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Construção do BO 209 Monsun
 
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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 12-12-2007, 23:40   Post subject:   Back to top 

stupid


Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 17:36; edited 1 time in total

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
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Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 12-12-2007, 23:46   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Boas.

Cola de contacto para esferovite havia no AKI, cola para poliestireno, e em drogarias.
Esse spray da 3M, o 77, é mais prático e fácil de aplicar e também havia no AKI mas não o tenho visto à venda.
A balsa também pode ser colada à esferovite com cola de madeira, leva é mais, muito mais, tempo a secar e é preciso estar sobre pressão, dentro das peças cortadas por ex., com pesos ou pode empenar a asa.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Wed 12-12-2007, 23:47   Post subject:   Back to top 

Bem... lá complicamos a vida do rapaz...

Mas é pra isso que servimos!!!!! antes agora do que depois de usar epoxi... ia ficar bonto ia!!!

Abcs

_________________
Bons Vôos
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DeltaDirac

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 0:25   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

isto vai animado! Um gajo vai as compras de natal e qdo volta tem montes de posts pra ler Very HappyVery Happy

bom... eu nunca disse que ia colar a balsa a esferovite com epoxi... so vou colar as nervuras externas que sao 2. O resto uso cola de madeira e pelos vistos ate resulta bem pelo q disse o chispas!

A questao de eu ter perguntado pq é que as colas nao vinham ja juntas tb nao é assim tao absurdo... Se ha colas "unicas" porque raio ha colas "duplas"? Mas pelos vistos entao ja ha epoxi "unica" tb...

Vou medir a area alar do aviao e ja vos digo algo.

DD

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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 0:28   Post subject:   Back to top 

PAULO wrote (View Post): › Mas o Oliveira uma questão:
neste caso como é que a epoxi ficava calhau?
Chocalhava-se, dava-se uma martelada, ou era em contacto com o ar? Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing


Se calhar era mesmo à martelada! Laughing

_________________

CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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DeltaDirac

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 0:43   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Epah... voltei a medir no autocad e isto deu-me 26 dm^2 de area alar. Eu estou a considerar a área da asa que fica por baixo da fuselagem... se nao contabilizar dá-me 20, ja dentro do vosso valor. Será que não devo considerar essa area por baixo da fuselagem?

DD

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PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 0:54   Post subject:   Back to top 

Eu conto com tudo.
E já agora porque não colas a balsa a esf. com epoxi bastante diluida, eu fiz isso e não ficaram assim tão pesadas.

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DeltaDirac

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 0:56   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

com tudo da-me 26 dm^2 de area alar... Rolling Eyes

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PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 1:00   Post subject:   Back to top 

Então ta nice.
Agora não te estiques é com o peso das asas.
No teu caso não sei se não seria melhor optar pla construção de palitos, ficavas logo a ganhar plo menos 150/200grms.

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DeltaDirac

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 1:15   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Epah, mas pq tanta diferença entre o meu valor e o vosso? Crying or Very sad Alem disso 26 ate é baixo... o aviao vai pesar 2,3 Kg... Da uma carga alar mto elevada.

Os planos que temos não têm a especificaçao das nervuras internas, mas sim so as dos extremos. Teria de fazer 1001 contas para encontrar as medidas das internas, a partir das externas. Ao passo que se fizer com esferovite consigo cortar a asa certinha pq a superifice da asa varia linearmente entre as nervuras das extremidades... Basta-me contornar com o fio de corte as bordas das nervuras dos extremos.

DD

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PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 10:16   Post subject:   Back to top 

Isso não é problema, recorres á fotocopiadora, amplias e diminuis á medida.

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Gil

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 10:25   Post subject:   Back to top 

hehehehehe isto já parece os laboratorios da NASA, DD acaba lá isso e manda para o ar!!! se for necessario metes uns rockets para ajudar na subida e um paraquedas para ajudar na descida Smile é preciso é acreditar (i belive i can fly.....i belive i can touch the....), parabens pela construçaõ da maquina do "fiambra" Smile não temos fotos pq?? bora lá com isso.

Grande abraço

_________________
See ya!
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DeltaDirac

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 11:09   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Bons dias. Eu quando fiz a analogia com a maquina do fiambre nao foi pelo aspecto semelhante entre uma maquina de fiambre propriamente dita e o a maquina que eu fiz. Porque eu nao fiz maquina nenhuma. Eu limitei-me a pegar num transformador, ligar-lhe um fio com resistencia e nas pontas meter dois pauzitos para nao me queimar. Dps agarrei a esferovite à mesa com uns grampos e cortei e ficou fixe. A analogia com a maquina do fiambre foi mais pelas fatias finas e certinhas de esferovite que consegui cortar. Very HappyVery Happy Nao sei se se justifica fazer uma maquina de corte CNC pq nao sei se em proximos avioes faço as asas em esferovite ou apenas com nervuras... Nao sei... digam-me voces da vossa experiencia. Tb nao sei que avioes vá fazer no futuro... Tudo depende se este voar ou nao Very Happy

Um gajo nao tem tempo para nada... esta semana foi complicado fazer alguma coisa de jeito no bicho. Mas este fim de semaana recupero terreno e dps posto fotos de como vai a coisa. Depois de acabar as asas, so fica a faltar a canopy e o capot.

