|
Necessita de ajuda? |
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação?
Contacte-nos pelo email:
|
Quem está Online |
In total there are 29 users online :: 0 Registered, 29 Guests
Registered Users: None
[ View complete list ]
|
|
Aero Topicos |
|
|
Heli Topicos |
|
|
Compra & Venda |
|
|
| |
Author |
Message |
ruben
STAFF SERGEANT
|
Viva !
Muitos de nós têm com toda a certeza guardadas, aquelas asas que sobraram depois de termos espatifado o nosso belo avião contra um eucalipto, ou pertencentes aquele modelo que já não usamos porque nos fartamos dele.
Eu tinha umas dessas asas que pertenciam ao meu primeiro avião (planador Silence da Robbe) e há umas semanas atrás, decidi pegar nelas e encontrar um avião que pudesse ser construído à volta delas !
Eu considero que na construção de um avião, a parte mais trabalhosa e mais importante são as asas. Se eu tenho umas que sei que voam e não preciso de ter trabalho, porque não aproveitá-las ?
Devido às características das asas, o novo avião teria que ser de voo relativamente lento, dócil e o formato das asas, aproximado às que tinha em casa.
Depois de pesquisar na Net, encontrei o Miles M.14 Magister, que reunia as características que pretendia.
Dei assim início à construção deste modelo, usando maioritariamente materiais como depron de 6mm, balsa e as asas (em esferovite) que já tinha.
A envergadura final será de 1,40m e peso inferior a 1.5Kg.
Como de costume, usarei dois HS-81 para deriva e profundidade e dois HS-55 nos aillerons.
Prevejo motorizá-lo com um motor brushless e lipos.
Abraço,
Ruben
PS: Espero que esta construção motive outras pessoas para tirar o pó às asas que tinham encostadas num cantinho lá em casa. Quero ver mais posts sobre construção neste forum !
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
Começando a construção
Antes de iniciar a construção, tentei encontrar um plano que me permitisse ter uma ideias das proporções do avião, perfil da fuselagem, localização do trem de aterragem, etc.
Depois de encontrar esse plano, aumentei-o até que ao imprimir, as asas tivessem 1,40m. O plano com este tamanho, pode ser encontrado aqui.
Depois de imprimir o plano em folhas A4 e depois de uma noite a colar várias dezenas de folhas, comecei com a construção.
As cavernas da fuselagem, são primeiro recortadas do plano.
Em seguida, é criada a estrutura do fundo do avião, utilizando balsa quadrada e depron
Todas as cavernas são recortadas em depron e coladas sobre a base.
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
As asas !
As asas originais eram de esferovite (tipo EPP) e tinham 1.80m.
Cortei-lhes as pontas de forma a ficarem iguais às asas do Miles Magister e como não eram muito rígidas, coloquei-lhes tubos em carbono.
Também usei carbono para as unir formando logo o diedro correcto.
As colagens das asas foram feitas com epoxy.
Asas originais
Asas já recortadas para o formato do Miles M.
Reforços em carbono e peças para união das asas
Colagem das asas com epoxy e garantindo que o diedro é o correcto
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
Está a ficar porreiro!
Com 1.40m de asa eu nãao a punha colada. Para transporte para mim não daria jeito nenhum enfiar no carro.
|
|
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
Fuselagem
Na construção da fuselagem, decidi utilizar alguns métodos que nunca tinha usado. A parte superior da fuselagem, é curva e então experimentei usar balsa para fazer essa curvatura.
A conclusão a que cheguei é que usando balsa, a fuselagem fica mais resistente mas também ganha peso.
Usando depron, o resultado final é bastante mais leve mas a estrutura ressente-se.
Enfim, o ideal será usar um compromisso entre os dois materiais.
Dobrar balsa: Molhei as folhas de 1,5mm em água quente e enrolei-as na estrutura. Colada com cola branca.
Dobrar depron: Fita cola na parte mais brilhante e enrolar à volta de uma superfície redonda. Aplicar calor se necessário. Colado com UHU Por.
