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Subject:
:stupid:
Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 17:36; edited 1 time in total
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Boas.
Cola de contacto para esferovite havia no AKI, cola para poliestireno, e em drogarias. Esse spray da 3M, o 77, é mais prático e fácil de aplicar e também havia no AKI mas não o tenho visto à venda. A balsa também pode ser colada à esferovite com cola de madeira, leva é mais, muito mais, tempo a secar e é preciso estar sobre pressão, dentro das peças cortadas por ex., com pesos ou pode empenar a asa.
Subject:
Bem... lá complicamos a vida do rapaz...
Mas é pra isso que servimos!!!!! antes agora do que depois de usar epoxi... ia ficar bonto ia!!! Abcs
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
isto vai animado! Um gajo vai as compras de natal e qdo volta tem montes de posts pra ler :D:D
bom... eu nunca disse que ia colar a balsa a esferovite com epoxi... so vou colar as nervuras externas que sao 2. O resto uso cola de madeira e pelos vistos ate resulta bem pelo q disse o chispas! A questao de eu ter perguntado pq é que as colas nao vinham ja juntas tb nao é assim tao absurdo... Se ha colas "unicas" porque raio ha colas "duplas"? Mas pelos vistos entao ja ha epoxi "unica" tb... Vou medir a area alar do aviao e ja vos digo algo. DD
Subject:
Se calhar era mesmo à martelada! :lol:
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Epah... voltei a medir no autocad e isto deu-me 26 dm^2 de area alar. Eu estou a considerar a área da asa que fica por baixo da fuselagem... se nao contabilizar dá-me 20, ja dentro do vosso valor. Será que não devo considerar essa area por baixo da fuselagem?
DD
Subject:
Eu conto com tudo.
E já agora porque não colas a balsa a esf. com epoxi bastante diluida, eu fiz isso e não ficaram assim tão pesadas.
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
com tudo da-me 26 dm^2 de area alar... :roll:
Subject:
Então ta nice.
Agora não te estiques é com o peso das asas. No teu caso não sei se não seria melhor optar pla construção de palitos, ficavas logo a ganhar plo menos 150/200grms.
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Epah, mas pq tanta diferença entre o meu valor e o vosso? :cry: Alem disso 26 ate é baixo... o aviao vai pesar 2,3 Kg... Da uma carga alar mto elevada.
Os planos que temos não têm a especificaçao das nervuras internas, mas sim so as dos extremos. Teria de fazer 1001 contas para encontrar as medidas das internas, a partir das externas. Ao passo que se fizer com esferovite consigo cortar a asa certinha pq a superifice da asa varia linearmente entre as nervuras das extremidades... Basta-me contornar com o fio de corte as bordas das nervuras dos extremos. DD
Subject:
Isso não é problema, recorres á fotocopiadora, amplias e diminuis á medida.
Subject:
hehehehehe isto já parece os laboratorios da NASA, DD acaba lá isso e manda para o ar!!! se for necessario metes uns rockets para ajudar na subida e um paraquedas para ajudar na descida :) é preciso é acreditar (i belive i can fly.....i belive i can touch the....), parabens pela construçaõ da maquina do "fiambra" :) não temos fotos pq?? bora lá com isso.
Grande abraço
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Bons dias. Eu quando fiz a analogia com a maquina do fiambre nao foi pelo aspecto semelhante entre uma maquina de fiambre propriamente dita e o a maquina que eu fiz. Porque eu nao fiz maquina nenhuma. Eu limitei-me a pegar num transformador, ligar-lhe um fio com resistencia e nas pontas meter dois pauzitos para nao me queimar. Dps agarrei a esferovite à mesa com uns grampos e cortei e ficou fixe. A analogia com a maquina do fiambre foi mais pelas fatias finas e certinhas de esferovite que consegui cortar. :D:D Nao sei se se justifica fazer uma maquina de corte CNC pq nao sei se em proximos avioes faço as asas em esferovite ou apenas com nervuras... Nao sei... digam-me voces da vossa experiencia. Tb nao sei que avioes vá fazer no futuro... Tudo depende se este voar ou nao :D
Um gajo nao tem tempo para nada... esta semana foi complicado fazer alguma coisa de jeito no bicho. Mas este fim de semaana recupero terreno e dps posto fotos de como vai a coisa. Depois de acabar as asas, so fica a faltar a canopy e o capot. DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Bom, Realmente n sei o que se está a passar com as minhas medições... :roll: Será que estou a pôr a evergadura certa (1200mm)? Com esta envergadura a área, a contar com a influêcia da fuselagem, continua a dar-me inferior a 20dm2 :roll: Eu estou a utilizar o comando "area" no Autocad 2004. Estou curioso para saber o que estamos a fazer de diferente...
