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voador
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Boa tarde,
Aproveito desde já o meu primeiro post no fórum para fazer a minha introdução e passar a "atacar-vos" com perguntas
Chamo-me André e sou de Aveiro.
Desde à muitos anos o bichinho da aviação me tem acompanhado infelizmente apenas a nível virtual pois nunca me aventurei no aeromodelismo, até agora!
Estou a ver se passo a voar mais "fisicamente" do que em simuladores.
É este o motivo que me trás aqui a este tópico, a compra de um Align T-rex 450 para me iniciar na modalidade.
Pelos modelos que vi, tamanhos, preços, experiência, este foi o modelo que mais me puxou.
Permitam-me que passe agora à fase do ataque .
- Qual as diferenças entre o Trex 450 Sport, SE, SE V2, Pro, e as várias versões?
- Onde posso encontrar este modelo à venda em formato "RTF" já que não sou grande espingarda em trabalhos manuais ?
- Que Radio me aconselham, Futaba T6J / Spektrum DX 6i ??
- Em termos de alcance o que faz mais diferença, o rádio ou o RX ?
Para já é só, e desculpem-me por uma entrada tão abrupta e cheia de perguntas.
Muito obrigado, Os melhores cumprimentos.
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LUISX
Administrador
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Boas Voador ! Bem vindo ao Forum RCMpt
Começando pelas diferença uns são mais antigos que outros por ordem será os SE depois os V2 de seguida o Trex 450 Sport e o Pro que sairam na mesma altura, tendo o sport transmissão por correia e o pro por torque tube
quanto ao alcançe não te preocupes qualquer um desses radio tem alcançe suficiente para voares á larga atigem mais de 1,5 KM e tu só consegues ver a uns 100 metro um heli
quanto á marca bem eu sou adepto da futaba
ataca com força Voador
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_________________ Enjoy RCMpt
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voador
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LUISX wrote ( View Post): ›
Boas Voador ! Bem vindo ao Forum RCMpt
Começando pelas diferença uns são mais antigos que outros por ordem será os SE depois os V2 de seguida o Trex 450 Sport e o Pro que sairam na mesma altura, tendo o sport transmissão por correia e o pro por torque tube
quanto ao alcançe não te preocupes qualquer um desses radio tem alcançe suficiente para voares á larga atigem mais de 1,5 KM e tu só consegues ver a uns 100 metro um heli
quanto á marca bem eu sou adepto da futaba
ataca com força Voador
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Obrigado pela resposta,
Estou-me a preparar para amanhã fazer uma viagem e vir para casa mais pesado
Há alguma loja nacional que me aconselhes ?
Queria ver se amanhã tratava das compras
Tenho andado a namorar os modelos que estão no site da Aerokit, já que foi o único local onde encontrei o 450 e para além disso fica perto da minha terra e posso visitar pessoalmente.
Como neste momento inicial estou limitado de carteira e vou ter de investir em outras coisas, estou a piscar o olho aos modelos:
- T-Rex 450 Pro Kit
- T-Rex 450SE V2 Combo Silver
Poderás dar uma ideia da diferença entre os 2 p.f.?
A nível de Rádios, Não queria gastar mais de 200€, e o que encontrei nessa gama foi Futaba 6EX e Futaba T6J.
Eu mais uma vez como ignorante no assunto, pedia ajuda para me dares uma ideia de qual será melhor ou mais eficaz ?
Depois falta só os servos e o gyro, mas o que aconselha lá, pelo que vi e li, é o ideal e que o pessoal usa nestes modelos...
Penso que para já não será preciso mais material...
Apenas o kit de unhas (ainda não sei qual?!? ) e baterias cheias.
