Organizado pelo Modelismo Clube de Pombal (MCPO), vai realizar-se no domingo, dia 10 de Junho, na pista do MCPO, no Casalinho - Pombal, a 2ª prova do Campeonato Nacional de F3D, nas classes de F3D,F3DN,F3DI e também o Troféu de Promoção. As inscrições estão abertas desde hoje, podendo ser efectuadas preferencialmente até ao dia 9 de Junho, para o e-mail:
mcpombal_AT_gmail.com ou para o telemóvel:917267436. Não sendo desejáveis, poderão ser efectuadas também, inscrições no próprio dia da prova. O preço das inscrições é 5€, a liquidar no dia da competição. É importante lembrar, já que se trata de competição no âmbito federativo, que é obrigatória a apresentação da licença desportiva nacional, válida para o ano em curso. O director da prova é o conhecido aeromodelista José Carlos Ferreira e a prova contará com um prestigiado serviço de bar e almoço.
Programa:
09:00 - Inscrições, treinos livres e verificações técnicas.
10:00 - Reunião de equipas
10:15 - Início das corridas
12:30 – 14:00 - Intervalo para almoço
Troféu de Promoção - Rege-se pelas regras do F3D, exceptuando-se o facto de serem admitidos, modelos "trainers" ou "trainers" avançados de asa alta ou baixa, com motorizações até, 7,5cm3 (,46), e no caso de acontecerem, 2 ou mais cortes, ou manga inacabada, o piloto em causa ser penalizado com 300 pontos, ao contrário das outras classes, cuja penalização é de 200 pontos.
Classe de Iniciados- -
F3DI
Asa
Não se tem em consideração o limite máximo para a envergadura da asa.
Motores Permitidos
Serão permitidos todos os motores de capacidade máxima 6.6cm3 (0.40 cu. in.) disponíveis comercialmente, não modificados, equipados com o escape normalmente fornecido pelo fabricante, e que não ultrapassem as 17000rpm com uma hélice APC 9x6, e com o combustível regulamentar.
Hélice
O único hélice autorizado é o APC 9x6, sem modificações.
Transição de Categoria
Todo o piloto que numa prova realize um tempo médio (mangas válidas) abaixo dos 120s/4000m passa no ano seguinte à categoria F3DN.
Classe Nacional - [b]F3DN-Quickie 500
Restrições Gerais
O modelo tem de ser do tipo
convencional com asa à frente e empenagens traseiras. O motor tem de estar parcialmente exposto, não podendo o modelo possuir um capô. O modelo tem de estar equipado com um dispositivo de rádio-comando de 4 canais, que de forma independente, comandem o carburador, os ailerons, a profundidade e a deriva. Deve ser possível parar o motor, via rádio-comando, num espaço máximo de 5 segundos.
Fuselagem
A fuselagem tem de ter a sua secção básica de forma rectangular, com uma altura mínima de 8,9cm, e uma largura mínima de 7,3cm medidos na zona de fixação da asa.
Asa
A asa tem de ter uma corda constante, uma área alar mínima de 32dm2, uma envergadura mínima de 1,27m e máxima de 1,32m, e uma espessura mínima de 30mm em pelo menos 1,20m da envergadura total.
Trem de Aterragem
O modelo tem de possuir um
trem de aterragem fixo, com duas rodas não carenadas, com um diâmetro mínimo de 5,7cm.
Peso
O peso mínimo é de 1,6Kg, sem combustível.
Motor
O motor tem de ser um motor
convencional facilmente encontrado no comércio aeromodelístico, e sem modificações. A sua configuração tem de ser de carburador frontal e escape lateral, sem bomba de combustível. A capacidade máxima é de 6.6cm3 (0.40 cu. in.).
Silenciador
O silenciador tem de ser o silenciador de origem, isto é, o silenciador normalmente indicado pelo fabricante.
Hélice
O hélice tem de ser de duas pás, de passo constante e de fibra de nylon.
Pista e Procedimentos de Corrida
A pista e os procedimentos de corridas são os constantes do regulamento F3D-FAI.
Combustível
O combustível a usar durante a prova será constituído por 5% de nitro-metano, 75% de metanol, e 20% de óleo, e será fornecido pela entidade organizadora da prova.
Convidam-se todos os aeromodelistas a presenciar esta emotiva vertente do aeromodelismo e para aqueles que já experimentaram, ou estão em vias d e o fazer, o Troféu de Promoção assenta-lhes como uma luva. Os mais destemidos e que possuem equipamentos de acordo com os regualamentos em vigor, têm como alternativas, a Classe de Iniciados ou a Nacional. A prova consta, na execução mais rápida possível, de 10 voltas a um percurso delineado por 3 pilares, com a configuração de um triângulo isósceles, em mangas até 3 a 4 concorrentes, normalmente 4 a 6 mangas, com partidas dadas segundo a segundo. Uma volta dada pelo trajecto mais curto corresponde a 400 metros, que multiplicado pelas 10 voltas, soma 4 quilómetros. O número de pontos averbado a cada equipa (piloto+mecânico) corresponde ao número de segundos averbado em cada manga concluida. Se por acaso o piloto fizer 1 corte, isto é executou a volta antes dos pilares que delimitam o circuito, terá uma penalização de tempo de mais 10%, relativamente ao tempo total averbado. Se ao piloto fôr observado 2 ou mais cortes ou se, por outro motivo qualquer, não terminar a manga, terá a penalização máxima, que será de 300 pontos no Troféu de Promoção e de 200 pontos nas restantes classes.
Se o que lhe expliquei parece difícil, apareça, que é mais fácil de perceber, observando ou experimentando e creia que quando lhe tomar o gosto, vai achar esta vertente do aeromodelismo, o êxtase da adrenalina. Se tem dúvidas, questione, que prometo responder e elucidá-lo, se souber fazê-lo.
GO FAST AND TURN LEFT