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Aero Topicos |
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Compra & Venda |
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Author |
Message |
heliop
STAFF SERGEANT
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Criei este tópico para discussão das particularidades de um combustível para helicóptero. Aproveitarei para enunciar os componentes básicos de um combustível e sua utilidade.
Para tornar mais interessante e até, eventualmente, contrariar algum senso comum, gostava que dissessem o seguinte sobre o combustível que usam:
- Marca
- O que mais gostam (no próprio combustível ou desempenho da máquina com o mesmo)
- O que menos gostam (no próprio combustível ou desempenho da máquina com o mesmo)
- Preço € / L
- Onde compram
Eu farei o mesmo... A seguir
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LUISX
Administrador
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Boas Helio
apesar de se estar cada vez mais a usar lipos em todo o tipo de modelos vou dar a minha opinião
eu uso Coolpower é o que gosto mais,..... pelo proprio nome indica power-frio
é que nos helis os motores são mto rotativos e quanto mais oleo melhor para que não aqueçam mto e esta é a razão de usar o coolpower pelo feedback que tenho ouvido de manter o motor mais ameno dira mais frio possivelmente por ter um oleo mto bom não deixa aqueçer muito os motores
compro a um amigo o preço ronda os €27 o galão de 15% o que para mim e para o meu tipo de voo chega perfeitamente
já agora deixo um link aqui de como fazer e as mais valias de fazer o proprio combustivel um topico excelente onde varios factores são aboradados e é sempre uma alternativa
http://forum.rcmpt.com/viewtopic.php?t=4213&highlight=combustivel+caseiro
abraço
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_________________ Enjoy RCMpt
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serafim
MAJOR
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Optifuel barato e bom !
depois das lipos claro
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_________________ Era uma vez : Nitro , Flybar, Controlo de frequencias ..
TRex 450/600/
Mikado Logo 500
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rjbsilva
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serafim wrote ( View Post): ›
Optifuel barato e bom !
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Já agora, onde comprar?
RS
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_________________ I'd rather be flying ...
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serafim
MAJOR
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_________________ Era uma vez : Nitro , Flybar, Controlo de frequencias ..
TRex 450/600/
Mikado Logo 500
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j.m.costa
FIRST SERGEANT
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Também uso o Optifuel, para além de ter um comportamento exemplar o preço é bastante bom.
Já para não falar que se compra a um amigo.
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LUISX
Administrador
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Bem realmente o Optifuel pelo que tenho ouvido falar é um excelente combustivel tanto para helis como para avião, e já encontrei por várias pistas malta a usar e a dizer bem do Optifuel e o melhor é que tem um preço muito bom e é vendido em garrafões de 5L
por acaso estou a pensar sériamente em mudar para esta marca representada pelo nosso amigo Celestino Clemente (JETCAT)Patrocinador do HELIOPEN09
abraço celestino
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_________________ Enjoy RCMpt
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hassane
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Já agora alguém pode me dizer quais as principais marcas que estão no mercado?
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_________________ ELYQ Vision 50 ////// T-Rex 700 LE ///// Futaba 8FG 2.4Ghz
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vinvertido
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Para helicopteros tal como para o YS 140 dingo que uso o melhor é um combustivel 30% para helis
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_________________ Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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j.m.costa
FIRST SERGEANT
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Combustíveis de Qualidade e mais usados pelos cromos:
1. Cosmo: usado pelos Japoneses em especial as equipas de competição da Hirobo e JR.
2. Optifuel: Origem Inglesa, com suporte de um grande laboratório de pesquisa. Em Portugal representado pelo http://jetcatportugal.com/site/Combustivel.html
3. Cool Power: Americano, um dos mais usados. representado ou vendido em Portugal por http://www.aerokit.net/store e outros...
4. Powermaster: Americano
5.Tornado: Holandês - em Portugal representado pelo: http://www.vintesete.com/
6. Wildcat: Americano representado em Portugal por http://www.aerokit.net/store/index.php?cPath=34
7.Model Techincs: Inglês tem represente em Portugal , só não sei quem !!
