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BrunoD
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Eu adoro o meu easy glider e quando soube, através de um tópico daqui, que existia o filhote dele, fiquei radiante.
Comecei por ver algumas das conversões que foram aparecendo por aqui, e mais algumas no youtube, resumindo, não resisti e tive que comprar um FOX e fazer também a minha conversão. Só tive um choque literalmente, que foi quando abri o pacote onde vinha o avião, e deparei-me com aquelas asas em rosa-shock , mas pronto nada de mais, pois até é bom para o identificar.
Ora aqui vão algumas fotos da construção e resultado final. Mais tarde quando fizer o voo inaugural coloco aqui um vídeo.
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_________________ Bons Voos!!!
http://www.youtube.com/user/BRaptor350
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BrunoD
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BrunoD
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Ora vamos lá, actualizar o tópico.
1º o voo inaugural:
Depois de tantos dias de vento, finalmente veio uma tarde calma e eu todo contente lá fui estrear o fox.
Atiro-o ao ar e corto o motor para perceber as reacções do avião, ele aterra nas ervas e para espanto meu a única coisa de marca que o avião tem (com excepção da LiPo) que neste caso era a hélice da Graupner, partiu-se quando bateu numa erva!! Fiquei pior que estragado. E lá fui ao site da hobbyking e por menos de metade do preço de 1 hélice, comprei 6 da GWS!!! eheheh
2º O voo inaugural TAKE 2!
Ontem, lá foi a segunda tentativa, e foi brutal!! É o avião mais divertido que tenho para voar no exterior, rápido, ágil, manobrável e deixa aquela sensação de adrenalina.
Adorei voa-lo, até que passados alguns minutos o motor pura e simplesmente pára, e lá o tive de aterrar, pensado que tinha sido a bateria que estava no fim.
Troco a bateria, ligo os cabos e do motor nada! Já não faz aquela "cantiga" que devia fazer quando se liga, e nem roda só abana a hélice...
Isto é sintoma de motor queimado? Os servos funcionam perfeitamente por isso não me parece que seja do variador.
PS: Assim que me for possível, coloco aqui o vídeo.
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jotaluz
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boas BrunoD por aquilo que contas acho que devias de ver os conectores motor -- esc,(parece)alguma soldadura e não chega as 3 fases ao motor, o que faz os típicos soluços
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_________________ Os meus Vídeos
O Clube
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BrunoD
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jotaluz wrote ( View Post): ›
boas BrunoD por aquilo que contas acho que devias de ver os conectores motor -- esc,(parece)alguma soldadura e não chega as 3 fases ao motor, o que faz os típicos soluços
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Mas o motor esteve a funcionar perfeitamente antes e durante o voo até ao momento em que se calou.
E quando ligo a bateria, não emite aqueles sons que costuma fazer a dizer o nr de células da bateria. Mas pronto já é um começo. Vou seguir a tua sugestão. Obrigado.
Será que a chegou a uma temperatura que derreteu a solda? Acho que antes pegava fogo ao avião.
Qualquer coisa encomendo logo meia dúzia de motores iguais que pelo preço é ir queimando e trocar.
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BrunoD
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mustang-pt
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BrunoD
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mustang-pt wrote ( View Post): ›
boas, depois de ver o 2 take sem duvidas o 1 take foi pura tentativa de eleminares o camara men lol, olha quanto ao teres ficado sem motor ja me aconteceu num e foi o esc que foi ao ar no entanto tive sorte pois os servos continuaram a trabalhar, e foi culpa minha pois excedia a amperagem do esc, faz a mediçao para veres se os consumos estao bons, no entanto concordo com o que disse o jotaluz ve bem as soldaduras nao va uma nao ter ficado a 100%.
obrigada pela partilha bom video.
abraços.
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Obrigado. Quanto ao Take1 foi falha minha pois quis começar devagar, mas o avião só é estável a partir de certa velocidade.
Entretanto á hora do almoço estive a experimentar o variador noutro motor e funcionou sem problemas. Quanto ao motor, experimentei outro variador e nem sinal deu, só faz aquele abanar de hélice. Ver se dou uma olhadela nas soldaduras.
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mustang-pt
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BrunoD
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Na 1ª queda não empenou o veio, pois a hélice sai facilmente do sitio, absorvendo o impacto.
