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Author |
Message |
rb
AIRMAN BASIC
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Olá!
Sou novo por aqui e este é o meu primeiro post.
Sempre que passava por acaso por uma loja de aeromodelismo, não podia deixar de ficar um bocado a admirar os modelos mas como me lembrava desde há uns bons anos que os preços eram caros, nunca pensei muito em experimentar.
Agora de repente, do nada, a minha mulher ofereceu-me como prenda de aniversário um lindo Piper Cub J-3 R/C da Artesanía Latina.
Fiquei fascinado e comecei a consultar a Internet, uma vez que nunca experimentei aeromodelismo. Agora tenho algumas dúvidas para as quais vos peço a vossa caridosa ajuda.
1) Este avião é considerado um trainer? Posso aprender a voar com ele ou o risco de o estragar é demasiado grande e devo comprar primeiro outro modelo?
2) Se consideram que será melhor comprar um outro modelo/ trainer, quais recomendam? Já li aqui algures que 2 dos que consideram os mais recomendados são o Copacabana e o Acapulco, certo?
3) Se comprar um desses 2 aviões o que preciso mais? Posso reaproveitar o comando/rádio, o receptor e quem sabe o motor, do Piper Cub ou recomendam adquirir à parte? É que já que o investimento está feito não queria gastar muito mais dinheiro de momento.
4) Acham possível aprender a voar sózinho com um modelo desses?
5) Onde existem cursos de aeromodelismo na zona de Lisboa/Oeiras/arredores? Onde posso voar nesta zona?
Por agora é tudo, desculpem tanta pergunta, mas este é um novo mundo para mim. Mas parece-me completamente fascinante!
Agradeço desde já a vossa ajuda,
Ricardo
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oliveira cavs
LIEUTENANT COLONEL
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Ola rb
Podes aprender com a Piper, mas, se não queres estragar o melhor será mesmo comprar um desses que mencionaste.
Quanto ao que precisas e "curso", o melhor é ir ao CAS (Clube de Aeromodelismo de Setubal), ao fim de semana á pista do poceirão que de certeza tens lá toda a informação que necessitas.
Procura o Domingos Flores ou o Henrique.
Espero ter ajudado
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_________________ Voar....Voar....Voar....
Epá!!
Olha desapareceu!!
Um abraço
Oliveira
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jattamasso
CAPTAIN
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Não compres nada a combustão, que depois arrependes-te!!!!
O Piper da artesania latina dá para aprender o básico sozinho, e sem qq ajuda. Nestes tipos de Kits, os melhores para mim são os da Hobbyzone, o Slo-v é o ideal para ti, mas se já tens o Piper, estoura-o primeiro, e, antes de comprares mais material, vê se gostas mesmo disto do aeromodelismo.
Tens é de ir para um descampado, e munido de um rolo de fita cola de encomenda, de uma bisnaga de super cola 3 e duas de araldite de 5 minutos. Essa Piper, não dá é para grandes avarias, só dá para voar nivelado e para fazeres oitos, que não tem potência para saires de situações complicadas. Eu já voei um Condor dessa marca e sei o que digo
O rádio é a 27MHz pelo que só poderás aproveitar os servos, e se calhar o variador. Tudo o resto, terás de comprar novo, o que até é uma benção, pois o rádio é fraquinho, fraquinho.
Abraço e fica bem
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Desculpa-lá que lhe diga Jatamasso, mas que conselhos são estes? Possa, parece que estás mesmo no gozo com o rapaz...
Temos que ter alguma responsabilidade sobre o que induzimos as pessoas a fazer, amigo.
Ir para um descampado sozinho voar para quem não sabe nada de aeromodelismo é a pior coisa que se pode fazer, é a morte do artista... Aposto todas as moedas.
Depois, aeromodelo de iniciação é combustão!!!(por muito que gostes de eléctricos não deves impingir isso para todos) os combustão de iniciação chamam-se Trainers (e não é por acaso o nome) e estes eléctricos que foram por aqui mencionados não passam de brinquedos, os chamados park fliers, nada aconselhados para iniciação.
Concordo com o Jatamasso em relação aos artesania Latina, também já tive um Tornado e o que eu digo é: Isso não voa... cheguei a obrigar os gajos do ECI a me trocar o 1º todo partido porque comprovei que viravam só para um lado, mesmo quando dava motor para a frente, e testei mais dois, era tudo a mesma treta.
