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ruben
STAFF SERGEANT
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Olá pessoal !
Este post é para todos aqueles que adoram voar, mas também construir o que voam !
Depois de ter efectuado o download de um excelente plano de um Spitfire MK IX, escala 1/9 para construir em balsa, achei que o mesmo plano seria "convertível" para Depron.
Já tinha construído um F-18 no mesmo material e achei-o extremamente simples de trabalhar.
Tenho vindo a construir o Spit desde Maio de 2005 e coloquei uma thread nos Rcgroups onde vou detalhando os passos da construção.
Mas como este forum é dos mais activos e interessantes cá no nosso cantinho, achei que partilhar também aqui, a construção passo-a-passo, seria bastante interessante e também motivador para outras pessoas que queiram usar o Depron como material de construção.
Pode ser que se a mania pegar, daqui a uns tempos surjam aí uns encontros de escalas "Depronianos"...
Então vamos lá começar...
O projecto está previsto com as seguintes características:
Modelo: Spitfire Mk IX
Envergadura : 140 cm
Peso previsto pronto para voar: +- 1500Kg
Material principal: Depron 5mm
Outros materiais: Balsa, contraplacado, tubos de carbono
Motor: Speed 600 + redutora 3:1 + Controlador 30A
Bateria: 9.6v NImh ou NICD - 1900mhA a 3300mhA
Servos: 3 HS-81
Como colas vou usar UHU Por, Epoxy 5m, CA foam safe e cola quente.
PS: Um dos meus objectivos é não gastar muito $$$, por isso, nada de brushless, Lipo's, etc etc...
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Nando
Administrador
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Excelente.
Tambem ando maravilhado com a construção em Depron. E pena que me falte o jeitinho.
Mas aparte disso, o spitfire e um dos aviões que adoro. Seria excelente construir um.
Para ja, fico a espera de umas fotos.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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ruben
STAFF SERGEANT
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Construção das asas
A estrutura inicial da asa é bastante simples e rápida de ser construída.
Usado apenas Depron de 5mm, UHU Por e cola quente.
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ruben
STAFF SERGEANT
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Construção da asa - continuação:
A parte inferior das asas está agora pronta e tem uma ligeira curvatura que acompanha as nervuras. Ainda não tem diedro.
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ruben
STAFF SERGEANT
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Entradas para o trem de aterragem:
Este Spit infelizmente vai ter um trem fixo.
O meu rádio só tem 4 canais.
Ainda estive na dúvida, se suprimia o leme de direcção e usava o 4º canal para um trem retractil feito por mim. Mas como quero que o Spit levante do chão (sem ser lançado à mão...) necessito de ter controle sobre ele e nesse caso, preciso do leme !
De qualquer maneira, vou criar as entradas para o trem, tal como no modelo real. Quem sabe mais dia menos dia, me aparece aí um rádio com mais canais e eu decido converter o trem ?
Para aplicar curvatura ao Depron, basta colar fita cola sobre ele (SEMPRE!) , para evitar que parta e aplicar-lhe calor.
Já usei vários métodos para criar curvas, desde secador de cabelo, até àgua quente e também colocá-lo uns 30 cm sobre o bico de gás do fogão.
Para quem não quiser gastar gás inutilmente, pode sempre aproveitar o almoço de Domingo com os sogros para tentar dobrar o Depron, sobre aquela magnífica feijoada que a sogra está a fazer no fogão...
Se forem carapaus fritos, é má ideia porque deixa cheiro no Depron.
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ruben
STAFF SERGEANT
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Construção da asa:
Embora eu devesse usar apenas Depron, decidi usar um tubo de carbono nas asas. Eu sei, eu sei... Foi um pecado !!!! Devia ser fustigado...
As razões para usar o carbono, foram as seguintes:
1 - Juntar as asas de uma maneira simples e resistente;
2 - Criar o diedro correcto;
3 - Criar um ponto de apoio muito resistente para o trem de aterragem;
4 - Poupar peso.
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Pmagall
Fundador
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Ruben..........!!!!!!!!!
Só tenho uma palavra a dizer-te!!
EXCELENTE!!!!!!!!!
EXCELENTE ARTIGO!!!!!!
E EXCELENTE CONSTRUÇÃO!!!!!
bem afinal é mais do que uma só palavra.