Agora tenho de tentar descobrir o que se passou.
Tenho aqui as características do motor e do variador, para ver se me conseguem ajudar:
Motor:
Max amp: 10A (15sec burst)
Variador:
Cont. Current: 12A
Burst Current: 16A/10sec
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BrunoD
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Penso que estou a usar um variado variador adequando, não estou? Tenho a ideia que o variador só disponibiliza a amperagem "pedida" pelo motor, correcto?
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mustang-pt
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mustang-pt
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Capitão Dangerous
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Boas..
Não sei se será o caso, mas experimenta ver se os fios do motor tao intactos ou se tens algum partido..
Nos tower pro "abertos" dá pa ver bem os tais fios; aconteceu.me à uns dias num pequeno acidente no ar alguns desses fios partirem, no entanto apesar do motor trabalhar tem pouca força e aquece muito e agora a solução é re-enrolar o motor (coisa que não sei)..
Pode no teu ter acontecido algo semelhante não sei, é mais uma hipotese.
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_________________ Daniel
Futaba 7C
Cessna -- Easycub -- Parkmaster mini 3D
Acapulco -- Spitfire -- Sundowner 50
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nunol
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Saudações pós-queimadas!
Assim à primeira vista parece-me que tens uma fase (pelo menos) do motor inoperante. Pode estar queimada ou simplesmente desligada.
É verdade, o ESC só dá a corrente (A) que o motor "pedir", por isso deve ter sempre maior capacidade para não haver o risco de queimar.
Procura fios partidos, desligados ou descolorados/escurecidos no interior/exterior do motor.
Mede a resistência das fases e procura diferenças.
Depois diz o que encontraste.
Nuno Lopes
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_________________ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original - Albert Einstein
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BrunoD
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nunol wrote ( View Post): ›
Saudações pós-queimadas!
Assim à primeira vista parece-me que tens uma fase (pelo menos) do motor inoperante. Pode estar queimada ou simplesmente desligada.
É verdade, o ESC só dá a corrente (A) que o motor "pedir", por isso deve ter sempre maior capacidade para não haver o risco de queimar.
Procura fios partidos, desligados ou descolorados/escurecidos no interior/exterior do motor.
Mede a resistência das fases e procura diferenças.
Depois diz o que encontraste.
Nuno Lopes
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Confirmou-se, era um cabo partido, agora a minha dúvida é como é que é possível partir em pleno voo? É que assim que encontrei o cabo partido ( foi logo á primeira tentativa ) soldei-o de novo. No sábado passado fui voa-lo e nem 1 minuto depois voltou a acontecer a mesma coisa, mas agora notava-se mesmo que era mesmo um cabo partido, pois por vezes o motor funcionava e depois parava consoante a posição do avião no ar.
Já agora se alguém comprar este motor na HK tenha muito cuidado com os fios, pois são mesmo mesmo mesmo muito frágeis e finos. Estive ontem outra vez de volta de ele, e até experimentei juntar fio novo e mais maleável, mas por alguma razão não chegava corrente ao motor. Então neste momento do cabo se partir tanta vez depois de estar soldado, acabei com uns 5mm de cabo
Mas para já desenrrasca até chegar o motor novo, em que vou "forrar" os cabos a manga termo-retráctil para ver se aguentam mais um bocado.
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mustang-pt
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BrunoD
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mustang-pt wrote ( View Post): ›
boas, epa parte assim tanta vez?? de certeza que nao esta a raspar no motor ou a sofrer algum esforço?? acho estranho partir sozinho ou entao esta a aquecer muito.
abraços.
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Sim são mesmo muito quebradiços. Para teres uma ideia, o cabo preto partiu tanta vez depois de soldar que quando finalmente o consegui já só sobrou 5mm de cabo!
Quando ao aquecer, também não me parece que seja porque há quem use este motor com Lipos 3S, eu estou só com 2S.
No que trata de raspar no motor, também não é possível pois os fios saem pela base e entram directamente na fuselagem.
Por agora esta a funcionar, não sei por quanto tempo, mas entretanto já encomendei outro e uma Lipo 3S para espicaçar o bicho
Edit: Já estava a repetir informação
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mustang-pt
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BrunoD
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mustang-pt wrote ( View Post): ›
boas, se nao esta a aquecer muito mas é quando estas a soldar?? é que na parte da solda ele deve ficar duro e se for muito fino tem mais risco de partir, no entanto a ideia que deste de revestir o fio com manga termoretratil parece-me bom, e se der coloca tambem um pouco de fita isoladora.
abraços.
