RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
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trainer de iniciação
 
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Nuno Santos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 16-09-2007, 22:47   Post subject:  trainer de iniciação Back to top 

ola amigos,

Sou novo por estas bandas e tambem no aeromodelismo, estou a construir o meu primeiro avião (digo isto porque o falcon não é bem um avião a serio) Embarassed um trainer de 1200mm de evergadura 22cm de largura de asa, o avião tem agora 275g (falta acabar a frente e o trem de aterragem) e estava a apontar para 750 depois de concluido com electronica e tudo.

A minha duvida é no tipo de electronica a utilizar estava a pensar num motor emax 2810 20A 1100kv um controlador de 30A e servos de 8,4g, tenho que poupar no peso,tenho duvidas em qual a bateria a usar para este motor ou para outro motor que me recomendarem.

PS- como é que se colocam imagens guardadas no pc. queria mandar algumas fotos Exclamation Exclamation


bons võos

Nuno santos

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major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Sun 16-09-2007, 23:23   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

Caro nuno bem vindo ao forum e como começou agora tambem no aeromodelismo tenho que lhe fazer uma pequena coorecção. todos os aviões destinados ao voo são a sério, os únicos que não são a sério são as ilustrações e as maquetes estáticas. No aeromodelismo não éxistem aviões não sérios, são todos a sério independentemente do seu tamanho ou forma.
quanto ás imagens eu uso um servisor externo basta fazer para lá upload das imagem copiar e colocar aqui o endereço que eles fonecem e voilá elas aparecem aqui.
http://s24.photobucket.com
E já como é de Setúbal fica ja aqui o convite para visitar o clube de aeromodelismo de Setúbal http://casetubal.superihost.com/frame_main.htm

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Nuno Santos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 16-09-2007, 23:53   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

aqui ficam as fotos...






è verdade Major alvega foi o falcom que me deu o bichinho do aeromodelismo e de querer um avião que fizese mais qualquer coisa, tambem tenho bastante pena de não poder ir ao cas indor no dia 24, fica para outra altura.

Bons võos

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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Mon 17-09-2007, 0:40   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

Tem cuidado com as múltiplas partes do avião em termos de resistência. Mais vale ganhares umas gramitas com um pouco de fita fibrada ou algo que reforce a fuselagem e profundidade que alguma coisa vá á vida e voo ou na primeira aterragem Wink
Digo isto porque me parece que isso é tudo em roofmate e pelo que eu me lembro, dessa espessura é muito frágil.

Bateria:
Uma Lipo 3S com ~2200mAh deve fazer a festa. O motor é que me parece estar á pele para 750gramas de peso total. Um 2816 ou 2814 ou algo do género, seja Himaxx seja Axi ou seja chinoca (HXT/Hextronic). Se ainda não compraste o motor, será preferível um desses com um kv semelhante ao teu himaxx.

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
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Nuno Santos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 18-09-2007, 12:29   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

a fuselagem tem reforços de carbono no interior tou com medo é do leme que esta só colado, quanto á prefundidade tem 8mm de espeçura, acho que não tem problema.

eu referi-me a este motor porque nas especificações estava para o peso ate 1,200kg eu ainda não comprei a electronica so tenho o comando e o receptor ambos de 4 canais.

será que podiam me mandar por pm onde posso ver as especificações dos motores Hextronic.



Nuno Santos

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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 19-09-2007, 10:33   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

Nuno Santos wrote (View Post): › eu referi-me a este motor porque nas especificações estava para o peso ate 1,200kg eu ainda não comprei a electronica so tenho o comando e o receptor ambos de 4 canais.


O motor dar dá, mas deve ser naquela regra de o motor dar um impulso um pouco abaixo do peso final do motor. Algo que eu pessoalmente não gosto nada. Um motor um pouquito acrescenta meia duzia de gramas e dá duzia e meia de gramas de impulso a mais.

_________________
No entender?shrug
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LordBrutus

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Wed 19-09-2007, 10:53   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

Quote: › vi tou com medo é do leme que esta só colado, quanto á prefundidade tem 8mm de espeçura, acho que não tem problema.


cuidado que a espessura de 8 mm se for em seferovite (ou roofmate) nao dá qualquer resistência....pelo menos ao impacto (e aqui podemos incluir os impactos normais de voo, nomeadamente movimentos bruscos na manche, rajadas de vento, etc.) Mesmo em curvas mais apertadas, e mesmo que não parta, certamente irá vergar bastante e perder eficiencia....