Espero que continues a tua reportagem, já estou em pulgas, quero ver a Fuzelagem.
Era Optimo termos um Bird-Dog, também em escala.
Entretanto aproveita para actualizares o perfil com a tua idade.
E já agora onde voas, e de que zona do Porto? és??
Paulo
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_________________ RCMpt.com
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Nando
Administrador
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Muito bom mesmo.
O detalhe na construção das asas está excelente.
Realmente comparando com o que tenho feito, e mesmo o que disse falta-me o "kit de unhas".
Já agora aproveito para pedir umas opiniões.
O que ando a construir a asa tambem tem uma curvatura, e isto tem sido para mim o mais dificil de obter. De forma a ficar correcta. No plano original eles não usam nervuras na asa, apenas a encurvam e pronto assim fica. Haverá problema de eu colocar 1 ou 2 nervuras na asa?
Sendo ela composta por apenas uma placa, vai influenciar o voo?
Obrigado.
E continua a por fotos, ta,bem estou ansioso por ver a fuselagem!
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
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ruben
STAFF SERGEANT
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pmagall wrote ( View Post): ›
Ruben..........!!!!!!!!!
E já agora onde voas, e de que zona do Porto? és??
Paulo
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Olá Paulo,
Obrigado pelo incentivo !
Já procedi à actualização.
Apesar de ser de Gaia, eu normalmente voo em Vagos (perto de Aveiro), na Pista das Maçaricas, uma vez que passo lá quase todos os fins-de-semana.
Agora que o inverno está a chegar, passo a ir menos vezes lá, pelo que terei que arranjar tb um sítio para voar cá na zona...
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ruben
STAFF SERGEANT
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Saudações
Excelente (5 estrelas) reportagem fotografica, o modelo já voa?
Em tempos fiz um 3D em depron, enfim, não era bem depron, era depron revestido a papel, daquele que os arquitectos usam para fazer maquetes, sabia á partida que o papel só aumentava o peso, mas como sabia que ia papar uma manha á seca á espera que me fossem ligar o gas, no dia anterior fui á papelaria e comprei o material para me entreter.
A questão é: os planos das fotos parecem-me porreiros, imprimiste em A3 ou A2 ? Normalmente as asas esticam-se alem de um A3...
Qtas horas estao investidas?
Cumps do Car eka
Olá Car eka
O Spit ainda não voa mas conto fazer o 1º voo antes do final do mês de Setembro. Estou só à espera que chegue o motor para finalizar a estrutura da frente.
O 1º voo vai ser feito sem acabamentos, ou seja, branquinho como cal !
Se voar bem, então virá a fase da massa, lixa, pinta, massa, lixa, pinta, etc etc...
Quanto aos planos, utilizei um utilitário q tenho na minha impressora para imprimir em poster (acho q umas 30 folhas A4). Ampliei o plano com esse utilitário, de forma a q a asa ficasse com sensivelmente 140cm.
Depois só tens q colar todas as folhas...
Quanto ao nº de horas gastas desde Maio, uma vez q só trabalho nele à noite, talvez umas 60 horas até agora...
O que é curioso é que ao fim de algum tempo, começas a olhar para trás e vês que poderias fazer determinadas coisas de forma mais eficiente e menos trabalhosa...
Abraço,
Ruben
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Car eka
MASTER SERGEANT
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Podes enviar-me os planos prontos-a-imprimir? Os ultimos que imprimi tb eram cerca de 30 paginas A4 e ainda bem que tinham uma escala cá em baixo....em polegadas, por sorte tinha aqui uma regua com os 2 sistemas e depois de sair a primeira pagina fui medir e tive de acertar no 'zoom' até uma polegada no papel ser uma polegada na régua!!!
E posta á vontade á minha PM
Cumps do Car eka
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.: O meu vicio :.
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ruben
STAFF SERGEANT
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Nando wrote ( View Post): ›
Muito bom mesmo.
Já agora aproveito para pedir umas opiniões.
O que ando a construir a asa tambem tem uma curvatura, e isto tem sido para mim o mais dificil de obter. De forma a ficar correcta. No plano original eles não usam nervuras na asa, apenas a encurvam e pronto assim fica. Haverá problema de eu colocar 1 ou 2 nervuras na asa?