Isso é uma coisa para enganar otários (com desculpa pela expressão), é barato todos os dias, um gajo que não percebe pévia de aeromodelismo, vai à loja e vê isso, acha bonitinho, e compra...
As vezes é a porta de entrada para o aermodelismo (quando tem mesmo que ser e a pessoa gosta mesmo disso), e as vezes é a porta de saída, porque vai se partir todo e nem a electrónica se aproveita para nada.
O 1º conselho, do Oliveira, é que é!!! Vai para uma pista (seja ela qual for, lembro-me do Poceirão, da siderurgia e de Sintra onde arranjas ajudas), conhece as pessoas, observa antes e depois decide se quer avançar para um modelo à combustão ou até eléctrico, sabendo + - no que está a se meter...
E se não ter importares de destruir a prenda da Maria pra já, pede ajuda a alguém experiente para te ajudar a voar isso, aumenta muito as chances de conseguir levar inteiro pra casa pelo menos o 1º dia.
Se quizeres manter isso bonitinho, monta, coloca na prateleira, inicia no aeromodelismo pela via correcta, aprende e depois que tiver bastante experiencia, num dia propício (sem vento) experimenta o brinquedo...
Boa sorte!!!
Abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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Andamos sempre a volta da mesma coisa, combustão.... pilhas!...eheh
Se as coisas não evoluíssem ainda hoje preferíamos comboios a trabalhar a palha!
Esqueçam a gasolina, isso faz parte do passado, os aviões reais só não andam a pilhas porque ainda não conseguem as autonomias desejadas, mesmo assim existem muitos ensaios bem socedidos em em algumas actividades militares e cientificas com modelos a "pilhas" ´.
Entretanto começam a dizer que mais vale escrever 50 cartas a mão que manda-las para a impressora, ehehe.
Baterias é o melhor, simples, prático, limpo, não poluente (importante) já para não falar da barulheira que não faz para andar tanto ou mais!!...bom!...
Conheço varias pessoas que adoram isto dos aviões a alguns anos e alguns ja se renderam as pilhas! Claro só custa começar ..eehhe e largar as velhinhas carcaças mal cheirosas.
Concordo com uma coisa, vai com alguém que saiba e evita estragar dinheiro como eu fiz a partir asas. força.
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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jattamasso
CAPTAIN
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Quote: › vi
Concordo com uma coisa, vai com alguém que saiba e evita estragar dinheiro como eu fiz a partir asas. força.
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Kumé? esse velocity com o /3 + 4S ainda vive?
Neno, já existe um tread Eléctrico vs. Combustão,não nos vamos desviar do tema.
Caro Moraes, eu só disse que, esses kits da artesania latina e da hobbyzone SÓ dão para aprender sózinho, porque não dão para duplo comando ,e se tu rb, tens um kit destes, e não sabes voar, é natural que partas o avião, qual o problema?.... muitos já sabem voar, e volta-meia-volta partem um avião, é a vida...... Antes tu, que outro, acho eu. O que passa, é que estes aviões da artesania latina são tão maus, que, é melhor que se parta todo o quanto antes mesmo, e sinceramente, mesmo um aeromodelista experimentado, não irá voar muito melhor que tu.
E sim, dá para aprender sózinho, eu aprendi assim e conheço uns poucos mais assim. Eu fui para um descampado, cheio de pulgas e mosquitos e munido de fita cola
Abraço e fica bem que isto é um vício do caraças!!
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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Parti o velocity ao meio esta manhã, numa viragem muito rápida a asa nõa aguentou e partiu junto a fuselagem.
não sei se irá voar outra vez com estes setups potentes, só se levar uma vára de fibra muito forte ao meio.
Estive no domingo com o _King_Pin_ na Nazaré, o que achaste do meu velocity! Estava a andar bem _King_Pin_?
É claro que não é um pylon.
Vou montar o setup novamente no shark e ripar nele, é muito mais rápido que o velocity e a asa que fiz não vai partir, nem
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Ya
Já nem digo mais nada...
Abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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rb
AIRMAN BASIC
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Antes de mais, obrigado a todos, as vossos respostas e sugestões são muito úteis para quem ainda nada sabe disto.
Já vi que existe uma divisão combustão vs. eléctricos mas eu ainda não me meto nessas guerras!