8.Magnumfuels?http://www.skylinemodels.co.uk/Links/xcart/home.php?cat=344¤t_root_cat=296
9. Labemafuel: Francês muito usado neste País.http://www.carburant-modelisme.com/
Depois temos o combustível que cada um faz, com os segredos pessoais, melhores ou piores. A ordem com que apresentei os combustíveis é alietória, tenho preferência neste momento por um deles, por razões de qualidade e preço. O melhor de todos ainda deve estar para ser criado em especial para quem atribui os seus próprios erros aos combustíveis.
São quase todos muito bons, o que conta é a experiência que cada um tem. Se estamos bem servidos com o que temos melhor!!
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hassane
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Algum combustível pode render mais que o outro?por exemplo: Cool power faz cerca de 10 min num rex 700 o wildcat por exemplo pode chegar a fazer 11.30min?
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_________________ ELYQ Vision 50 ////// T-Rex 700 LE ///// Futaba 8FG 2.4Ghz
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heliop
STAFF SERGEANT
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Obrigado pelo feedback.
Back to basics e juntando alguns pontos já referidos atrás:
Para que a explosão/ combustão se dê, precisamos de energia + combustível + comburente ("ar"). Num motor com partes móveis, é necessário óleo para lubrificação e protecção das peças. E, já agora, aditivos para melhorarem o desempenho (anti-espuma, lavadores, nitrometano, etc).
Análise dos componentes do combustível e seu efeito:
Combustível: Metanol (alcóol não proveniente do petróleo)
Óleo: Além da lubrificação, contribui para a absorção (poder capacitivo térmico) e dissipação do calor. Quanto maior a viscosidade, melhor os 2 efeitos referidos. Um balanço correcto entre a viscosidade e % de óleo e fundamental. Contribui para a protecção à corrosão de partes metálicas e ajuda a selar o êmbolo no cilindro (logo, contribui para melhorar a compressão).
Aditivos
Nitrometano: O ar admitido no motor não é suficiente para se ligar a todas as moléculas do combustível. Logo, perde-se poder de combustão = potência. O nitrometano tem a capacidade de se ligar melhor que o ar com as moléculas do combustível, aumentando o nível de potência de forma proporcional à sua %. Esta característica contribui para uma maior "imunidade" ao impacto das alterações climatéricas sobre a combustão e afinação dos motores. Quanto maior a percentagem, melhor, menos fico dependente do factor externo, o ar (temperatura, humidade).
Restantes: Melhorar o desempenho do combustível (difusão das partículas, limpeza/ lavagem, espuma, etc)
A qualidade e % dos componentes são críticas para a obtenção do combustível ideal.
Nos helicópteros, como muito bem dito, os motores são sujeitos a maiores e mais intensos esforços. Logo, o combustível tem de responder a solicitações superiores (capacidade de resposta em potência e especialmente, em binário, arrefecimento por via do modelo não ter o auxílio da ventilação pela deslocação do mesmo (ao contrário dos aviões).
No meu caso, tentei escolher um bom combustível, adequado ao meu tipo de vôo de eleição (F3C), estável e fácil e adquirir. E, utilizo sempre o mesmo para os meus helicópteros a combustão (90 e 50).
Uso WildCat Helimix 15%
1gal (3,78L) custa €27,50.
Este fim-de-semana, vou testar o Optifuel 20% nitro com 20% óleo. Pretendo avaliar a resposta dos meus 2 helicópteros a nitro (Trex700N 90 e ElyQ Vision Ultimate 50) e medição de temperatura para o mesmo estilo de vôo. Farei um tópico à parte para partilhar os resultados.
Este Optifuel, foi recentemente, introduzido em Portugal pelo Celestino Clemente / JetCat Portugal, que tem tido a particularidade de patrocinar eventos na forma de cedência de combustível para a malta testar.
O 5L de Optifuel 20% nitro com 20% óleo custa €35. Dá quase o mesmo preço que o WildCat Helimix 15%, mas, com +5% de nitro.
hassane
Mais potência => mais nitro => maior consumo, pois, tens de abrir mais a agulha. Não creio haver melhor consumo visível na forma que colocas, apenas pela marca de combustível. Pensa só no que acontece com os combustíveis aditivados para automóveis reais em que as poupanças são discutíveis e com visibilidade em milhares de km's.