Sendo ela composta por apenas uma placa, vai influenciar o voo?
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Olá Nando,
O facto de colocares algumas nervuras na asa quase não vai ter efeito ao nível do aerodinamismo. Penso que não haverá qualquer problema em colocares uma nervura na ponta das asas e outra sensívelmente a meio. Isso será o suficiente para manter curvatura no Depron.
Contudo, tenta que a asa já tenha alguma curvatura antes de colares as nervuras.
Deverá ser mais simples dar a curvatura a uma placa de Depron e só depois cortar a asa a partir dessa placa.
Abraço
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ruben
STAFF SERGEANT
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Car eka wrote ( View Post): ›
Podes enviar-me os planos prontos-a-imprimir? Os ultimos que imprimi tb eram cerca de 30 paginas A4 e ...
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Olá Car eka
Não tenho o plano pronto a imprimir. Foi às tentativas até acertar. Ia fazendo zoom no utilitário que permite imprimir em poster... Provavelmente haveria uma maneira mais fácil !
Tens o plano para download em Plans à telechager. Procura "SPITFIRE MK IX".
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ruben
STAFF SERGEANT
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Construção do trem de aterragem:
Para colocar o trem de aterragem na asa, utilizei dois quadrados de madeira de pinho e contraplacado de 3mm.
Todo o material foi colado com epoxy.
O trem é constituído internamente por fio de piano de 3mm e exteriormente por tubo de alumínio.
As rodas não são lá muito "escala" mas são bastante leves. Talvez depois as mude. Uma vez que a pista onde voo é de relva, aumentei ligeiramente o diametro das rodas.
O contraplacado foi colocado entre os blocos de pinho e os dois tubos de carbono. Fica bastante sólido e penso que irá distribuir bem o peso do avião quando fizer aterragens depois de uma noite de copos...
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Car eka
MASTER SERGEANT
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Está um projecto de se lhe tirar o chapéu...pelo que tou a ver és muito rigoroso na construção desse modelo...acho que não vou conseguir ser tão perfeito, acho que se vir as asas acabadas e sem mtos defeitos já bato palminhas de satisfação!
Continua a postar...tou a gostar!
Cumps do Car eka
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.: O meu vicio :.
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ruben
STAFF SERGEANT
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Construção dos suportes da asa:
Para construir os suportes da asa, usei um parafuso de nylon (dos que se usam para prender as tampas duma sanita !!!! ), pinho, contraplacado e tubo de alumínio. Epoxy apenas.
Eu queria que a asa ficasse bem segura. Logo se verá se este é um bom método.
Careka,
Eu realmente estou a ter algum cuidado na construção porque o Spitfire é um dos meus aviões místicos (a par com o P-38 e DH Comet) e caso ele voe bem, irá levar um acabamento à maneira ! Já o F-18 demorei uma semana a fazê-lo e não me importo que de vez em quando o chão vá contra ele...
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ciberjohn
FIRST SERGEANT
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soberbo....como vêm ai o vento forte....talvez ocupe os weekends a fazer algo do genero...mas eu vou mais para a aviação comercial :d
HUGSSS
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Parabéns,
Só consigo pensar em umas poucas palavras: Que Genialidade, que talento...
Um abraço e parabéns, continue a mostrar este tipo de trabalhos que sempre incentiva a que um dia arrisquemos a tentar fazer algo parecido.
Parabéns.
Abraço,
Moraes
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_________________ Bons Vôos
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ruben
STAFF SERGEANT
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Olá pessoal !
Obrigada a todos pelas vossas palavras de incentivo ! Espero que comecem aí a surgir mais projectos do género !
Só partilhando experiências é que iremos construindo e voando melhores modelos.
Continuando com a construção da asa:
Uma vez que a parte inferior da asa está pronta, falta agora cobrir a parte superior.
Cortei duas placas de Depron sobredimensionadas em relação ao formato da asa.
Passei UHU Por em todas as nervuras, longarinas e especialmente no bordo de ataque e de fuga da asa. Encostei a asa, separei e aguardei 5m.
Coloquei muita fita cola no bordo de ataque, de forma a juntar a parte inferior da asa e a parte superior.
Depois foi só dobrar a asa superior sobre as nervuras, prender tudo com fita cola e ir abrir uma cervejola para festejar a minha nova asa !