Hoje passei por acaso por uma loja no C. C. Vasco da Gama e o senhor da loja disse-me também que não poderia aproveitar grande coisa desse avião para outro. Aconselhou-me a ir para um descampado, com um terreno macio, por exemplo com relva e experimentar... agora não sei se já estaria a pensar em vender peças ou não.
Já agora, não sei se podem aconselhar aqui no fórum, mas se puderem, que lojas recomendam na zona de Oeiras/Lisboa?
Pergunto isto porque ontem passámos numa outra loja em Lisboa, um Piper Cub igual ao que me ofereceram por cerca de 65€ menos, do que no El Corte Inglés, onde mo compraram! Como a minha mulher não percebe nada disto e também não conhece outras lojas, pensou que seria pouco mais caro ali e comprou-o, mas uma diferença de 65€ para um avião daquele preço, acho que é um roubo e vou ver se o consigo devolver (só não sei se nos dão o dinheiro de volta) e comprá-lo no outro sítio ou mesmo outro avião. Infelizmente quem não conhece, está sujeito a estes erros e outros como vocês dizem, impingirem-lhe um avião que não seja o mais aconselhado.
De momento com tudo o que vi e com o que já escreveram aqui estou um pouco numa de ir para a frente com o Piper, já que para comprar outro avião teria de comprar um novo rádio, etc... e mais vale experimentar primeiro com este e tentar aprender um pouco mais e ver o que quero. Se entretanto conseguir resistir e tiver oportunidade vou até um aeródromo, senão acho que vou mesmo arriscar sózinho, estou um bocado ansioso.
Bem, mas não tenho dúvidas que com ou sem ajuda, se conseguir pôr o avião no ar, vou ficar mesmo "viciado" nestes bicharocos com asas.
Uma vez mais, obrigado a todos,
Ricardo
PS: É muito bom para um iniciante encontrar um fórum assim, em que fazemos meia-dúzia de perguntas num dia e no outro já temos meia-dúzia de pessoas a tentarem ajudar-nos. Continuem assim!
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jattamasso
CAPTAIN
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Eh pá , amigo Moraes, não te chateies comigo por causa do que aqui escrevo pá!!!
Realmente tens razão no que dizes neste tread, e parti o coco a rir com os teus posts no tread Eléctrico vs. Combustão, eheheh….. especialmente aquelas tiradas dos triângulos e das hélices quadradas LOL. ….
É que eu tropecei nisto do aeromodelismo (ou melhor R/C) casualmente, a ver umas cenas na net, e ao constatar o preço mais que acessível dos parkflyer eléctricos RTF, à venda em qualquer sítio, e muito mais simples e apetecíveis que os trainers clássicos a combustão. Um tipo tira o avião da caixa e pronto, já está . Se não fosse por estes parkflyers de chuto, dificilmente hoje estaria aqui a escrever isto.
É por isso que não vejo mal algum (e até incentivo,) em experimentar-se assim, a Piper a seco, sem experiência alguma. Apenas sugeri o cuidado de se escolher um sítio descampado, pelas razões óbvias de alguma segurança, e levar algum material de reparação…..
Quem acha que pode gostar disto, irá gostar mesmo, e de se partir o avião, são de arranjo imediato, e logo logo estão a comprar material mais sério, a inscrever-se num clube e a postar cenas maradas nos treads ……e a partir o coco a rir…
Abraço e fiquem bem.
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Estão todos a esquecer um detalhe importante:
Antes de voar é fazer o download do FMS e praticar MUITO. Conheço gente que começou a voar assim e sem partir, ou pelo menos a partir pouco. Depois dá jeito ter alguém ao lado, mas fiz os meus primeiros voos sózinho e o modelo (Mini Piper da Graupner) sobreviveu...
O que sobretudo acho é que hoje em dia o trainer com motor .40 é perfeitamente desnecessário, para quem não queira enveredar por essa via. Há quem goste das rodagens de motor, afinações, problemas de carburação, limpar modelos, etc e há quem não goste. Para quem não gosta compra um Magister em versão kit se tiver paciência de ler um pouco e aprender a montar o modelo ou RTF se não tiver. É o equivalente do trainer .40 em eléctrico e muito menos frágil.
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_________________ blank
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Nando
Administrador
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jcosta wrote ( View Post): ›
Antes de voar é fazer o download do FMS e praticar MUITO.
