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ruben
STAFF SERGEANT
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ruicardoso wrote ( View Post): ›
...Com 4 servos destes, já ia 8 jogos de carretos, e sinceramente em muitas situações não encontrei uma explicação para a avaria dos mesmos. Não sei se isto já aconteceu com mais alguém, mas creio que sim. Uma solução que experimentei e resultou, foi substituir os carretos originais pelos do HS-81MG...
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Olá Rui,
Obrigado !
Essa ideia de substituir os carretos plásticos pelos do 81MG é óptima. Para a próxima é isso que eu vou fazer. Por acaso tenho vários aviões com os HS-81 e nunca tinha tido problemas...
Abraço
Smoother wrote ( View Post): ›
epá deixa-me dizer-te, não apenas por este post mas por todos os outros que tenho visto teus, é que tens umas mãozinhas...
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Olá Smoother,
Obrigado !
Gostava de ter mais disponibilidade para poder construir mais. É muito mais gratificante voares um modelo feito por ti. Desde que no final da construção ele consiga voar...
Abraço
Duarte wrote ( View Post): ›
...Em primeiro, excelente trabalho!
Quanto ao sistema de prender as asas, pq nao dois parafusos com respectiva porca-cega?
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Viva Duarte,
Obrigado !
Os parafusos com a porca cega, servem perfeitamente. O problema aqui é a asa ser em esferovite e a fuselagem ser em balsa e depron. A resistência obtida é sempre inferior à utilizada em aviões construídos tradicionalmente. Qualquer reforço que vá fazer, vai aumentar o peso do avião e se o encaixe não for bem feito, poderei ter problemas de geometria.
Se por outro lado colar a asa, esta passa a fazer parte da estrutura do avião, reforçando-a e consigo garantir uma correcta geometria.
Vou analizar esta questão com mais cuidado porque realmente é muito mais prático transportar o avião sem asas.
Vou também ver se encontro alguma documentação que indique os pontos de stress que a fuselagem e asa sofrem quando sujeitos a determinadas manobras. Se alguém tiver informação nesse sentido, agradeço.
Abraço,
Ruben
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virtual1
CHIEF MASTER SGT
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Boas;
Ruben eu quero dar os meus P A R A B E N S pela sua obra . FORÇA
um abraço; virtual1
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claudio6969
TECHNICAL SERGEANTCurrently banned
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sim senhora grande modelo tas la a construir isso !!!!!
olha se eu montasse 1 acredita k nem o motor ia girar lol xd so para piloto eu lol
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ruben
STAFF SERGEANT
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ruben
STAFF SERGEANT
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Instalando o motor
A instalação do motor correu melhor do que eu estava à espera. Como o motor fica bastante alto, esperava que ele raspasse no capot. Felizmente coube mesmo à justa.
Fiz o suporte do motor em contraplacado e de uma forma que é facílimo remover o motor. Afinal, este é o motor do meu Acromaster e a qualquer momento posso querer tirá-lo para ir fazer uns voos...
Só instalo um motor definitivo se depois de fazer um voo de teste, o avião for agradável de voar.
Com já disse, vou usar o motor KEDA KD 36-12L com Lipo 3s 2200mHa e hélice 12x6 APCE.
O thrust obtido é de cerca de 1700g, 342 watts.
Para um avião que espero ter menos de 1500g pronto a voar, não está mau. Vou ter q reforçar as asinhas !
Motor com suporte em alumínio e pronto para ser instalado
Capot cortado e suporte de contraplacado pronto para receber o motor
Com motor instalado. Peso: 910 gramas
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ruben
STAFF SERGEANT
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Instalando o motor
A instalação do motor correu melhor do que eu estava à espera. Como o motor fica bastante alto, esperava que ele raspasse no capot. Felizmente coube mesmo à justa.
Fiz o suporte do motor em contraplacado e de uma forma que é facílimo remover o motor. Afinal, este é o motor do meu Acromaster e a qualquer momento posso querer tirá-lo para ir fazer uns voos...
Só instalo um motor definitivo se depois de fazer um voo de teste, o avião for agradável de voar.
Com já disse, vou usar o motor KEDA KD 36-12L com Lipo 3s 2200mHa e hélice 12x6 APCE.
O thrust obtido é de cerca de 1700g, 342 watts.