Muito cuidado porque se o estabilizador horizontal parte la em cima.....o resto tb parte... Wink

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Nuno Santos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 19-09-2007, 22:26   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

agora fiquei com medo,
quando for a setubal compro mais reforços para as asas, (ai o peso Embarassed ).

agora esta complicado com as vendimas vou ter de parar o projecto, vou ver se compro a electronica e quando tiver um pouco mais de tempo levo o modelo para a pista do poceirão, para alguem com mais experiencia analizar os pontos fracos Twisted Evil

acho que é o melhor a fazer do que estragar o modelo ou algo mais...

ja vi noutro topico as formulas para calcular a carga alar mas não consigo voltar a encontar sabem qual é o topico Question Exclamation Exclamation

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major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Wed 19-09-2007, 22:36   Post subject:   Back to top 

Leva-o no domingo ao Indoor e damos uma vista de olhos nisso

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UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 19-09-2007, 23:42   Post subject:   Back to top 

Carga Alar g/dm2=Peso Tot. (g)/Area Alar (dm2)

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UltraOhm @2007
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Nuno Santos

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Thu 20-09-2007, 7:42   Post subject:   Back to top 

major alvega wrote (View Post): › Leva-o no domingo ao Indoor e damos uma vista de olhos nisso


Não posso,

estou a trabalhar e os horarios são incompativeis. Sad

UltraOhm wrote (View Post): ›
Carga Alar g/dm2=Peso Tot. (g)/Area Alar (dm2)


Expliquem-me isso melhor. a Carga Alar g/dm2 é igual ao peso total do avião (g)a dividir pela area alar(dm2) é isso Exclamation Exclamation Exclamation

E a area alar segundo o que vi é a evergadura da asa x a largura (no caso de uma asa rectangular). estou certo Question

Desculpem tantas perguntas mas eu gosto de aprender e de tirar bem as minhas duvidas Embarassed

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UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
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PostPosted in this forum: Thu 20-09-2007, 10:36   Post subject:   Back to top 

Se nao tomarmos em conta a area do estabilizador horizontal o qual desprezamos para este calculo entao a area alar é de facto a area da supreficie da asa ou seja largura*comprimento
Area Alar dm2= Envergadura mm*(Corda Centro mm+Corda Ext mm)/2*0,0001

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UltraOhm @2007
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Nuno Santos

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Tue 25-09-2007, 7:39   Post subject:   Back to top 

UltraOhm wrote (View Post): ›
Area Alar dm2= Envergadura mm*(Corda Centro mm+Corda Ext mm)/2*0,0001


UltraOhm que quer dizer corda centro + corda ext, a corda não é a largura da asa medida ao centro do perfil da mesma.

a minha asa tem 1200 mm por 220 mm ou seja 12dm por 2.2 dm que dá uma area de 26.4dm2.
o avião tem 700g o que dá uma carga alar de 26.4g/dm2.
eu so queria saber se a relação de carga lalar esta boa para um trainer...

obrigado

Nuno Santos

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LordBrutus

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
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PostPosted in this forum: Tue 25-09-2007, 9:17   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

corda no centro e corda exterior é a corda na raiz e corda na ponta da asa...não precisa de usar isso nesta asa pois tem corda constante...de qualquer maneira,para usar a formula basta fazer:

corda na raiz:220
corda na ponta:220
env.:1200

área alar=1200*(220+220)/2*0,0001=26,4 Wink

depois na carga alar parece-me razoavel...embora esse peso me pareça excessivamente optimista...já estao incluidos pesos de baterias, servos, motor etc etc? isso mais parece um planador com essa carga alar! só para ter uma ideia, o avião que voo agora está com cerca de 60g/dm2 de carga alar....e mesmo assim, para aterrar é um filme pq se segura imenso mesmo a baixa velocidade...

esse aviao com essa carga alar parece-me que vai ser terrivelmente aborrecido para voar... Laughing Wink

qual o comprimento da fuselagem?


