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Author |
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Nelio
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Boas a todos. Eu fiquei com este avião que era de um primo meu que faleceu e apesar de já andar no mundo dos rc's a algum tempo, nunca tinha pensado em aviões e como devem calcular nao sei muito sobre estes bixos!
O meu problema é que para comprar peças ou algo do tipo precisava de saber a marca do avião e onde comprar as peças. O problema é que na minha zona nao conheço ninguém que me possa ajudar pois a ideia é por este avião como novo. Não faço planos de voar como ele pois o objectivo é restaurar o mesmo como uma pequena homenagem. Para partir já cá tenho o carro e o Heli.
Espero que me possam ajudar e qualquer dúvida que tenham podem fazer as perguntas que quiserem.
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Last edited by Nelio on Tue 22-02-2011, 14:48; edited 1 time in total |
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vinvertido
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Oi esse modelo é um Aviomodelli Cessna 177, o bom é que podes comprar peças para ele essencialmente o capot
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_________________ Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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Nelio
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Sem querer ser chato, onde posso comprar as peças? Já procurei na net, €bay etc e não consigo encontrar.
Obrigado pela ajuda.
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Nelio
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Nelio
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Ninguém mais me ajuda? O modelo da Aviomodelli tem 2,10mt... não encontrei nenhum com 1,20.
Queria mesmo conseguir peças para este avião e já passei horas á procura e nada.
Alguém?
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rookie
SECOND LIEUTENANT
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Da Aviomodelli não poderia ser, pois as fuselagens são de Abs e essa parece de fibra.
Sem qualquer certeza, procure na marca svenson; não sei se ainda existe, mas....
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Nelio
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Pois, o meu é ABS, penso eu, é tipo um plástico moleável muito fininho.
Já estou um pouco desmoralizado com isto pois estou a ver que não vou poder restaurar isto em condições. Ainda por cima ando a praticar no simulador e estou a começar a gostar de voar com aviões.
Nem consigo encontrar lojas com peças para cessna nenhum.
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rookie
SECOND LIEUTENANT
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Mas para voar só precisa do estabelizador horizontal; e esse pode fazê-lo com madeira de balsa. Compra uma placa com a espessura do encaixe, corta um rectangulo que tenha de área +/- 11% da área da asa e depois separa o leme, desse placa, por forma que o leme de profundidade tenha entre 2,5 a 3 cm.
O capot do motor não é necessário para voar - assim até arrefece o motor de forma mais eficiente.
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Nelio
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Pois, se calhar é isso mesmo que vou fazer, falta o estabilizador e a hélice. Que medida comprar? Há algum cálculo para se chegar á medida ideal?
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rookie
SECOND LIEUTENANT
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A balsa é vendida normalmente em placas de 10x100 cm. a espessura das placas costumam ser de 1mm 1,5mm etc.
Meça a espessura do encaixe na fuselagem. Fica a saber qual a espessura da placa a comprar; provavelmente 6mm ou 8mm. Escolha a placa de balsa mais leve!!!!! a mais dura, logo mais pesada vai-lhe alterar o centro de gravidade do avião e depois...cacos
de seguida corte um rectangulo, por exemplo com a largura da placa, 10 cm e o comprimento de tal modo que a área do estabilizador seja +/- 11% da área da asa... à que por essa matemática a funcionar.....
Só depois é que dessa placa a divide, paralelamente ao comprimento em dois rectangulos cuja largura sejam iguais, respectivamente ao comprimento do encaixe da fuselagem e o resto fica para o leme da profundidade.
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rookie
SECOND LIEUTENANT
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Bom se a medida era a da helice tem que identificar qual a cilindrada, em cm3 ou polegdas3, do motor.
depois basta dizer a cilindrada que a resposta é fácil.
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Nelio
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O motor é um magnum GP 10 (julgo que seja 1.75C m3 avaliando pelo modelo Thunder Tiger GP10)
Por falar nisso também o vou desarmar todo a ver o estado do mesmo. Aí já é uma área que domino mais devido á pratica do RC 1/8TT
P.S. - Obrigado pela ajuda. Já estou a ficar mais entusiasmado com isto
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Pmagall
Fundador
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Esse modelo é um Cessna 182 da Thunder Tiger.
GP 10 ou 15 (não me recordo se o meu tinha esse motor, mas tb já se passaram 18 anos)
Acho que ainda tenho algumas fotos..
Bom para dias de vento zero!! ou uma pequena brisa.
Já estava desforrado?
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_________________ RCMpt.com
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Nelio
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18 anos?!?!?!?
LOL pelos vistos é mesmo 1 crime voar com ele...verdadeira peça de museu hehehe
Sim, eu ja o recebi exactamente como está.
Por acaso ja tinha visto o da Thunder Tiger mas nao pensei k fosse pela medida da asa e pelo da thunder ser EP. Mas se calhar a asa já não é de origem. Realmente o tamanho da fuselagem coincide com o meu.
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Pmagall
Fundador
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A asa que esta na foto não me parece ser de origem, isto porque esse modelo em questão originalmente não tinha ailerons na asa, assim depreendo que essa asa seja uma adaptação/modificação.
Ele de facto é um modelo pequeno.
A facto de a fuselagem ser de um plastico não ajudava muito, porque o plastico era muito maleavel.