O que pode acontecer é, pela diferença da viscosidade e % de óleo, ao fechares mais a agulha para determinados combustíveis que assim o permitam, podes melhorar o consumo conforme questionas.
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j.m.costa
FIRST SERGEANT
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Componentes dos combustíveis:
1. Alcool Metílico
2. Óleo de Rícino : nos combustíveis recentes até 2% . Arrefece melhor as partes quentes. Atenção que é rícino tratado.
3. Óleo sintéctico; os mais usados Klotz ( Cool Power, Wildcat, Optifuel) Aerosave e Aerosinth usados nos combustíveis da Robbe e Graupner.
(as quantidades variam segundo o fabricante e vão de 18% a 23%).
4. Produtos para evitar a formação de espuma.
5.Corantes para se ver o combustível no depósito em voo.
6. Anti oxidantes e anti corrosivos.
7. Nitrometano: de 5% a 30%
8. A Rossi diz incluir um óleo de limpeza
9. Os Japoneses da Cosmo, têm combustível que não faz fumo!!!!
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Está visto que variedade não falta, há para todos os gostos e utilizações.
Pela parte que me toca e visto que só uso aviões, faço-o em casa.
Diferente para 2 e 4 tempos, tanto no tipo de óleo como na percentagem de nitro.
Para os 2T com ou sem segmento uso 5% de nitro e 20% de óleo de rícino.
Para os 4T uso 10% de nitro 17/18% de óleo sint. Micro-Motul e 2/3% de óleo de rícino.
Já utilizo esta metodologia há uns anitos e nunca tive qualquer problema de desgaste ou corrosão prematura nos motores que tenho a uso.
Mas há um pormenor que se estão a esquecer e que pode arruinar o combustível, independentemente do preço por litro; é a armazenagem, ou seja:
1º- evitar ter o recipiente aberto por muito tempo.
2º- resguardar o combustível do Sol ou calor excessivo.
3º- utilizar recipientes opacos de preferência metálicos para guardar o combustível resguardando-o sempre que possível da claridade.
Eu desde que utilizo recipiente metálico deixei de ter o problema do escurecimento da mistura, esteja ela feita há uma semana ou com 1 mês, está sempre clara como que acabada de fazer.
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hassane
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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heliop wrote ( View Post): ›
Obrigado pelo feedback.
Back to basics e juntando alguns pontos já referidos atrás:
Para que a explosão/ combustão se dê, precisamos de energia + combustível + comburente ("ar"). Num motor com partes móveis, é necessário óleo para lubrificação e protecção das peças. E, já agora, aditivos para melhorarem o desempenho (anti-espuma, lavadores, nitrometano, etc).
Análise dos componentes do combustível e seu efeito:
Combustível: Metanol (alcóol não proveniente do petróleo)
Óleo: Além da lubrificação, contribui para a absorção (poder capacitivo térmico) e dissipação do calor. Quanto maior a viscosidade, melhor os 2 efeitos referidos. Um balanço correcto entre a viscosidade e % de óleo e fundamental. Contribui para a protecção à corrosão de partes metálicas e ajuda a selar o êmbolo no cilindro (logo, contribui para melhorar a compressão).
Aditivos
Nitrometano: O ar admitido no motor não é suficiente para se ligar a todas as moléculas do combustível. Logo, perde-se poder de combustão = potência. O nitrometano tem a capacidade de se ligar melhor que o ar com as moléculas do combustível, aumentando o nível de potência de forma proporcional à sua %. Esta característica contribui para uma maior "imunidade" ao impacto das alterações climatéricas sobre a combustão e afinação dos motores. Quanto maior a percentagem, melhor, menos fico dependente do factor externo, o ar (temperatura, humidade).
Restantes: Melhorar o desempenho do combustível (difusão das partículas, limpeza/ lavagem, espuma, etc)
A qualidade e % dos componentes são críticas para a obtenção do combustível ideal.