Suporte das superfícies de cauda. Feito em contraplacado leve e balsa dura.
Placa de depron pronta para ser enrolada na fuselagem. Antes de a colocar na fuselagem, já lhe foi dada uma forma curva. A fita no exterior do depron, evita que este parta. O interior da folha, foi pressionado com uma régua para dobrar mais facilmente.
As partes posterior e anterior da fuselagem, levaram varetas de balsa sobre as quais foi colocada folha de balsa de 1,5mm. Para fazer os encaixes das varetas, usei várias serras coladas. Os lados da fuselagem são em depron.
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
_King_Pin_ wrote ( View Post): ›
Está a ficar porreiro!
Com 1.40m de asa eu nãao a punha colada. Para transporte para mim não daria jeito nenhum enfiar no carro.
|
Obrigada !
Quanto à asa, eu facilito porque tenho um jipe (muito espaço...)
Ainda vou pensar no que vou fazer...
Abraço,
Ruben
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
Acesso à electrónica
Nos aviões eléctricos é muito importante ter um acesso fácil ao interior da fuselagem para mudança de baterias, verificar estado do motor, etc etc.
No Miles, tornei isso muito simples porque toda a parte dianteira do avião pode ser levantada.
Para isso, construí a fuselagem normalmente e no fim, cortei toda a parte que quero levantar. Isto foi possível porque utilizei depron na estrutura. Se fosse com balsa, iria ser bastante mais complicado.
Depois de cortar, verifiquei que a estrutura continua bastante rígida, mas poderá ser necessário efectuar algum reforço.
A tampa será depois presa com imans de disco duro.
Marcando a zona de corte
Cortando a fuselagem usando um Xacto bem afiado
As partes já separadas. O encaixe de uma na outra é perfeito.
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
Aberturas para o cockpit
O Miles Magister, sendo um avião de treino, dispunha de dois lugares: um para o aspirante a piloto e outro para o corajoso instrutor.
Parece-me que não vai haver grande dificuldade para refrigerar as baterias...
Como essa parte da fuselagem está feita em depron, foi muito fácil cortar as aberturas respectivas, sendo depois necessário lixá-las com lixa fina (400 ou 600).
Cortando as aberturas usando um template e um Xacto
|
|
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
Simplesmente adoro essa mistura entre depron e balsa
Esse formato de fuselagem é muito parecido ao caudron C-460 que eu já ando à um tempo a namorar (mas tava para fazer em glow). Se acabar por o fazer electrico fico já com alguma optimas ideias.
Pena muito pouca gente fazer tópicos de construção por cá, tira-se optimas ideias uns dos outros (ou seja, é uma optima forma de partilha de conhecimento, assim como, um insentivo a mais pessoas construirem os seus próprios aviões).
Só uma coisa relativamente á tampa. certifica-te que ela fica mesmo bem presa.
Já perdi um avião por uma tampa de grandes dimensões ter saltado... (saltou devagar e funcionou como uma profundidade... apontou o nariz do avião para o chão a alta velocidade e puff ). Mas tambem era um avião a voar bem depressa. O teu como é calmo á partida não terá tanto esse problema.
Edit:
Enquanto vejo e respondo já tu "descarregaste" mais dois posts!
Já ontem aconteceu o mesmo.
|
Last edited by _King_Pin_ on Mon 25-06-2007, 22:36; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
Aillerons
Os aillerons foram cortados com um Xacto e cortados na frente em V.
Foram usadas dobradiças plásticas para os prender que foram coladas usando Cianocrilato foam safe.
Dois HS-55 estão encarregados de os mover através de uma linkagem bem curtinha para evitar folgas. Os servos estão colados com cola quente.
Aillerons
|
|
|
|
|
virtual1
CHIEF MASTER SGT
|
OS MEUS PARABENS:
FORÇA,
virtual1
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
_King_Pin_ wrote ( View Post): ›
...Esse formato de fuselagem é muito parecido ao caudron C-460 que eu já ando à um tempo a namorar (mas tava para fazer em glow). Se acabar por o fazer electrico fico já com alguma optimas ideias.
