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sergiole
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Boas!
Precisava de uma opinião de alguem + experiente.
O meu Heli (Trex600N) tá a fazer-me apenas 7 minutos de voo
em Hovering sem puchar por ele.
Pelo que li num fórum, deveria dár pelo menos uns 11 minutos, talvez uns 12....
Tentei baixar a curva do acelarador ( T. Curve), mas depois ficava com muito pouca
rotação na cabeça e ele começava a abanar, instavel...
Estará a agulha muito aberta?
No inicio tive de fechar 1pouco o parafuso da baixa porque o motor ia abaixo quando passava do relenti p/ meia rotação, engasgava-se..
Agora sobe rápido de rotação sem engasgar, excepto a frio..
O motor é um OS - MAX50SX - HRING - HYPER ,
e tem cerca de 4 voos depois da rodagem.
Qual a melhor forma p/ afinar o parafuso da alta? É que com as pás fica mais complicado de perceber.
No manual do motor dizem p/ por 1.5 voltas aberto nos primeiros 3 voos, após a rodagem
1,25 nos seguintes depositos.
Estou a usar um escape; ALIGN High Performance Muffler.
Não sei se o escape fará uma grande diferença no consumo... : )
Talvez lhe dê pouca compressão...
Fico a aguardar uma opinião, cumprimentos.
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_________________ Abraço, Sérgio S.
* HITEC-AURORA9 * TREX600 N * EXTRA300 * EXCEL * ETC *
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heliop
STAFF SERGEANT
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Boas,
O melhor é seguires o diagrama de afinação que vem no manual, de preferência, com alguém experiente a acompanhar.
É algo que se aprende fazendo. Há um método para afinar no chão sem pás, as quais são substituídas por umas bolas (load balls) para compensar a carga. Em vôo, é preciso ter mais feeling e experiência.
ATENÇÃO: Afinar sempre partindo de misturas ricas para pobre e NUNCA o contrário! Ao fechares as agulhas, vais passar de uma resposta mais lenta para mais rápida. Em cada transição, o ponto óptimo é aquele em que passas de resposta com ligeiro atraso a uma resposta quase instantânea. Quando estiveres nesta situação, abre a agulha 1 a 2 clicks (média/máxima).
1º Afinar o ralenti (mínimos): O Hyper já vem de fábrica com esta agulha afinada... Normalmente, pouco se tem e pode mexer (depende do ambiente que se voa- temperatura e humidade- e do combustível / % de nitro)
Começa por tentar repor a posição inicial do parafuso. A seguir, deves afinar esta agulha de forma a que o motor fume bem, sem largar combustível não queimado no chão. Ao passares do chão para a fase de "pairar" junto ao chão quase a levantar, o motor não se pode engasgar (demasiado rica) nem ter uma subida repentina de rotação (demasiado pobre: perigo!)
Última verificação: transição de "pairar" para estacionário. Deves observar o mesmo comportamento acima descrito=> o motor não se pode engasgar (demasiado rica) nem ter uma subida repentina de rotação (demasiado pobre: perigo!)
2º Afinar a agulha média/alta: Começas com 1,5 voltas. Deves ter um trabalhar ligeiramente perto de um motor de 4 tempos. Fechas 2 clicks. Vês o fumo. Passas de estacionário para acelerador (throttle) máximo e tens de observar a reacção: motor não se pode engasgar (demasiado rica) nem ter uma subida repentina de rotação (demasiado pobre: perigo!)
Verificas uma afinação correcta quando obtiveres uma resposta conforme acima a negrito
Com uma curva de aceleração com 1700 a 1800rpm na cabeça, deves, com depósito auxiliar, ter entre 10 e 15 minutos (gastar os 2 depósitos) em estacionário. Com vento, gasta um pouco mais.
Verifica se está a consumir do depósito principal primeiro e, só depois do auxiliar. Não sei se o heli é novo, mas, podes ter uma fuga/corte na tubagem do depósito principal, o que leva a um consumo + rápido do auxiliar.
O muffler tem pouca influência no consumo nesta ordem de grandeza: passar para metade do tempo de vôo normal...
Experimenta e depois partilha.
Mais uma vez, friso que estes conselhos e procedimentos não são suficientes para uma afinação de motor. São dicas. Muito boa gente "queimou" vários motores por fechar demasiado as agulhas... O motor fica rápido a responder e a "morrer"
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sergiole
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Olá Helio! Obrigado pelas dicas.
Neste momento não estou a usar o deposito auxiliar.. mas penso que tambem leva pouco combustivel.
A agulha deixei 1,25voltas aberta conforme indicava no manual.
As rotações guie-me pelo som. Mas breve vou medir com o aparelho.
Dps dou fedback.
1Abraço!
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_________________ Abraço, Sérgio S.
* HITEC-AURORA9 * TREX600 N * EXTRA300 * EXCEL * ETC *
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heliop
STAFF SERGEANT
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Ok, ficamos aguardar pelo resultado. Entretanto, qual a posição da agulha das mínimas? É que em estacionário, têm influência as 2 agulhas.
O meu hyper quando o recebi novo, tinha a cabeça desapertada. Verifica. E, já agora, verifica o aperto do carburador, o qual vem desapertado quando novo. São tudo possíveis fugas.
O auxiliar, devias usar para evitar o motor estar a receber combustível com espuma e num "piparote" podes ficar sem combustível no motor... Em alternativa, podes usar o ELD Fuel Magnet para evitar o depósito auxiliar. Requer um certo cuidado e atenção para verificar o estado da espuma.
Abraço
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