RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 38 users online ::
0 Registered,
38 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Licença para Pilotar Heli electrico?
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
helicruz

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 11-05-2007, 21:05   Post subject:  Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Boas pessoal,
Tenho uma dúvida que até agora ninguém me soube explicar ao certo. Uns dizem uma coisa e outros dizem outra. Então aqui vai:
Actualmente tenho um Heli eléctrico (TREX) e um Avião também eléctrico.
Por norma faço os meu voozinhos (mais com o TREX) onde não coloque ninguém em perigo, ainda para mais trata-se de um eléctrico certo?
Estou a pensar daqui a uns tempos adquirir um Heli a combustão. A minha Grande duvida é:
Para pilotar um eléctrico é necessário ter alguma licença?
E para pilotar um a combustão também é necessário ter a tal licença?
Tenho que fazer parte de um Clube para ter a licença e o seguro?
Posso ter uma licença sem que para tal não tenha que fazer parte de um clube?

Naturalmente qualquer pessoa pode pegar num modelo quer a combustão, quer eléctrico e ir voar para onde achar ser seguro. Isso é legal?

Obrigado e Bons Voos
Pedro Cruz

Download Post   
popeye

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 11-05-2007, 21:49   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Caro Pedro Cruz
Naturalmente que para pilotar seja o que for no domínio do aeromodelismo não é necessário possuir qualquer licença especial. Tem é que possuir o equipamento necessário para o fazer e ter vontade para tal. Manda o senso comum que quem assim faça, tenha consciência do que está a fazer, respeite normas de segurança, porque impera como em qualquer actividade social a responsabilidade individual pelos danos provocados a outrém. Quando refere licença, está-se a referir evidentemente à licença desportiva nacional, emitida pela Federação e requisitada obrigatóriamente por um clube de aeromodelismo reconhecido pela mesma. No entanto para um clube poder requisitar uma licença desportiva nacional para alguém, tem de possuir nos seus quadros um técnico reconhecido pela Federação, que assuma a responsabilidade e assine aquela requisição, no supposto do requerente da tal licença, cumprir com múltipllos requisistos peça mesma Federação, que eu me inibo neste local de enumerar, mas que poderá consultar através do site da mesma. Só com esta mesma licença desportiva nacional poderá participar em Encontros promovidos por clubes reconhecidos pela Federação e competir em quadros competitivos da Federação. Neste contexto quem possuir esta mesma licença desportiva nacional está abrangido por um seguro que cobre diversas situações passíveis de acontecer, na prática do aeromodelismo. De momento, vários clubes e aeromodelistas, interrogam-se sobre o interesse de posuir esta mesma licença, se o objectivo do aeromodelista é sómente a vertente de lazer da sua prática, Existe inclusivamente a decorrer neste fórum, uma interessante discussão sobre o assunto, que poderá a companhar e dar até o seu contributo, ajudando-o quiçá a tomar a melhor opção. O tópico respectivo é:"Proposta de Criação de uma Liga de Clubes". Espero ter contribuido para o seu esclarecimento. Se não fui conclusivo, disponha, porque se puder não deixarei de o tentar esclarecer.

Download Post   
cavendish55

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 11-05-2007, 23:31   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

helicruz wrote (View Post): › Boas pessoal,
Tenho uma dúvida que até agora ninguém me soube explicar ao certo. Uns dizem uma coisa e outros dizem outra. Então aqui vai:
Actualmente tenho um Heli eléctrico (TREX) e um Avião também eléctrico.
Por norma faço os meu voozinhos (mais com o TREX) onde não coloque ninguém em perigo, ainda para mais trata-se de um eléctrico certo?
Estou a pensar daqui a uns tempos adquirir um Heli a combustão. A minha Grande duvida é:
Para pilotar um eléctrico é necessário ter alguma licença?
E para pilotar um a combustão também é necessário ter a tal licença?
Tenho que fazer parte de um Clube para ter a licença e o seguro?
Posso ter uma licença sem que para tal não tenha que fazer parte de um clube?