Pena muito pouca gente fazer tópicos de construção por cá, tira-se optimas ideias uns dos outros (ou seja, é uma optima forma de partilha de conhecimento, assim como, um insentivo a mais pessoas construirem os seus próprios aviões).
...
|
Viva !
Estive agora a ver as imagens do Caudron e é realmente um belo avião !
Força nisso !
Todos nós temos uns aviões pelos quais nos apaixonámos.
O meu é o DH-88 Comet. Um dia destes vai ter que ser !
Realmente também tenho pena que não hajam mais posts sobre construção tal como acontece por exemplo nos RCgroups.
É certo que dá trabalho documentar a construção, colocar os posts, etc etc mas os conselhos que se ouvem são sempre bemvindos e pode ser que tal como dizes, incentive outros aeromodelistas a fazer o mesmo.
Quanto à tampa, normalmente uso imans retirados de discos duros avariados. Aquilo tem uma força brutal e são facilmente partidos para a forma desejada, com um alicate.
Vou-me certificar que ela fica realmente bem presa !
Abraço,
Ruben
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
Obrigado virtual1 !
Já agora uma curiosidade relativamente ao DH-88, fiz umas pesquisas e descobri que o Black Magic, um dos DH-88's que participou na corrida Londres-Melbourne, veio depois para Portugal onde foi rebaptizado de "Salazar" com a matricula CSAA-J e utilizado como avião correio entre Portugal e Brasil. Nos anos 80, este avião foi encontrado quase destruído num barraco algures no Alentejo penso eu e alguém em Inglaterra o comprou e o está a reconstruir.
Voltando à terra e ao mais modesto Miles ...
Roda de cauda
A roda de cauda foi colocada de forma a ser acionada pelo servo da direcção quando move o leme.
Escolhi uma roda bem levezinha.
Roda de cauda
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
_King_Pin_ wrote ( View Post): ›
...
Edit:
Enquanto vejo e respondo já tu "descarregaste" mais dois posts!
Já ontem aconteceu o mesmo.
...
|
Porque estou a colocar em dois dias o trabalho feito no último mês !
Mas não te preocupes que estou quase a chegar ao estado actual e a cadência vai diminuir !
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
Superfícies de cauda
Para fazer o estabilizador horizontal e vertical, usei balsa de 5mm de espessura.
Inicialmente pensei usar depron mas os estabilizadores são bastante grandes e poderiam deformar-se.
Depois testei um método que já tinha usado na Piper que é depron laminado com balsa e tubo de carbono no meio. O peso é bastante superior à balsa de 5mm. Cerca de 18gramas mais pesado.
Um dia destes tenho que tentar usar o método de fazer os estabilizadores em estrutura. Bem mais trabalhoso mas muito resistente, leve e... bonito !
Estabilizadores e superfícies de controle já cortados.
NOTA: Utilizei balsa de diferentes graus de dureza (e leveza) como se pode notar pela textura.
Encaixe para o estabilizador vertical
Superfícies de controle já presas.
NOTA: Utilizei umas dobradiças em fibra de vidro da Great Planes que são espectaculares. Basta enfiá-las na ranhura, colocar CA e está a andar. Não quebram nem prendem demasiado.
[I]Colagem das superfície de cauda à fuselagem usando epoxy. Atenção à geometria em relação às asas e na vertical ![I]
|
|
|
|
|
cavendish55
TECHNICAL SERGEANT
|
Olá Ruben
Parabens pela construção, está 5*. Muito trabalho, eu sei. Agora quando acabares tem o mesmo cuidado com a electrónica. O motor qual vai ser?
Abraço
Võos rasos
|
Last edited by cavendish55 on Mon 25-06-2007, 23:25; edited 1 time in total |
_________________ Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
Servos de direcção e profundidade
Como servos de direcção e profundidade usei os HS-81.
