|
Necessita de ajuda? |
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação?
Contacte-nos pelo email:
|
Quem está Online |
In total there are 38 users online :: 0 Registered, 38 Guests
Registered Users: None
[ View complete list ]
|
|
Aero Topicos |
|
|
Heli Topicos |
|
|
Compra & Venda |
|
|
| |
Author |
Message |
Dante_
SENIOR AIRMAN
|
Boas,
Parece que a minha experiência está contra o "senso comum".
Pelo que li em todo o lado dizem que os aviões com roda de cauda são mais difíceis de aterrar e são maus para iniciantes etc, pelo que recomendam o trem em triciclo com a roda à frente.
Ora está-me a acontecer o contrário
Eu aprendi a voar com um avião com roda de cauda e consigo descolar e aterra-lo perfeitamente sem precalços.
No entanto agora adquiri um trainer maiorzinho (1.40m) e ele vem com trem de aterragem com roda à frente e eu tenho-me visto grego pra aterrar!
Desde mandar com a ponta da asa na pista por tocar com a roda da frente primeiro e o avião tombar, passando por raspar a deriva no pavimento por tentar pousar a roda da frente por ultimo, etc, etc.
Não consigo uma aterragem em condições!
Quando tento queimar velocidade em cima da pista levantando o nariz acabo sempre por mandar com a deriva no chão.
Se tento levar a roda da frente a tocar no chão ou o avião tomba e dá com a asa no chão ou então entra em perda de sustentação e manda um espalho nos 30-40 cm que faltam.
Outra desvantagem que noto na roda de nariz é rachar mais facilmente os suportes do trem!
Será que será só na aviação real que é mais fácil aterrar com roda no nariz?
Ou será por ter aprendido com um avião de roda de cauda?
Qual a vossa experiência com os dois tipos de trem?
A maioria está como eu?
|
|
_________________ Aeromodelistas, crescei e electrificai-vos!
|
|
|
oliveira
BRIGADIER GENERAL
|
Olá Dante_
Para mim, a diferença é na descolagem.
O trem convencional (roda na cauda) é mais difícil de controlar porque é mais rápido na viragem, mas isso tambem depende do batimento que usamos.
Já o trem triciclo é mais suave, mesmo com mais batimento.
Na aterragem não noto diferença, a não ser depois de perder velocidade, o convencional vira mais rápido (até faz pião), já o triciclo se viramos muito, cai de asa.
Voo com os dois sistemas e aterro os dois da mesma forma (tocar no solo o mais suave possivel, só isso).
|
|
_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
|
|
|
lumma
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Dante_ o problema está que aprendeste 1º a andar de mota e agora queres conduzir um carro, ou vice-versa.
Deu pra entender?
Passo a explicar, são 2 tipos de aviões diferentes, com voo diferente, com aproximação a aterragem diferente e mesmo a propia aterragem e descolagem sao diferentes.
Não está na questão de ser mais fácil ou dificil pra ti, a questão do trem triciclo tem a haver com a simplicidade, ja com roda de cauda tem que se fazer uns ajustes na pilotagem.
Faz o seguinte, para aterrares o trainer, tras o avião certinho á pista, bem alinhado, vai cortando o motor até o teres ao relantin, isto a uns 5m de altura, depois é só segurares o avião. Agora o segredo em segurar um avião para que nao andes aos pulos na pista, tenta manter um pouco de stick puxado, como se fosse pra subir, mas só o necessario para manter o voo nivelado e nunca mais deixes esse bocadinho de stick ir ao centro até o aviao tocar no chão. Rezumindo, o que vais fazer é uma "queda" controlada, nõ deixando o aviao meter o nariz para a frente e ganahar velocidade nem o deixando levantar muito o nariz fazendo-o perder sustentação.
o travar com trem triciclo na pista faz-se ao contrario dos de roda de cauda, empurra-se o stick da profundidade para k o peso seja transferido para a roda da frente.
Agora que a aviação civil e militar tem como base actuais o trem triciclo, e outrora tinha a roda de cauda, razões já nºão sei apontar.
|
|
_________________ fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
|
|
|
|
Topicos Relacionados:
Forum |
Topics |
Replies |
Author |
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
|
| |
| |