RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 39 users online ::
0 Registered,
39 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos?
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
rb

Portugal European Union
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sat 10-03-2007, 3:22   Post subject:  O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Olá!

Sou novo por aqui e este é o meu primeiro post.
Sempre que passava por acaso por uma loja de aeromodelismo, não podia deixar de ficar um bocado a admirar os modelos mas como me lembrava desde há uns bons anos que os preços eram caros, nunca pensei muito em experimentar.

Agora de repente, do nada, a minha mulher ofereceu-me como prenda de aniversário um lindo Piper Cub J-3 R/C da Artesanía Latina. Smile

Fiquei fascinado e comecei a consultar a Internet, uma vez que nunca experimentei aeromodelismo. Agora tenho algumas dúvidas para as quais vos peço a vossa caridosa ajuda.

1) Este avião é considerado um trainer? Posso aprender a voar com ele ou o risco de o estragar é demasiado grande e devo comprar primeiro outro modelo?

2) Se consideram que será melhor comprar um outro modelo/trainer, quais recomendam? Já li aqui algures que 2 dos que consideram os mais recomendados são o Copacabana e o Acapulco, certo?

3) Se comprar um desses 2 aviões o que preciso mais? Posso reaproveitar o comando/rádio, o receptor e quem sabe o motor, do Piper Cub ou recomendam adquirir à parte? É que já que o investimento está feito não queria gastar muito mais dinheiro de momento.

4) Acham possível aprender a voar sózinho com um modelo desses?

5) Onde existem cursos de aeromodelismo na zona de Lisboa/Oeiras/arredores? Onde posso voar nesta zona?

Por agora é tudo, desculpem tanta pergunta, mas este é um novo mundo para mim. Mas parece-me completamente fascinante! Smile

Agradeço desde já a vossa ajuda,
Ricardo

Download Post   
oliveira cavs

Portugal European Union
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Sun 11-03-2007, 1:42   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Ola rb

Podes aprender com a Piper, mas, se não queres estragar o melhor será mesmo comprar um desses que mencionaste.

Quanto ao que precisas e "curso", o melhor é ir ao CAS (Clube de Aeromodelismo de Setubal), ao fim de semana á pista do poceirão que de certeza tens lá toda a informação que necessitas.
Procura o Domingos Flores ou o Henrique.

Espero ter ajudado Cool

_________________
Voar....Voar....Voar.... Razz
Epá!! Shocked
Olha desapareceu!! Crying or Very sad
Laughing Laughing Laughing
Um abraço
Oliveira
Download Post   
jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Sun 11-03-2007, 10:55   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Exclamation Não compres nada a combustão, que depois arrependes-te!!!! Exclamation

O Piper da artesania latina dá para aprender o básico sozinho, e sem qq ajuda. Nestes tipos de Kits, os melhores para mim são os da Hobbyzone, o Slo-v é o ideal para ti, mas se já tens o Piper, estoura-o primeiro, e, antes de comprares mais material, vê se gostas mesmo disto do aeromodelismo.

Tens é de ir para um descampado, e munido de um rolo de fita cola de encomenda, de uma bisnaga de super cola 3 e duas de araldite de 5 minutos. Essa Piper, não dá é para grandes avarias, só dá para voar nivelado e para fazeres oitos, que não tem potência para saires de situações complicadas. Eu já voei um Condor dessa marca e sei o que digo Smile

O rádio é a 27MHz pelo que só poderás aproveitar os servos, e se calhar o variador. Tudo o resto, terás de comprar novo, o que até é uma benção, pois o rádio é fraquinho, fraquinho.

Abraço e fica bem

Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sun 11-03-2007, 12:15   Post subject:   Back to top 

Desculpa-lá que lhe diga Jatamasso, mas que conselhos são estes? Possa, parece que estás mesmo no gozo com o rapaz...

Temos que ter alguma responsabilidade sobre o que induzimos as pessoas a fazer, amigo.

Ir para um descampado sozinho voar para quem não sabe nada de aeromodelismo é a pior coisa que se pode fazer, é a morte do artista... Aposto todas as moedas.

