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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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arranjas é chaves para motocalc 6 (instalas portanto primeiro o 6) e depois instalas o 8 que ele aceita isso como sendo um upgrade e voalá
Como alternativa tambem tens outro simulador que é gratuito e online...
EZCalc
Voltando ás baterias.
C não é coulomb neste caso... é capacidade da bateria.
Quando falas na capacidade de uma bateria, falas em mAh (miliamperes hora). Assim, uma bateria com 2100mAh a ser descarregada a 2.1A terá carga durante 1hora.
Falar em descargas 12, 15 e 20C quer dizer 12, 15 e 20 vezes a capacidade da bateria. Ou seja, se por exemplo descarregarmos a mesma bateria 2100mAh a 12C isso corresponde a 12x2100mA = 25.2A.
As Lipos tinham como principal desvantagem no inicio, não poderem ser descarregadas rapidamente e á medida que foram evoluindo, foram aumentando a sua capacidade para descargas rápidas, daí falar-se em lipos 12C, 20C, etc, assim como se fala em descarga continua e descarga por um curto periodo de tempo (burst). As flight power aguentam 20C continuos e 30C por um curto periodo de tempo...
Mais uma coisa acerca disto. Como deves calcular, uma descarga rápida tem como consequência um menor tempo de voo... assim descarregando uma bateria a 20C, teremos um tempo de voo de 60min/20=3min o que não é muito tempo... sendo o publico alvo, quem anda metido em aplicações do tipo asas voadoras "vitaminadas" que têm pouco espaço para meter baterias e em que se quer o maximo de potencia possivel da bateria, não se exigindo muito tempo de voo, ou hotliners em que se chega a puxar pela capacidade de burst da bateria visto apenas se ligar o motor para o avião subir na vertical o mais depressa possivel...
Se descarregarmos a kokam de 3270mAh a 6A (deve ser +/- o consumo do teu motor) dá uma descarga de 6000/3270=~1.83C dando assim um tempo de voo, sempre a puxar 6A da bateria, de 60min/1.83=~38min.
Esta bateria kokam sendo de baixa discarga, só pode ser descarregada no maximo a 3C continuos, o que dá 3x3270=~10A Esta é a principal desvantagem destas baterias de aixa descarga. A vantagem é que pesam menos que a baterias que aguentam descargas rápidas
Viva os testamentos...
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major alvega
MAJOR GENERAL
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Major, uma vez percebida a mecânica dos faíscas é tudo simples
Um .46 (7.5cc) arrancava as asas do pobre avião logo nos primeiros metros... um motor de 1cc, ou seja, um 0.06 metia o easy no ar...
Mas o prazer deste avião é exactamente o relaxe de um voo calmo e silencioso. Nada de zumbidos enormes de um motor com 1cc...
Na prática a compra de uma bateria é simples:
Quanto consome o motor? quanto tempo quer voar?
Então a melhor bateria para si será X
Nitrosos:
Quanto consome o motor? Quanto tempo quer voar?
Então é melhor comprar um tanque com a capacidade Y...
No caso do jmorais é simples... Tem bateria NiMh e tem tempos de voo X
Quer duplicar o tempo de voo sem aumentar o peso do avião. Então é arranjar uma Lipo com o mesmo peso que terá no minimo o dobro da capacidade e no caso da de discarga muito lenta que mensionei terá o triplo da capacidade dando assim o triplo do tempo de voo
Tudo simples! O resto são pequenos(grandes) pormenores
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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major alvega
MAJOR GENERAL
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vsantos
SECOND LIEUTENANT
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ola
sim senhor
até eu aprendi mais alguma coisinha.
obrigado King PIN
Resultado :
Lipo the best
cumprimentos
vsantos
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Mestre KingPin,
Obrigado pelo curso intensivo de eletronica
Agora fica mais simples escolher a melhor pack para o meu avião e para os novos.
Um abraço
J. Morais
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Só para enriquecer o conhecimento de todos, encontrei uma analogia interessante entre o sexo, voltagem e a amperagem.
A capacidade em volts equivale ao tamanho do "material" e a amperagem o tempo que a pessoa aquenta com o "material" sempre a bombar.
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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major alvega
MAJOR GENERAL
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Primeiro que tudo agradeço a simpatia mas dispenso o titulo de mestre Nem de perto nem de longe o sou... ainda tenho muito a aprender.
