RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 40 users online ::
0 Registered,
40 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Construindo um Miles Magister de 1.40m
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 28-06-2007, 11:08   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

ruicardoso wrote (View Post): › ...Com 4 servos destes, já ia 8 jogos de carretos, e sinceramente em muitas situações não encontrei uma explicação para a avaria dos mesmos. Não sei se isto já aconteceu com mais alguém, mas creio que sim. Uma solução que experimentei e resultou, foi substituir os carretos originais pelos do HS-81MG...


Olá Rui,

Obrigado !
Essa ideia de substituir os carretos plásticos pelos do 81MG é óptima. Para a próxima é isso que eu vou fazer. Por acaso tenho vários aviões com os HS-81 e nunca tinha tido problemas...

Abraço


Smoother wrote (View Post): › epá deixa-me dizer-te, não apenas por este post mas por todos os outros que tenho visto teus, é que tens umas mãozinhas...


Olá Smoother,

Obrigado !
Gostava de ter mais disponibilidade para poder construir mais. É muito mais gratificante voares um modelo feito por ti. Desde que no final da construção ele consiga voar... Laughing

Abraço


Duarte wrote (View Post): › ...Em primeiro, excelente trabalho!
Quanto ao sistema de prender as asas, pq nao dois parafusos com respectiva porca-cega?


Viva Duarte,

Obrigado !
Os parafusos com a porca cega, servem perfeitamente. O problema aqui é a asa ser em esferovite e a fuselagem ser em balsa e depron. A resistência obtida é sempre inferior à utilizada em aviões construídos tradicionalmente. Qualquer reforço que vá fazer, vai aumentar o peso do avião e se o encaixe não for bem feito, poderei ter problemas de geometria.
Se por outro lado colar a asa, esta passa a fazer parte da estrutura do avião, reforçando-a e consigo garantir uma correcta geometria.

Vou analizar esta questão com mais cuidado porque realmente é muito mais prático transportar o avião sem asas.

Vou também ver se encontro alguma documentação que indique os pontos de stress que a fuselagem e asa sofrem quando sujeitos a determinadas manobras. Se alguém tiver informação nesse sentido, agradeço.

Abraço,
Ruben

Download Post   
virtual1

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Thu 28-06-2007, 11:19   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Boas;

Ruben eu quero dar os meus P A R A B E N S pela sua obra . FORÇA








um abraço; virtual1

Download Post   
claudio6969

Portugal European Union
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Thu 28-06-2007, 11:19   Post subject:   Back to top 

sim senhora grande modelo tas la a construir isso !!!!!
olha se eu montasse 1 acredita k nem o motor ia girar lol xd so para piloto eu lol

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 01-07-2007, 22:36   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Construção do nariz do avião

Na semana passada dediquei-me ao nariz do avião.
Decidi fazê-lo usando roofmate que fui cortando e lixando até estar próximo do resultado final.
O roofmate é bastante leve e fácilmente esculpido mas marca-se fácilmente ao lixar. Mesmo com muito cuidado, no fim é inevitável ter que disfarçar as marcas com massa.
Para simular o capot do Miles usei apenas cartão que será depois colado sobre o depron. Simples, prático e leve.

Esculpindo o capot até à forma quase final








Fazendo o capot do Miles em cartão






Vou agora começar a pensar no método que usarei para prender o motor. O Miles tem o motor bastante alto dentro da fuselagem o que me irá causar alguns problemas pois o motor Keda é um outrrunner e é algo largo. Acho que vou ter que escavacar o interior do capot... Shocked

Abraço,
Ruben

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 11-07-2007, 0:00   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Instalando o motor

A instalação do motor correu melhor do que eu estava à espera. Como o motor fica bastante alto, esperava que ele raspasse no capot. Felizmente coube mesmo à justa.
Fiz o suporte do motor em contraplacado e de uma forma que é facílimo remover o motor. Afinal, este é o motor do meu Acromaster e a qualquer momento posso querer tirá-lo para ir fazer uns voos... Wink
Só instalo um motor definitivo se depois de fazer um voo de teste, o avião for agradável de voar.

