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Author |
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NeCa
SECOND LIEUTENANT
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Olá a todos no dia 20 e 21 de Setembro de 2003, realizou-se o VI encontro de Aeromodelismo em Bragança, este encontro estiveram presentes participantes de algumas zonas do pais.
Houve helicópteros, planadores, aviões e um disco voador
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Anonymous
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Fui informado que parace que existiu para lá alguns acidentes com modelos. O que é normal acontecer ! O aeromodelismo é mesmo isto. Teve conhecimento dos factos ??
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NeCa
SECOND LIEUTENANT
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Pmagall
Fundador
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Antes em carros, do que em alguem... (provavelmente o seguro não vai pagar) ou será que o seguro da federação cobre este genero de dano??
Não há fotos???????? desse acontecimento?
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_________________ RCMpt.com
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NeCa
SECOND LIEUTENANT
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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O seguro da federação cobre "seguro de responsabilidade Civil/acidentes pessoais. Neste caso o que se aplica é o seguro de responsabilidade Civil que cobre cerca de 25000 euros. A franquia é de 25 euros mínimo até 5% para danos causados a estranhos à FPAm e de 100 Euros mínimo até 10% a filiados na FPAm. (logo aqui ficamos a perder se o carro acidentado pertencer a aeromodelista). Agora como é que se procede em caso de acidente e isto é muito importante pois eu reparo que mais de 90% dos aeromodelistas não sabem como proceder e depois "chapéu". 1º à que comunicar à FPAm dentro das próximas 48horas descrevendo causas, efeitos, local, data, identificação do sinistrado e testemunhas presenciais e uma estimativa dos danos causados. Comunicamos também ao sinistrado a nossa apólice - Europeia - e pedimos a este que também participe à FPAm. A FPAm remete ambas as participações para a companhia de seguros e podem ter a certeza que ela paga. Nota: o aeromodelista em caso algum deve indemnizar o sinistrado, cabendo a nós apenas compensar com a franquia, logo à que fazer contas. Existe uma linha verde cujo numero é o 800201757 Europeia.
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Pmagall
Fundador
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!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MEUS AMIGOS!!
Estão a ver para que servem os foruns??
Estamos sempre a aprender.
Ilação que se tira...vale a pena estar filiado na FPAM. Nunca se sabe o que poderá acontecer.
Obrigado Wot, pela tua explicação.
Paulo
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_________________ RCMpt.com
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bxgti
AIRMAN BASIC
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oscarj
Fundador
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Necessitas de ser sócio de um Clube.
Este por sua vez trata de todos assuntos necessários para ficares ligado á FPA. Isto dá direito ao seguro, que como já viste pelas mensagens anteriores, é extremamente importante.
Na tua zona desconheço se existe algum Clube, mas aqui no Porto tens vários.
LIPA (Porto)
CAN (Custóias)
COSTA VERDE (Espinho)
Existem muitos mais, mencionei estes porque sou sócio de ambos.
Desconheço se podemos pertencer á FPA sem estarmos filiados num Clube.
Fica aqui aberto esta dúvida para os CLUBES ou até mesmo para a Federação.
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Anonymous
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Amigo bxgti, de facto terás sempre que pertencer a um Clube para seres federado pelas razões que já sabemos.
Em relação ao teu caso nós poderiamos ajudar-te se quisesses claro.
O CADCA de Almeirim tem um Nucleo filiado na FPAM, a única condição e segundos os nossos estatutos é que terias que ser sócio deste clube, entretano não sei onde voas, mas poderias voar no teu local habitual, desde que o mesmo tenha condições de segurança, o Aerodromo de óbidos e excelente, em Almeirim também temos boas condições e fica a 35 min. das Caldas, por isso é contigo, se preferires tenta um clube mais perto o que até será melhor para ti. estamos ao dispôr
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Pmagall
Fundador
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De facto, continuo sem entender, por que motivo, um filiado da FPAM, tem necessáriamente de ser associado de um clube qualquer. Mesmo sabendo que muitas das vezes paga as quotas, e não utiliza a pista.
Alguém é capaz de me explicar o porque??
Infelizmente ainda existem muitos aeromodelistas, que não são sócios de clube nenhum, pelos mais diversos motivos e que voam por sua conta e risco.
Claro está que:".... sem cartãozinho da federação, não à pistinha..."!!
