|
Necessita de ajuda? |
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação?
Contacte-nos pelo email:
|
Quem está Online |
In total there are 40 users online :: 0 Registered, 40 Guests
Registered Users: None
[ View complete list ]
|
|
Aero Topicos |
|
|
Heli Topicos |
|
|
Compra & Venda |
|
|
| |
Author |
Message |
SA330S1
|
boas, tenho uma duvida, é possível configurar flaprons em aviões que apenas usem um servo para ailerons? obrigado
|
|
|
|
|
SA330S1
|
Agora que penso bem nisto, não é possivel ... é mesmo necessario ter dois servos.
|
|
|
|
|
Nando
Administrador
|
Dar da, ele mistura o efeito dos flaps com o dos ailerons.
|
|
_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
|
|
|
Chispas
MAJOR GENERAL
|
Boas.
Com apenas um servo a comandar os dois ailerons não é possível fazer a mistura de flaperons só com o software do rádio.
É possível fazê-lo mecanicamente, basta que o servo de flaps puxe o servo de ailerons, de modo a que estes baixem fazendo de flaps. Esse tipo de misturador mecânico usou-se durante bastante tempo, antes de haver rádios com misturas ou quando estes ainda eram caros.
Dados os preços actuais, sai mais simples e talvez mais leve colocar mais um servo e actuar os ailerons com a mistura de flaperons.
|
|
_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
|
|
|
Nando
Administrador
|
Mmmm eu axo que ele dizia um servo por aileron ou nao?
|
|
_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
|
|
|
SA330S1
|
ainda assim obrigado pelos vossos esclareçimentos, sei que foi uma pergunta muito disparatada e so depois de fazer "submit" é que me apercebi da pergunta que tinha feito.
Nando eu referia-me a apenas 1 servo para os ailerons.
Com dois é facil ehehe, liga-se 1 servo ao canal 1 e o outro ao canal 6 , depois (no meu caso) é so activar os flaperons no meu futaba 7c e pronto ( é claro que seleccionamos o canal, no meu pode ser no 5 6 ou 7, e qual o botão para o activar).
Mas ja que falamos de flaperons, vi alguns videos que em que os flaperons tem duas posiçoes, imagine-se a 1ª posição 50% e a 2ª 100%, e confeço que fiquei com alguma coriosidade em saber como se faz esse setup.
|
|
|
|
|
mustang-pt
|
|
|
mustang-pt
|
|
|
SA330S1
|
Boas Mustang-pt, ja vi o potenciometro, tenho de testar para ver , no que vi na net a pessoa usava um botao com 3 posições tipo o E no futaba 7c.
|
|
|
|
|
mustang-pt
|
|
|
Teixeira Lopes
|
|
|
Shark
FIRST SERGEANT
|
Por acaso não sabes qual era o rádio?
No MPX Royal faz-se bem, basta programar as fases de voo com um valor fixo para os flaps.
As fases de voo depois mudam-se através dum interruptor de 3 posições, havendo 3 normais e uma fase master, que se sobrepõe às outras 3.
|
|
|
|
|
SA330S1
|
Shark, infelizmente não me recordo do modelo e não consegui voltar a encontrar o video para colocar aqui.
Teixeira Lopes, realmente ler o manual ajuda imenso, disso não a duvida, o pior é quando o manual não diz como o fazer, alias, o manual nem diz em que canais ligar os servos (canal 1 e 6) apenas diz usar o canal 5 6 ou 7, ou então é uma porra quando não o entendemos porque não vem em português ou e depois de alguma pesquisa acho que não custa nada perguntar a alguém mais experiente, obrigado pela tua ajuda de qualquer forma, mas a tua sugestão foi a primeira coisa que fiz.
obrigado a todos, vou tentar encontrar o video
|
|
|
|
|
Teixeira Lopes
|
Experimenta assim:
Usas o canal 1 e o 6 e activas os FLAPERONS depois vais ao EPA (end point ajust) e ajusta o canal 6 que está associado ao botão potenciometro. Tudo para o lado direito 100% tudo para o lado esquerdo 50% é um exemplo. Estou a escrever isto de memória sem testar mas penso que funcionará. Em No 7c só assim é que consegues fazer porque o canal 6 só está associado ao botão potenciometro exclusivo FLAPS.
Testa e diz alguma coisa
|
|
_________________ Livro da Cara2
|
|
|
rpinto
STAFF SERGEANT
|
Os aviões à home obrigam a ler o manual, né Teixeira.
Shark, estás a desperdiçar recursos com essa solução, mas é aí que o rádio prova o valor, permite muitas soluções.
|
|
|
|
|
SA330S1
|
Boas Teixeira, hoje vou tentar a tua solução, explica-me só uma coisa, o EPA serve para ajustar ate onde queremos que o servo vá é isso? ontem o que tentei foi, com os flaperons ligados tentei usar o botão potenciómetro do canal 6, rodava-o mas não tinha qualquer efeito. logo tento a tua solução. Se calhar o meu radio não da para fazer flaperons com 2 posições, mas já vi que no dx8 isso é bem mais fácil de fazer, ta la tudo no menu é só meter percentagens .
|
|
|
|
|
SA330S1
|
|
|
SA330S1
|
Teixeira tentei fazer o que me explicas-te, mas so consegui usar o potenciómetro depois de activar o A.BRAKE, e agora tenha ou não flaps "ligados" o potenciómetro funciona sempre, parece-me que o que fiz foi activar o AIR BRAKE, o que tem de engraçado é que mesmo estando a usar o A.BRAKE para perder velocidade posso ligar os flaps, mas acho que vou ficar por aqui, ainda sou muito maçarico e acho que me fico so pelo simples activar os flaps. Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda
|
|
|
|
|
Shark
FIRST SERGEANT
|
rpinto wrote ( View Post): ›
Os aviões à home obrigam a ler o manual, né Teixeira.
Shark, estás a desperdiçar recursos com essa solução, mas é aí que o rádio prova o valor, permite muitas soluções.
|
Como faria para obter várias posicoes para flaps? Digamos que quero 80% para aterrar, 50% para voo lento, e 0% para voo rápido, e sempre estes valores e com mudanças rápidas entres modos.
|
|
|
|
|
|
Topicos Relacionados:
Forum |
Topics |
Replies |
Author |
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
|
| |
| |