Naturalmente qualquer pessoa pode pegar num modelo quer a combustão, quer eléctrico e ir voar para onde achar ser seguro. Isso é legal?

Obrigado e Bons Voos
Pedro Cruz


Olá Pedro
Creio que o seu problema é acontecer algum precalço quando voa com o TREX.
Como sabe, mesmo um TREX pode ferir uma pessoa, sabe também que tem voado dentro de um pavilhão (Canelas) e se acontece alguma coisa inesperada (uma interferencia por exemplo) está feito.
Alerto para este facto porque o não ter seguro pode alterar drásticamente a sua vida. Não estou a ser pessimista, sou realista, por isso é melhor aconselhar-se perante a FPAM.
Abraço

Vôos rasos Wink

_________________
Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
Download Post   
popeye

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 11-05-2007, 23:43   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Olá Pedro Cruz
Uma vez mais aconselho-o a acompanhar o tópico que lhe referi e contactar com outros aeromodelistas esclarecidos sobre este tema. Não me parece aconselhável, passe o pleonasmo, aconselhar-se com a FPam.
Tão só aceder ao seu site e interpretar o que lá vem escrito. Existem de momento mais razões para desconfiar da Federação, do que da mesma obter aconselhamento sério. Existem aeromodelistas que possuem o seu próprio seguro que cobre també a a prática do aeromodelismo. Existe também um Clube de S. Iria de Azoia que consegiu um seguro para os seus segurados, que não estão interessados na competição do aeromodelismo, sómente na vertente de lazer, que esta prática pode oferecer.

Download Post   
cavendish55

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 11-05-2007, 23:55   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Boas
Eu só queria ajudar nada mais.
Pedro se espera que seja criada uma liga de clubes, pode esperar até ser velhinho. É que aqui em Portugal tem muitas vozes, mas poucas obras.
Sou federado, pago cotas, e tenho seguro porque estou ligado ao Clube Asas de Mira.
Tenho no entanto outro seguro de responsabilidade civil que me permite voar até no Rossio Laughing E fazer vôo invertido na Assembleia da Républica.

Vôos rasos Wink

_________________
Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
Download Post   
cavendish55

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Fri 11-05-2007, 23:57   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Ah esquecia
Se quiser fazer um seguro eu digo-lhe a companhia.

Vôos rasos Wink

_________________
Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 0:11   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

cavendish55 wrote (View Post): › Boas
Eu só queria ajudar nada mais.
Pedro se espera que seja criada uma liga de clubes, pode esperar até ser velhinho. É que aqui em Portugal tem muitas vozes, mas poucas obras.
Sou federado, pago cotas, e tenho seguro porque estou ligado ao Clube Asas de Mira.
Tenho no entanto outro seguro de responsabilidade civil que me permite voar até no Rossio Laughing E fazer vôo invertido na Assembleia da Républica.

Vôos rasos Wink
Se calhar desta vez há uma voz com sotaque brasuca, que não se cala e se aliou a vozes tugas ricas em boa vontade. Acho que até nem vai ser preciso ficar velhinho, mas nem precisamos discutir isso, logo se vÊ. Não me importo e nem censuro o facto de já estares descrente de tudo, Com o pouco que conheço da história do aeromodelismo em Portugal até acho legítima a sua descrença. Mas há quem aceite ser comido vivo e há quem não aceite tão bem...

Essa informação do seguro e da seguradora me interessa, se quizer colaborar aceito de bom grado, estou em negociação de um seguro para o meu clube e outros que já se mostraram interessados, quantas mais propostas e possibilidades puder analisar e negociar, melhor.

Se me puderes enviar dados sobre isto serei eternamente grato, se os dados forem até ao ponto de me fornecer o contacto do seu mediador, preços, coberturas, etc... quanto melhor.