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A primeira vez (filme) partiu-se em pleno voo, e a manga termo-retráctil do cabo que se partiu, pareceu-me estar ligeiramente queimada, mas não sei se já estava.
Depois depois de soldar, quando ia a meter a manga termo-retráctil, partia-se, e chegou ao cumulo de estar a soldar de num lado e ele partia-se noutro. Estou a ver que aquilo requer precisão cirúrgica!
E no 2º voo, voltou-se a partir outro cabo em pleno voo, não sei se poderá ser da vibração, a manga do cabo que se partiu não estava queimada.
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BrunoD
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Mais uma actualização.
O fox tem estado encostado pois para além da falta de tempo, também tenho tido vários problemas com ele, tais como:
- O variador morreu, em pleno voo, até largou uma bola de fumo eheheh
- Comprei um variador novo: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2161
Todo XPTO até tem um BEC de 2A, mas só está a dar barraca, acelero o motor e passados 2 ou 3 segundos o variador corta o motor a partir de certa rotação.
O que é que está a acontecer??
Posso colocar um vídeo se ajudar...
Obrigado,
Bruno
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ALz
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NunoFlyer
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BrunoD wrote ( View Post): ›
Ora vamos lá, actualizar o tópico.
2º O voo inaugural TAKE 2!
Ontem, lá foi a segunda tentativa, e foi brutal!! É o avião mais divertido que tenho para voar no exterior, rápido, ágil, manobrável e deixa aquela sensação de adrenalina.
Adorei voa-lo, até que passados alguns minutos o motor pura e simplesmente pára, e lá o tive de aterrar, pensado que tinha sido a bateria que estava no fim.
Troco a bateria, ligo os cabos e do motor nada! Já não faz aquela "cantiga" que devia fazer quando se liga, e nem roda só abana a hélice...
Isto é sintoma de motor queimado? Os servos funcionam perfeitamente por isso não me parece que seja do variador.
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Boas, tenho um modelo que aconteçe isso também com o motor, é de estar configurado para arranque soft ou muito soft.
Bons voos
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_________________ I Go To Where Wings take Me
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BrunoD
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ALz wrote ( View Post): ›
Boas.
Estás a usar 2s ou 3s? O variador aquece? O motor poderá estar a estar a pedir intensidades de correntes demasiado elevadas para esse variador. Se tiveres um "wattmeter" ou outro equipamento semelhante, experimenta medir a corrente que o motor consome.
Abraço
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Isto está a acontecer tanto com 2S como com 3S, coisa que antes não acontecia com o outro variador mais simples. E a informação deles é que o motor tem burst de 10Amp e o variador é de 12Amp com um burst de 15Amp.
É possivel que seja das hélices pois as GWS são muito fléxiveis e o furo não vem á medida do motor, logo tem que ser feito á mão e ao ficar mal feito, a hélice pode não ficar na posição correcta o que faz disparar a voltagem e a amperagem, correcto?
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_________________ Bons Voos!!!
http://www.youtube.com/user/BRaptor350
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BrunoD
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NunoFlyer wrote ( View Post): ›
BrunoD wrote ( View Post): ›
Ora vamos lá, actualizar o tópico.
2º O voo inaugural TAKE 2!
Ontem, lá foi a segunda tentativa, e foi brutal!! É o avião mais divertido que tenho para voar no exterior, rápido, ágil, manobrável e deixa aquela sensação de adrenalina.
Adorei voa-lo, até que passados alguns minutos o motor pura e simplesmente pára, e lá o tive de aterrar, pensado que tinha sido a bateria que estava no fim.
Troco a bateria, ligo os cabos e do motor nada! Já não faz aquela "cantiga" que devia fazer quando se liga, e nem roda só abana a hélice...
Isto é sintoma de motor queimado? Os servos funcionam perfeitamente por isso não me parece que seja do variador.
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Boas, tenho um modelo que aconteçe isso também com o motor, é de estar configurado para arranque soft ou muito soft.
Bons voos
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Boas,
Essa situação, era mesmo um cabo solto, deve ter sobreaquecido e derreteu a solda.
Obrigado na mesma
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