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plopescom
AIRMAN BASIC
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Viva... Este é o meu primeiro tópico e começo por me apresentar... Sou o Pedro tenho 29 anos (cota!) e sou da zona interior centro do país.
Este ano decidi dedicar-me ao rádio modelismo e à 2 semanas tive negócio quase feito com um carro, mas o "bichinho" falou mais forte e virei-me mesmo para os aviões. Como estou a começar e principalmente porque aqui perto não tenho contacto de pessoas que me possam orientar melhor na iniciação, optei por adquirir um modelo barato muito semelhante ao EasyGlider da Multiplex, mas mais "acessivel" (Soaring Eagle II 3 canais - Envergadura: 1,55cm; Fuselagem: 84cm; Motor 480; Peso: 640g). E o factor barato pareceu-me importante visto que o risco de destruição também é grande
Hoje, e muito devido ao fraco "kit de unhas", veio um ventinho um pouco mais forte e os 600 e poucos gramas descontrolaram-se e a queda foi um bocadinho aparatosa. Uns arranhões na esferovite que já estão a ser resolvidos, e os 2 servos que não aguentaram... o motor começa a andar lá dentro e não pára... já confirmei e os carretos foram mesmo à vida!
Agora depáro-me com uma questão... cada um dos servos liga ao receptor com 5 fios! Já perdi algum tempo a pesquisar e o normal é serem de 3 fios (Preto - Negativo, Vermelho - Positivo, Outra cor - Sinal), nem nas lojas online que vi encontrei referência a este tipo de servos.
Alguém conhece estes de 5 fios?
Será que é possivel substituir/adaptar para os normais de 3 fios?
Aguardo as vossas ajudas neste "problema"... que não vai ser de certesa o único! LOL
Um abraço e bons voos!
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major alvega
MAJOR GENERAL
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Bem-vindo ao Fórum, Pedro.
Pela descrição esses servos parecem os que a Kyosho e outras marcas montavam em modelos mais baratos e prontos a usar, RTR, com rádio incluído.
Esses servos não têm electrónica de controlo incluída, encontrando-se esta no receptor tal como num Mini-Z ou Mini-Inferno e daí os fios que vão de retorno ao receptor para informar da posição/voltagem do potenciómetro que liga ao braço de saída e deste à superfície de controlo ou leme.
Se o rádio é em 35MHz FM e não encontares peças para os reparares o melhor será comprar um receptor e uns servos normais, são minis?, e tentar usar o rádio e o avião. De qualquer modo impôe-se a visita à loja de origem para indagar das peças e da possibilidade de reparação ou substituição.
Espero ter ajudado
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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plopescom
AIRMAN BASIC
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Boas!
Pois... zona centro... mais propriamente Ferreira do Zêzere!
Em relação à resposta do Chispas, sim é um RTR com rádio FM 35Mhz e tem toda a lógica o "tudo integrado" - abri um servo e ralmente não tem electrónica lá dentro (2 fios para o motor e 3 para o potenciometro). Quanto a ir à loja... bom... o avião veio de espanha!
Estou a ponderar a substituição do receptor e respetivos servos... provávelmente o variador também deve ser integrado e será mais uma coisa a juntar... por isso ainda vou tentar arranjar primeiro carretos para aquilo... sempre é mais barato
Se alguém souber se dá para adaptar um servo normal 3 conectores a este receptor, diga se faz favor!
Obrigado!
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Já tás bem documentado
Se o descodificador do receptor for de 2 fazes, ou integrados, do 1º para o 2º encontra-se o sinal codificado para servos normais.
Agora se a descodificação do sinal série que chega ao receptor for feita num só integrado acho que não, a não ser que seja possível encontrá-lo numa das portas do integrado.
Talvez a solução mais simples, mas mais cara seja mesmo a do receptor e servos novos mas só indo a uma loja com material similar, já contactaste a que to vendeu a ver se têm peças?
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
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vsantos
SECOND LIEUTENANT
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ola
plopescom
Pois vai ser dificil.
eu próprio ja tive um conjunto desse tipo e depois do um pequeno craxh tive mesmo que mudar tudo
só aproveitei o motor
o resto mudei tudo os servos de 5 fios e tal como o chipas ja disse não possuem electronica, bem como o variador é um integrado com o respectivo cristal.
Decidi então utilizar um variador bruxless para motor 600 dois micro servos a trabalharem de cauda em V bem como um receptor e cristal novo
A unica coisa que aproveitei foi mesmo o motor
Aproveitei os dois fios para a ligação. e mudei para lipo
De maneira que o resto do material ficou todo fora de uso.
Ainda tentei reutilizar os servos mas em vão não deram para trabalharem com 3 fios
Não mais comprei desse tipo de coisa .