Abraços,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
popeye

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 0:18   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Assim já entendi Cavendish 55. Aproveito para lhe desejar bons voos no Rossio e na Assembleia da República. Se não se importa há-de deixar o endereço do seu consultório de vidente, porque com a certeza com que adivinha o futuro, não lhe hão-de faltar clientes.

Download Post   
oliveira cavs

Portugal European Union
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 4:31   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Na minha opinião o importante é ter seguro, isso sim é o procedimento correcto.
Quanto ao tipo de seguro é ver o que lhe interessa mais dentro daquilo que ouver.
Para já há pouca escolha, mas pelos vistos vai haver mais.

Não ter seguro é o mesmo que andar na rua de carro sem o mesmo. Apenas algumas diferenças os destiguem, as multas, os prejuizos em caso de acidente e talvez mais qualquer coisa que não me lembro agora.

Por isso aconselho a fazer um seguro para que possa practicar á vontade sem grandes afliçoes e tambem para quem esteja junto de si.

Não se esqueça das regras de segurança. Cool

Conselho de um amigo. Wink

_________________
Voar....Voar....Voar.... Razz
Epá!! Shocked
Olha desapareceu!! Crying or Very sad
Laughing Laughing Laughing
Um abraço
Oliveira
Download Post   
helicruz

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 12:16   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Antes de mais gostaria de agradecer a todos e em especial ao nosso amigo “Popeye”.
Naturalmente ninguém vai impedir ninguém de voar. Para isso apenas é necessário força de vontade.
Eu posso andar sem seguro no meu carro mas se tiver tudo em dia, vou certamente andar mais descansado. Acho que um pouco se passa com isto mas vejo um enorme jogo de interesses por trás disto tudo (corrijam-me se estiver errado).
Há uns tempos atrás enviei um email á Federação Portuguesa de Aeromodelismo e para meu espanto a única resposta que obtive foi que para isso tenho que me associar a um clube e só aí poderia ficar legal.
E se eu apenas quiser ficar legal sem que para tal não me tenha que associar a nenhum clube, é possível? Pois não é….
Já agora, caso queira associar-me a um clube qual é o valor que fica por ano?
Só para finalizar aqui vai mais uma dúvida que ainda não encontrei uma resposta:
Vamos supor que estou a voar num local público, tipo estacionamento de um estádio, longe de todos e sem colocar ninguém em perigo. Existe alguma autoridade que me possa apreender o meu material de voo? Em caso afirmativo se tivesse um seguro apenas já o poderia fazer?

Vou continuar a pesquisar este assunto em fóruns.

Obrigado a todos pelo esclarecimento.
Pedro Cruz

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 12:28   Post subject:   Back to top 

Num estacionamento de um estádio foi mau exemplo, porque sendo federado ou não, portador de seguro ou não, sempre podia ter chatisses, pois trata-se claramente de um local pouco próprio para voar, e propriedade privada (ainda que seja público, não é o mesmo que um terreno vazio em local ermo)

Apreender material, acho que nunca haveria legitimidade para isso, não estás a cometer nenhum crime, não existe regulação ou nenhum enquadramentro legal que permita isso, o máximo que poderia acontecer era ser expulso, ou lhe passarem uma coima por um motivo qualquer que eles inventassem, mas isso era igual para um federado, segurado ou não segurado. Pois uma coisa é estar segurado, outra coisa é ter permissão para se voar em um determinado local.

E não, hoje em dia não é possivel estar "legal" sem dar o quinhão à associação, que nem sequer responde a nada chuta sempre para os clubes...

Ainda hoje tive uma conversa com um director de clube que me disse:

"Estamos cansados da Fpam, não faz nada por nós, nos impede de fazer quase tudo o que queremos, e fazemos-lhes a papinha toda, ainda lhe enviamos o guito dos nossos sócios..."

Uma frase que diz tudo...

