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Nuno Santos
AIRMAN BASIC
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ola amigos,
Sou novo por estas bandas e tambem no aeromodelismo, estou a construir o meu primeiro avião (digo isto porque o falcon não é bem um avião a serio) um trainer de 1200mm de evergadura 22cm de largura de asa, o avião tem agora 275g (falta acabar a frente e o trem de aterragem) e estava a apontar para 750 depois de concluido com electronica e tudo.
A minha duvida é no tipo de electronica a utilizar estava a pensar num motor emax 2810 20A 1100kv um controlador de 30A e servos de 8,4g, tenho que poupar no peso,tenho duvidas em qual a bateria a usar para este motor ou para outro motor que me recomendarem.
PS- como é que se colocam imagens guardadas no pc. queria mandar algumas fotos
bons võos
Nuno santos
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major alvega
MAJOR GENERAL
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Caro nuno bem vindo ao forum e como começou agora tambem no aeromodelismo tenho que lhe fazer uma pequena coorecção. todos os aviões destinados ao voo são a sério, os únicos que não são a sério são as ilustrações e as maquetes estáticas. No aeromodelismo não éxistem aviões não sérios, são todos a sério independentemente do seu tamanho ou forma.
quanto ás imagens eu uso um servisor externo basta fazer para lá upload das imagem copiar e colocar aqui o endereço que eles fonecem e voilá elas aparecem aqui.
http://s24.photobucket.com
E já como é de Setúbal fica ja aqui o convite para visitar o clube de aeromodelismo de Setúbal http://casetubal.superihost.com/frame_main.htm
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Nuno Santos
AIRMAN BASIC
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aqui ficam as fotos...
è verdade Major alvega foi o falcom que me deu o bichinho do aeromodelismo e de querer um avião que fizese mais qualquer coisa, tambem tenho bastante pena de não poder ir ao cas indor no dia 24, fica para outra altura.
Bons võos
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Tem cuidado com as múltiplas partes do avião em termos de resistência. Mais vale ganhares umas gramitas com um pouco de fita fibrada ou algo que reforce a fuselagem e profundidade que alguma coisa vá á vida e voo ou na primeira aterragem
Digo isto porque me parece que isso é tudo em roofmate e pelo que eu me lembro, dessa espessura é muito frágil.
Bateria:
Uma Lipo 3S com ~2200mAh deve fazer a festa. O motor é que me parece estar á pele para 750gramas de peso total. Um 2816 ou 2814 ou algo do género, seja Himaxx seja Axi ou seja chinoca (HXT/Hextronic). Se ainda não compraste o motor, será preferível um desses com um kv semelhante ao teu himaxx.
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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Nuno Santos
AIRMAN BASIC
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a fuselagem tem reforços de carbono no interior tou com medo é do leme que esta só colado, quanto á prefundidade tem 8mm de espeçura, acho que não tem problema.
eu referi-me a este motor porque nas especificações estava para o peso ate 1,200kg eu ainda não comprei a electronica so tenho o comando e o receptor ambos de 4 canais.
será que podiam me mandar por pm onde posso ver as especificações dos motores Hextronic.
Nuno Santos
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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Nuno Santos wrote ( View Post): ›
eu referi-me a este motor porque nas especificações estava para o peso ate 1,200kg eu ainda não comprei a electronica so tenho o comando e o receptor ambos de 4 canais.
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O motor dar dá, mas deve ser naquela regra de o motor dar um impulso um pouco abaixo do peso final do motor. Algo que eu pessoalmente não gosto nada. Um motor um pouquito acrescenta meia duzia de gramas e dá duzia e meia de gramas de impulso a mais.
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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Quote: › vi
tou com medo é do leme que esta só colado, quanto á prefundidade tem 8mm de espeçura, acho que não tem problema.
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cuidado que a espessura de 8 mm se for em seferovite (ou roofmate) nao dá qualquer resistência....pelo menos ao impacto (e aqui podemos incluir os impactos normais de voo, nomeadamente movimentos bruscos na manche, rajadas de vento, etc.) Mesmo em curvas mais apertadas, e mesmo que não parta, certamente irá vergar bastante e perder eficiencia....
Muito cuidado porque se o estabilizador horizontal parte la em cima.....o resto tb parte...
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Nuno Santos
AIRMAN BASIC
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agora fiquei com medo,
quando for a setubal compro mais reforços para as asas, (ai o peso ).
agora esta complicado com as vendimas vou ter de parar o projecto, vou ver se compro a electronica e quando tiver um pouco mais de tempo levo o modelo para a pista do poceirão, para alguem com mais experiencia analizar os pontos fracos
acho que é o melhor a fazer do que estragar o modelo ou algo mais...
ja vi noutro topico as formulas para calcular a carga alar mas não consigo voltar a encontar sabem qual é o topico
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major alvega
MAJOR GENERAL
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Leva-o no domingo ao Indoor e damos uma vista de olhos nisso
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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Nuno Santos
AIRMAN BASIC
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major alvega wrote ( View Post): ›
Leva-o no domingo ao Indoor e damos uma vista de olhos nisso
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Não posso,
estou a trabalhar e os horarios são incompativeis.