Cumps
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LUISX
Administrador
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Sem duvidas o T-Rex 450 Pro Kit tenho um e é uma maquina excelente
lojas nacionais com 450 pro
aerokit
aerolazer
Hpmodelismo
mas há mais é só procurar
quanto ao radio na minha opinião devias fazer um esforço e avançar para o futaba 7
uma alternativa e sugestão procura nos classificados há sempre por aí negocios intressantes e a malta por aqui não custuma vender gato por lebre
quanto aos setup isso aconselho a fazeres pesquisa no forum há imensas alternativas estuda o forum um pouco como diz por aqui alguem
abraço e dispõe
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_________________ Enjoy RCMpt
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voador
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LUISX wrote ( View Post): ›
Sem duvidas o T-Rex 450 Pro Kit tenho um e é uma maquina excelente
lojas nacionais com 450 pro
aerokit
aerolazer
Hpmodelismo
mas há mais é só procurar
quanto ao radio na minha opinião devias fazer um esforço e avançar para o futaba 7
uma alternativa e sugestão procura nos classificados há sempre por aí negocios intressantes e a malta por aqui não custuma vender gato por lebre
quanto aos setup isso aconselho a fazeres pesquisa no forum há imensas alternativas estuda o forum um pouco como diz por aqui alguem
abraço e dispõe
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Infelizmente não vou poder ir para o futaba 7...
Já tive de abrir os cordões à bolsa porque pensava que is sair mais barato. Subir a parada em quase 100€ é meramente impossível
De qualquer forma vou dar a olhada nos classificados
Cumps.
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Aguenta mais 1 ou 2 meses para juntares o dinheiro e compras esse radio, senão procura outra marca mais em conta.
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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voador
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pedro matos wrote ( View Post): ›
Aguenta mais 1 ou 2 meses para juntares o dinheiro e compras esse radio, senão procura outra marca mais em conta.
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Tem a ver com os 7 canais ?
Serão necessários para helis ?
Cumps.
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Teixeira Lopes
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pedro matos
BRIGADIER GENERAL
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Tendo em conta que já traz bateria, carregador, radio, mala e já vem montado é um bom negocio
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_________________ GOBLIN 380, GAUI X3 X5, ALIGN 450 PRO, BLADE 130X, PARKMASTER, ALIGN 600, PHANTOM 3, FUNCUB
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LUISX
Administrador
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voador
a maioria dos helis só precisa de 6 canais é verdade, só se precisa do canal 7 para usares um governador
mas se um dia comprares um heli a combustão já estas pendurado pois não tens canal para governador,... mais há quem use governador em helis electricos á parte, explicando melhor ... a maioria dos variadores já tem governador só que funcionam mal a não ser marcas de topo e são muito caros, por isso há muita gente que prefere usar um governador á parte e desta forma usa-se o canal 7
bom mas diferenças entre o 6 e o 7 há uma grande é a leitura e a facil intrepretação que precisas de fazer para as afinações e configurações do modelo, como curvas de pith e curvas de motor, gyro expo no futaba 7 tens um LCD que te permite fazer um leitura clara e intuitiva dos valores e menus ao contrario do futaba 6 que mais parece um relogio daqueles da timex antigos ou tipo maquina de calcular eu pessoalmente acho o futaba 6 excelente para avião mas para heli não posso dizer o mesmo tenho 3 Radios futaba 6 o futaba 7 e o futaba 8FG e conheço a facilidade com que se configura um modelo num radio e noutro,
bom mas é a minha opinião eu neste caso de tempos dificeis até preferia o spectrun 6 (tenho que dar a mão á palmatória desta vez )mas só desta vez ) por este ter uma disposição de menus muito melhor que o futaba 6 para configurar/afinar helis
quanto ao resto não me vou prenuciar
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_________________ Enjoy RCMpt
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SPJM
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Eu concordo que deves apostar mais num "bom" rádio do que num "bom" heli agora no inicio! Visto ser o primeiro heli o mais provável é que vá sofrer certos acidentes. O rádio já fica para o futuro e lá está 6 canais pode não ser suficiente! O heli podes sempre ir melhorando mais tarde, mas o rádio ou é o que tens ou é um novo!
Como já sugeriram, um clone do 450 para começar é mesmo uma boa aposta! E assim já ficas com uma margem maior para o rádio!
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Como estou a acabar a montagem de um clone do Trex450, aproveito este tópico para pedir uma ajuda:
Vou usar um gyro que também é uma réplica chinesa do GY401. Lembro-me de ter lido algures que, com gyro da direcção (rotor de cauda) não se deve fazer mistura do passo colectivo para a direcção. É verdade?
Quando actuo o canal 3 (Futaba) e o passo colectivo aumenta, deve haver um grande torque da fuselagem que justificam a necessidade da mistura. Será?
Desculpem a helignorância!