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
borges, eu uso o comando AREA tambem e dps pico os pontos em torno da asa de forma a cobrir toda a asa com esses pontos. No final carrego em ENTER e é retornado a area em units. Como eu uso uma relação de 1 mm = 1,3 units, o que faço é dividir as units da area por 1,3 e da-me em mm^2. Dps converto para dm^2 que no fundo é dividir por 10 000. E isso da-me 26 e qualquer coisa dm^2...
DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Se calhar sou eu que estou a fazer algo mal no Autocad. Eu nao sou especialista naquilo, antes pelo contrario. So sei fazer areas (e mal, se calhar), perimetros, zoom e imprimir.... :)
DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
DeltaDirac,
Se 1mm=1,3 unidades, 1mm2 = 1,3 x 1,3 unidades quadradas! Se calhar tens que dividir esse valor mais uma vez por 1,3 para ficares com a área correcta. Eu estou a utilizar o autocad na escala 1:1 e com unidades em mm...É mais simples para não dar erros de conversão...
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Se quiseres pôr o desenho na escala pretendida, faz o seguinte:
1. Calculo do factor de escala: =Lf/Ld=1200/1592=0,7537 onde Lf=envergadura final pretendida Ld=envergadura que consta no desenho 2. Seleccionas o desenho todo, ou apenas as partes que pretendes, com o rato; 3. Escreves o comando "scale"; 4. Clicas com o rato um ponto de refência em torno do qual o computador irá efectuar o redimensionamento; 5. Por último o computador irá pedir o facto de escala, é só escrever e carregar no ENTER. Simples...
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
:shock: :shock: Sem comentários...
Tens toda a razão Paulo... fiz a conversão de milimetros para decimetros correctamente, mas nao fiz a conversao de units para milimetros bem. Tenho de dividir sim 2x e nao apenas 1x. Bom, dividindo entao 2x dá-me 'a volta de 20 dm^2. Portanto estamos todos de acordo, o valor ja bate certo com o vosso.... :oops: :oops: Agora a questão é a carga alar. 2300/20 = 115g/dm^2.... Nao será um valor muito alto? DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Se quiseres verificar de pois a nova envergadura, utiliza o comando "dist" e clica nos 2 pontos mais extremos da asa. O computador dá-te logo a distância entre esses dois pontos.
Acho que é mesmo importante certificares bem qual a área, pois se confirmares que são cerca de 20dm2, 2,3 kg poderá ser um pouquito demais... :roll:
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Obrigado pelas dicas borges.
2,3 Kg é o peso que estimei, se for menos nao sera muito menos que isso... talvez uns 2,2 Kg no minimo... Vai parecer um prego o avião... Levar so meio deposito poderá ser uma solução, de resto não estou a ver...
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
PS: Nao sei onde abusei no peso... tudo o que uso é o essencial para o avião. Talvez devesse ter usado frames mais finas (2mm em vez de 3mm e 5mm)... tb nao abusei da cola... Nao entendo... :(
Tenho de pesar noutra balança... :) DD
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
As espessuras das madeiras que estão no plano são optimizadas para uma estrutura com uma evergadura de 1590mm.
Usaste as mesmas espessuras que estão no desenho original?
Subject:
Mas porque raio é que reduziste o plano.
Eu normalmente amplio.O 46 dava perfeitamente para 1.60m de envergadura e leva bem 3kg para o ar. Se tivesses mantido as medidas originais agora estavas na boa, o peso com sertesa nao iria aumentar tanto e ja ficava dentro dos parametros. Para a proxima já sabes, 1º ver a area alar, para ver até onde se pode ir, para evitar fazer avioes demasiado pesados. Sempre a aprender.
Subject: Re: Construção do BO 209 Monsun
Claro paulo, tens razao! Falta de experiencia! É o meu primeiro aviao construido de raiz!
Reduzi o plano mas mantive as espessuras sim... Sempre a aprender :) DD PS: Acho que se se mantiver nos 115 de carga alar, prefiro nunca o meter no ar! Prefiro te-lo inteiro pendurado no tecto mas virgem, do que ir voar com ele e dps apanhar os bocados para um saco... Page 5 of 7
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