Isto tambem foi no principio
Mas não desanimes
Força com isso
e arranja um trainer
cumps
vsantos
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plopescom
AIRMAN BASIC
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Desanimar???? nahhhh!!!!
Se tudo corre bem, amanhã está pronto para outra queda! eh eh eh
Tenho uma loja especialista aqui perto (pombal) que de certesa me vai dar uma mãozinha no assunto!
Portem-se... depois dou notícias!
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plopescom
AIRMAN BASIC
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E hoje já é outro dia, e como tal cá vão as noticias...
Ontem à noite ainda me dediquei à fazer mais umas pesquisas e encontrei umas imagens de uns carretos de substituição para servos que me pareceram servir... lá fui até à pombal buscá-los e deram mesmo, pelo menos o que tinha os dentes destruídos era igual. Usei o kit de substituição para servos Nano-S da Multiplex.
A electrónica já está toda no sitio e a funcionar, falta mesmo acabar de reparar a asa e esperar por um dia sem vento para o test drive (sim, porque nem a rodagem cheguei a fazer! LOL).
Agora... chispas... deixaste-me sem querer mais uma "dica" com a qual sou capaz de fazer uma experiência um dia destes - o facto de estes meus servos não terem electrónica própria, mas no modulo integrado!
Ora então dei uma espreitadela num servo normal de 3 fios... se a este se retirar a electrónica lá ficam 5 pontas soltas (2 do motor e mais 3 do potenciometro). Será que ligando os 5 fios pela mesma ordem que tenho nos meus, ele não iria funcionar?
O máximo que pode acontecer é eu arranjar maneira de queimar aquilo tudo e comprar então material em condições!
Curioso que nem o dono da loja que ao que parece é uma pessoa experiente no assunto, nunca viu servos destes... raio dos chineses estão sempre a inventar! LOL
Bons voos!
PS: Tenho mais umas dúvidas, mas vou abrir outro tópico pois já pertence a outra secção!
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Ainda bem que encontraste carretos que serviram, sempre poupaste dinheiro
Esse tipo de servos, com 5 fios, já existe desde há muito.
Os antigos FX da Kyosho e os similares da Tamiya, carros a pilhas RTR que acho que deixaram de fazer em 88/89 do séc XX , eram assim.
Com o Mini-Z e similares a Kyosho recuperou e melhorou essa técnica pois a placa electrónica tem tudo, receptor, controlador do servo e variador permitindo poupar peso e complicações electrónicas.
Mesmo a Minium é similar embora os servos estejam montados na própria placa do receptor.
Quanto a ligares servos normais desmontados a essa placa terás de ver se não ultrapassas a corrente máxima do controlador do servo, uma das maneiras de o fazer sem medidor digital é ver se o motor do servo novo é maior que esses que tens, maior motor = maior consumo.
De qualquer dos modos é uma boa maneira de usares essa placa para aproveitares micro-servos que tenham a electrónica queimada
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
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plopescom
AIRMAN BASIC
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Chispas wrote ( View Post): ›
Quanto a ligares servos normais desmontados a essa placa terás de ver se não ultrapassas a corrente máxima do controlador do servo, uma das maneiras de o fazer sem medidor digital é ver se o motor do servo novo é maior que esses que tens, maior motor = maior consumo.
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Em relação ao tamanho dos motores parecem-me similares sim. Em relação a isso penso não existir problema. Até porque aproveitei e trouxe também já dois servos pois pareceu-me que conseguia implementar essa ideia.
Queria evitar investir agora em receptores e afins, visto que o resto da electrónica parece-me funcionar bastante bem, até mesmo em termos de alcance.
É uma coisa a testar em próximos estragos, coisa que a correr com tem corrido (100% quedas desastrosas) vai ser breve!
Confesso que estou com um certo receio em meter aquilo a voar outra vez, mas olha... não ha-de ser nada!
Agora com o tempo a piorar não vou mesmo arriscar meter o avião no ar e vou aproveitar para reunir de vocês algumas dicas para iniciar, visto que treiner não me parece que consiga arranjar por aqui...
Já agora acho que não cheguei a apresentar a máquina em questão qua acho que se pode incluir na categoria de planador, certo?
Peço desculpa pela publicidade, mas ainda não tenho fotos próprias...
Mais uma vez, obrigado.
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Boas.
Belo planador com todo o material.
Pena não ser maior pois seria mais estável.
Como Trainer vai ter de servir pois é o que tens.
Quanto a voar de novo aconselho-te o que já foi dito, dirige-te ao Clube Aerocalminhas para teres umas dicas ao vivo sobre o voo e aprenderes mais antes de tentares estragar mais alguma coisa
Já todos passámos por isso e é um processo normal, partir não tanto mas acontece a todos
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_________________ Fiquem bem.
Chispas
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