Help
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LUISX
Administrador
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Carlos Bastos bem vindo aos Helicopteros
Todas essas misturas já estão pré-defenidas no Radio o que precisa apenas de fazer é escolher o modelo no Radio de helicoptero, depois só temos algumas configurações que precisamos de ajustar
uma delas é o tipo de swashplate do helicoptero e neste caso o tipo de swashplate do T-Rex450 é HR3
para isto basta ir ao menu do radio escolher então este tipo de swashplate e toda essa mistura de que fala,.... aceleração e passo colectivo.... fica logo defenida apenas fica por ajustar os valores de alerons, elevador e pith que são de 50/50/50 se algum destes comandos estiver invertido basta inverter os valores por exemplo +50 ou -50
bom mas a seguir precisa de criar uma curva de motor e Pitch
quanto ao gyro (menu do Gyroscopio) nos Radios Futaba este deve ser defenido com HH (avcs) ou Normal,
neste menu do radio (GYRO) tem uns valores que são os valores para o ganho ou se preferir a sensibilidade deste
mas....tambem estão predefenidos com o valor de 50, bom mas a verdade é que hoje em dia qualquer gyro ronda o valor de ganho 30 deve partir deste valor então,
neste valor aparece uma letra antes ou A ou B se colocar a letra A fica o gyro com HH(AVCS) de estiver com a letra B antes do valor o gyro esta em modo Rate sem HH (heading hold ) para esta mudança de configuração do gyro (A ou B) basta ir para valores negativos ou positivos
tem alguns Sticky bem intressantes
http://aero.rcmpt.com/viewforum.php?f=68
no entanto se não for suficiente terei mto gosto em o ajudar pessoalmente basta me enviar PM
Cumps
Luisx
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_________________ Enjoy RCMpt
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Obrigado, Luís, por todas as dicas.
O Swash plate , CCMP 120º/HR3 já está OK.
A curva passo=f(motor) vai ficar linear, por agora.
Só falta o Gyro. Mas com toda a informação que me deu mais o tópico referido, espero pôr o modelo no ar (e passados uns nanosegundos, no chão!!!), dentro em breve.
A estória deste Trex450 é a seguinte: Tenho um jovem familiar que anda com aqueles helis de voar em casa, com muitos Led's e rotor principal com contra rotor.
Como vi neste Forum que havia coisas baratas no Hobbyking resolvi encomendar um e oferecer-lhe.
Quando o heli chegou fiquei maravilhado com toda aquela engenharia. E tudo por vinte e tal US$.
Tal como na estória do papá que compra um comboio Marklin para o filho e acaba por ser ele, o papá, a tomar posse do brinquedo, eu também resolvi ficar com o heli e mandar vir outro para o jovem familiar.
Estou a ter um gozo bestial, com toda a montagem e afinação. E não levo porrada por fazer serradura e pó da balsa!!!
Um abraço,
CB
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Nando
Administrador
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Atencao aos Futaba. O meu FF9 por defeito activa sempre a mistura do Passo + Deriva.
Acho que no radio esta no menu throtle-mix. (???)
Mas com estes gyros nao e preciso e tem de se desligar, senao o resultado e a cauda nao responder como era suposto.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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voador
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Boas caros amigos,
Venho cá fazer-vos mais uma pergunta,
Como me indicaram devia evoluir para um radio com mais canais como o 7C para se futuramente precisar os ter sem ter de comprar novo rádio.
Há uma coisa que futuramente sei que me vou introduzir, que é FPV.
Reparei que o 7C não é muito fácil para ligar algumas coisas pela porta trainer, o que me dizem do 9CAP ?
Pensei em adquirir um em 2ª mão, e mais tarde quando souber controlar melhor o aparelho e me aficcionar no FPV sei que vou acabar por ligar um DragonLink
Ouvi dizer que o 9CAP saía mais barato que o 7C por causa de funcionar nos 72MHz ao invés dos 2.4GHz.
Alguém me pode dizer as diferenças entre o 9CAP e o 7C ??
Cumprimentos,
voador
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Teixeira Lopes
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rookie
SECOND LIEUTENANT
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72 Mhz??????? Essa frequência não é legal no nosso país....e o 9C saí mais barato..provavelmente na boca de quem o quer despachar ..... e comparar o 9C com o 7C é, como se costuma dizer na minha terra, comparar o ** com as calças.