Com já disse, vou usar o motor KEDA KD 36-12L com Lipo 3s 2200mHa e hélice 12x6 APCE.
O thrust obtido é de cerca de 1700g, 342 watts.
Para um avião que espero ter menos de 1500g pronto a voar, não está mau. Vou ter q reforçar as asinhas ! Laughing

Motor com suporte em alumínio e pronto para ser instalado


Capot cortado e suporte de contraplacado pronto para receber o motor





Com motor instalado. Peso: 910 gramas

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 11-07-2007, 0:01   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Instalando o motor

A instalação do motor correu melhor do que eu estava à espera. Como o motor fica bastante alto, esperava que ele raspasse no capot. Felizmente coube mesmo à justa.
Fiz o suporte do motor em contraplacado e de uma forma que é facílimo remover o motor. Afinal, este é o motor do meu Acromaster e a qualquer momento posso querer tirá-lo para ir fazer uns voos... Wink
Só instalo um motor definitivo se depois de fazer um voo de teste, o avião for agradável de voar.

Com já disse, vou usar o motor KEDA KD 36-12L com Lipo 3s 2200mHa e hélice 12x6 APCE.
O thrust obtido é de cerca de 1700g, 342 watts.
Para um avião que espero ter menos de 1500g pronto a voar, não está mau. Vou ter q reforçar as asinhas ! Laughing

Motor com suporte em alumínio e pronto para ser instalado


Capot cortado e suporte de contraplacado pronto para receber o motor





Com motor instalado. Peso: 910 gramas

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Wed 11-07-2007, 0:08   Post subject:   Back to top 

Rubem,

Em primeiro lugar parabéns, sempre a nos brindar com os artigos das suas fantásticas construções!!!

Já agora, mesmo que eu não escreva muito a mandar bitaites, não quer dizer que não esteja atento e interessado na evolução da coisa, como eu devem haver muitos, por isso Força!!! manda sempre coisas fixes dessas pra nós!!!

Eu agora resolvi escrever este post porque estava a olhar para o modelo assim já montadinho e pensei: Raios!!! Não é que é o modelo do Noddy!!!

Se pintares isso de amarelo e vermelho e colocar a o Noddy e a Teresa, corre o risco de ter montes de criançada malucos pelo teu modelo... Eu mesmo adorava fazer um modelo do noddy para a minha filha, acho melhor me despachar, ela já vai com e anos...


Abcs

_________________
Bons Vôos
Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 11-07-2007, 0:12   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Aplicando o capot em cartão

O capot em cartão foi aplicado usando UHU Por.
Depois, o nariz do avião foi lixado usando lixa fina, até que a união entre o roofmate e o cartão quase não se notasse.
Depois de cobrir o avião, penso que fará o efeito pretendido.








Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 11-07-2007, 0:22   Post subject:   Back to top 

Moraes wrote (View Post): › ...
Eu agora resolvi escrever este post porque estava a olhar para o modelo assim já montadinho e pensei: Raios!!! Não é que é o modelo do Noddy!!!

Se pintares isso de amarelo e vermelho e colocar a o Noddy e a Teresa, corre o risco de ter montes de criançada malucos pelo teu modelo...


Ahahahahahaha ! Laughing Laughing
Agora fizeste-me rir Moraes !

Já fui cheio de curiosidade procurar o avião do Noddy e não é que é mesmo parecido ?!?!?



Estou a ver que quando for para decidir que acabamento dar ao Miles, a tua sugestão vai ser das mais escolhidas ! Laughing

Abraço e obrigado !
Ruben

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 11-07-2007, 0:30   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Electrónica toda a bordo para medir o centro de gravidade

Coloquei toda a electrónica no avião porque me pareceu estar com a cauda algo pesada.
Na frente temos o motor (lógico Smile ), seguido do variador.
No outro compartimento entra a Lipo e a meio o receptor.