UltraOhm wrote ( View Post): ›
Carga Alar g/dm2=Peso Tot. (g)/Area Alar (dm2)
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Expliquem-me isso melhor. a Carga Alar g/dm2 é igual ao peso total do avião (g)a dividir pela area alar(dm2) é isso
E a area alar segundo o que vi é a evergadura da asa x a largura (no caso de uma asa rectangular). estou certo
Desculpem tantas perguntas mas eu gosto de aprender e de tirar bem as minhas duvidas
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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Nuno Santos
AIRMAN BASIC
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UltraOhm wrote ( View Post): ›
Area Alar dm2= Envergadura mm*( Corda Centro mm+ Corda Ext mm)/2*0,0001
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UltraOhm que quer dizer corda centro + corda ext, a corda não é a largura da asa medida ao centro do perfil da mesma.
a minha asa tem 1200 mm por 220 mm ou seja 12dm por 2.2 dm que dá uma area de 26.4dm2.
o avião tem 700g o que dá uma carga alar de 26.4g/dm2.
eu so queria saber se a relação de carga lalar esta boa para um trainer...
obrigado
Nuno Santos
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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corda no centro e corda exterior é a corda na raiz e corda na ponta da asa...não precisa de usar isso nesta asa pois tem corda constante...de qualquer maneira,para usar a formula basta fazer:
corda na raiz:220
corda na ponta:220
env.:1200
área alar=1200*(220+220)/2*0,0001=26,4
depois na carga alar parece-me razoavel...embora esse peso me pareça excessivamente optimista...já estao incluidos pesos de baterias, servos, motor etc etc? isso mais parece um planador com essa carga alar! só para ter uma ideia, o avião que voo agora está com cerca de 60g/dm2 de carga alar....e mesmo assim, para aterrar é um filme pq se segura imenso mesmo a baixa velocidade...
esse aviao com essa carga alar parece-me que vai ser terrivelmente aborrecido para voar...
qual o comprimento da fuselagem?
edit:
ja fiz as contas a outro avião trainer que por ca tive e esse estava com 65! e voava muito bem!
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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Ora bem vou-te ensinar um "truque", repara na tabela:
Model Type Cubic Loading oz/cu.ft.
Sail & Park Flyer 4 to 7
Sport & Trainer 7 to 9
Pylon & Scale 9 to 13
Electric Ducted Fan 13 to 25
Agora com esta formula vamos achar o Cubic Loading oz/cu.ft.=(Peso Total gramas*0,0352736)/(Area Alar dm2*15,50003/144)^1,5
O resultado te dira que tipo de aeromodelo tens em maos, no teu caso temos peso total 700g e area alar 26,4 dm2 portanto teras de Cubic loading o valor: 5.15 oz/cu.ft. um autentico sail e parkflyer
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_________________ UltraOhm @2007
BlogPage: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/
Locais de Voo visto pelo Google Earth: http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/download.php?id=4146
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Pmagall
Fundador
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Pessoal,
Gostei da maneira simples mas também muito completa como explicaram a calcular a carga alar.
portanto, sabendo carga alar, peso do modelo (incluindo, servos+variador+pack), como calcular os Kv necessarios para tal peso??
talvez seja melhor eu criar um topico, não???
é que tenho esta duvida.. hiihhihihihihi
pronto já usurpei a thread!!
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_________________ RCMpt.com
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Nuno Santos
AIRMAN BASIC
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LordBrutus wrote ( View Post): ›
depois na carga alar parece-me razoavel...embora esse peso me pareça excessivamente optimista...já estao incluidos pesos de baterias, servos, motor etc etc? isso mais parece um planador com essa carga alar! só para ter uma ideia, o avião que voo agora está com cerca de 60g/dm2 de carga alar....e mesmo assim, para aterrar é um filme pq se segura imenso mesmo a baixa velocidade...
esse aviao com essa carga alar parece-me que vai ser terrivelmente aborrecido para voar...
qual o comprimento da fuselagem?
edit:
ja fiz as contas a outro avião trainer que por ca tive e esse estava com 65! e voava muito bem!
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eu achei estranho porque quando fiz o calculo da carga alar do falcon este modelo que estou a construir tinha uma carga alar mais baixa.
o peso do modelo é com tudo depois de completo se não me enganei nos calculos anda pelos 700g, o modelo como está nas fotografias tem 260g falta alguns acabamentos na frente mas só posso fazelos quando tiver o motor.