Para um avião que espero ter menos de 1500g pronto a voar, não está mau. Vou ter q reforçar as asinhas !
Motor com suporte em alumínio e pronto para ser instalado
Capot cortado e suporte de contraplacado pronto para receber o motor
Com motor instalado. Peso: 910 gramas
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Rubem,
Em primeiro lugar parabéns, sempre a nos brindar com os artigos das suas fantásticas construções!!!
Já agora, mesmo que eu não escreva muito a mandar bitaites, não quer dizer que não esteja atento e interessado na evolução da coisa, como eu devem haver muitos, por isso Força!!! manda sempre coisas fixes dessas pra nós!!!
Eu agora resolvi escrever este post porque estava a olhar para o modelo assim já montadinho e pensei: Raios!!! Não é que é o modelo do Noddy!!!
Se pintares isso de amarelo e vermelho e colocar a o Noddy e a Teresa, corre o risco de ter montes de criançada malucos pelo teu modelo... Eu mesmo adorava fazer um modelo do noddy para a minha filha, acho melhor me despachar, ela já vai com e anos...
Abcs
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_________________ Bons Vôos
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ruben
STAFF SERGEANT
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ruben
STAFF SERGEANT
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Moraes wrote ( View Post): ›
...
Eu agora resolvi escrever este post porque estava a olhar para o modelo assim já montadinho e pensei: Raios!!! Não é que é o modelo do Noddy!!!
Se pintares isso de amarelo e vermelho e colocar a o Noddy e a Teresa, corre o risco de ter montes de criançada malucos pelo teu modelo...
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Ahahahahahaha !
Agora fizeste-me rir Moraes !
Já fui cheio de curiosidade procurar o avião do Noddy e não é que é mesmo parecido ?!?!?
Estou a ver que quando for para decidir que acabamento dar ao Miles, a tua sugestão vai ser das mais escolhidas !
Abraço e obrigado !
Ruben
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ruben
STAFF SERGEANT
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Electrónica toda a bordo para medir o centro de gravidade
Coloquei toda a electrónica no avião porque me pareceu estar com a cauda algo pesada.
Na frente temos o motor (lógico ), seguido do variador.
No outro compartimento entra a Lipo e a meio o receptor.
Com esta configuração, o C.G. parece estar no sítio certo e não há margem de manobra.
É provável que depois dos acabamentos, necessite de uma Lipo mais pesada...
Vou agora voltar-me para a asa. Já tomei a decisão e vou colá-la. O trabalho necessário para fazer uma asa removível levaria a um aumento de peso considerável, devido aos reforços que a estrutura da fuselagem necessitaria. Estamos a lidar com depron...
Com a asa colada, a estrutura ficará automáticamente reforçada e é trabalho para 5 minutos (epoxy !).
O inconveniente é andar com um avião de 1,40m no carro mas isso aguenta-se bem...
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borges
FIRST SERGEANT
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Simplesmente espectacular...
Tenho utilizado algumas dessas técnicas para dar forma a algumas partes dos meus aviões de balsa, mas nada a esse nível!
Vou seguir este Post com entusiasmo...
Continuação de um bom trabalho!
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_________________ http://www.hangar13.pt
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lsoares
AIRMAN BASIC
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Boas,
Realmente esta a ficar fantastico..
Ainda tenho mt para aprendar so agora e que começei com este hobbie, mas espero aprender mt.
Continuação e boa construção.
Cumpts
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ruben
STAFF SERGEANT
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Obrigado pelas palavras pessoal !
Hoje estive a escavacar uns imans para prender o capot do Miles e surgiu-me um problema:
- Os imans da frente do capot, ficam mesmo lado a lado com o motor (1 cm) e se eu os largar, são imediatamente atraídos para o motor.
Claro que depois eles irão ser colados mas o simples facto de serem atraídos para o motor, implica que estarão a criar um campo magnético anormal naquela zona (parece uma frase do Caminho das Estrelas... ).
Penso que isto poderá ter uma influência negativa no rendimento do motor, ou estarei errado
Já agora, poderá também ter algum tipo de influência no variador ou no receptor
Já usei este método de prender capots antes e nunca tive problemas mas também nunca tive os imans tão perto da electrónica.