Abcs

_________________
Bons Vôos
Download Post   
pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 12:58   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Sobre a Policia ainda hoje tive um caso com uma Brigada de Transito que perguntou pelo altifalante se tinha carta de Helicopteros.
Resultado tive explicar como funcionava aquilo voar um pouco e ainda dei o nome das casas onde comprar e prometeram-me vir ter comido pra semana á mesma hora desfardados. São uns bacanos quando querem llooll. E nunca se sabe se mais tarde não me dá jeito.lloll

Download Post   
jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 14:50   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

helicruz wrote (View Post): › Antes de mais gostaria de agradecer a todos e em especial ao nosso amigo “Popeye”.
Naturalmente ninguém vai impedir ninguém de voar. Para isso apenas é necessário força de vontade.
Eu posso andar sem seguro no meu carro mas se tiver tudo em dia, vou certamente andar mais descansado. Acho que um pouco se passa com isto mas vejo um enorme jogo de interesses por trás disto tudo (corrijam-me se estiver errado).
Há uns tempos atrás enviei um email á Federação Portuguesa de Aeromodelismo e para meu espanto a única resposta que obtive foi que para isso tenho que me associar a um clube e só aí poderia ficar legal.
E se eu apenas quiser ficar legal sem que para tal não me tenha que associar a nenhum clube, é possível? Pois não é….
Já agora, caso queira associar-me a um clube qual é o valor que fica por ano?
Só para finalizar aqui vai mais uma dúvida que ainda não encontrei uma resposta:
Vamos supor que estou a voar num local público, tipo estacionamento de um estádio, longe de todos e sem colocar ninguém em perigo. Existe alguma autoridade que me possa apreender o meu material de voo? Em caso afirmativo se tivesse um seguro apenas já o poderia fazer?

Vou continuar a pesquisar este assunto em fóruns.

Obrigado a todos pelo esclarecimento.
Pedro Cruz


Por acaso estou também interessado nesse seguro. Eu tive de me federar, para poder voar sem que ninguém me melgasse.
É isso que nunca percebi: se eu só quero voar por puro lazer, porque raio é que tenho de ser federado?? Ou então a federação tem de criar uma nova categoria: a dos malucos do esferovite.......

São mais os entraves que os apoios, caso queiras fazer as coisas by the book. ....

Download Post   
jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 14:56   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

E a cereja no topo do bolo:

Eu sou federado, mas só tenho a licença de iniciação.
Se for para a pista, e não estiver lá nenhum técnico da federação, não posso voar. Tenho de aguardar por um técnico da federação, para que me dê instrução com duplo comando.....no meu pylon ou no meu Stryker, ihihihih Twisted Evil Twisted Evil

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 15:37   Post subject:   Back to top 

Pois é... temos que providenciar umas placas a dizer 90 para ti, maçarico.

Olhe, brincadeira aparte, acho que não é bem assim, corrijam-me se estou enganado, acho que a licença de iniciação serve para voar desacompanhado, não permitindo somente entrar em competição.

Abraços,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 16:59   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Não é não Moraes, isso pensava eu.... Foi-me dito por um técnico da federação que eu só poda voar com presença dele no campo.

Download Post   
_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 17:29   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Um stinger com mega /3 e 4S com um tecnico a dar-te instrução... Seria daquelas coisas que seria de filmar! Laughing Tirando o facto que eu pessoalmente com aviões rápidos não os fio a (quase) ninguem... Rolling Eyes Porque será? Rolling Eyes

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
Download Post   
rookie

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 21:11   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Pedro

