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Author |
Message |
jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Boas.
Resolvi abrir novo tópico, pq acho que esta questão ficava completamente off-topic no anterior post.
Emprestaram-me um conjunto de chaves e pode começar a avançar.
Estou a finalizar a montagem da cabeça e surge-me uma duvida.
Na pagaina 6 do manual da align, diz 20.9mm para o comprimento dos links.
Coloquei os links com este tamanho como indicado, mas agora parece-me que qd subo o swashplate todo, o angulo de ataque das pás é mt pequeno.
Qd montaram o vosso heli colocaram este tamanho neste dois links? é que eles de facto vinham mt maiores...
Agradeço ajuda.
Abraço
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lipus
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não sei se percebi, mas o movimento dos servos não sobe a swash toda (nem pode tocar em cima nem em baixo[com os servos claro])
de qualquer forma, os valores do manual, são valores iniciais, de partida, quando tiveres toda a mecaniza e toda a electrotécnica a funcionar, vais ter de afinar esses comprimentos para o tipo de voo que pretendes (qualquer coisa entre [-3/-1]º e 11º)
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SPJM
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Não te preocupes muito com isso agora. Quando tiveres tudo montado e começares a afinar, vais ter que alterar o tamanho dos links até que consigas 0º nas pás, quando os servos estiverem com os braços a 90º e a swashplate o mais ao centro possível. Isto depois vai permitir movimentar a swash até aos extremos e atingir o ângulo máximo de 13º ou 14º nas pás. Claro que depois tens que reduzir o curso dos servos no rádio.
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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@ lipus
Neste momento, batendo em cima o angulo parece-me claramente menor que 11º, mas tou a olhómetro claro.
@ SPJM
Ok, vou avançar então.
Mas é importante deixar a flaybar balanceada já certo? Estou a acertar as distancias para cada lado com o paquimetro, mas como tb já tenho o balanceador posso faze-lo já.
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SPJM
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O ideal é ter todo o heli o mais balanceado possível. Melhor é o resultado final.
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Bom a cabeça está terminada e parece-me que equilibrada. A flybar fica bastante mais curta que a do t-rex. O manual é um bom guia, mas não se pode levar à letra!
Amanha continuo.
Obrigado pela ajuda e abraço.
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Boas.
Reparei hoje que um dos parafusos dos ball links partiu-se.
Já tinha visto aqui no forum um post com um link para se comprar um kit de parafusos como deve de ser. Mas agora não estou a conseguir encontrar.
Alguém me indicar links para comprar os parafusos?
Obrigado e abraço
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lipus
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Ok Lipus, obrigado.
Tenho lá mts parafusos de facto, e tenho lá iguais, mas parece que é para meter nos servos. Tenho 4 conjuntos o que parece estar à conta para os servos.
Obrigado pelo link.
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lipus
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mas normalmente, quando compras servos estes trazem parafusos de fixação e 1 de braço ....
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Boas.
Estou a montar os servos e verifiquei que a ponta do braço do servo parte com o parafuso. Para ter mais plástico e mais base para sustentar o parafuso, montei no 3º furo a contar de fora embora o manual diga para se montar no mais de fora possivel.
Acham que isto permite mivimento suficiente ao swash? em que furo costumam montar os vossos?
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jotaluz
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lipus
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deve estar no furo que permita que o link fique o mais vertical possivel e a fazer um angulo de 90 graus com o braço do servo (servo centrado)
eu consegui com o segundo furo a contar de fora nos braços dos HXT900
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Nando
Administrador
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Tem atencao tambem ao facto de teres todos os 3 servos no mesmo furo. Senao depois ao mover a swash o movimento nao e igual entre os 3.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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lipus
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uma opção para evitar que o braço se parta é evitar que o parafuso use o braço como rosca.
1º alargar o furo pretendido para que o parafuso passe pelo furo em vez de se enroscar neste
2º colocar uma porca para prender o parafuso
este foi o processo que eu usei
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Boas.
Ficaram todos no 3º furo.
Como já tinha feito o 1º servo no 3º furo, arriscava a partir o braço se fosse agora tentar fazer no segundo furo.
Assim, fiz os restantes no 3º furo. O que me deixa mais preocupado é o servo de trás do swash. Como a bola fica virada para o servo, acho que vai bater o link no proprio servo. Vmos ver, se assim for, tenho que trocar os braços dos servos todos e fazer de novo.
Para já ficou montado assim.
Uma outra pergunta, o eixo do rotor principal, tem que descer até encostar à anilha soldada no proprio eixo, certo?
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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lipus wrote ( View Post): ›
uma opção para evitar que o braço se parta é evitar que o parafuso use o braço como rosca.
1º alargar o furo pretendido para que o parafuso passe pelo furo em vez de se enroscar neste
2º colocar uma porca para prender o parafuso
este foi o processo que eu usei
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Sim alarguei.
Basicamente tive que fazer duas coisas.
1º - com uma broca dremmel de 1.2mm, alargar o furo.
2º - com um dos parafusos com ponta bicuda que vinham com o servo, abrir ligeiramente mais o buraco no braço do servo.
De seguida já consegui utilizar o parafuso do kit que não tem bico e abrir rosca no braço e fixar.
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lipus
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jalves wrote ( View Post): ›
(...) O que me deixa mais preocupado é o servo de trás do swash. Como a bola fica virada para o servo, acho que vai bater o link no proprio servo.(...)