Abraço,
Ruben
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UltraOhm
MASTER SERGEANT
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lsoares
AIRMAN BASIC
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Boas,
Premita-me a sugestão, em vez de iman uma especie de encaixe simples, tipo o da tampa da bateria dos tlm.. na ponta por cima do motor a tampa encaixa no esferovite, ao longo da caixa tem ranhuras ke encaixao em baixo e na parte de tras tem uma pequena mola embutida no avião ke quando a tampa pouzar e encostar a frante vai prender a mesma. Esta ideia foi tirada da tampa de um Motorola V177 ou algum desse estilo.
Espero que ajude a ter uma ideia luminosa.. Continuação de um bom trabalho.
Cumpts
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ruben
STAFF SERGEANT
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Obrigado UltraOhm. Vou então colocar os imans mais atrás na tampa, de forma a não influenciar o rendimento do motor.
Luis, obrigado também pela dica. No entanto, vou manter os imans por serem mais práticos.
Abraço,
Ruben
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lsoares
AIRMAN BASIC
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Ok,
Espero mais tarde poder ver a maquina em acção..
Cumpts
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Desculpem lá esta duvida (duvida de Zundapeiro fumarento como alguns nos apelidam) aí vai; o compartimento do motor não esta muito fechado?
O motor não tem de arejar? Ou o modelo ainda não esta acabado e sou eu que estou que estou a meter a carroça á frente?
abcs
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Duarte
SENIOR AIRMAN
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Boas...
Ruben, Estive a ler o post e lembrei que tinha visto um DH 88 Comet a venda AQUI
Será dest que tens o teu aviao de eleição?
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_________________ Cheers!
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ruben
STAFF SERGEANT
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PAULO wrote ( View Post): ›
...compartimento do motor não esta muito fechado?
O motor não tem de arejar? Ou o modelo ainda não esta acabado e sou eu que estou que estou a meter a carroça á frente?...
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Olá Paulo,
É muito importante que o motor seja refrigerado porque se aquecer muito, o seu rendimento e tempo de vida será bastante reduzido.
Efectivamente o compartimento do motor ainda está muito fechado.
Tem uma entrada de ar bastante grande na frente, mas faltam ainda as aberturas que vão permitir a passagem do ar não só pelo motor mas também pelas baterias, sendo depois a saída efectuada pela cabine do piloto da frente..
Essas partes ainda vão ser realizadas antes do Miles estar finalizado.
Obrigado e abraço,
Ruben
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ruben
STAFF SERGEANT
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Duarte wrote ( View Post): ›
Boas...
Ruben, Estive a ler o post e lembrei que tinha visto um DH 88 Comet a venda AQUI
Será dest que tens o teu aviao de eleição?
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Eina eina !!!
Era mesmo um bichinho destes que eu queria !
Pena o alemão não o querer enviar por correio...
Lá vou eu ter que um dia destes construir o meu próprio DH88 !
Pelo menos o plano, já o tenho.
Aquelas asinhas é que me dão cabo da cabeça mas penso que se o fizer muuuuito levezinho, não deverá haver grande problema. Está na lista dos próximos projectos.
Obrigado Duarte !
Abraço,
Ruben
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ruben
STAFF SERGEANT
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Colocação de vários componentes
Esta última semana estive a colocar definitivamente os últimos componentes do avião.
Os servos HS-55 dos aillerons, foram colados com cola quente nos buracos abertos na esferovite da asa. Os respectivos fios foram passados por um canal aberto na asa.
O trem de aterragem, foi colado com epoxy à esferovite. Espero que a barra de pinho que lhes coloquei o torne resistente às aterragens mais duras.
As asas foram coladas com epoxy à estrutura da fuselagem e essa ligação, foi reforçada com dois tubos de carbono.
Finalmente, o fundo da fuselagem foi tapado com depron de 6mm.
Servos dos aillerons já colados
Trem de aterragem pronto a colar
Colagem da asa e colocação do reforço
Colagem do fundo da fuselagem
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ruben
STAFF SERGEANT
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Colocação dos imans para prender o capot
Para prender o capot do Miles, coloquei quatro imans: dois na parte de trás do capot e outros dois a 2/3 da frente do avião. Estes dois últimos, foram colocados a 2/3 da frente para não terem influência no rendimento do motor, tal como o pessoal já tinha aconselhado.