Porque não fala connosco acerca dessa sua preocupação.
Costumamos estar no pavilhão de Canelas aos domingos e eu tenho todo o gosto em ajuda-lo.
Mesmo assim vou-lhe relatar a minha experiência.
Comprei o meu primeiro rádio comando, em Dezembro de 1979 Very Happy . E, aqui em Aveiro, não havia ninguém com quem aprender. Cheguei a voar no largo do Rossio no meio de pessoas e camionetas. felizmente nunca me aconteceu nenhum azar.
Mas consciente que era uma actividade perigosa, e por influência familiar, fiz um seguro próprio para aeromodelismo na única companhia que o fazia na altura; A Sun Insurance.
Tive este seguro durante bastantes anos...e nunca tive do o usar, felizmente.
Em 1989, e porque considerava que esta actividade necessitava de ter mais apoio, federei-me: a minha licença é Nº 43789IND. As três últimas letras significam Individual. Nesta altura a Federação Portuguesa de Aeromodelismo, ainda aceitava desportistas a título individual - o que se compreendia uma vez que os clubes e praticantes eram escassos.
Contudo, nos dias de hoje com a vulgarização do aeromodelismo e o grande, mesmo grande aumento de praticantes, a probabilidade de ocorrer um acidente é grande.
Imagine que está no parque de estacionamento do Estádio de Aveiro, com um heli a combustão, e que porque a menos de 500 m estão os "habituais helimodelistas" a voar na Quinta da Condessa e um tem a sua frequência........pois pode ser muito chato se acertar num dos carros ou pessoas que normalmente se juntam para ver o modelo.
Na minha opinião, um seguro, seja ele qual for, é fundamental. No entanto, lembro-lhe que não há nenhuma companhia que pague estragos causados se se provar que a causa foi motivada por algo estranho, ou num local, que não o abrangido pelas condições contratadas.
Por isso, os clubes de aeromodelismo são papel importante na prática. E os técnicos também são precisos.
Passe pelo Asas de Mira e lá, poderá aprender a voar com segurança, sem ter que pagar nada, e sempre com a ajuda dum técnico da federação.

Paulo Lebre


Last edited by rookie on Sat 12-05-2007, 21:39; edited 2 times in total

Download Post   
pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 21:32   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Preocupação? Para voar o T-rex ? Não estou a falar de combustão nem voaria num sitio desses.

Download Post   
rookie

Portugal
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 21:50   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Pedro

Os eléctricos também sofrem de interferências Shocked
.....e quando caiem..... Crying or Very sad

Download Post   
pedro matos

Portugal
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 22:07   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

Sim claro primeiro a segurança mas quem não voa quase sempre t-rex fora das bases? não conheço ninguem que nunca voou. Pelo nenos conheço mais de 14 pessoas e achariam ridiculo irem pra base voar de proposito este modelo. Mas por isso é que se deve dar importançia ao tal seguro de lazer e talvez nestes casos mas isso é outra história.

Download Post   
cavendish55

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 22:22   Post subject:  Re: Licença para Pilotar Heli electrico? Back to top 

popeye wrote (View Post): › Assim já entendi Cavendish 55. Aproveito para lhe desejar bons voos no Rossio e na Assembleia da República. Se não se importa há-de deixar o endereço do seu consultório de vidente, porque com a certeza com que adivinha o futuro, não lhe hão-de faltar clientes.


Vidente? Por alma de quem? Eu dei a minha opinião, certo? E nem foi a si, como sabe Com o devido respeito, acha que me conhece de algum lado para me chamar de vidente ou porra parecida? Alguma vez respondi perante si nesses termos? ai....

Quando disse que era para esperar até ser velhinho, não queria de algum modo tirar a força a quem luta por melhores condições no aeromodelismo Português, muito pelo contrário. Só disse isso porque sei que até ás coisas estarem resolvidas preto no branco o Pedro Cruz pode ter algum azar......Ou alguém pensa que ele tem de estar á espera de uma solução a médio prazo? Se for assim o TRex ganha teias de aranha.(só 1 mês chega)

Passando á frente Razz

Como já disse tenho um seguro de "responsabilidade civil" onde contempla que posso voar com helis e aviões eléctricos, mesmo sem ser em campos de vôo federados.
Para além desse seguro pessoal tenho como é obvio o do meu Clube, o Asas de Mira.
Fiz este seguro particular na altura e aceitaram talvez porque pago uns milhares de euros/ano para essa companhia. Desde o seguro do gato até á casa, passando pelo cão, os miudos, os carros, etc etc.

