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ldomingos
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rookie
SECOND LIEUTENANT
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tenho baterias Hyperyon e Turnigy.
As Hyperion (25C) são excelentes mas as Turnigy (40C) não ficam atrás; atendendo ao preço para mim a escolha é óbvia.
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Brazao
MASTER SERGEANT
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as lipos....
Tenho uma rihno da HK e n tenho muita razao de queixa. ate ver. nao sei se vai durar muito mas... Para o preço... Fora isso uso Graupner ( Kokam) e apesar de serem caras sao boas.
mas independentemente da escolha e do preço o mais importante é o tratamento que lhes damos.
Apesar de nao ser consensual aqui ficam as minhas normas de utilizaçao. acho que estas sao as mais indicadas para quem faz um uso extremamente intensivo do material.
1- Balancear SEMPRE! sejam 2 3 4 5 15 elementos balancear sempre. No campo, em casa, com todas as cargas. Ha quem diga que balancear sempre é perder tempo... eu acho que é precisamente o contrário. é ganhar tempo de bateria.
2- Evitar ao máximo carregar acima de 1C. Se tiver que ser tem que ser mas só em último caso.
3- nunca mas nunca descarregar abaixo dos 3.6V, 3,7 V por celula. É um valor um pouco mais elevado que o habitual mas é preferivel por todas as razoes.
4- Caso nao utilize a lipo após 15 dias, colocá la em ibernação ( voltagem de armazenamento = 3,8V por celula)
5- Nao expor as baterias a temperaturas extremas ( nem muito frio nem calor)
Creio que se utilizar estas regras terá certamente bons resultados e muita horas de gozo do material e das baterias sejam elas muito caras ou muito baratas.
Se desrespeitar estas normas caras ou baratas mais dia menos dia dão o berro.
Abraço
Filipe Brazão
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ldomingos
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Viva,
Obrigado pelas vossas respostas, rookie e Brazao.
Tenho mais uma dúvida:
- As temperaturas de verão tipo 40º - 45º são perigosas para o armazenamento/manuseamento das baterias ?
Cmpts,
Domingos
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Brazao
MASTER SERGEANT
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Convem deixa las sempre à sombra. Problemático é a utilizaçao com essas temperaturas. O melhor que ha a fazer é mesmo refrigerar bem o local onde as baterias vao trabalhar no modelo. É essencial criar circulaçao de ar para queo ar quente tenha ppor onde sair. Se der uma espreitadela nos grandes modelos electricos de F3a ou acrobaticos ha de reparar que mais ou menos a meio todas as barrigas estao furadas precisamente para criar circulaçao de ar.
O ideal é existir uma area de saida 4 vezes superior à area de entrada de ar e sempre com a preocupaçao de criar corrente. é claro que por vezes é dificil ou impossivel respeitar a regra das areas mas convem sempre ter boas aberturas de entrada e de saida de ar. No caso do trainer se for uma adptaçao a modelo electrico pode criar uns colectores de ar de lado para etnrada de ar e furar de alguma forma a barriga para permitir a saida.
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