Os imans foram colados inicialmente com cola quente e reforcei depois a colagem com ciano e balsa.
O capot parece estar muito bem preso. Espero que aguente !
Colagem dos imans
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ruben
STAFF SERGEANT
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Pronto para o voo inaugural
Hoje estive a verificar se o CG (Centro de Gravidade) está no sítio certo, se todos os links estão bem apertados, a hélice bem presa, etc etc.
Tenho o CG ligeiramente puxado à frente. Depois do voo inaugural, verei se são necessários ajustes.
Num pequeno teste que fiz no hall de entrada ele já rolou direitinho. Parece-me contudo que devido à posição do trem, em pista de relva, ele poderá ter tendência para afocinhar. Logo se verá... Penso que nestes casos, é costume fazê-lo rolar com a profundidade ligeiramente puxada para lhe manter a cauda no chão.
Neste momento, pronto a voar e com uma Lipo 3s 2200mHa a bordo, pesa exactamente 1320g.
Caso o CG esteja demasiado à frente, trocarei a lipo por uma mais leve, 3s 1700mHa.
Se o tempo o permitir, deverei fazer o voo inaugural no próximo fim-de-semana.
Se tudo correr bem e se as características de voo forem boas, passarei depois à fase dos acabamentos. Neste momento o avião está em bruto, mas com tudo o que necessita para voar.
Os acabamentos irão acrescentar peso, mas mediante as características de voo, logo verei até quanto poderei ir.
Na 2ª feira espero colocar aqui um report e espero que seja positivo !
Se não voar, já tenho ali uma caixa com um kit de um Gloster Gladiator de 1 metro de envergadura, à espera para ser aberta !
De qualquer maneira, obrigado pela força pessoal !
Já agora, fica aqui o report do Motocalc para o Miles, com um motor semelhante e peso de 1610g:
MotOpinion - Untitled
Sea Level, 29,92inHg, 59°F
Motor: Dualsky XM4240CA-12; 850rpm/V; 1,26A no-load; 0,042 Ohms.
Battery: FlightPower 2100; 3 series x 3 parallel cells; 2100mAh @ 3,7V; 0,0101 Ohms/cell.
Speed Control: Generic Brushless ESC; 0,006 Ohms; High rate.
Drive System: APC 12x8 Electric; 12x6 (Pconst=1,08; Tconst=1) direct drive.
Airframe: Miles Magister; 434sq.in; 56,8oz; 18,9oz/sq.ft; Cd=0,054; Cl=0,54; Clopt=0,73; Clmax=1,24.
Stats: 86 W/lb in; 66 W/lb out; 20mph stall; 26mph opt @ 74% (86:42, 87°F); 30mph level @ 84% (72:46, 91°F); 991ft/min @ 25,5°; -209ft/min @ -5,2°.
Power System Notes:
The full-throttle motor current at the best lift-to-drag ratio airspeed (21,1A) falls between the motor's maximum efficiency current (16,5A) and its current at theoretical maximum output (109A), thus making effective use of the motor.
Possible Aerodynamic Problems:
The static pitch speed (44mph) is less than 2,5 times the stall speed (20mph), which may result in reduced performance at typical flying speeds and a low maximum speed. This situation is usually acceptable for an electric sailplane or other slow-flying model.
Pitch speed can be increased by using a higher pitched and/or smaller diameter propeller, a higher cell count, or some combination of these methods.
Aerodynamic Notes:
With a wing loading of 18,9oz/sq.ft, a model of this size will have flying characteristics suited to the intermediate pilot, for use in calm to moderate wind conditions.
The static thrust (53,6oz) to weight (56,8oz) ratio is 0,94:1, which will result in very short take-off runs, no difficulty taking off from grass surfaces (assuming sufficiently large wheels), and steep climb-outs.
At the best lift-to-drag ratio airspeed, the excess-thrust (23,2oz) to weight (56,8oz) ratio is 0,41:1, which will give steep climbs and excellent acceleration. This model should be able to do consecutive loops, and has sufficient in-flight thrust for almost any aerobatic maneuver.
Abraço,
Ruben
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Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Grande Nivel, força ai e não esquecer definitivamento o report.
Abraço
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_________________ See ya!
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