Com esta configuração, o C.G. parece estar no sítio certo e não há margem de manobra.
É provável que depois dos acabamentos, necessite de uma Lipo mais pesada... Sad

Vou agora voltar-me para a asa. Já tomei a decisão e vou colá-la. O trabalho necessário para fazer uma asa removível levaria a um aumento de peso considerável, devido aos reforços que a estrutura da fuselagem necessitaria. Estamos a lidar com depron...
Com a asa colada, a estrutura ficará automáticamente reforçada e é trabalho para 5 minutos (epoxy !).
O inconveniente é andar com um avião de 1,40m no carro mas isso aguenta-se bem...



Download Post   
borges

Portugal
FIRST SERGEANT
FIRST SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 11-07-2007, 10:52   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Simplesmente espectacular... Aplausos

Tenho utilizado algumas dessas técnicas para dar forma a algumas partes dos meus aviões de balsa, mas nada a esse nível!

Vou seguir este Post com entusiasmo...

Continuação de um bom trabalho!

_________________
http://www.hangar13.pt
Download Post   
lsoares

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Wed 11-07-2007, 12:17   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Boas,
Realmente esta a ficar fantastico..
Ainda tenho mt para aprendar so agora e que começei com este hobbie, mas espero aprender mt.
Continuação e boa construção.

Cumpts

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 12-07-2007, 0:05   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Obrigado pelas palavras pessoal !


Hoje estive a escavacar uns imans para prender o capot do Miles e surgiu-me um problema:
- Os imans da frente do capot, ficam mesmo lado a lado com o motor (1 cm) e se eu os largar, são imediatamente atraídos para o motor.
Claro que depois eles irão ser colados mas o simples facto de serem atraídos para o motor, implica que estarão a criar um campo magnético anormal naquela zona (parece uma frase do Caminho das Estrelas... Laughing ).

Penso que isto poderá ter uma influência negativa no rendimento do motor, ou estarei errado Question
Já agora, poderá também ter algum tipo de influência no variador ou no receptor Question

Já usei este método de prender capots antes e nunca tive problemas mas também nunca tive os imans tão perto da electrónica.

Abraço,
Ruben

Download Post   
UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 12-07-2007, 9:36   Post subject:   Back to top 

Na zona onde os imans estao colocados ao pe do motor o rotor ira fazer mais força contra-electromotriz e por conseguinte aumentar o consumo, ou seja o motor deixa de ter as especificaçoes originais.

_________________
UltraOhm @2007
BlogPage: http://ultraohm.blogs.sapo.pt/
Locais de Voo visto pelo Google Earth: http://www.rcmporto.rchomepage.com/forum/download.php?id=4146
Download Post   
lsoares

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Thu 12-07-2007, 9:54   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Boas,

Premita-me a sugestão, em vez de iman uma especie de encaixe simples, tipo o da tampa da bateria dos tlm.. na ponta por cima do motor a tampa encaixa no esferovite, ao longo da caixa tem ranhuras ke encaixao em baixo e na parte de tras tem uma pequena mola embutida no avião ke quando a tampa pouzar e encostar a frante vai prender a mesma. Esta ideia foi tirada da tampa de um Motorola V177 ou algum desse estilo.

Espero que ajude a ter uma ideia luminosa.. Continuação de um bom trabalho.

Cumpts

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 12-07-2007, 22:53   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Obrigado UltraOhm. Vou então colocar os imans mais atrás na tampa, de forma a não influenciar o rendimento do motor.

Luis, obrigado também pela dica. No entanto, vou manter os imans por serem mais práticos.

Abraço,
Ruben

Download Post   
lsoares

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 13-07-2007, 10:17   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Ok,

Espero mais tarde poder ver a maquina em acção..

