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erdnaxela1972
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Antes de mais um bom ano para todos.
Após 10 anos de uma primeira experiência falhada redescobri lá na garagem em Lisboa o meu "velhinho" (remendado) Pico-cub da Multiplex e decidi que era altura de uma nova tentativa de pôr aquilo a voar!
Tenho algumas questões mesmo básicas a colocar , mas queria fazer tudo o mais certinho possivel. O meu rádio apresenta vários tipos de configurações e eu gostaria de saber qual a mais utilizada pelo pessoal que voa.
Não sei se todos os rádios são assim, mas no meu apenas o joystick do lado direito tem efeito de memória nos dois eixos, volta ao inicio sempre que o largo, o do lado esquerdo apenas tem efeito de memória se quiser mexer o leme de direcção, enquanto que para o leme de profundidade mantém-se na posição em que o deixo, isto é normal? Acho que dará mais jeito a quem aprende, largar o joystick e o avião nivelar sózinho, sendo nesse caso o acelerador para o joystick esquerdo e comandos de profundidade e direcção do lado direito. expliquem-me lá por favor como deve ser feito...
Obrigado
Alexandre
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rgon
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Em todos os rádios que conheço, o eixo do acelerador fica sempre na posição em que é largado.
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SPJM
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Por cá o mais normal é utilizar os rádios em modo 2, ficando assim o acelerador do lado esquerdo. Desta forma vai ficar sempre onde é largado.
Segundo dizes, o teu rádio está fisicamente configurado para o modo 2.
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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É isso mesmo, rádio está bem assim!
Agora é só começar sem falhar (muito)!
Para isso, era bom contactar alguém experiente ou um clube.
Aqui fica o Pico Cub do nosso amigo UltraOhm.
http://ultraohm.blogs.sapo.pt/5724.html
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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erdnaxela1972
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SPJM wrote ( View Post): ›
Por cá o mais normal é utilizar os rádios em modo 2, ficando assim o acelerador do lado esquerdo. Desta forma vai ficar sempre onde é largado.
Segundo dizes, o teu rádio está fisicamente configurado para o modo 2.
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Não me devo ter explicado bem... o meu rádio está configurado no modo 1, mas como disse não me pareceria a configuração mais adquada.
Se configurar no modo 2, controlo a direcção lado esquerdo, e ailerons do lado direito, na configuração 4 controlo aileron do lado esquerdo e direcção do lado direito. Qual destas 2 configurações é a mais correcta?
Apesar de o Pico-cub não ter ailerons a configuração quero que fique a mais usual de utilizar.
rgon: "Em todos os rádios que conheço, o eixo do acelerador fica sempre na posição em que é largado." mais um motivo que me leva a crer que a configuração 2 ou 4 seja a mais adequada.
Alexandre
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erdnaxela1972
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oliveira wrote ( View Post): ›
É isso mesmo, rádio está bem assim!
Agora é só começar sem falhar (muito)!
Para isso, era bom contactar alguém experiente ou um clube.
Aqui fica o Pico Cub do nosso amigo UltraOhm.
http://ultraohm.blogs.sapo.pt/5724.html
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No modo 2 que sugere o SPJM ?
Obrigado pelo Link!
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Nando
Administrador
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Nada melhor que um esquema.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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rgon
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Boa Nando!!
Alexandre, o MPX Royal tem 2 trincos para abrir a tampa traseira e é tudo de fácil acesso, dá para trocar as molas para alternar entre os modos e ajustar rigidez dos sticks à vontade do utilizador, pode ser que o Cockpit tenha o mesmo sistema.
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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erdnaxela1972 wrote ( View Post): ›
direito tem efeito de memória nos dois eixos, volta ao inicio sempre que o largo, o do lado esquerdo apenas tem efeito de memória se quiser mexer o leme de direcção Alexandre
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Assim sendo é modo 2 e está correcto!
Tem é de ver se os servos que estão ligados no receptor, estão nos canais correctos.
Canal 1 Ailerons
Canal 2 Perfundidade
Canal 3 Motor
Canal 4 Deriva
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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erdnaxela1972
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rgon wrote ( View Post): ›
Boa Nando!!
Alexandre, o MPX Royal tem 2 trincos para abrir a tampa traseira e é tudo de fácil acesso, dá para trocar as molas para alternar entre os modos e ajustar rigidez dos sticks à vontade do utilizador, pode ser que o Cockpit tenha o mesmo sistema.
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É exactamente como no MPX, já verifiquei e dá para ajustar e fazer as alterações se necessário.
Cumprimentos
Alexandre
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rpinto
STAFF SERGEANT
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Resta esclarecer que normalmente todos os rádios têm 4 modos de voô, mas o cockpit mm e SX, têm 8. Isto quer dizer que como modo de voô 2 se podem utilizar o "widget F" para comandar o Spoiler ou motor. Aspecto a ter em conta no futuro quando for dado o salto para um modelo mais completo.
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erdnaxela1972
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Como este assunto está resolvido vou dar continuação à minha iniciação aqui, o 1º voo após este esclarecimento aconteceu hoje...
Alexandre
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