Paulo
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_________________ RCMpt.com
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bxgti
AIRMAN BASIC
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amigo da cadca eu se calhar vou amanhã ai se me dizer aonde e a pista porque eu não sei mas não levo o meu avião porque parti-lhe o helice no fim de semena e so hoje e que pedi o helice ao engenheiro em lisboa
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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pmagall, alguem fora do âmbito da federação tem de coordenar os locais de voo, o controlo das requência e fazer cumprr os regulamentos. Por exemplo tu voavas na tua região numa pista autorizada com o teu aviaão preferido e eu um curioso do aeromodelismo que nem sequer era sócio de nenhum clube nem federado colocava o meu trainer numa pista qualquer perto de ti e tinha a mesma frequência que a tua e pimba, já viste. Eu como pessoa singular não me preocupo com nada, voo de qualquer maneira e aprendo de qualquer maneira e tu num clube aprendeste com regras sabes voar com precisão e levas o teu desporto favorito por muito tempo pois relacionas-te e trocas impressões, só por isto vale a pena pertencer a um clube e 25 euros por ano não é assim tanto fora a FPAM claro.
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Pmagall
Fundador
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vamos lá ver... Quais são os beneficios de estar federado? (para além do seguro e da possibilidade de voar em qualquer pista de um clube) ?
Pergunto isto pq não sei...
Eu não estou federado, e já ando nisto à uns anitos. Aprendi às minhas custas, e dp graças a uns colegas, que já tinham alguma experiencia.
Provavelmente chegou a hora de me federar.
E para ter azaraes e conflitos de frequencias, e outras coisas do genero, não é preciso ter alguem inexperiente por perto. Muitas das vezes, o que falta em alguns colegas aeromodelitas, é a educação, humildade, respeito, mas principalmente o civismo. (tenho outros hobbys e o problema é o mesmo).
Como costumo dizer... "há gente para tudo..." quer na vida profissional, na social, nas estradas, e até no lazer... Falta civismo e respeito pelos gostos, pelas ideias e pelas opiniões!
Isto tudo em alguem q esta a começar, origina logo algum receio, e acaba por afastar as pessoas por vezes das colectividades.
Acho que já me "estiquei de mais... "é a minha opinião
P.S. só um pequeno aparte... isto tudo que referi, faz-me lembrar uma certa pista de um clube, que aos domingos de manhã, muito cedo lá por volta das 9 os associados mais novos iam aparecendo aos poucos, (nada estava combinado) e voavam, porque de tarde, era totalmente impossivel, voarem e aprenderem com os mais experientes, que se achavam senhores da terra (pista) e do céu, regateando por frequencias, cabeçeiras da pista, "esta é a minha zona", zonas de aterragem, e chegas pra lá com o teu modelo.
lá se foi o convivio, e a aprendizagem, a cooperação, etc....etc..
bem.... THE END
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_________________ RCMpt.com
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Ainda bem que não voo num sitio desses, já ando nisto à alguns anos, já o meu pai se dedicava ao aeromodelismo e deixo por vezes de voar para verificar os modelos dos novatos s dar as primeiras lições básicas de voo e especialmente de segurança. a diferença de aprender num clube está aì o aprender a conviver conhecer as regras de segurança e quando existe um presidente ou uma direcção forte que é eleita por nós nada disso acontece. Voo em muitos locais e já voei em portugal e no estrangeiro e sempre vi respeito na maioria. sempre aparecem aqueles que estão habituados a voar sozinhos e que passam muitas vezes o avião para as costas e passam por cima dos colegas ou espectadores. a esses mandamos logo aterrar. Existe um paragrafo no regulamento da federação que contempla essas situaçãoe que pode passar pela retirada do cartão de federado. isto é um Hobby, desporto e ciência e à que saber levar sem stress.
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Pmagall
Fundador
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_________________ RCMpt.com
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vinvertido
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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exacto eu também apoio
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josalfa
AIRMAN BASIC
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Amigos:
Como já devem ter notado, sou um aeromodelista de Lisboa, logo da região Sul de Portugal. Surpreende-me a ausência de aeromodelistas da região Norte nas provas do Campeonato Nacional de F3A, que, como sabem, se realiza uma vez por ano. Pelo menos nos últimos 6 anos não surgiu nenhum aeromodelista oriundo de alguma zona acima de Tomar, que considero região Centro.