Nos helicópteros, como muito bem dito, os motores são sujeitos a maiores e mais intensos esforços. Logo, o combustível tem de responder a solicitações superiores (capacidade de resposta em potência e especialmente, em binário, arrefecimento por via do modelo não ter o auxílio da ventilação pela deslocação do mesmo (ao contrário dos aviões).
No meu caso, tentei escolher um bom combustível, adequado ao meu tipo de vôo de eleição (F3C), estável e fácil e adquirir. E, utilizo sempre o mesmo para os meus helicópteros a combustão (90 e 50).
Uso WildCat Helimix 15%
1gal (3,78L) custa €27,50.
Este fim-de-semana, vou testar o Optifuel 20% nitro com 20% óleo. Pretendo avaliar a resposta dos meus 2 helicópteros a nitro (Trex700N 90 e ElyQ Vision Ultimate 50) e medição de temperatura para o mesmo estilo de vôo. Farei um tópico à parte para partilhar os resultados.
Este Optifuel, foi recentemente, introduzido em Portugal pelo Celestino Clemente / JetCat Portugal, que tem tido a particularidade de patrocinar eventos na forma de cedência de combustível para a malta testar.
O 5L de Optifuel 20% nitro com 20% óleo custa €35. Dá quase o mesmo preço que o WildCat Helimix 15%, mas, com +5% de nitro.
hassane
Mais potência => mais nitro => maior consumo, pois, tens de abrir mais a agulha. Não creio haver melhor consumo visível na forma que colocas, apenas pela marca de combustível. Pensa só no que acontece com os combustíveis aditivados para automóveis reais em que as poupanças são discutíveis e com visibilidade em milhares de km's.
O que pode acontecer é, pela diferença da viscosidade e % de óleo, ao fechares mais a agulha para determinados combustíveis que assim o permitam, podes melhorar o consumo conforme questionas.
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ta explicado!Então funciona basicamente igual aos carros, se eu pisar o carro consome muito mais, se eu andar mais soft ele consome muito menos. a mesma regra aplica-se aos helis mais no caso seria abir as agulhas para executar as manobras que exige mais motor. O que me pareceu foi isso agora caso esteja errado corrijam-me.
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_________________ ELYQ Vision 50 ////// T-Rex 700 LE ///// Futaba 8FG 2.4Ghz
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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[quote="hassane";p="64307]ta explicado!Então funciona basicamente igual aos carros, se eu pisar o carro consome muito mais, se eu andar mais soft ele consome muito menos. a mesma regra aplica-se aos helis mais no caso seria abir as agulhas para executar as manobras que exige mais motor. O que me pareceu foi isso agora caso esteja errado corrijam-me.[/quote]
Não!
A agulha é apenas a afinação e nada tem haver com o pisar do pedal (o pisar do pedal apenas tem haver com a rotação, ou seja, aumentar ou diminuir)(lógico que com mais rotação mais consumo).
Nos nossos carros essa afinação faz-se no mesmo local (carburador).
Um carro pode beber mais ou menos com a mesma rotação dependendo da afinação que lhe é dada.
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_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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hassane
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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ham agora ta entendido! Peço desculpa pelas perguntas estúpidas, sou novo ainda nessa parte e estou a tentar aprender mais algumas coisas. E tenho conseguido! Obrigado pela explicação Hélio e Oliveira.
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_________________ ELYQ Vision 50 ////// T-Rex 700 LE ///// Futaba 8FG 2.4Ghz
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heliop
STAFF SERGEANT
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hassane
Estupidez não é assumir que não se sabe e se quer aprender. Estupidez é precisamente o contrário! Continua com essa curiosidade que vais longe.
Uma nota pessoal sobre este tópico: Quando o tema é interessante e importante, os "forumeiros" puxam dos galões e libertam todo o seu saber. Em prol de todos. Assim é bom partilhar o conhecimento distribuído por todos nós
Fantástico!
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heliop
STAFF SERGEANT
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Uma questão de algibeira... Sobre fabrico caseiro
Os componentes base encontro facilmente: Nitrometano, metanol, óleo sintético ou de rícino. Hum... Então e o resto?
Anti-espuma, anti-corrosão, colorante, etc?
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serafim
MAJOR
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