13-08-2007, 1:19

Esta bonito sim senhor, parabéns pelo trabalho, verdadeira arte.

#73:   Author: Gil Post Posted in this forum: Mon 13-08-2007, 12:35

Muito bom, está um espetaculo.

#74:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Mon 13-08-2007, 13:36

Está impec. então essa ideia de simular as nervuras do est. e dir. está 5*, eu chamo a isso trabalhar para escala.
Parabens e continua o bom trabalho.


" Gostava de o levar ao encontro HOL e por isso, estou a pensar seriamente em usar um dos esquemas do Miles português e pintá-lo todo de metalizado usando tinta em spray. Desta forma a pintura será muito mais rápida e devo poupar bastante mais peso do que dando várias de mão de tinta acrílica com amarelo por baixo mais o camuflado em cima. "

Usa tinta de carrinhos, sai carote mas só dás uma demão e o cinza prata é muito bonito é igual ao P-51 que está no meu album, assim já podes ficar com uma ideia do producto final e seca rápido.



abcs

#75:   Author: PAULO Post Posted in this forum: Mon 13-08-2007, 13:51

Esqueci-me de uma coisa, eu usei verniz daí o brilho, porque a tinta pro si só é baça, como é para aplicar por dentro das carenagens dos carros acaba por ficar brilhante, eu disfarcei a coisa com verniz.


abcs
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalModelos EléctricosConstruindo um Miles Magister de 1.40m Goto page Previous  1, 2, 3, 4  Next  :| |:


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 3 of 4


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.4609s (PHP: 16% | SQL: 84%) | SQL queries: 156 | GZIP enabled | Debug off]