Cumpts

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Fri 13-07-2007, 10:21   Post subject:   Back to top 

Desculpem lá esta duvida (duvida de Zundapeiro fumarento como alguns nos apelidam) aí vai; o compartimento do motor não esta muito fechado?
O motor não tem de arejar? Ou o modelo ainda não esta acabado e sou eu que estou que estou a meter a carroça á frente?


abcs

Download Post   
Duarte

Portugal
SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Tue 17-07-2007, 1:40   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Boas...

Ruben, Estive a ler o post e lembrei que tinha visto um DH 88 Comet a venda AQUI

Será dest que tens o teu aviao de eleição?

_________________
Cheers! Cool
Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 18-07-2007, 21:54   Post subject:   Back to top 

PAULO wrote (View Post): › ...compartimento do motor não esta muito fechado?
O motor não tem de arejar? Ou o modelo ainda não esta acabado e sou eu que estou que estou a meter a carroça á frente?...


Olá Paulo,

É muito importante que o motor seja refrigerado porque se aquecer muito, o seu rendimento e tempo de vida será bastante reduzido.

Efectivamente o compartimento do motor ainda está muito fechado.
Tem uma entrada de ar bastante grande na frente, mas faltam ainda as aberturas que vão permitir a passagem do ar não só pelo motor mas também pelas baterias, sendo depois a saída efectuada pela cabine do piloto da frente..
Essas partes ainda vão ser realizadas antes do Miles estar finalizado.

Obrigado e abraço,
Ruben

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 18-07-2007, 22:00   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Duarte wrote (View Post): › Boas...

Ruben, Estive a ler o post e lembrei que tinha visto um DH 88 Comet a venda AQUI

Será dest que tens o teu aviao de eleição?


Eina eina !!! Very Happy Very Happy
Era mesmo um bichinho destes que eu queria !
Pena o alemão não o querer enviar por correio... Crying or Very sad

Lá vou eu ter que um dia destes construir o meu próprio DH88 ! Wink
Pelo menos o plano, já o tenho.
Aquelas asinhas é que me dão cabo da cabeça mas penso que se o fizer muuuuito levezinho, não deverá haver grande problema. Está na lista dos próximos projectos.

Obrigado Duarte !

Abraço,
Ruben

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 27-07-2007, 0:23   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Colocação de vários componentes

Esta última semana estive a colocar definitivamente os últimos componentes do avião.
Os servos HS-55 dos aillerons, foram colados com cola quente nos buracos abertos na esferovite da asa. Os respectivos fios foram passados por um canal aberto na asa.
O trem de aterragem, foi colado com epoxy à esferovite. Espero que a barra de pinho que lhes coloquei o torne resistente às aterragens mais duras.
As asas foram coladas com epoxy à estrutura da fuselagem e essa ligação, foi reforçada com dois tubos de carbono.
Finalmente, o fundo da fuselagem foi tapado com depron de 6mm.

Servos dos aillerons já colados


Trem de aterragem pronto a colar


Colagem da asa e colocação do reforço



Colagem do fundo da fuselagem


Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 27-07-2007, 0:29   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Colocação dos imans para prender o capot

Para prender o capot do Miles, coloquei quatro imans: dois na parte de trás do capot e outros dois a 2/3 da frente do avião. Estes dois últimos, foram colocados a 2/3 da frente para não terem influência no rendimento do motor, tal como o pessoal já tinha aconselhado.
Os imans foram colados inicialmente com cola quente e reforcei depois a colagem com ciano e balsa.
O capot parece estar muito bem preso. Espero que aguente !

Colagem dos imans



Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 27-07-2007, 1:06   Post subject:  Re: Construindo um Miles Magister de 1.40m Back to top 

Pronto para o voo inaugural

Hoje estive a verificar se o CG (Centro de Gravidade) está no sítio certo, se todos os links estão bem apertados, a hélice bem presa, etc etc.
Tenho o CG ligeiramente puxado à frente. Depois do voo inaugural, verei se são necessários ajustes.
Num pequeno teste que fiz no hall de entrada Laughing ele já rolou direitinho. Parece-me contudo que devido à posição do trem, em pista de relva, ele poderá ter tendência para afocinhar. Logo se verá... Penso que nestes casos, é costume fazê-lo rolar com a profundidade ligeiramente puxada para lhe manter a cauda no chão.

