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MFreitas
FIRST SERGEANT
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Alguem alguma vez viu um motor a pegar sem aplicar corrente electrica na vela ?
Pois, foi exatamente o que se passou no domingo a tarde no accv. por lapso alguem tentava por um motor OS 40LA a trabalhar nessa situação ( estando o motor frio ) e na realidade o motor pegou sem qualquer problema !!!!!
E esta heim ?
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_________________ To boldly go where no one has gone before...
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NeCa
SECOND LIEUTENANT
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oscarj
Fundador
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Será que a electricidade estática, teria "dado" uma ajudinha
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_________________ Carpe Diem
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MFreitas
FIRST SERGEANT
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_________________ To boldly go where no one has gone before...
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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prof, Motor gripado, ou alguma marosca no combustivel, será que em vez de nitro lhe meteram eter ou outro produto volátil e facilmente inflamável. Tentem novamente com um combustivel de compra se não analizem o engine por dentro.
e esta hemmmmm mauzinho
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Marechal wot
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arriva
MASTER SERGEANT
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Em 25 anos de aeromodelismo nunca vi tal coisa?!?!?
Mas desde que vi um cão a fazer sky, acredito em tudo
Arriva
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Avião velho
SENIOR AIRMAN
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Mfreitas não se admire de o motor pegar sem vela. Isso é normal. Não digam que eu sou maluco. Mas isso está farto de acontecer comigo, o motor pegar sem vela ligada. Eu uso combustivel sem nitro feito por mim. A razão é simples. Se o motor estiver muito tempo sem ser aberto e estando sujo na parte superior do piston e a caixa da vela também suja, isso pode acontecer especialmente se tiver estado a trabalhar ou com a vela ligada momentos antes. No verão o meu enya 40 e o meu actual "os" fazem quase sempre isso.
A sujidade mantém incandescente a zona da vela por algum tempo, mas não o filamento. É só isso.
Reparem que os motores de automóvel também fazem isso pelas mesmas razões.
Falem com mecânicos.
Avião Velho
http://sapp.telepac.pt/live-steam
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Avião velho
SENIOR AIRMAN
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Condeço
TECHNICAL SERGEANT
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a esse fenomeno, da-se o nome de autoignição, é provocada pelo excesso aquecimento na camara de combustão ou fricção. a autoignição também é resultado de excesso de gazes na camara de combustão que os obriga a explodir sem razão aparente. Os restos de carvão depositados na camara de combustão poderão esses mesmos ser um bom inicio ou start.
Um abraço.
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arriva
MASTER SERGEANT
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Então quer dizer que isto acontece quando o combustivel não é de boa qualidade e deixa residuos de carvão na camara de combustão?
Arriva
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Avião velho
SENIOR AIRMAN
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Não há combustível que não deixe residuos. Mais tarde ou mais cedo eles aparecem. Metanol do mais puro e óleo de rícinio do mais puro, deixam resídus. E quando o motor está nessas condições ainda bem, porque a ignição é mais fácil, e trabalha melhor a baixas velocidades.
Sempre ouvi dizer aos velhos aeromodelistas: nunca abra o motor sem que haja uma boa razão para o fazer. Deixe criar carvão á vontade. Nunca lhe tire as gomas que o piston e camisa ganham á sua volta, até porque o desgaste quase que parou nessa altura. A compressão fica mais pobre se o limparmos frequentemente nesta zona. Se não se tiver muito cuidado na limpeza, deixa-se lá areia. Até mesmo com o carburador que deve ser limpo de vez em quando, se não se tiver muito cuidado vai-se embora a vedação do seu cilindro. Por fora sim o motor deve ser limpo com producto que seja capaz de tirar as casmarras que o óleo deixa agarradas nas alhetas do cilindro e da cabeça. Estas casmarras dificultam o arrefecimento, mas por estranho que pareça, em certos tipos de motor, e em dias extremamente frios elas até fazer geito lá estar.
Água fervente é o ideal. Não fique admirado. Água fervente sim,"só por fora" com detergente e uma escova de alumínio. Se tiver cuidado a água não vai para o rolamento, mas se for também não vai haver problema, até porque de seguida o motor deve ser bem seco e lubrificado para que desapareçam todos os resíduos de água.
Avião Velho
http://sapp.telepac.pt/live-steam
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Condeço
TECHNICAL SERGEANT
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Arriva, todos os combustiveis, tem tendencias para criar, esses residuos. facto como o avião velho disse. muitas vezes sao um bem adquirido, relativa a taxa de compressão. mas por outro lugar tem também um mão desempenho relativo a aquecimentos em demasia. recomnda-se pois. para uma boa gestão do motor. fazer uma boa rodagem, em todos os patamares de acelaração. recomendo tb a utilização de oleos sintecticos. recomendo pois para que não exista a criação de residuos na camara de combustão. 72% de metanol Puro. 18% oleo sintectico. 10 % de nitro Puro. e aditivo anti espuma. esta e a base que eu acho mais correcta para metores a 2 tempos.
Quanto a lavagem, O avião velho sabe o que diz. não há nada melhor que agua, se tiver um vaporizador de agua, daqueles que se utiliza para fins domesticos, optimo. mas muita atenção. antes de o rodar devera lubrifica-lo sempre com o oleo da mistura.
Abraço
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arriva
MASTER SERGEANT
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Devo ter muita sorte, pois quando abro os meus motores, nunca vi residuos de carvão.
Será por utilizar uma mistura de 10% de oleo sintético AEROSAVE (Graupner) e 10% de oleo de ricino CENTRIFUGADO, este bastante mais caro que o oleo de ricino que se compra no mercado como por exemplo no JMVaz Pereira?
Arriva
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Condeço
TECHNICAL SERGEANT
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Se eu abrir qualquer um dos meus motores te garanto que também não tem residuos, porque a escolha de um combustivel, tem de ser definitiva. desde o primeiro deposito, até gripar .
abraço
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arriva
MASTER SERGEANT
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Durante muito tempo fiz o meu próprio combustivel selecionando todo tipo de óleos. Hoje com a introdução no mercado de combustiveis que além do referido oleo sintético+ricino metanol e nitrometano, têm na sua composição aditivos que permitem melhorar não só as suas perfomances como a capacidade de não fazer espuma, evitar o aparecimento de gomas, preservação do motor etc, há algum tempo que optei pela compra de combustivel de marca. Não cabe aqui fazer publicidade de qualquer tipo de marca, mas existem em Portugal algumas que deixarão qualquer aeromodelista satisfeitoo. O que eu não faço é comprar qualquer tipo de combustivel de manufactura caseira.
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Marechal wot
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