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ciberjohn
FIRST SERGEANT
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Viva.
Após alguns meses no aeromodelismo, tenho assistido a alguns erros. E à medida que o excesso de confiança avança, também eu já cometi os meus . Criei este tópico para postarmos aqui os nossos erros e consequências, para ensinar uns aos outros o que não cometer e até para, num clima mais desportivo, dar umas gargalhadas .
O meu erro fatal, na passada sexta feira dia 30....
Como muitos de vós sabem, tenho já alguns modelos da gws, todos a voar. Consequentemente o meu rádio tem de ser reconfigurado cada vez que vou voar um deles. Pois é um lazer 4 da hitec e não tem memórias ou misturas. Na quinta, dia 29, acabei de remontar o Beaver com outra motorização, feito mais à escala...etc. Para o testar tive de inverter o canal 2. Antes disso tinha estado a refazer os links dos ailerons do ME109 e a prepara-lo para levar um brushless. tinha o canal 4 e o 1 invertidos.....Moral da história, cada avião, o seu setup. quer em inversão de canais quer em trim.
Na sexta lá fui para a pista....meti o e-starter no ar para dar mais uns minutos de voo a um amigo meu que anda a aprender a voar o modelo, e claro...canal 2 invertido, trims completamente out...como era para ele voar, fiz o cheking todo....e lá foi ele para o ar...tudo ok. Aterrou-se o modelo e claro está, fui voar o meu formosa on brushless . Os testes que fiz foi olhar para as supertficies de controlo com o receptor ligado, ajustei os ailerons...mexi a profundidade e nem reparei se tava para cim aou baixo consuante o stick..mexia, tá bom....siga pá pista. Modelo a rodar a prego e sai do chão sósinho, naquele instante pensei e agi trimando o modelo para baixo um bocadinho. Ou seja, empurrando o trim para cima no comando 3 tracitos....o resultado foi perceber que o canal 2 tava invertido!!!!.....assim que ele disparou para o ar, a tendencia foi viralo para os arbustos e tentar uma soft landing.......que resultou num crash feio que partiu o mosa ao meio ( já está reparado e a voar ). A falta de experiencia aliada a um comando invertido nem me deixou descernir que podia vira-lo ao contrário e voar invertido....LOL sempre aterrava melhor mesmo de rodas para o ar ....enfim. Foi uma estupidez....lesson lurned. Por sorte não dei a " stickada" que costumo dar para ele subir a pique, agora com o brushless....senão a esta hora o prejuizo era maior..um BL no lixo quase de certeza.
Esta entre outras. Já agarrei num ferro de soldar de 25w pela ponta errada também....Quando tinha o easystar tentei ainda uma meia duzia de vezes faze-lo decolar com a helice ao contrário...e apesar das 3s n percebi a falta de potencia
Bom...são estas mais ou menos.
HUGS
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Rui Felgueiras
FIRST SERGEANT
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É realmente de tudo acontece a mim também já me aconteceu apesar de ter um futaba com 6 memórias deixar no modelo errado e ter canais invertidos
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_________________ MANY PLACES TO FLY AND NOW A PLANE TO DO IT......CAVS sempre....
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ciberjohn
FIRST SERGEANT
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pois...eu depois de perceber que um radio simples e já alguns modelso implica constantes mudanças, optei por mandar vir da HobbyProject um optic 6 da hitec. Agora memorizo os 6 modelos e ainda posso ter mais dois
HUGS
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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Há ganda maluco.
Válá vai que até a barraca abana.
Um abraço
Oliveira
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Boas
O radio é o melhor investimento que podias ter feito.
Já tavas a voar bem agora é que vão ser elas.Por este andar já me dás uma coça.
Um abraço e nada de comer alcatrão
Pedro Matos
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Boas
Agora experimente voar um heli trex electrico com a configuração de um heli raptor 50 a combustão.
UUUUUUUUUffffffffffffffffff foi só umas pas
Pedro Matos
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ciberjohn
FIRST SERGEANT
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ehehehehe...por acaso agora nas configurações, tou tentado a ir para um heli...electrico. Eu já percebo que n vou querer nada a nitro tão cedo.
HUGS
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Boas
Eu tambem sempre disse que não queria nada com electricos e olha o que aconteceu!!!!!
Nunca digas nunca
Fala a experiencia não só minha como de muitos outros.Não é pessoal
Um abraço e deixa o esferovite bem colado as asas
Pedro Matos
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