edit:
ja fiz as contas a outro avião trainer que por ca tive e esse estava com 65! e voava muito bem!Wink

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UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
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PostPosted in this forum: Tue 25-09-2007, 15:16   Post subject:   Back to top 

Ora bem vou-te ensinar um "truque", repara na tabela:

Model Type Cubic Loading oz/cu.ft.
Sail & Park Flyer 4 to 7
Sport & Trainer 7 to 9
Pylon & Scale 9 to 13
Electric Ducted Fan 13 to 25

Agora com esta formula vamos achar o Cubic Loading oz/cu.ft.=(Peso Total gramas*0,0352736)/(Area Alar dm2*15,50003/144)^1,5

O resultado te dira que tipo de aeromodelo tens em maos, no teu caso temos peso total 700g e area alar 26,4 dm2 portanto teras de Cubic loading o valor: 5.15 oz/cu.ft. um autentico sail e parkflyer
Wink

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UltraOhm @2007
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Pmagall

Portugal
Fundador
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PostPosted in this forum: Tue 25-09-2007, 18:25   Post subject:   Back to top 

Pessoal,

Gostei da maneira simples mas também muito completa como explicaram a calcular a carga alar.

portanto, sabendo carga alar, peso do modelo (incluindo, servos+variador+pack), como calcular os Kv necessarios para tal peso??
talvez seja melhor eu criar um topico, não???
é que tenho esta duvida.. hiihhihihihihi
pronto já usurpei a thread!! Very Happy Very Happy

_________________
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Nuno Santos

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Tue 25-09-2007, 21:32   Post subject:   Back to top 

LordBrutus wrote (View Post): › depois na carga alar parece-me razoavel...embora esse peso me pareça excessivamente optimista...já estao incluidos pesos de baterias, servos, motor etc etc? isso mais parece um planador com essa carga alar! só para ter uma ideia, o avião que voo agora está com cerca de 60g/dm2 de carga alar....e mesmo assim, para aterrar é um filme pq se segura imenso mesmo a baixa velocidade...

esse aviao com essa carga alar parece-me que vai ser terrivelmente aborrecido para voar... Laughing Wink

qual o comprimento da fuselagem?


edit:
ja fiz as contas a outro avião trainer que por ca tive e esse estava com 65! e voava muito bem!Wink


eu achei estranho porque quando fiz o calculo da carga alar do falcon este modelo que estou a construir tinha uma carga alar mais baixa.
o peso do modelo é com tudo depois de completo se não me enganei nos calculos anda pelos 700g, o modelo como está nas fotografias tem 260g falta alguns acabamentos na frente mas só posso fazelos quando tiver o motor.
Dimensões do modelo
Asa
Evergadura--120cm
Corda--------22cm
Fuselagem--86cm
Profundidade
Evergadura---51cm
Corda----------16cm
Peso actual---265g
a ideia era construir um trainer que permitisse cometer erros e ter tempo de os corrigir fosse rapido a voar mas mas aterragens pousa-se
com pouca velocidade. Embarassed
Pmagall wrote (View Post): › Pessoal,

Gostei da maneira simples mas também muito completa como explicaram a calcular a carga alar.

portanto, sabendo carga alar, peso do modelo (incluindo, servos+variador+pack), como calcular os Kv necessarios para tal peso??
talvez seja melhor eu criar um topico, não???
é que tenho esta duvida.. hiihhihihihihi
pronto já usurpei a thread!! Very Happy Very Happy


não usurpas-te nada isso era o que eu ia perguntar a segir... Laughing

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UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 26-09-2007, 23:34   Post subject:   Back to top 

Pmagall wrote (View Post): › Pessoal,
...portanto, sabendo carga alar, peso do modelo (incluindo, servos+variador+pack), como calcular os Kv necessarios para tal peso??
talvez seja melhor eu criar um topico, não???
é que tenho esta duvida.. hiihhihihihihi...


