Bem está aí com cada artista. Ontem lá chegou finalmente a bateria de 400mHa, já pude por o "avião" a funcionar pela 1ª vez. Mas ainda falta trem-de-aterragem e equilibrar o centro de gravidade porque ficou com o rabo pesado. Aqui está o resultado de ontem:
Boas construções, façam os comentário que achem necessário visto eu ser novato neste mundo.
Last edited by BrunoD on Thu 25-11-2010, 23:48; edited 1 time in total
BrunoD
SENIOR AIRMAN
Aqui está o que aparenta ser o meu "avião"
BrunoD
SENIOR AIRMAN
E assim dou por concluído o meu projecto, só falta mesmo arranjar sitio para o voar. Comentem...
Boas construções e que vença o melhor...
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas.
BrunoD, quanto está a pesar e qual a envergadura? Já agora e para quem queira fazer algo similar, diz qual a electrónica e motorização usada.
Bom voo de estreia e boa filmagem
mustang-pt wrote (View Post): ›
boas, parabens pelo teu trabalho esta sem duvida original, falta so mesmo ver o video do bicho a voar, boa sorte e que te divirtas com ele.
abraços.
Original?! Já ganhou!!! POC Temos meninos agora..ehehe
Inventado à medida que a construção evoluia..tudo a olho..mas vai voar que é uma maravilha! Parabens! Foi com gosto e esta muito bom!
mustang-pt wrote (View Post): ›
boas, parabens pelo teu trabalho esta sem duvida original, falta so mesmo ver o video do bicho a voar, boa sorte e que te divirtas com ele.
abraços.
Original?! Já ganhou!!! POC Temos meninos agora..ehehe
Inventado à medida que a construção evoluia..tudo a olho..mas vai voar que é uma maravilha! Parabens! Foi com gosto e esta muito bom!
Obrigado pelos comentários, também optei pela reutilização de materiais em alguns elementos, os tirantes por exemplo já estiveram num piano, muito trabalho me deram para os endireitar, mas custo 0€!!! A rodinha de trás era de um carrinho que saiu no chocapic, custo 0€!! Arame do trem-de-aterragem, generosamente oferecido pelo meu amigo pedroe, e muitos do pequenos reforços e pormenores em balsa foram tirado de um saco cheio de aparas da construção do meu 1º avião.
Boas construções e bons voos...
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas.
BrunoD, no aproveitar está o ganho
Ficamos à espera do vídeo do primeiro voo
BrunoD, no aproveitar está o ganho
Ficamos à espera do vídeo do primeiro voo
Também eu!! :p Tenho de arranjar um pavilhão onde possa fazer o voo. Tenho também de postar uma foto com o avião na balança para comprovar o peso.
Se alguem conhecer um pavilhão onde se costuma fazer estas actividades aqui para os meus lados é só dizer.
BrunoD, o voo não tem de ser em pavilhão, embora com o peso do modelo ajude muito
Pode ser na rua desde que arranjes uma altura com muito pouco ou nenhum vento para correr tudo bem
Lá resistente é ele
No tópico do Concurso mencionaste que ele precisa de ailerons mas... mesmo com ailerons vai precisar de diedro para ter mais estabilidade e por falta dele é que cai mal inicia uma volta. Além disso parece ter uma carga alar elevada para o tipo de perfil e daí ser rápido.
Espero que não desanimes mas continues
Bem!!!!! altos piões, mas acho que vou-te fazer concorrência
Sei que isto parece cliché, mas verificaste o CG?, é que até eu acertar o CG do meu voava como o teu.
_________________ vários conjuntos de peças que voam em formação nas classes 250, 400, 500, 550 e 600 e outras coisas esquisitas que aparentemente, também voam...
Spektrum DX8
BrunoD
SENIOR AIRMAN
Obrigado pelas criticas, agora surgem-me 2 dúvidas:
1- o que é o diedro?
2- Para o CG contei 30% da asa, o que eu acho não estar correcto pois a asa não tem um perfil "vincado" apenas tentei dar-lhe um cheirinho de "Clark Y". Fiquei com a ideia que será melhor contar com 50% da asa.
Quanto ao CG, como tens uma carga alar elevada, peso do aeromodelo a dividir pela área da asa, terás sempre uma velocidade mínima elevada, e que obriga a ter o CG perto de 30% da corda da asa. Se puxares o CG para trás vais ter uma entrada em perda mais rápida, essas quedas de asa que o modelo mostra no vídeo, devido a uma carga alar elevada e ao facto de a asa perder sustentação, entrar em perda, devido ao ângulo de ataque acentuado provocado pelo CG recuado.
Os shokflyers que vemos em indoor têm o CG recuado para trás dos 30% mas recorrem a uma carga alar muito baixa para baixar a velocidade mínima ou velocidade de perda. Ou seja, no teu caso a solução para um voo mais lento passaria pela adopção de um perfil com mais sustentação, um concâvo/convexo tipo Minium, e/ou mais área alar através de uma asa maior o que ia obrigar a alterar o modelo.