Dimensões do modelo
Asa
Evergadura--120cm
Corda--------22cm
Fuselagem--86cm
Profundidade
Evergadura---51cm
Corda----------16cm
Peso actual---265g
a ideia era construir um trainer que permitisse cometer erros e ter tempo de os corrigir fosse rapido a voar mas mas aterragens pousa-se
com pouca velocidade.
Pmagall wrote ( View Post): ›
Pessoal,
Gostei da maneira simples mas também muito completa como explicaram a calcular a carga alar.
portanto, sabendo carga alar, peso do modelo (incluindo, servos+variador+pack), como calcular os Kv necessarios para tal peso??
talvez seja melhor eu criar um topico, não???
é que tenho esta duvida.. hiihhihihihihi
pronto já usurpei a thread!!
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não usurpas-te nada isso era o que eu ia perguntar a segir...
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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pois... Kv eu pelo menos não associo directamente a uma carga alar/peso. Acho que é mais watts para X peso e depois conforme as caracteristicas de voo se escolhe o Kv. Kv alto para usar hélice pequeno e muita rotação, bom para aviões de corridas. Kv médio para um avião dito "normal". Kv baixo para usar um hélice de grandes dimensões mais tipico de aviões acrobáticos.
No entanto, isto é comparar os vários Kv de motores para uma dada bateria. Se aumentarmos a tensão da bateria, "aumentamos as rotações no motor" o que em caso extremo pode fazer com que um motor com kv baixo seja muito rotativo e use um hélice muito pequeno... É a altura em que começa os simuladores (motocalc, etc) e a consulta das sugestões dadas pelo fabricante do motor...
Confuso?? muito me divirto eu no motocalc....
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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virtual1
CHIEF MASTER SGT
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kING-PIN
O mal está nos motoqueiros e nos faiscassss!!!!!!
um grande abraço;
virtual1
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Nuno Santos
AIRMAN BASIC
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_King_Pin_ wrote ( View Post): ›
pois... Kv eu pelo menos não associo directamente a uma carga alar/peso. Acho que é mais watts para X peso e depois conforme as caracteristicas de voo se escolhe o Kv. Kv alto para usar hélice pequeno e muita rotação, bom para aviões de corridas. Kv médio para um avião dito "normal". Kv baixo para usar um hélice de grandes dimensões mais tipico de aviões acrobáticos.
No entanto, isto é comparar os vários Kv de motores para uma dada bateria. Se aumentarmos a tensão da bateria, "aumentamos as rotações no motor" o que em caso extremo pode fazer com que um motor com kv baixo seja muito rotativo e use um hélice muito pequeno... É a altura em que começa os simuladores (motocalc, etc) e a consulta das sugestões dadas pelo fabricante do motor...
Confuso?? muito me divirto eu no motocalc....
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A maioria dos fabricantes apresenta só o consumo em Amperes, existe alguma formula para saber atraves dos Amperes e da voltajem aplicada ao motor a potencia gerada em Watts
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jattamasso
CAPTAIN
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Multiplicas os Volts pelos Amperes e tens a Potência.....
Tu podes obter vários níveis de potência para os mesmos Amperes, basta usar baterias de maiores Voltagens. Eu gosto muito de fazer isto.
Abraço e fica bem
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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jattamasso
CAPTAIN
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Oliveira, os 1200mAh, é a quantidade de energia que o pack pode fornecer por unidade de tempo. Se tiveres um receptor a consumir 1.2A, a bateria tem capacidade para 1 hora. Se tiveres essa bateria ligada um aparelho, que te consuma 12 Amperes, a bateria ficará esgotada ao fim de 10 minutos.
No primeiro caso, desenvolveste uma potência de 4.8 X 1.2 = 5.76W
No segundo caso, desenvolveste uma potência de 4.8 X 12 = 57.6W
Percebes? Abraço e fica bem, que eu vou agora para o choupal, eheheh
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LordBrutus
AIRMAN FIRST CLASS
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eheheh
O jata parece o Guterres a fazer contas!:p com 12 amperes isso significaria que consumiria a bateria 10 vezes mais depressa....em vez de uma hora seriam 6minutos!
fora isso apenas um reparo...cuidado com essas contas porque a potencia cedida pelas baterias não é a mesma debitada pelo motor, por exemplo, se na entrada do motor estiverem 500w (potencia debitada pela bateria) provavelmente teremos uns 350W de potencia eficaz do motor!nao sei numeros exactos mas fica o alerta...quem perceber mais disto que eu por favor complemente...eu nao sei mais...
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