Agora para o Oliveira:
A solução que apresentas é a mais simples de facto... Para um avião como o meu mini hotliner seria (e será) a solução para aumentar a autonomia (duplicar com o mesmo tipo de bateria). Mas o easystar aguenta com o dobro de bateria com um motor 400 6V? Daí eu andar a bater tanto em aumentar a autonomia sem aumentar o peso.
Por ultimo. Desconhecia esse ficheiro! Muito interessante e muito util
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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Oi _King_Pin_
Se meteres uma Bat 8s 2200mAh ficas com o mesmo peso da Bat 8s 1100 mAh, e com o dobro da capacidade.
A questão do peso não se cloca aqui, se ouver difereça será minima!!
Para o motor só haverá "problema" se alterares o numero de celulas.
Não é dobrar o Pack, mas sim meter outro com o dobro da capacidade, neste caso 2200 mAh (um só pack não dois).
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_________________ Voar....Voar....Voar....
Epá!!
Olha desapareceu!!
Um abraço
Oliveira
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Sim eu percebi que era só meter um pack com o dobro da capacidade (as NiMh ainda por cima não gostam de estar em paralelo pelo que tenho visto...). Mas umas 2200mAh não sei se ele arranja do mesmo tipo (tamanho) das 1100 que tem actualmente que presumo que sejam 2/3A
Dou-te o exemplo de umas GP1100 pesam 21.53g e as GP2200 pesam 45.90g (mais do dobro neste caso) e são bem maiores.
Pelo meio existem as pilhas de 1500/1600 como as ELITE1500A com 22.95g, que são do mesmo tipo das GP1100 (2/3A) e daí terem o mesmo peso e dimensões.
Um pack destes seria tambem uma optima alternativa barata . Com dois packs, o de 1100 e outro do mesmo peso, fosse qual fosse... era só aterrar e mudar o pack, e enquanto se voava com um pack o outro estava á carga.
Fica aqui um exemplo de um site dedicado a packs para carros e aviões e com boa fama lá por fora...
www.cheapbatterypacks.com
Neste site tem lá packs sugeridos para modelos especificos. entre os quais o easystar. Por acaso o pack que aconselham é um elite1500 7celulas entre outros 2/3A e fica por 18.90$... com 8celulas deve ser preciso fazer um custom pack penso eu de que
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_________________ No entender?
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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jmorais
SENIOR AIRMAN
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Olá a todos,
Agora que começei a perceber sobre baterias, perdi o meu easystar !
Bad day
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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Oi jmorais
Pena que tenhas perdido o teu easy agora que já tavas a ficar entendido na coisa!!
Melhores dias virão!!
Já agora fica aqui umas fotos das celulas e pesos.
Esta é uma Clartech R6-AA 1.2V Ni-MH 1800mAh e pesa 29g
Esta é uma Kodak HR6-AA 1.2V Ni-MH 2100mAh e pesa o mesmo 29g
Ora um pack destas pesa 29x8=232g
Não sei se é muito para o teu avião, mas para o meu tass bem!!
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_________________ Voar....Voar....Voar....
Epá!!
Olha desapareceu!!
Um abraço
Oliveira
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Em peso tás apenas a confirmar o que eu disse á cerca das AA... agora experimenta descarregar a kodak a 10A e diz-me se continua fresca Esse é o problema de usares essa pilha para alimentar um motor de um avião... Não só ela possivelmente se "recusa" a dar essa corrente de tão alta que é a sua resistencia interna, como se te der os 10A começa a aquecer em demasia e a deteorar-se... Daí não se ver essas pilhas em packs... Outra forma de veres que essas pilhas têm uma enorme resistencia interna é com os verificadores de estado do pack... mexes os servos todos do avião e a tensão vem por aí abaixo com a misera carga de meia duzia de servos...
Aqui na Nazaré, o dono de um Pits 1/4 escala está a voar com um pack de apenas 600mAh de receptor mas com pilhas daquelas grandes e gordas (não me lembra o tipo) por com esse pack a tensão não cair tanto com os 4 servos das asas mais profundidade e deriva a mexerem ao todos mesmo tempo... o pack deve pesar o triplo de um normal de pilhas AA...
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_________________ No entender?
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