Se calhar é! e aproveita e explica la melhor a tua duvida... Wink

_________________
UltraOhm @2007
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_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Thu 27-09-2007, 0:28   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

pois... Kv eu pelo menos não associo directamente a uma carga alar/peso. Acho que é mais watts para X peso e depois conforme as caracteristicas de voo se escolhe o Kv. Kv alto para usar hélice pequeno e muita rotação, bom para aviões de corridas. Kv médio para um avião dito "normal". Kv baixo para usar um hélice de grandes dimensões mais tipico de aviões acrobáticos.
No entanto, isto é comparar os vários Kv de motores para uma dada bateria. Se aumentarmos a tensão da bateria, "aumentamos as rotações no motor" o que em caso extremo pode fazer com que um motor com kv baixo seja muito rotativo e use um hélice muito pequeno... É a altura em que começa os simuladores (motocalc, etc) e a consulta das sugestões dadas pelo fabricante do motor...
Confuso?? Very Happy muito me divirto eu no motocalc....

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
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virtual1

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Thu 27-09-2007, 0:37   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

kING-PIN
O mal está nos motoqueiros e nos faiscassss!!!!!! Boo hoo!



um grande abraço;


virtual1

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Nuno Santos

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 05-10-2007, 20:26   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

_King_Pin_ wrote (View Post): › pois... Kv eu pelo menos não associo directamente a uma carga alar/peso. Acho que é mais watts para X peso e depois conforme as caracteristicas de voo se escolhe o Kv. Kv alto para usar hélice pequeno e muita rotação, bom para aviões de corridas. Kv médio para um avião dito "normal". Kv baixo para usar um hélice de grandes dimensões mais tipico de aviões acrobáticos.
No entanto, isto é comparar os vários Kv de motores para uma dada bateria. Se aumentarmos a tensão da bateria, "aumentamos as rotações no motor" o que em caso extremo pode fazer com que um motor com kv baixo seja muito rotativo e use um hélice muito pequeno... É a altura em que começa os simuladores (motocalc, etc) e a consulta das sugestões dadas pelo fabricante do motor...
Confuso?? Very Happy muito me divirto eu no motocalc....


A maioria dos fabricantes apresenta só o consumo em Amperes, existe alguma formula para saber atraves dos Amperes e da voltajem aplicada ao motor a potencia gerada em Watts Question

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jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Sat 06-10-2007, 14:14   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

Multiplicas os Volts pelos Amperes e tens a Potência.....

Tu podes obter vários níveis de potência para os mesmos Amperes, basta usar baterias de maiores Voltagens. Eu gosto muito de fazer isto.
Abraço e fica bem

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oliveira cavs

Portugal European Union
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Sat 06-10-2007, 14:32   Post subject:   Back to top 

Não percebo nada disso, mas será que é assim no caso de um pack dos nosso aviões?

4.8v x 1.2Ah = 5.76watts

_________________
Voar....Voar....Voar.... Razz
Epá!! Shocked
Olha desapareceu!! Crying or Very sad
Laughing Laughing Laughing
Um abraço
Oliveira
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jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Sat 06-10-2007, 14:46   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

Oliveira, os 1200mAh, é a quantidade de energia que o pack pode fornecer por unidade de tempo. Se tiveres um receptor a consumir 1.2A, a bateria tem capacidade para 1 hora. Se tiveres essa bateria ligada um aparelho, que te consuma 12 Amperes, a bateria ficará esgotada ao fim de 10 minutos.

No primeiro caso, desenvolveste uma potência de 4.8 X 1.2 = 5.76W
No segundo caso, desenvolveste uma potência de 4.8 X 12 = 57.6W

Percebes? Abraço e fica bem, que eu vou agora para o choupal, eheheh

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LordBrutus

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Sat 06-10-2007, 16:53   Post subject:  Re: trainer de iniciação Back to top 

eheheh

O jata parece o Guterres a fazer contas!:p com 12 amperes isso significaria que consumiria a bateria 10 vezes mais depressa....em vez de uma hora seriam 6minutos! Dancing

fora isso apenas um reparo...cuidado com essas contas porque a potencia cedida pelas baterias não é a mesma debitada pelo motor, por exemplo, se na entrada do motor estiverem 500w (potencia debitada pela bateria) provavelmente teremos uns 350W de potencia eficaz do motor!nao sei numeros exactos mas fica o alerta...quem perceber mais disto que eu por favor complemente...eu nao sei mais... depress

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