Achando que a velocidade mínima do T-28 era algo alta, tendia a entrar em perda quando o voava em círculos a baixa velocidade e altitude, decidi colocar-lhe uns Slats para baixar a velocidade mínima sem perder na velocidade máxima.
Bastou umas tiras de balsa de 0.8mm, um pouco de Depron e lixar tudo com paciência.
O peso a mais não chegou a 1g, continua em cerca de 39g pronto a voar para 42Cm de asa.
Agora permite um voo lento com ângulo de ataque mais pronunciado, continua rápido e acrobático quanto baste e mais fácil de aterrar:
E engano meu ou isso esta com um pouco de motor a mais para um pavilhao.
_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas, Nando.
Ele agora deixa-se voar lento, mais do que o original que também lá anda.
O estar rápido em voo dito normal, é fruto das altas cargas alares destes "Ultra-Micros" desenhados para "pavilhão americano". Daí ter adicionado os Slats para permitir voar mais lento quando quero.
O motor é realmente potente, é o mesmo em quase todos os modelos deste fabricante e da E-flite, o 8,5mm brushed que permite torque-roll ao Micro 4-Site e ao Extra 300 deles.
Bons voos,
Chispas
vsantos
SECOND LIEUTENANT
Boas...
Chipas..
Isso está ideal para umas "corridas"
Só na descolagem deixa todos para trás
Bons voos
Abraço
Vsantos
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas, Vasco.
Andamos a pensar fazer o mesmo ao Spitfire.
Esse é bem mais magro e mais rápido que este e também ganhava em perder velocidade mínima, sem perder a velocidade máxima, algo estonteante para um ginásio pequeno como o nosso.
bom trabalho, mas ainda assim parece um foguete
a fazer o takeoff
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas, Khalu.
As descolagens foram feitas, assim "para o espavorido" , de propósito para o vídeo.
Depois usámos o T-28 "normal" para comparação e este entra em perda logo a seguir à descolagem se tentarmos os mesmos ângulos de ataque e precisa de mais espaço para descolar.
O meu consegue descolar normalmente bem devagar, assim como fazer voo lento, mas o vídeo pretende demonstrar o que o aeromodelo ganhou face ao normal.
é impressão minha ou ouve-se
uma rajada de metralhadora ao minuto 0:36?
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas, Khalu.
Fui ouvir o vídeo para perceber o que era e das duas uma:
Ou é uma interferência do compressor de vídeo, ouve-se algo parecido mais vezes;
Ou é a roupa do cameraman a rasgar-se quando ele tenta andar à volta
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
Chispas
MAJOR GENERAL
Com outra máquina já consegui melhores fotos em voo e de pormenor.
Também tivemos a companhia de uma Cessna 210 com 18g, pelo menos 20g a menos ou seja menos de metade do peso. O giro é que não voa muito mais devagar que o T-28 com Slats:
Bons voos
Chispas
khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
obrigado pela partilha chispas
belas fotos.
abraço
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
caro chispas, o facto do t-28 ter esse wobbling terá alguma coisa a
ver com os slats ou já tinha esse comportamento em
voo antes?
aquele abraço
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas, Khalu.
O T-28 com Slats, e por via deles, tem mais área alar e voa bem mais devagar.
A cauda, não tendo sido aumentada, não consegue providenciar a estabilidade suficiente a baixa velocidade.
Entretanto já aumentei a área da deriva e a estabilidade aumentou sendo superior à original.
Infelizmente só vou ter fotos e vídeos dessa alteração para a semana, a máquina não era a minha e o vídeo, idem.
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas.
No entretanto já me arranjaram uma foto que dá para ver o alargamento da deriva.
Outras melhores se seguirão.
Bons voos.
Chispas
khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
ainda assim foi um aumento consideravel
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas.
Khalu, no total da área da deriva/leme de direcção não chega aos 20%, embora ainda seja assinalável dada a preponderância que esta tem sobre a estabilidade.
Editei uma foto onde se vê melhor a área a mais.
Aqui fica o vídeo com o T-28 com Slats e com a deriva aumentada.
A primeira parte do vídeo, até cerca do 1:00, ainda é com a deriva original para se apreciar a diferença:
este video é muito representativo da
diferença entre o antes e o depois. realmente
fez uma grande melhoria a nivel de estabilidade.
abraço
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas.
Gostei tanto do comportamento do T-28 que o testei como rebocador em indoor.
Funciona muito bem, como se pode ver pelo vídeo que finalmente tive oportunidade de compilar:
[youtube]www.youtube.com/watch?v=GXzgQ3gKqK4[/youtube]
www.youtube.com/watch?v=GXzgQ3gKqK4
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