Depois, aeromodelo de iniciação é combustão!!!(por muito que gostes de eléctricos não deves impingir isso para todos) os combustão de iniciação chamam-se Trainers (e não é por acaso o nome) e estes eléctricos que foram por aqui mencionados não passam de brinquedos, os chamados park fliers, nada aconselhados para iniciação.

Concordo com o Jatamasso em relação aos artesania Latina, também já tive um Tornado e o que eu digo é: Isso não voa... cheguei a obrigar os gajos do ECI a me trocar o 1º todo partido porque comprovei que viravam só para um lado, mesmo quando dava motor para a frente, e testei mais dois, era tudo a mesma treta.

Isso é uma coisa para enganar otários (com desculpa pela expressão), é barato todos os dias, um gajo que não percebe pévia de aeromodelismo, vai à loja e vê isso, acha bonitinho, e compra...

As vezes é a porta de entrada para o aermodelismo (quando tem mesmo que ser e a pessoa gosta mesmo disso), e as vezes é a porta de saída, porque vai se partir todo e nem a electrónica se aproveita para nada.

O 1º conselho, do Oliveira, é que é!!! Vai para uma pista (seja ela qual for, lembro-me do Poceirão, da siderurgia e de Sintra onde arranjas ajudas), conhece as pessoas, observa antes e depois decide se quer avançar para um modelo à combustão ou até eléctrico, sabendo + - no que está a se meter...

E se não ter importares de destruir a prenda da Maria pra já, pede ajuda a alguém experiente para te ajudar a voar isso, aumenta muito as chances de conseguir levar inteiro pra casa pelo menos o 1º dia.

Se quizeres manter isso bonitinho, monta, coloca na prateleira, inicia no aeromodelismo pela via correcta, aprende e depois que tiver bastante experiencia, num dia propício (sem vento) experimenta o brinquedo...

Boa sorte!!!

Abcs,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
neno

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 11-03-2007, 17:17   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Andamos sempre a volta da mesma coisa, combustão.... pilhas!...eheh
Se as coisas não evoluíssem ainda hoje preferíamos comboios a trabalhar a palha!
Esqueçam a gasolina, isso faz parte do passado, os aviões reais só não andam a pilhas porque ainda não conseguem as autonomias desejadas, mesmo assim existem muitos ensaios bem socedidos em em algumas actividades militares e cientificas com modelos a "pilhas" ´.
Entretanto começam a dizer que mais vale escrever 50 cartas a mão que manda-las para a impressora, ehehe.

Baterias é o melhor, simples, prático, limpo, não poluente (importante) já para não falar da barulheira que não faz para andar tanto ou mais!!...bom!...

Conheço varias pessoas que adoram isto dos aviões a alguns anos e alguns ja se renderam as pilhas! Claro só custa começar ..eehhe e largar as velhinhas carcaças mal cheirosas.

Concordo com uma coisa, vai com alguém que saiba e evita estragar dinheiro como eu fiz Sad a partir asas. força.

_________________
Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
Download Post   
jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Sun 11-03-2007, 20:53   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Quote: › vi Concordo com uma coisa, vai com alguém que saiba e evita estragar dinheiro como eu fiz a partir asas. força.


Kumé? esse velocity com o /3 + 4S ainda vive?

Neno, já existe um tread Eléctrico vs. Combustão,não nos vamos desviar do tema. Cool

Caro Moraes, eu só disse que, esses kits da artesania latina e da hobbyzone dão para aprender sózinho, porque não dão para duplo comando Smile,e se tu rb, tens um kit destes, e não sabes voar, é natural que partas o avião, qual o problema?.... muitos já sabem voar, e volta-meia-volta partem um avião, é a vida...... Antes tu, que outro, acho eu. O que passa, é que estes aviões da artesania latina são tão maus, que, é melhor que se parta todo o quanto antes mesmo, e sinceramente, mesmo um aeromodelista experimentado, não irá voar muito melhor que tu.