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E325
SENIOR MASTER SGT
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72MHz + 2.4GHz um de cada vez ou os 2 ao mesmo tempo , sinceramente gostava de ver os esquemas das ligações e as alterações para este sistema embora penso eu que os 72MHz são ilegais em pt mas seria interessante adaptar para os 35MHz. era bom não ter que trocar de módulos.
voador pode postar o link com a informação
eu tenho um 9c é um excelente radio e não troco pelo simples facto de que posso mudar os módulos de transmissão.
em relação as diferenças, a óbvia é que um é de 7 canais e o outro de 9, os menus não tem nada a ver um com o outro, o 7c tem um disply básico embora seja fácil de operar nos menus , o 9c aproxima-se mais dos atuais rádios computorizados de topo, tem mistura e opções para todos os gostos é fácil de operar e intuitivo, permite usar módulos de transmissão, muda-se de 35MHz para 2.4GHz em segundos . normal mente e uma das características que eu mais gosto no 9C é que o modulo que vem com o radio é sintetizado e PCM e pode-se escolher a frequência que se quer em segundos também.
em suma o 7c é um Fiat o 9c é um Mercedes a meu ver.
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_________________ Comps
E325
O que interessa é voar
(Mini titan E325se desintegrou -se) foi subsistido por T-res 450 Pro,HS65, SAX201 SAVOX SH-1357 + Futaba GY401 / Trex 500CF FbL, HS-5245 MG , Futaba 9257, XP-Lessbar Fbl System , Trex 250 SE SAVOX SH-0257, FF9. T-Rex 100s Super Combo- Y-UFO em construção
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voador
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E325 wrote ( View Post): ›
72MHz + 2.4GHz um de cada vez ou os 2 ao mesmo tempo , sinceramente gostava de ver os esquemas das ligações e as alterações para este sistema embora penso eu que os 72MHz são ilegais em pt mas seria interessante adaptar para os 35MHz. era bom não ter que trocar de módulos.
voador pode postar o link com a informação
eu tenho um 9c é um excelente radio e não troco pelo simples facto de que posso mudar os módulos de transmissão.
em relação as diferenças, a óbvia é que um é de 7 canais e o outro de 9, os menus não tem nada a ver um com o outro, o 7c tem um disply básico embora seja fácil de operar nos menus , o 9c aproxima-se mais dos atuais rádios computorizados de topo, tem mistura e opções para todos os gostos é fácil de operar e intuitivo, permite usar módulos de transmissão, muda-se de 35MHz para 2.4GHz em segundos . normal mente e uma das características que eu mais gosto no 9C é que o modulo que vem com o radio é sintetizado e PCM e pode-se escolher a frequência que se quer em segundos também.
em suma o 7c é um Fiat o 9c é um Mercedes a meu ver.
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Secalhar não me expliquei bem,
O meu objectivo não é voar em 72+2.4, pensei simplesmente em adquirir o Futaba 9 em vez do 7 pois pelo que li (claro além de ter o que já se sabe) é mais fácil ligar por ex um equipamento LRS ou estarei enganado?
Só falei nos 72mhz porque pensei que o 9 só funcionava nessa frequência.
Mas afinal vi que há várias versões (9C 9CAP 9CAF) se bem que ainda não percebi qual a diferença entre elas.
E já agora, onde encontro a lista das frequências permitidas cá e suas potências máximas?
Cumps,
voador
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E325
SENIOR MASTER SGT
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Boas as versões suponho que tem mais a ver com o software do radio , estar mais virado pra avião ou para heli ou os 2.
equipamento LRS ??? não estou a ver a que te referes,
as frequências e potencias estão no site da ANACOM, mas ha aqui no fórum um tópico sobre isso , em tempos foi muito discutido por causa dos 2.4 , vê os tópicos relacionados com o 2.4.
27MHz para os brinquedos
35Mhz aeromodelismo (suponho que 100mw )
40MHz carros e barcos
2.4 10mw
ha um companheiro aqui no forum o chispas que pode esclarecer te melhor do que eu
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_________________ Comps
E325
O que interessa é voar
(Mini titan E325se desintegrou -se) foi subsistido por T-res 450 Pro,HS65, SAX201 SAVOX SH-1357 + Futaba GY401 / Trex 500CF FbL, HS-5245 MG , Futaba 9257, XP-Lessbar Fbl System , Trex 250 SE SAVOX SH-0257, FF9. T-Rex 100s Super Combo- Y-UFO em construção
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