Neste momento, pronto a voar e com uma Lipo 3s 2200mHa a bordo, pesa exactamente 1320g.
Caso o CG esteja demasiado à frente, trocarei a lipo por uma mais leve, 3s 1700mHa.

Se o tempo o permitir, deverei fazer o voo inaugural no próximo fim-de-semana.
Se tudo correr bem e se as características de voo forem boas, passarei depois à fase dos acabamentos. Neste momento o avião está em bruto, mas com tudo o que necessita para voar.
Os acabamentos irão acrescentar peso, mas mediante as características de voo, logo verei até quanto poderei ir.

Na 2ª feira espero colocar aqui um report e espero que seja positivo ! Rolling Eyes
Se não voar, já tenho ali uma caixa com um kit de um Gloster Gladiator de 1 metro de envergadura, à espera para ser aberta ! Wink
De qualquer maneira, obrigado pela força pessoal !





Já agora, fica aqui o report do Motocalc para o Miles, com um motor semelhante e peso de 1610g:




MotOpinion - Untitled
Sea Level, 29,92inHg, 59°F

Motor: Dualsky XM4240CA-12; 850rpm/V; 1,26A no-load; 0,042 Ohms.
Battery: FlightPower 2100; 3 series x 3 parallel cells; 2100mAh @ 3,7V; 0,0101 Ohms/cell.
Speed Control: Generic Brushless ESC; 0,006 Ohms; High rate.
Drive System: APC 12x8 Electric; 12x6 (Pconst=1,08; Tconst=1) direct drive.
Airframe: Miles Magister; 434sq.in; 56,8oz; 18,9oz/sq.ft; Cd=0,054; Cl=0,54; Clopt=0,73; Clmax=1,24.
Stats: 86 W/lb in; 66 W/lb out; 20mph stall; 26mph opt @ 74% (86:42, 87°F); 30mph level @ 84% (72:46, 91°F); 991ft/min @ 25,5°; -209ft/min @ -5,2°.

Power System Notes:

The full-throttle motor current at the best lift-to-drag ratio airspeed (21,1A) falls between the motor's maximum efficiency current (16,5A) and its current at theoretical maximum output (109A), thus making effective use of the motor.

Possible Aerodynamic Problems:

The static pitch speed (44mph) is less than 2,5 times the stall speed (20mph), which may result in reduced performance at typical flying speeds and a low maximum speed. This situation is usually acceptable for an electric sailplane or other slow-flying model.
Pitch speed can be increased by using a higher pitched and/or smaller diameter propeller, a higher cell count, or some combination of these methods.

Aerodynamic Notes:

With a wing loading of 18,9oz/sq.ft, a model of this size will have flying characteristics suited to the intermediate pilot, for use in calm to moderate wind conditions.
The static thrust (53,6oz) to weight (56,8oz) ratio is 0,94:1, which will result in very short take-off runs, no difficulty taking off from grass surfaces (assuming sufficiently large wheels), and steep climb-outs.
At the best lift-to-drag ratio airspeed, the excess-thrust (23,2oz) to weight (56,8oz) ratio is 0,41:1, which will give steep climbs and excellent acceleration. This model should be able to do consecutive loops, and has sufficient in-flight thrust for almost any aerobatic maneuver.





Abraço,
Ruben

Download Post   
Gil

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Fri 27-07-2007, 1:18   Post subject:   Back to top 

Grande Nivel, força ai e não esquecer definitivamento o report.

Abraço

_________________
See ya!
Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.8102s (PHP: 35% | SQL: 65%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]