E sim, dá para aprender sózinho, eu aprendi assim e conheço uns poucos mais assim. Eu fui para um descampado, cheio de pulgas e mosquitos e munido de fita cola Razz

Abraço e fica bem que isto é um vício do caraças!!

Download Post   
neno

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 11-03-2007, 22:05   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Sad Parti o velocity ao meio esta manhã, numa viragem muito rápida a asa nõa aguentou e partiu junto a fuselagem.
não sei se irá voar outra vez com estes setups potentes, só se levar uma vára de fibra muito forte ao meio.
Estive no domingo com o _King_Pin_ na Nazaré, o que achaste do meu velocity! Estava a andar bem _King_Pin_?
É claro que não é um pylon.

Vou montar o setup novamente no shark e ripar nele, é muito mais rápido que o velocity e a asa que fiz não vai partir, nem

_________________
Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
Download Post   
Moraes

Brazil European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
Currently banned
Currently banned
PostPosted in this forum: Sun 11-03-2007, 22:57   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Ya Aplausos Aplausos Aplausos


Já nem digo mais nada...


Abcs,

JM

_________________
Bons Vôos
Download Post   
rb

Portugal European Union
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 12-03-2007, 1:52   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Antes de mais, obrigado a todos, as vossos respostas e sugestões são muito úteis para quem ainda nada sabe disto.

Já vi que existe uma divisão combustão vs. eléctricos mas eu ainda não me meto nessas guerras! Wink

Hoje passei por acaso por uma loja no C. C. Vasco da Gama e o senhor da loja disse-me também que não poderia aproveitar grande coisa desse avião para outro. Aconselhou-me a ir para um descampado, com um terreno macio, por exemplo com relva e experimentar... agora não sei se já estaria a pensar em vender peças ou não. Smile

Já agora, não sei se podem aconselhar aqui no fórum, mas se puderem, que lojas recomendam na zona de Oeiras/Lisboa?
Pergunto isto porque ontem passámos numa outra loja em Lisboa, um Piper Cub igual ao que me ofereceram por cerca de 65€ menos, do que no El Corte Inglés, onde mo compraram! Como a minha mulher não percebe nada disto e também não conhece outras lojas, pensou que seria pouco mais caro ali e comprou-o, mas uma diferença de 65€ para um avião daquele preço, acho que é um roubo e vou ver se o consigo devolver (só não sei se nos dão o dinheiro de volta) e comprá-lo no outro sítio ou mesmo outro avião. Infelizmente quem não conhece, está sujeito a estes erros e outros como vocês dizem, impingirem-lhe um avião que não seja o mais aconselhado.

De momento com tudo o que vi e com o que já escreveram aqui estou um pouco numa de ir para a frente com o Piper, já que para comprar outro avião teria de comprar um novo rádio, etc... e mais vale experimentar primeiro com este e tentar aprender um pouco mais e ver o que quero. Se entretanto conseguir resistir e tiver oportunidade vou até um aeródromo, senão acho que vou mesmo arriscar sózinho, estou um bocado ansioso. Laughing

Bem, mas não tenho dúvidas que com ou sem ajuda, se conseguir pôr o avião no ar, vou ficar mesmo "viciado" nestes bicharocos com asas. Smile

Uma vez mais, obrigado a todos,
Ricardo

PS: É muito bom para um iniciante encontrar um fórum assim, em que fazemos meia-dúzia de perguntas num dia e no outro já temos meia-dúzia de pessoas a tentarem ajudar-nos. Continuem assim! Smile

Download Post   
jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Mon 12-03-2007, 11:47   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Eh pá , amigo Moraes, não te chateies comigo por causa do que aqui escrevo pá!!!