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Rui Felgueiras
FIRST SERGEANT
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Sem palavras espectaculo e estou eu a começar a fazer um mome made gws pico tiger moth.....bem agora depois de ver isto tenho vergonha das peças que fiz para o meu
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_________________ MANY PLACES TO FLY AND NOW A PLANE TO DO IT......CAVS sempre....
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ciberjohn
FIRST SERGEANT
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não há que ter vergonhas....eu tenho aqui ao lado o meu primeiro da gws...kit...o beaver...comparado com o e-starter e agora com o tiger....LOL...ganda matacanho
HUGSSSS
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Car eka
MASTER SERGEANT
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Boas ruben...
Já sei que o Spitfire é um avião mitico para ti, mas dá para não ser tão perfeito nas peças?? A malta aqui está a começar a desmorecer com tanto empenho da tua parte (Se não conseguires, tira resolução ás fotos, assim pensam que são desleixos da tua parte ehhe)
Agora a sério...devias pegar nas fotos, fazer um livro com isso...a modos que um manual de construção....eu sinto-me tentado a fazer!
Depois era pegar nos moldes e recortar em cartão ou cartolina....et voilá! Podias começar a comercializar o teu proprio kit a x euros.
Ou então recortares as peças no depron, e por x+y ?, o trabalho quase ( quase) todo feito .
Cumps do Car eka
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ruben
STAFF SERGEANT
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Olá pessoal !
Qual vergonha qual quê ?!?!? O que importa é que os aviões voem ! É para isso que eles servem !
Se calhar estou para aqui com uma trabalheira do caraças e quando o Spitfire levantar voo (se levantar...), faz-me um "tip stall" e espeta-se contra um monte de bosta...
Lembrem-se que o Depron é um material super simples de se trabalhar. Com um bocado de paciência, fazem-se umas coisas porreiras, tipo Airbus A380 com 3 metros de envergadura (ver nos rcgroups) e coisas do género...
Toca a ir à loja do chinês e comprar x-actos de 150 laminas a 1 euro !
Aproveitem e comprem tb cola quente, lixa, multimetros, etc etc !!!
As lojas dos chineses são as melhores amigas dos gajos do Depron !
E mãos à obra !!!! Planos é o que não falta na Net !
Quanto à sugestão do Careka sobre comecialização, se esta "reportagem" ajudar alguém a ter ideias para construir um Spitfire (ou outro avião qualquer), já me dou por satisfeito !
Claro que se alguém me oferecer uns 500 Euros por um kit...
Abraços a todos !
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ruben
STAFF SERGEANT
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Acabamento da asa:
Para acabar a asa, decidi colocar um bordo de ataque feito em balsa.
Também é possivel realizá-lo em Depron mas dá muito mais trabalho e assim fica mais resistente. Já há bordos de ataque feitos em balsa e prontos a usar praí a a 50 cêntimos...
Ante de aplicar o bordo, cortei na vertical o depron do bordo da asa e lixei-o muito bem.
Depois, espalhei epoxy por todo o bordo e apliquei-lhe a balsa, usando fita cola para prender tudo muito bem. É que a asa é curva e não é fácil dar essa curvatura à balsa.
Perto da ponta da asa, onde a balsa curva mais, dando uns golpes por dentro do bordo de balsa, ajuda a dobrar.
Quando a epoxy estiver quase a colar, é conveniente pressionar bem o depron de forma a ficar com um bordo de ataque perfeito em relação à balsa.
Devo dizer que depois de tudo seco, fiquei de boca aberta com a rigidez que a asa apresenta !!!! Com este método de construção penso que seria perfeitamente possível chegar aos 2 metros de asa !!!
Agora vou uns dias para fora e por acaso até vou para os lados de Évora. Acho que vou aproveitar para passar pelo aerodromo.
Para a semana começo a postar a construção da fuselagem.
Abraço
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patrick
TECHNICAL SERGEANT
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Olá ...
Faço aqui o convite ao Ruben para publicarmos esta contrução no RCPortugal, ficaria sempre disponível. Eu sempre quis abrir uma nova secção de CONSTRUÇÃO passo a passo. Se concordar, posso retirar as fotos e o texto daqui directamente sem lhe dar trabalho adicional. Desde já agradeço.
Boa construção
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_________________ Patrick Leroy
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