Espero que o HS-81 da direcção se aguente bem por causa das pancadas a que está sujeito devido à roda de cauda... Ainda recentemente troquei o HS-81 do meu Acromaster por um HS-81MG. Estava bem desfeito por dentro...
Na imagem, pode-se ver por baixo dos suportes dos servos, um reforço que fiz à estrutura depois de ter cortado a tampa de acesso à electrónica.
Colocação dos servos
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
cavendish55 wrote ( View Post): ›
....Parabens pela construção, está 5*. Muito trabalho, eu sei. Agora quando acabares tem o mesmo cuidado com a electrónica. O motor qual vai ser?
...
|
Obrigado !
Na eletrónica estou a tentar usar soluções que já conheço e que estão comprovadas por mim.
O motor que estou a pensar usar é o KD 36-12L que já utilizo no Acromaster.
Este motor com hélice 12x8 APCE e Lipo 3s 2200mHa, dá vertical ilimitada ao 1 Kg do Acromaster e permite voos de cerca de 10 minutos.
O Miles Magister deverá ser mais pesado mas tem maior superfície alar e características de voo bem diferentes do Acromaster. O voo será muito mais pausado e lento pelo que este conjunto deverá ser mais do que suficiente para este avião. Provavelmente até trocarei a helice para a 11x5.5.
Abraço,
Ruben
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
A partir deste post, as actualizações passam a ser feitas à medida que for construindo. Neste momento atingi o ponto actual da construção e agora a cadência dos meus posts vai diminuir.
Os próximos passos serão fazer a frente do avião provavelmente usando roofmate.
Também tenho que me decidir sobre as asas. Se as colo ou arranjo um método fácil para as prender.
Tenho também que arranjar um método simples para prender o motor.
Penso que irei fazer o 1º voo sem efectuar acabamentos. Se voar depois passa-se a essa fase.
Trem de aterragem
Relativamente ao trem de aterragem, utilizei corda de piano de 4mm presa nuns suportes de pinho.
Fiz depois o recorte na esferovite da asa e colei com epoxy aplicando ainda um reforço também em pinho para suportar melhor as cargas.
Usei rodas bem leves.
Trem já dobrado e preso aos suportes de pinho
Recortes efectuados na esferovite e colocação do reforço. Espero que aguente...
Estado actual
|
|
|
|
|
cavendish55
TECHNICAL SERGEANT
|
Olá Ruben
Esse modelo tem tudo para voar mais que bem
A motorização chega e sobra.
Abraço
Võos rasos
|
|
_________________ Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
|
|
|
ruicardoso
AIRMAN BASIC
|
Olá Ruben,
Parabéns pelo teu trabalho!
Peço desculpa por me intrometer assim no teu projecto mas quando vi HS-81, não pude deixar de intervir. É que já me causaram tantos dissabores (isto sem desprimor nenhum para a marca). Com 4 servos destes, já ia 8 jogos de carretos, e sinceramente em muitas situações não encontrei uma explicação para a avaria dos mesmos. Não sei se isto já aconteceu com mais alguém, mas creio que sim. Uma solução que experimentei e resultou, foi substituir os carretos originais pelos do HS-81MG (referência: PN 56386 HS-81 Metal Gear Set). Não são baratos, mas entre substituir o servo inteiro ou só os carretos, sempre fica mais económico.
Quanto ao resto só tenho a acrescentar: Força, e mais uma vez parabéns!
Abraço,
Rui Cardoso
|
|
|
|
|
Smoother
MASTER SERGEANT
|
epá deixa-me dizer-te, não apenas por este post mas por todos os outros que tenho visto teus, é que tens umas mãozinhas...
Cuida-as bem
Excelente Post. Parabéns
|
|
_________________ Um abraço
Smoother
|
|
|
Duarte
SENIOR AIRMAN
|
Boas...
Em primeiro, excelente trabalho!
Quanto ao sistema de prender as asas, pq nao dois parafusos com respectiva porca-cega?
Cumpts
|
|
|
|
|
|
Topicos Relacionados:
Forum |
Topics |
Replies |
Author |
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
|
| |
| |