Realmente tens razão no que dizes neste tread, e parti o coco a rir com os teus posts no tread Eléctrico vs. Combustão, eheheh….. especialmente aquelas tiradas dos triângulos e das hélices quadradas LOL. …. Very Happy Very Happy

É que eu tropecei nisto do aeromodelismo (ou melhor R/C) casualmente, a ver umas cenas na net, e ao constatar o preço mais que acessível dos parkflyer eléctricos RTF, à venda em qualquer sítio, e muito mais simples e apetecíveis que os trainers clássicos a combustão. Um tipo tira o avião da caixa e pronto, já está . Se não fosse por estes parkflyers de chuto, dificilmente hoje estaria aqui a escrever isto. Cool

É por isso que não vejo mal algum (e até incentivo,) em experimentar-se assim, a Piper a seco, sem experiência alguma. Apenas sugeri o cuidado de se escolher um sítio descampado, pelas razões óbvias de alguma segurança, e levar algum material de reparação…..

Quem acha que pode gostar disto, irá gostar mesmo, e de se partir o avião, são de arranjo imediato, e logo logo estão a comprar material mais sério, a inscrever-se num clube e a postar cenas maradas nos treads ……e a partir o coco a rir… Very Happy Very Happy

Abraço e fiquem bem.

Download Post   
jcosta

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Mon 12-03-2007, 14:09   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Estão todos a esquecer um detalhe importante:


Antes de voar é fazer o download do FMS e praticar MUITO. Conheço gente que começou a voar assim e sem partir, ou pelo menos a partir pouco. Depois dá jeito ter alguém ao lado, mas fiz os meus primeiros voos sózinho e o modelo (Mini Piper da Graupner) sobreviveu...

O que sobretudo acho é que hoje em dia o trainer com motor .40 é perfeitamente desnecessário, para quem não queira enveredar por essa via. Há quem goste das rodagens de motor, afinações, problemas de carburação, limpar modelos, etc e há quem não goste. Para quem não gosta compra um Magister em versão kit se tiver paciência de ler um pouco e aprender a montar o modelo ou RTF se não tiver. É o equivalente do trainer .40 em eléctrico e muito menos frágil.

_________________
blank
Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Mon 12-03-2007, 15:41   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

jcosta wrote (View Post): › Antes de voar é fazer o download do FMS e praticar MUITO.


Estou 100% de acordo, apesar de muitos serem contra eu acho fundamental!
Avança-se muitas horas e evita-se muitos dissabores.
Vai-se treinando de forma segura as mãos e o cerebro, sem problemas.
Vamo-no habtuando ao comando, as reacções do avião, etc... e apesar do FMS ser fraquito para isto serve na perfeicção.

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
_King_Pin_

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 13-03-2007, 1:35   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

jcosta wrote (View Post): › Antes de voar é fazer o download do FMS e praticar MUITO. Conheço gente que começou a voar assim e sem partir, ou pelo menos a partir pouco.


Idem... já vi um caso dum "rapaz" que na minha opinião nem precisava sequer de ter começado com um trainer... não sei se ele é sobredotado se o que é... minha opinião foi pelas horas que teve de simulador... nunca teve ninguem a ensinar nada nem a assistir em momentos de aperto (tb nunca os teve... só teve depois quando se soltou e começou a fazer acrobacia rente ao chão Laughing )

Electrico ou combustão... O aprendiz que escolha o que gosta mais... não gosta de nitro, vá para electricos...

Offtopic:
Neno, tiveste cmg na Nazaré foi no sábado. Domingo já tive a pilotar o meu pilon novo (versão beta Laughing )
E para que diz que electricos são silenciosos... porra! o teu velocity faz um cagaçal de todo o tamanho, já vi/ouvi OS's mais silenciosos!!! Laughing O meu pilon mal se ouve o motor! ouve-se mais é um assubio Very Happy

_________________
No entender?shrug
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo.... yernuts
Download Post   
Pmagall

Portugal
Fundador
Fundador
PostPosted in this forum: Tue 13-03-2007, 13:08   Post subject:   Back to top 

Caro ricardo!!!

Minha opinião pessoal...

Com esse modelo... vai exprimenta-lo sozinho.. e leva cola e fita cola... Ponto Final.
Não desistas... continua a colar e a lançar...

Se tiveres acesso a um simulador.. Optimo.. o que o Nando e outros dizem está correcto.