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vira a bola para fora (sim, o link vai ficar um pouco inclinado, mas fica sempre, de um lado ou do outro)
jalves wrote ( View Post): ›
(...)
Uma outra pergunta, o eixo do rotor principal, tem que descer até encostar à anilha soldada no proprio eixo, certo?
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sim, deves ter em atenção o recurso a anilhas de espaçamento para não teres folgas quando montares a cremalheira (main gear), o eixo (main shaft) não deve ter folgas verticais
outra solução é arranjares uma main shaft com colar não soldado, de aperto e passas a poder ajustar o curso
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Boas.
Bom, isto hoje foi um mau dia....
Grande retrocesso no processo de montagem...
Tive que desmontar os servos para colocar os braços a 90º, e ao fazer isto, os suportes dos servos desfizeram-se....
Eu tinha aplicado Threadlock nos parafusos que seguram os servos, terá sido por isto???? Ou é mesmo má qualidade???
Bom, ainda bem que tive que desmontar, senão ainda ia ter uma bela surpresa...
Isto será mesmo má qualidade do plástico da caixa do servo??
Outra coisa que reparei, após ter montado a cauda foi no suporte do servo da cauda. O suporte está feito para 4 furos, mas o meu servo só tem 2 ao meio, um de cada lado. Existe algum adaptador??
Ainda outra coisa que acho que deve ser problema, é o esticador que vai da cauda à extrutura do heli. Um deles a peça de metal está solta da barra preta. Isto pode estar assim?
Qt aos servos, tenho que comprar novos. Vale a pena comprar uns melhorzitos, ou isto foi mesmo azar e problema da cola dos parafusos?
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lipus
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1.
se deixaste (puseste) threadlock no plástico, sim fizeste bubu
o threadlock corroí o plástico
eu tenho HXT900 no cíclico e já desmontei tudo pela segunda vez e estão impecáveis
2.
só precisas de garantir que o servo fica estável, sem folgas, e com o link que vai até à cauda o mais direito possível, não precisas de adaptador, colocas só os parafusos que o servo pede, esses suportes têm quatro furos para servir qualquer servo
3.
essa do esticador... não percebi, posta ai umas fotos
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Boas.
Fotos do esticador:
Foto Esticador
Qt ao servo e ao suporte, envio foto tb para ser mais perceptivel o que falo.
Servo cauda 1
Servo cauda 2
Ainda sobre os servos, uma vez que a culpa é minha e não do material, vou mandar vir outros da mesma gama de preços.
Tou a pensar mandar vir estes pelo simples motivo que trazem uma anilha para colocar nos orificios dos parafusos e evitar assim tb o esmagamento do plástico do suporte. Este é tb com engrenagens em metal.
Servo Hobbyking 929MG
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Nando
Administrador
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O esticador e so colar e esta resolvido.
Em relacao ao servo estava a ver o suporte e esse e para servos que tem 2 parafusos de cada lado.
O ideal era ter um servo desses para colocar.
Em alternativa e comprar um suporte para o tail boom que por norma da para servos so com um parafuso.
E so ter atencao e se o "arame" de controle depois pode ser encurtado.
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http://www.xrotor.net
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lipus
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epas, desculpa, esqueci-me que tens um PRO e o suporte do servo de cauda é na base ..., a minha resposta anterior refere-se aos 'não' PRO que tem o suporte do servo de cauda conforme a imagem do post do Nando
isso do 'esticador' (braços do tail boom) aconteceu-me exactamente o mesmo, (mas também vi em videos tutoriais de construção que é normal e se deve dar um esticão aos quatro pontos de apoio para ver se eles se soltam [é preferível que se soltem agora do quando estiver no ar]) é só voltar a colar com CA
ATENÇÂO: ao colar, garantir que ambos os extremos dos braços têm os furos no mesmo plano (virados para o mesmo lado e com variação rotacional mínima)
ainda em relação aos servos do cíclico, se vais prende-los com parafuso e porca metálica, aplicas um pouco de threadlock na rosca da porca, se vais prende-los com parafuso enroscado no plástico aplica cola normal ou CA
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jalves
TECHNICAL SERGEANT
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Boas.
Bom, o prob do servo da cauda tá resolvido!
O dremmel é um amigão!
Fiz os 4 furos na caixa do servo com uma broca de 1.6mm.
Segue fotos.
Qt aos braços do tail boom, tive a ver melhor e estão ambos maus. Vou ter que os colar então.
Os servos do ciclico são presos com os parafusos pretos que se vêm nas fotos a seguir.
Servo de trás:
Servos da frente:
Os que se estragaram, prendi-os apenas com aqueles parafusos. Estes que estou a ver agora, trazem umas anilhas de metal para o parafuso não ficar em contacto directo com o plástico.
Agora tenho que ficar parado até chegarem os servos. É que para montar o servo do ciclico de trás é melhor mesmo tirar os aluminios de suporte fora. O servo é montado por dentro.
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lipus
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boas,
está com muito bom aspecto ..., sim senhor
esse servo para cíclico podes usar os dampners de borracha e as mangas de cobre mas não podes usar aqueles parafusos que ele traz, parecem ser rosca para madeira/plástico, mas aparentemente já tens os parafusos na frame (e não esquecer, metal com metal um toque de threadlock)
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