Obrigado pela explicação.
Vou tentar dar-lhe algum diedro positivo, ver se consigo moldar a balsa de forma a ela curvar para cima. Depois fazer uns excertos nas asas para dar uma maior área de asa e com uma lixa formar uma concavidade na face de baixo.
Já encomendei uma roda para fazer uma roda direccional pois como deu para ver só conseguia andar controlado a partir da velocidade em que as derivas passavam a ter influência.
Ainda tenho uma margem de 100gr
Quando Quanto ao moldar a balsa de houver alguma técnica que me possam indicar, agradecia, estou a pensar em aplicar vapor, aconselham?
Mais uma vez obrigado.
Chispas
MAJOR GENERAL
Boas.
Para dar diedro nessa asa só vejo um meio, cortar a mesma a meio e colocar/colar duas falsas longarinas de contraplacado fino, uma a 25% e outra a 60% p. ex., à vertical da balsa, 0,8X3mm com 5cm para cada lado chega.
Quanto à moldagem da balsa para lhe dar curvatura, se estiver de molho em água ela permite a moldagem, o Gil já aqui o demonstrou. Neste caso precisa de um molde para não deformar enquanto seca e dependendo da espessura poderá demorar mais de 24H pois se as fibras externas poderão parecer secas as do meio poderão ainda não estar levando a um empeno. Dependendo da corda da asa este molde poderá ser um tubo de PVC de 10, 15 ou mesmo 20cm de diâmetro para que a curvatura não fique pronunciada demais, 3º é o que uso.
Aqui está a asa em processo de inversão de diedro. Vou deixar assim até sábado e se calhar agora ainda lhe dou uns borrifos de água para ajudar a trabalhar a madeira.
mustang-pt
FIRST LIEUTENANT
boas, sim senhor ja mexe parabens pelo modelo, a minha opiniao é igual a do chispas, que realmente parece ter pouco diedro para nao usares ailerons.
Aqui estão os resultados dos trabalhos de hoje. Digo uma coisa, a peça para a roda traseira, acho que foi das coisas mais trabalhosas que já fiz, e no final de tanto trabalho ainda parti o arame e tive que soldar, o resultado final ficou um pouco "diferente" do aspecto que apresenta na foto da peça.
Aquela tentativa de inverter o diedro da asa também parece ter funcionado. Talvez amanhã já avance com o aumento da área da asa.
BrunoD, ainda não tinha percebido para que era o arame da roda de cauda tão longo até que olhei a terceira foto com atenção
A terceira roda neste caso chama-se roda de cauda por causa da sua localização, junto da cauda do avião. Da maneira que a tens, quase por baixo da asa, perdes a direcção assim que ela deixa de exercer atrito, quando a asa "começa a funcionar", e por isso algumas das tuas descolagens não foram como planeado:
BrunoD wrote (View Post): ›
... como deu para ver só conseguia andar controlado a partir da velocidade em que as derivas passavam a ter influência...
Tens de deslocar a roda para o extremo traseiro da fuselagem para teres mais direccionalidade, mesmo que fixa, da roda.
BrunoD, ainda não tinha percebido para que era o arame da roda de cauda tão longo até que olhei a terceira foto com atenção
A terceira roda neste caso chama-se roda de cauda por causa da sua localização, junto da cauda do avião. Da maneira que a tens, quase por baixo da asa, perdes a direcção assim que ela deixa de exercer atrito, quando a asa "começa a funcionar", e por isso algumas das tuas descolagens não foram como planeado:
BrunoD wrote (View Post): ›
... como deu para ver só conseguia andar controlado a partir da velocidade em que as derivas passavam a ter influência...
Tens de deslocar a roda para o extremo traseiro da fuselagem para teres mais direccionalidade, mesmo que fixa, da roda.
Esta roda já não tem nada a haver com a roda do vídeo. Agora esta já é direccional e assim que perde o atrito já está sob influencia das derivas, que era o que acontecia antes. Com a diferença que agora já tenho o controlo a baixa velocidade. Próximo Sábado já vou tentar fazer um "voo" mais parecido com um voo, e em principio já num pavilhão.
Aqui vai mais uma actualização sobre o meu projecto. Apesar de ter conseguido inverter o diedro da asa, verifiquei que o perfil transversal da asa também inverteu, ou seja em vez de ficar com a curvatura virada para baixo, abaulou para cima
Decidi cortar o mal pela raiz e fazer uma nova asa, já com diedro de origem e com maiores dimensões, desta vez tem 75cmx13cm e com a decida curvatura para baixo.
Aqui vão as fotos:
1- Comparação entre a asa nova e a asa antiga:
2- Adaptações no apoio da asa, para ficar com diedro de 5º:
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