Junta-te ao pessoal, vai à siderurgia ao sabado, e assim vês os modelos no Ar (electricos e combustão)... até podes ter um baptismo de voo.
Depois decidirás se queres electricos ou combustão, ou os dois!!!
Uma das vantagens dos electricos, e a mala do carro., pouca coisa, um "terrenito" et voila!! esta no Ar.

Como vês tens opiniões para todos os gostos..
A ultima?? com esse modelo?? segue o teu desejo!!!

Ainda me lembro de andar a recomendar o TigerMoth da Gws para quem se estava a iniciar e queria um electrico! heheheh

P.S. tb começei sozinho... e parti o modelo de combustão, e quase que partia uma perna, apra o ir buscar!

_________________
RCMpt.com
Download Post   
neno

Portugal
TECHNICAL SERGEANT
TECHNICAL SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 13-03-2007, 13:59   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Laughing _King_Pin_ tens razão no que dizes Very Happy .

A minha asa não é exemplo, mas pode fazer menos barulho é só eu querer!
quando me referi ao barulho foi de uma forma geral, não do meu em particular.

Tenho pena de ainda não ter visto o teu pilon a voar, já vi a tua mini asa e gostei! Laughing

Estou certo que o teu pilon não deve de ser muito diferente dos modelos que eu fiz.
São realmente silenciosos e rápidos, mas como já disse gosto mais de um velocity a passar por mim a gritar e andar muito.
Parece-me que do pessoal que anda por aqui o jattamasso deve de ser o unico que vai gostar de por as asas dele a ripar ao pé das minhas.


Abraço.

PS: Ricardo é isso, combustão ou pilhas vai sem medos!... vai dando novidades!

_________________
Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
Download Post   
jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Wed 14-03-2007, 20:54   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Tens é que lançar isso sem medo. Vais ver que não custa nada e é mais fácil do que parece. Não te esqueças é da fita cola de encomenda e do araldite.

Abraço e fiquem bem

Download Post   
rb

Portugal European Union
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Thu 15-03-2007, 12:18   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Olá a todos!

Continuo a agradecer a todos os preicosos conselhos e dicas.

Quanto a novidades, bem entretanto ontem consegui devolver o avião no El Corte Inglés e eu sei que alguns me vão chamar nomes mas comprei um igual, em promoção na loja Dentinho, no Amoreiras. E com isto sabem quanto poupámos? Mais de 75 €!! É incrível como uma loja espanhola cobra acima de 75 € a mais do que uma portuguesa, por um produto também espanhol! Evil or Very Mad

jattamasso e Moraes, agradeço o conselho sobre outro avião mas como gostei deste avião, optei por comprar de novo o mesmo. Sei que provavelmente muitos consideram logo o meu primeiro erro depois dos vossos conselhos, mas quem nunca errou? Às vezes temos de seguir o instinto. Wink
E já que se não optasse por um kit idêntico (não discuto que talvez mais apropriado, como o caso do Slo-V) os rádios de 4 canais pelo que vi custam cerca de 125 € no mínimo, depois ainda teria de acrescentar um avião, motor e restantes acessórios, o que acabaria por ficar um preço elevado sem saber se estava realmente a escolher o que devia. Assim tenho este e quando tiver mais experiência e perceber um pouco mais, logo vejo o que compro.

oliveira, obrigado pelas referências no CAS mas Setúbal ainda fica um pouco fora de mão para mim, por exemplo a Base Área de Sintra fica mais perto e ouvi dizer que também há lá pessoal do aeromodelismo.
Espero não gerar com isto guerra entre clubes/aeródromos, simplesmente um dia destes, antes ou não do primeiro vôo, sou capaz de aparecer no aeródromo que houver mais perto de mim.
Mas sinceramente, acho que ainda me vou aventurar com o meu Piper num descampado com relva/erva e pronto, se calhar também muita fita-cola, não é pmagall? Wink

jcosta, Nando e _King_Pin_, obrigado pela dica do FMS, por acaso já tinha instalado o FMS devido a ser o primeiro simulador que encontrei grátis. Já voei umas 2 horas com o SuperCub que é um avião parecido e deu para ver algumas das principais dificuldades:
- já consegui aterrar, embora não onde queria Razz;
- quando o avião vem de frente para mim, muitas vezes troco-me todo, quero virar p'ra um lado e viro para o outro - normal;
- o FMS permite realmente notar a diferença na dificuldade de controlar aviões diferentes;
- entretanto arranjei o modelo do LiteCub que é um PiperCub (talvez mais pequeno) e vou ver se treino mais quando puder.