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Estou 100% de acordo, apesar de muitos serem contra eu acho fundamental!
Avança-se muitas horas e evita-se muitos dissabores.
Vai-se treinando de forma segura as mãos e o cerebro, sem problemas.
Vamo-no habtuando ao comando, as reacções do avião, etc... e apesar do FMS ser fraquito para isto serve na perfeicção.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
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jcosta wrote ( View Post): ›
Antes de voar é fazer o download do FMS e praticar MUITO. Conheço gente que começou a voar assim e sem partir, ou pelo menos a partir pouco.
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Idem... já vi um caso dum "rapaz" que na minha opinião nem precisava sequer de ter começado com um trainer... não sei se ele é sobredotado se o que é... minha opinião foi pelas horas que teve de simulador... nunca teve ninguem a ensinar nada nem a assistir em momentos de aperto (tb nunca os teve... só teve depois quando se soltou e começou a fazer acrobacia rente ao chão )
Electrico ou combustão... O aprendiz que escolha o que gosta mais... não gosta de nitro, vá para electricos...
Offtopic:
Neno, tiveste cmg na Nazaré foi no sábado. Domingo já tive a pilotar o meu pilon novo (versão beta )
E para que diz que electricos são silenciosos... porra! o teu velocity faz um cagaçal de todo o tamanho, já vi/ouvi OS's mais silenciosos!!! O meu pilon mal se ouve o motor! ouve-se mais é um assubio
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_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
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Pmagall
Fundador
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Caro ricardo!!!
Minha opinião pessoal...
Com esse modelo... vai exprimenta-lo sozinho.. e leva cola e fita cola... Ponto Final.
Não desistas... continua a colar e a lançar...
Se tiveres acesso a um simulador.. Optimo.. o que o Nando e outros dizem está correcto.
Junta-te ao pessoal, vai à siderurgia ao sabado, e assim vês os modelos no Ar (electricos e combustão)... até podes ter um baptismo de voo.
Depois decidirás se queres electricos ou combustão, ou os dois!!!
Uma das vantagens dos electricos, e a mala do carro., pouca coisa, um "terrenito" et voila!! esta no Ar.
Como vês tens opiniões para todos os gostos..
A ultima?? com esse modelo?? segue o teu desejo!!!
Ainda me lembro de andar a recomendar o TigerMoth da Gws para quem se estava a iniciar e queria um electrico! heheheh
P.S. tb começei sozinho... e parti o modelo de combustão, e quase que partia uma perna, apra o ir buscar!
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_________________ RCMpt.com
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neno
TECHNICAL SERGEANT
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_King_Pin_ tens razão no que dizes .
A minha asa não é exemplo, mas pode fazer menos barulho é só eu querer!
quando me referi ao barulho foi de uma forma geral, não do meu em particular.
Tenho pena de ainda não ter visto o teu pilon a voar, já vi a tua mini asa e gostei!
Estou certo que o teu pilon não deve de ser muito diferente dos modelos que eu fiz.
São realmente silenciosos e rápidos, mas como já disse gosto mais de um velocity a passar por mim a gritar e andar muito.
Parece-me que do pessoal que anda por aqui o jattamasso deve de ser o unico que vai gostar de por as asas dele a ripar ao pé das minhas.
Abraço.
PS: Ricardo é isso, combustão ou pilhas vai sem medos!... vai dando novidades!
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_________________ Cuidado com esse voos!...
DEPRON.MODELS
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jattamasso
CAPTAIN
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Tens é que lançar isso sem medo. Vais ver que não custa nada e é mais fácil do que parece. Não te esqueças é da fita cola de encomenda e do araldite.
Abraço e fiquem bem
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rb
AIRMAN BASIC
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Olá a todos!
Continuo a agradecer a todos os preicosos conselhos e dicas.
Quanto a novidades, bem entretanto ontem consegui devolver o avião no El Corte Inglés e eu sei que alguns me vão chamar nomes mas comprei um igual, em promoção na loja Dentinho, no Amoreiras. E com isto sabem quanto poupámos? Mais de 75 €!! É incrível como uma loja espanhola cobra acima de 75 € a mais do que uma portuguesa, por um produto também espanhol!
jattamasso e Moraes, agradeço o conselho sobre outro avião mas como gostei deste avião, optei por comprar de novo o mesmo. Sei que provavelmente muitos consideram logo o meu primeiro erro depois dos vossos conselhos, mas quem nunca errou? Às vezes temos de seguir o instinto.