O modelo Ep da TT, julgo que seja a utilização do molde e adaptação deste para os modelos electricos (suposição minha pois não estou a ver o modelo).
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_________________ RCMpt.com
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Estou contigo PmagalL (Boas) a asa foi adaptada pois a original nao tinha ailerons, ainda dei umas ajudas nesse modelo para ai em 90, lembro-me que era resistente
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_________________ ----------------
Marechal wot
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Ivo
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Ola Nelio
Em relação ao helice para o teu motor, talvez estes valores te possam ajudar a decidir.
motor 10 = 7x3, 7x4, 7x5, 7x6
motor 15 = 7x6, 8x3, 8x4, 8x5, 8x6, 8x7
abraço
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Nelio
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Muito Obrigado!
Realmente ajuda imenso pois eu nao tenho noção nenhuma e já estou em processo de adquirir material para acabar o avião.
Possivelmente compro a hélice maior que existe para este motor pois o sítio onde se voa nao tem muita recta para ganhar velocidade.
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Nelio
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rookie wrote ( View Post): ›
A balsa é vendida normalmente em placas de 10x100 cm. a espessura das placas costumam ser de 1mm 1,5mm etc.
Meça a espessura do encaixe na fuselagem. Fica a saber qual a espessura da placa a comprar; provavelmente 6mm ou 8mm. Escolha a placa de balsa mais leve!!!!! a mais dura, logo mais pesada vai-lhe alterar o centro de gravidade do avião e depois...cacos
de seguida corte um rectangulo, por exemplo com a largura da placa, 10 cm e o comprimento de tal modo que a área do estabilizador seja +/- 11% da área da asa... à que por essa matemática a funcionar.....
Só depois é que dessa placa a divide, paralelamente ao comprimento em dois rectangulos cuja largura sejam iguais, respectivamente ao comprimento do encaixe da fuselagem e o resto fica para o leme da profundidade.
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Boas, hoje resolvi pegar no avião e olhar com olhos de ver e cheguei á conclusão que não entendo a medida. Isto, não porque me tenham explicado mal mas porque sou um nabo nisto. Mas estou com vontade de aprender.
Ora, a asa principal tem 1,20Mt. Logo, 11% disso é 13.2cm.
Pelo que vi, 13.2 é pouco e 10cm também é.
Ou seja, desculpem a minha BURRICE mas fiquei na mesma Estou completamente baralhado.
Que largura e altura deve ter +/- e onde uso os 11%? Estabilizador... horizontal? Estabilizador é a parte imovel não é? A parte que mexe é o leme.
Epá estou ás portas de desistir e pagar para alguém me fazer isto Gostaria era msm de ser eu a fazer.
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Nelio
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Boas,
após procurar bem num saco que tinha para ali guardado encontrei os "restos" mortais do estabilizador horizontal....
é isto:
Agora gostaria vou comprar balsa para construir um igual.
... ver a construção do Cannadair do Nuno deu-me motivação para começar o restauro.
Depois de grande pesquisa na net vi que realmente este é um Thunder Tiger Cessna 177 GP mas como é muito antigo já não se encontra material para ele. LINK
É pena porque gostaria de recuperar a fuselagem porque sendo plástico já está ressequido e parte-se.
Estou a pensar fazer em fibra pois tenho quem me faça e só tenho de comprar a matéria prima. Até já pensei fazer em carbono.....
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Kramsky
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Boas Amigo...
Tem razão...é um cessna 177 sem sombra de dúvidas....o estabilizador diz tudo...
Já tive com um desses na mão e até pensei em o adquirir, uma vez que tenho o irmão maior, com 1.70 de envergadura da aviomodelli.Eu vi esse modelo numa loja em famalicão, liga para lá, que pode ser que te vendam..
O modelo já está montado e penso ser de um cliente, mas tá lá encostado e esquecido....o nome da loja é aerocarcontrol.
Abraço
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Nelio
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Nelio
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Ivo wrote ( View Post): ›
Ola Nelio
Em relação ao helice para o teu motor, talvez estes valores te possam ajudar a decidir.
motor 10 = 7x3, 7x4, 7x5, 7x6
motor 15 = 7x6, 8x3, 8x4, 8x5, 8x6, 8x7
abraço
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Boas, vou agora encomendar uma hélice na HobbyKing.
Em termos práticos, no voo o que vou notar de diferente entre uma de 7X3 e uma de 7X6?
Outra dúvida que tenho é como saber se compro a peça certa, pois há várias e tenho medo de comprar uma que nao entre no veio do motor.
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Nelio
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kart3r
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Boas Nelio,
Se não me engano, é algo mais ou menos assim: o passo (7x6 <- Passo) diz-te que a cada rotação da hélice o modelo anda X polegadas/cm para a frente. Logo quanto maior o passo maior a distância que o modelo percorre só com uma volta mas este aumento de distância também causa um maior consumo de combustivel.
Quanto ao veio do motor não deve haver problema, normalmente o orificio na hélice é mais pequeno que o veio do motor, depois com uma ferramenta própria de várias medidas, abres o orificio da hélice
Cuidado com as helices novas, que muitas têm de ser calibradas antes de poderem ser usadas, senão arriscaste a que causem muita vibração.
Cumps
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_________________ Hangar:
WOT4 MK2 ; Black Horse Home Run
O que me faz sentir vivo é o cheiro do glow pela manhã!
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