Agora o ideal era treinar com o rádio ligado ao PC mas como o meu não permite andei a ver e tenho 3 opções:
a) continuar com teclas e treinar apenas o cérebro, deixando os dedos de fora ou
b) comprar uma buddy box como a "E-Sky USB Buddy Box" ou
c) comprar um comando RumblePad da Logitech que tem 2 "joysticks" e dizem que dá com qualquer simulador.

O que aconselham? O mais fácil é comprar o comando da Logitech (não sei se há de outras marcas mais baratas que sirvam) mas acho que esse comando ainda custa cerca de 50€ - pena não poder usar os comandos da minha PS2, são iguaizinhos.
Não encontrei nenhums buddy boxà venda nos sites portugueses que vi, alguém sabe de uma loja portuguesa que venda?

É verdade, ía-me esquecendo, ontem já tarde lá abri a caixa do avião e comecei a ver o manual, ou melhor, o panfleto de instruções e apesar de pensar que já não tinha tempo de o montar, pensei: vou montar só as asas.
Resultado, entusiasmei-me e passado 2 horas estava o avião todo montado, só falta carregar e instalar a bateria.

Primeiras impressões:
- o panfleto de instruções é fraco, mal traduzido e nem sequer as especificações do avião tem (não sei por exemplo a potência do motor porque também não está na caixa) e o mais giro é que a tampa da cabine do piloto está ao contrário tanto no manual como na caixa, eu não me enganei, está mesmo ao contrário - não sei se foi baseado numa versão mais antiga;
- o avião é bonito sim Smile;
- o material das asas aparenta ser bem frágil, parece feito daquele plástico das embalagens de carne do supermercado - aliás, deu-me a ideia de um dia tentar construir um com isso, já vi projectos com esferovite por isso com isso também deve dar;
- a fuselagem tem melhor aspecto, tem partes que penso serem em balsa e outras em plástico;
- após analisar as peças que vêm no avião, vi que o receptor funciona em AM, o que pelo que já li, está sujeito a mais interferências que os FM;
- não experimentei tirar mas segundo me parece o comando permite trocar o cristal o que eu pensava que não permitia, isso quer dizer que o posso usar com outros aviões que só precisem de 3 canais, embora apenas com receptores AM, julgo eu.

Também vi uns livros na net, já fiz download do "Manual de Aeromodelismo" (do José Carlos Rodrigues) e encomendei o livro Getting Started in Radio Control Airplanes que seguno li, me pareceu bom para principiantes como eu. Isto porque acho que já percebi o básico da mecânica dos aviões eléctricos (motor, variador, R/C, receptor, etc.) embora com várias dúvidas, claro, mas com esse livro e com a vossa ajuda tenho a certeza que vou aprofundar os meus conhecimentos e até aprender a construir aviões, o que também é uma parte que me atrai bastante.

Bem, por agora é tudo, desculpem lá o testamento.
Aguardem as cenas dos próximos capítulos... vamos ver se aguento e invisto num comando e em mais umas horas de vôo ou se não resisto e me aventuro no terreno. Smile

Voem muito,
Ricardo

Download Post   
SirAlex

Qatar
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Thu 15-03-2007, 13:38   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Ainda bem que estas cheio de vontade de partir e construir, assim também se aprende.
Se tiveres interessado em ver alguns modelos e técnicas de construção caseiras, estas convidado a visitar o parque do PUSIA em S. Iria Azóia, a 15minutos de Lisboa, posso te mostras algumas construções caseiras baratas e simples.Vê aqui alguns...
Aqui podes também conhecer muita gente com planadores e modelos pequenos, e claro se quiseres experimentar tas a vontade.