E já que se não optasse por um kit idêntico (não discuto que talvez mais apropriado, como o caso do Slo-V) os rádios de 4 canais pelo que vi custam cerca de 125 € no mínimo, depois ainda teria de acrescentar um avião, motor e restantes acessórios, o que acabaria por ficar um preço elevado sem saber se estava realmente a escolher o que devia. Assim tenho este e quando tiver mais experiência e perceber um pouco mais, logo vejo o que compro.
oliveira, obrigado pelas referências no CAS mas Setúbal ainda fica um pouco fora de mão para mim, por exemplo a Base Área de Sintra fica mais perto e ouvi dizer que também há lá pessoal do aeromodelismo.
Espero não gerar com isto guerra entre clubes/aeródromos, simplesmente um dia destes, antes ou não do primeiro vôo, sou capaz de aparecer no aeródromo que houver mais perto de mim.
Mas sinceramente, acho que ainda me vou aventurar com o meu Piper num descampado com relva/erva e pronto, se calhar também muita fita-cola, não é pmagall?
jcosta, Nando e _King_Pin_, obrigado pela dica do FMS, por acaso já tinha instalado o FMS devido a ser o primeiro simulador que encontrei grátis. Já voei umas 2 horas com o SuperCub que é um avião parecido e deu para ver algumas das principais dificuldades:
- já consegui aterrar, embora não onde queria ;
- quando o avião vem de frente para mim, muitas vezes troco-me todo, quero virar p'ra um lado e viro para o outro - normal;
- o FMS permite realmente notar a diferença na dificuldade de controlar aviões diferentes;
- entretanto arranjei o modelo do LiteCub que é um PiperCub (talvez mais pequeno) e vou ver se treino mais quando puder.
Agora o ideal era treinar com o rádio ligado ao PC mas como o meu não permite andei a ver e tenho 3 opções:
a) continuar com teclas e treinar apenas o cérebro, deixando os dedos de fora ou
b) comprar uma buddy box como a " E-Sky USB Buddy Box" ou
c) comprar um comando RumblePad da Logitech que tem 2 "joysticks" e dizem que dá com qualquer simulador.
O que aconselham? O mais fácil é comprar o comando da Logitech (não sei se há de outras marcas mais baratas que sirvam) mas acho que esse comando ainda custa cerca de 50€ - pena não poder usar os comandos da minha PS2, são iguaizinhos.
Não encontrei nenhums buddy boxà venda nos sites portugueses que vi, alguém sabe de uma loja portuguesa que venda?
É verdade, ía-me esquecendo, ontem já tarde lá abri a caixa do avião e comecei a ver o manual, ou melhor, o panfleto de instruções e apesar de pensar que já não tinha tempo de o montar, pensei: vou montar só as asas.
Resultado, entusiasmei-me e passado 2 horas estava o avião todo montado, só falta carregar e instalar a bateria.
Primeiras impressões:
- o panfleto de instruções é fraco, mal traduzido e nem sequer as especificações do avião tem (não sei por exemplo a potência do motor porque também não está na caixa) e o mais giro é que a tampa da cabine do piloto está ao contrário tanto no manual como na caixa, eu não me enganei, está mesmo ao contrário - não sei se foi baseado numa versão mais antiga;
- o avião é bonito sim ;
- o material das asas aparenta ser bem frágil, parece feito daquele plástico das embalagens de carne do supermercado - aliás, deu-me a ideia de um dia tentar construir um com isso, já vi projectos com esferovite por isso com isso também deve dar;
- a fuselagem tem melhor aspecto, tem partes que penso serem em balsa e outras em plástico;
- após analisar as peças que vêm no avião, vi que o receptor funciona em AM, o que pelo que já li, está sujeito a mais interferências que os FM;
- não experimentei tirar mas segundo me parece o comando permite trocar o cristal o que eu pensava que não permitia, isso quer dizer que o posso usar com outros aviões que só precisem de 3 canais, embora apenas com receptores AM, julgo eu.