Vôos rasos Wink

_________________
Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 22:33   Post subject:   Back to top 

Ahhh ok, já percebi, é daqueles seguros que a gente houve falar, mas na hora do vamos ver...

Não estou a duvidar de sí, mas ou não nos quer ajudar, ou então não sei... porque se o seguro existe, deve ter uma apólice, termos, preço, empresa seguradora, etc... e mais uma vez, ou não nos quer ajudar ou não sei...

O facto de desembolsar milhares de Euros para a companhia não importa minimamente, nós temos potencial para pagar milhares e milhares de Euros em seguros com a companhia que vencer a concorrência, afinal não estou a negociar um seguro só pra mim, estamos a falar de diversos clubes (neste momento já 4) e centenas de segurados....

Mas pronto, pra mim a sua declaração
Quote: › vi "não queria de algum modo tirar a força a quem luta por melhores condições no aeromodelismo Português, muito pelo contrário."

Já chega e sobra, se não nos pode ajudar e pelo menos não atrapalha, já está bom.

Um abraço,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
cavendish55

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 22:48   Post subject:   Back to top 

Moraes wrote (View Post): › Ahhh ok, já percebi, é daqueles seguros que a gente houve falar, mas na hora do vamos ver... Sabe-se lá se existe...

Não estou a duvidar de sí, mas ou não nos quer ajudar, ou então não sei... porque se o seguro existe, deve ter uma apólice, termos, preço, empresa seguradora, etc... e mais uma vez, ou não nos quer ajudar ou não sei...

O facto de desembolsar milhares de Euros para a companhia não importa minimamente, nós temos potencial para pagar milhares e milhares de Euros em seguros com a companhia que vencer a concorrência, afinal não estou a negociar um seguro só pra mim, estamos a falar de diversos clubes (neste momento já 4) e centenas de segurados....

Mas pronto, pra mim a sua declaração
Quote: › vi "não queria de algum modo tirar a força a quem luta por melhores condições no aeromodelismo Português, muito pelo contrário."

Já chega e sobra, se não nos pode ajudar e pelo menos não atrapalha, já está bom.

Um abraço,

JM




Olá Morais
Acha que eu tenho algum lucro em mentir sobre uma simples questão? Por favor. Não compreendo porquê tanta luta quando digo alguma coisa, mas tudo bem, até entendo. Se você é directo como tem afirmado aqui em vários posts eu também sou e muito, portanto o melhor será irmos por caminhos menos sinuosos, porque detesto perder tempo com mesquinhices.
Quanto aos milhares de euros dispendidos anualmente tem lógica, senão acompanhe: se chega a uma companhia da qual não é cliente e diz que quer fazer um seguro do gato, pura e simplesmente ignoram-no. Agora se tiver uma boa carteira de apólices, até aceitam, compreende ou não?
A minha companhia é a Generali, quanto ao meu mediador, posso fornecer o nome mas por PM, senão sou acusado de querer receber comissão, sabe-se lá Rolling Eyes

Vôos rasos Wink

_________________
Hoje sei mais que ontem!!! Menos que amanhã...
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sat 12-05-2007, 23:02   Post subject:   Back to top 

Epá... Não se baralhe...


Amigos, ok?!


Não me fiz entender? Quando nos juntamos, fazemos Nº para meter muitos milhares de euros em jogo!!!

É que têm que ser eles a me convençer que me vendem algo bom... Mas preciso contacta-los, daí aceitar todas as ajudas.

Eu não queria de forma alguma que colocasses nada público, se me puder mandar uma PM com detalhes, como falei antes, serei eternamente grato.

Um abraço,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.5132s (PHP: 48% | SQL: 52%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]