DD

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borges

Portugal
FIRST SERGEANT
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 11:14   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

DeltaDirac wrote (View Post): › Epah... voltei a medir no autocad e isto deu-me 26 dm^2 de area alar. Eu estou a considerar a área da asa que fica por baixo da fuselagem... se nao contabilizar dá-me 20, ja dentro do vosso valor. Será que não devo considerar essa area por baixo da fuselagem?

DD


Bom,
Realmente n sei o que se está a passar com as minhas medições... Rolling Eyes
Será que estou a pôr a evergadura certa (1200mm)? Com esta envergadura a área, a contar com a influêcia da fuselagem, continua a dar-me inferior a 20dm2 Rolling Eyes
Eu estou a utilizar o comando "area" no Autocad 2004.
Estou curioso para saber o que estamos a fazer de diferente...

_________________
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DeltaDirac

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 11:45   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

borges, eu uso o comando AREA tambem e dps pico os pontos em torno da asa de forma a cobrir toda a asa com esses pontos. No final carrego em ENTER e é retornado a area em units. Como eu uso uma relação de 1 mm = 1,3 units, o que faço é dividir as units da area por 1,3 e da-me em mm^2. Dps converto para dm^2 que no fundo é dividir por 10 000. E isso da-me 26 e qualquer coisa dm^2...

DD

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DeltaDirac

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 11:47   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Se calhar sou eu que estou a fazer algo mal no Autocad. Eu nao sou especialista naquilo, antes pelo contrario. So sei fazer areas (e mal, se calhar), perimetros, zoom e imprimir.... Smile

DD

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borges

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FIRST SERGEANT
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 15:57   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

DeltaDirac,

Se 1mm=1,3 unidades,
1mm2 = 1,3 x 1,3 unidades quadradas!

Se calhar tens que dividir esse valor mais uma vez por 1,3 para ficares com a área correcta.

Eu estou a utilizar o autocad na escala 1:1 e com unidades em mm...É mais simples para não dar erros de conversão...

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borges

Portugal
FIRST SERGEANT
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 16:11   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Se quiseres pôr o desenho na escala pretendida, faz o seguinte:

1. Calculo do factor de escala:
=Lf/Ld=1200/1592=0,7537
onde
Lf=envergadura final pretendida
Ld=envergadura que consta no desenho

2. Seleccionas o desenho todo, ou apenas as partes que pretendes, com o rato;

3. Escreves o comando "scale";

4. Clicas com o rato um ponto de refência em torno do qual o computador irá efectuar o redimensionamento;

5. Por último o computador irá pedir o facto de escala, é só escrever e carregar no ENTER.

Simples...

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DeltaDirac

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 16:13   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Shocked Shocked Sem comentários...

Tens toda a razão Paulo... fiz a conversão de milimetros para decimetros correctamente, mas nao fiz a conversao de units para milimetros bem. Tenho de dividir sim 2x e nao apenas 1x. Bom, dividindo entao 2x dá-me 'a volta de 20 dm^2. Portanto estamos todos de acordo, o valor ja bate certo com o vosso.... Embarassed Embarassed

Agora a questão é a carga alar. 2300/20 = 115g/dm^2.... Nao será um valor muito alto?

DD

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borges

Portugal
FIRST SERGEANT
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 16:16   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Se quiseres verificar de pois a nova envergadura, utiliza o comando "dist" e clica nos 2 pontos mais extremos da asa. O computador dá-te logo a distância entre esses dois pontos.

Acho que é mesmo importante certificares bem qual a área, pois se confirmares que são cerca de 20dm2, 2,3 kg poderá ser um pouquito demais... Rolling Eyes

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DeltaDirac

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 16:28   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Obrigado pelas dicas borges.

2,3 Kg é o peso que estimei, se for menos nao sera muito menos que isso... talvez uns 2,2 Kg no minimo...
Vai parecer um prego o avião... Levar so meio deposito poderá ser uma solução, de resto não estou a ver...

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DeltaDirac

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 16:30   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

PS: Nao sei onde abusei no peso... tudo o que uso é o essencial para o avião. Talvez devesse ter usado frames mais finas (2mm em vez de 3mm e 5mm)... tb nao abusei da cola... Nao entendo... Sad

Tenho de pesar noutra balança... Smile

DD

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borges

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 16:37   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

As espessuras das madeiras que estão no plano são optimizadas para uma estrutura com uma evergadura de 1590mm.

Usaste as mesmas espessuras que estão no desenho original?

_________________
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PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 17:00   Post subject:   Back to top 

Mas porque raio é que reduziste o plano.
Eu normalmente amplio.O 46 dava perfeitamente para 1.60m de envergadura e leva bem 3kg para o ar.
Se tivesses mantido as medidas originais agora estavas na boa, o peso com sertesa nao iria aumentar tanto e ja ficava dentro dos parametros.
Para a proxima já sabes, 1º ver a area alar, para ver até onde se pode ir, para evitar fazer avioes demasiado pesados.
Sempre a aprender.

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DeltaDirac

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Thu 13-12-2007, 17:10   Post subject:  Re: Construção do BO 209 Monsun Back to top 

Claro paulo, tens razao! Falta de experiencia! É o meu primeiro aviao construido de raiz!

Reduzi o plano mas mantive as espessuras sim...

Sempre a aprender Smile

DD

PS: Acho que se se mantiver nos 115 de carga alar, prefiro nunca o meter no ar! Prefiro te-lo inteiro pendurado no tecto mas virgem, do que ir voar com ele e dps apanhar os bocados para um saco...

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