Também vi uns livros na net, já fiz download do " Manual de Aeromodelismo" (do José Carlos Rodrigues) e encomendei o livro Getting Started in Radio Control Airplanes que seguno li, me pareceu bom para principiantes como eu. Isto porque acho que já percebi o básico da mecânica dos aviões eléctricos (motor, variador, R/C, receptor, etc.) embora com várias dúvidas, claro, mas com esse livro e com a vossa ajuda tenho a certeza que vou aprofundar os meus conhecimentos e até aprender a construir aviões, o que também é uma parte que me atrai bastante.
Bem, por agora é tudo, desculpem lá o testamento.
Aguardem as cenas dos próximos capítulos... vamos ver se aguento e invisto num comando e em mais umas horas de vôo ou se não resisto e me aventuro no terreno.
Voem muito,
Ricardo
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SirAlex
STAFF SERGEANT
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Ainda bem que estas cheio de vontade de partir e construir, assim também se aprende.
Se tiveres interessado em ver alguns modelos e técnicas de construção caseiras, estas convidado a visitar o parque do PUSIA em S. Iria Azóia, a 15minutos de Lisboa, posso te mostras algumas construções caseiras baratas e simples. Vê aqui alguns...
Aqui podes também conhecer muita gente com planadores e modelos pequenos, e claro se quiseres experimentar tas a vontade.
Pelo preço de uma BuddyBox compras um comando verdadeiro em FM 35Mhz e também o podes ligar ao PC para utilizares o simulador.
Mais uma coisa, podes utilizar qualquer comando de consola (Xbox, PS2, NES, Sega, tudo ...)no PC, basta para isso instalares e leres as instruções do PPjoy e também te aconselho a procurares no Emule por Aerofly .
Ate breve
Alex
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_________________ Fotos é aqui-------------> A nossa encosta-----OU---------> roloFotografico
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Chispas
MAJOR GENERAL
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Nando
Administrador
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O ideal era mesmo arranjar um comando que desse para ligar ao pc.
Senão os comandos da PS2 tb dão, existem umas fichas que convertem 2 comandos numa ficha USB e permite ligar a um PC. E é bem MAIS BARATO que um comando da logitech. Eu que diga que só depois de comprar um e que descobri esta ficha.
Mas vai tomando atenção aqui a zona de compras do fórum que volta e meia aparecem comandos mais simples mas também mais baratos.
Boa Sorte.
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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rb
AIRMAN BASIC
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Pessoal, este fórum é realmente excelente e tudo por causa das pessoas que por aqui andam, vocês.
Além de sugestões, conselhos e dicas, já me deram referências/convites para a siderurgia, para a BA1 de Sintra e para St.ª Iria Azóia.
SirAlex, estive a ver o vosso site que até faz água na boca!
Essa ideia dos corta-fitas foi vossa ou isso já é hábito noutros sítios?
Se bem percebi, o objectivo é um avião cortar a fita do outro, é isso?
Deve ser giro!! Uma guerra amigável, no máximo há uns acidentes mas como os aviões são caseiros e simplistas, não me parece que os possíveis estragos sejam superiores ao gozo.
Quando eu souber voar e fazer os meus próprios aviões, podem contar comigo.
Outra coisa que ainda não percebi, com os planadores também se conseguem fazer acrobacias ou basicamente é ir apanhando as térmicas e pouco mais?
Chispas, obrigado também pelo convite para amanhã mas não me é possível.
Nando, já comprei um comando da Trust por cerca de 15 ou 16€ e que tem 2 fichas, tanto dá para a PS2 como para PC. Também vi as tais fichas conversoras à venda por 10€ mas assim sempre fico com mais um comando.
Já experimentei e funciona bem com o FMS. Só me parece é que ele apenas detecta os "joysticks", não consigo por a aceleração nos outros botões como queria. Mas também ainda não experimentei o PPJoy que o SirAlex sugeriu.
Ontem tive mais um bocado a treinar com o FMS e é realmente interessante como dá para melhorarmos algumas coisas. Noto que já curvo um pouco melhor o avião e que já não me confundo tantas vezes quando o avião vem de frente para mim, embora ter que acelerar com o mesmo "joystick" com que comando o leme, contribua para me atrapalhar um pouco.
Bem, só devo ter oportunidade de testar o Piper daqui a uns 15 dias, depois logo veremos...
Bom fds e bons vôos,
Ricardo
PS: SirAlex, um dia vou mesmo aí visitar-vos, fiquei curioso por ver os vossos aviões tão simples! E os corta-fitas! Não descurando os outros convites, até porque hei-de ter oportunidade de voar com todos.
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