Alguém me adianta alguma explicação para este fenómeno?
Bons voos :
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Muito provavelmente porque não à descentralização dos serviços da federação, as provas quase sempre realizam-se na zona de Lisboa e os incentivos para a competição são nulos. Hoje em dia quem incentiva o pessoal para a competição são os próprios competidores e não se vê nem a federação nem os clubes (excepto um que tenho de lhe tirar o chapéu que é o aerocalminhas) a incentivar o pessoal para a competição criando no mínimo situações de treino.
Outro exemplo, o programa do Nacional muito provavelmente vai mudar, aumentando grandemente o grau de dificuldade. Viu-se este ano que o nº de concorrentes que apareceram no Nacional e o tipo de voo dos iniciados (tirando 2 ou três), e de certeza que a FPAm vai alterar o mesmo sem ouvir a parte interessada que são os pilotos e depois muito provavelmente em vez de josalfa vir dizer que não há ninguém do norte dirá que não apareceu ninguém do país. Convido o moderador deste fórum a abrir um novo com o titulo a competição em Portugal e transportar para lá estas duas ultimas mensagens.
Já agora, quem foi o representante enviado pela FPAm ao Campeonato Nacional de F3A em Sintra 2003
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oscarj
Fundador
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josalfa wrote: ›
Amigos:
..........Surpreende-me a ausência de aeromodelistas da região Norte nas provas do Campeonato Nacional de F3A, ...........
Alguém me adianta alguma explicação para este fenómeno?
Bons voos :
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Caro josalfa, isto não é nenhum fenónemo
os fenómenos geralmente não têm explicação ou muitas vezes não são compreendidos. O que não é este o caso.
Como o nosso colega wot referiu, grande parte das provas organizadas pela FPA são em Lisboa ou na zona SUL como referiu, isto em termos logísticos já é uma dificuldade para todos os aeromodelistas que não sejam do SUL
Porque não é só a vontade de ir ao encontro ou prova. Estamos a falar de cerca de 300 Kms com portagens e alimentação, tudo isto são custos. Fora a desculpa a dar á família pela ausência de mais um fim de semana.
Nos poucos encontros realizados no Norte, também não vejo muitos colegas de Lisboa
Porque será
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Last edited by oscarj on Fri 10-10-2003, 14:16; edited 1 time in total |
_________________ Carpe Diem
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josalfa
AIRMAN BASIC
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Concordo com a sugestão do wot em abrir um novo tópico com o título "Competição em Portugal". Não sei como é que isso se faz.
Em relação às vossas achegas:
Caro wot, julgo que há uma grande confusão entre o que é uma Federação de Clubes e as funções dos clubes. Existe Federação porque os clubes que a compõem querem fazer competição. Se os clubes querem fazer competição terão de ser eles a incentivarem os seus sócios. A Federação apenas tem a função de organismo regulamentador e fiscalizador do cumprimento das regras (quer nacionais, quer internacionais).
Óscar, eu não me refiro aos Encontros, refiro-me apenas a uma prova específica - a de F3A. Se algum clube do Norte se candidatar a organizar o Campeonato Nacional de F3A, não tenho dúvidas nenhumas que o mesmo pessoal que neste momento representa quase 100% dos competidores portugueses, isto é, de Setúbal até Tomar, serão os mesmos a aparecerem. A pergunta que eu faço é a seguinte: há ou não competidores de F3A a norte de Tomar?
Bem hajam os responsáveis por este fórum porque assim permitem um intercâmbio entre os aeromodellistas espalhados pelo país.
Cumprimentos
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oscarj
Fundador
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josalfa wrote: ›
Concordo com a sugestão do wot em abrir um novo tópico com o título "Competição em Portugal". Não sei como é que isso se faz.
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Caros amigos aeromodelistas
Qualquer utilizador de este fórum pode em qualquer altura abrir um novo tópico se assim o desejar.
Para isso terá apenas de "clicar" no icon (ou botão) "Novo Tópico".
Escrever o título e colocar a mensagem
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_________________ Carpe Diem
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wot
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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já abri o tópico competição F3A I,N,FAI em Portugal.
saudações
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NeCa
SECOND LIEUTENANT
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vinvertido
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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amigo estamos ansiosos à espera das fotografias
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