Pelo preço de uma BuddyBox compras um comando verdadeiro em FM 35Mhz e também o podes ligar ao PC para utilizares o simulador.
Mais uma coisa, podes utilizar qualquer comando de consola (Xbox, PS2, NES, Sega, tudo ...)no PC, basta para isso instalares e leres as instruções do PPjoy e também te aconselho a procurares no Emule por Aerofly .

Ate breve
Alex

_________________
Fotos é aqui-------------> A nossa encosta-----OU---------> roloFotografico
Download Post   
Chispas

Portugal
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Thu 15-03-2007, 19:08   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Boas.

Ricardo, a previsão de tempo para este fim de semana é de vento fraco, ideal para um avião pequeno como essa Piper.

Se quiseres aparecer na BA1 domingo de manhã podes aproveitar para ver outros aviões e falares com o pessoal.

_________________
Fiquem bem.
Chispas
fotos: http://fotos.sapo.pt/chispas http://picasaweb.google.com/pchispas
videos: http://www.youtube.com/user/PChispas
Download Post   
Nando

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Thu 15-03-2007, 20:16   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

O ideal era mesmo arranjar um comando que desse para ligar ao pc.

Senão os comandos da PS2 tb dão, existem umas fichas que convertem 2 comandos numa ficha USB e permite ligar a um PC. E é bem MAIS BARATO que um comando da logitech. Eu que diga que só depois de comprar um e que descobri esta ficha.
Mas vai tomando atenção aqui a zona de compras do fórum que volta e meia aparecem comandos mais simples mas também mais baratos.

Boa Sorte.

_________________
RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
Download Post   
rb

Portugal European Union
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 18-03-2007, 2:07   Post subject:  Re: O que acham do Piper Cub como 1º avião? Cursos? Back to top 

Pessoal, este fórum é realmente excelente e tudo por causa das pessoas que por aqui andam, vocês. Smile
Além de sugestões, conselhos e dicas, já me deram referências/convites para a siderurgia, para a BA1 de Sintra e para St.ª Iria Azóia. Smile

SirAlex, estive a ver o vosso site que até faz água na boca! Smile
Essa ideia dos corta-fitas foi vossa ou isso já é hábito noutros sítios?
Se bem percebi, o objectivo é um avião cortar a fita do outro, é isso?
Deve ser giro!! Uma guerra amigável, no máximo há uns acidentes mas como os aviões são caseiros e simplistas, não me parece que os possíveis estragos sejam superiores ao gozo.
Quando eu souber voar e fazer os meus próprios aviões, podem contar comigo. Wink

Outra coisa que ainda não percebi, com os planadores também se conseguem fazer acrobacias ou basicamente é ir apanhando as térmicas e pouco mais?

Chispas, obrigado também pelo convite para amanhã mas não me é possível.

Nando, já comprei um comando da Trust por cerca de 15 ou 16€ e que tem 2 fichas, tanto dá para a PS2 como para PC. Também vi as tais fichas conversoras à venda por 10€ mas assim sempre fico com mais um comando.
Já experimentei e funciona bem com o FMS. Só me parece é que ele apenas detecta os "joysticks", não consigo por a aceleração nos outros botões como queria. Mas também ainda não experimentei o PPJoy que o SirAlex sugeriu.

Ontem tive mais um bocado a treinar com o FMS e é realmente interessante como dá para melhorarmos algumas coisas. Noto que já curvo um pouco melhor o avião e que já não me confundo tantas vezes quando o avião vem de frente para mim, embora ter que acelerar com o mesmo "joystick" com que comando o leme, contribua para me atrapalhar um pouco.

Bem, só devo ter oportunidade de testar o Piper daqui a uns 15 dias, depois logo veremos...

Bom fds e bons vôos,
Ricardo

PS: SirAlex, um dia vou mesmo aí visitar-vos, fiquei curioso por ver os vossos aviões tão simples! E os corta-fitas! Smile Não descurando os outros convites, até porque hei-de ter oportunidade de voar com todos.

Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.5229s (PHP: 48% | SQL: 52%) | SQL queries: 149 | GZIP enabled | Debug off]