RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
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Encomtro em Bragança
 
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NeCa

Portugal European Union
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Fri 26-09-2003, 0:07   Post subject:  Encomtro em Bragança Back to top 

Olá a todos no dia 20 e 21 de Setembro de 2003, realizou-se o VI encontro de Aeromodelismo em Bragança, este encontro estiveram presentes participantes de algumas zonas do pais.
Houve helicópteros, planadores, aviões e um disco voador
Wink

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Anonymous
PostPosted in this forum: Sat 27-09-2003, 10:14   Post subject:   Back to top 

Fui informado que parace que existiu para lá alguns acidentes com modelos. O que é normal acontecer ! O aeromodelismo é mesmo isto. Teve conhecimento dos factos ??

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NeCa

Portugal European Union
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Sat 27-09-2003, 17:43   Post subject:   Back to top 

Very Happy , sim na verda eu tambem fui um deles, o primeiro voo do meu AT-6, mas nada especial, em realção a um que caiu em cima de um carro Shocked , pelo menos 3 aviões com acidentes Embarassed

_________________

Arrow http://www.arcnordeste.org/ Twisted Evil
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Pmagall

Portugal
Fundador
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PostPosted in this forum: Wed 01-10-2003, 11:14   Post subject:   Back to top 

Antes em carros, do que em alguem... Very Happy Very Happy (provavelmente o seguro não vai pagar) ou será que o seguro da federação cobre este genero de dano??

Não há fotos???????? desse acontecimento?

_________________
RCMpt.com
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NeCa

Portugal European Union
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Wed 01-10-2003, 16:19   Post subject:   Back to top 

Shocked , sim o seguro não sei se vai pagar, mas que ele fez a participação fez Cool , quando poder ja ponho umas fotos Twisted Evil

Grande castelo


_________________

Arrow http://www.arcnordeste.org/ Twisted Evil
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wot

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Fri 03-10-2003, 11:31   Post subject:   Back to top 

O seguro da federação cobre "seguro de responsabilidade Civil/acidentes pessoais. Neste caso o que se aplica é o seguro de responsabilidade Civil que cobre cerca de 25000 euros. A franquia é de 25 euros mínimo até 5% para danos causados a estranhos à FPAm e de 100 Euros mínimo até 10% a filiados na FPAm. (logo aqui ficamos a perder se o carro acidentado pertencer a aeromodelista). Agora como é que se procede em caso de acidente e isto é muito importante pois eu reparo que mais de 90% dos aeromodelistas não sabem como proceder e depois "chapéu". 1º à que comunicar à FPAm dentro das próximas 48horas descrevendo causas, efeitos, local, data, identificação do sinistrado e testemunhas presenciais e uma estimativa dos danos causados. Comunicamos também ao sinistrado a nossa apólice - Europeia - e pedimos a este que também participe à FPAm. A FPAm remete ambas as participações para a companhia de seguros e podem ter a certeza que ela paga. Nota: o aeromodelista em caso algum deve indemnizar o sinistrado, cabendo a nós apenas compensar com a franquia, logo à que fazer contas. Existe uma linha verde cujo numero é o 800201757 Europeia.

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Pmagall

Portugal
Fundador
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PostPosted in this forum: Fri 03-10-2003, 12:30   Post subject:   Back to top 

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MEUS AMIGOS!!

Estão a ver para que servem os foruns?? Wink Wink Very Happy Smile
Estamos sempre a aprender.

Ilação que se tira...vale a pena estar filiado na FPAM. Nunca se sabe o que poderá acontecer.

Obrigado Wot, pela tua explicação.

Paulo

_________________
RCMpt.com
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bxgti

AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 03-10-2003, 15:04   Post subject:   Back to top 

Amigos como e que eu me poderei fazer socio da Federação Confused Confused porque e sempre complicado eu tambem ja parti um avião mas por acaso não tive mais danos a não ser o proprio avião Embarassed Embarassed

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oscarj

Portugal
Fundador
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PostPosted in this forum: Fri 03-10-2003, 15:20   Post subject:   Back to top 

Necessitas de ser sócio de um Clube.
Este por sua vez trata de todos assuntos necessários para ficares ligado á FPA. Isto dá direito ao seguro, que como já viste pelas mensagens anteriores, é extremamente importante.
Na tua zona desconheço se existe algum Clube, mas aqui no Porto tens vários.

LIPA (Porto)
CAN (Custóias)
COSTA VERDE (Espinho)

Existem muitos mais, mencionei estes porque sou sócio de ambos.
Desconheço se podemos pertencer á FPA sem estarmos filiados num Clube.
Fica aqui aberto esta dúvida para os CLUBES ou até mesmo para a Federação. Wink Wink Question

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Anonymous
PostPosted in this forum: Fri 03-10-2003, 15:45   Post subject:   Back to top 

Amigo bxgti, de facto terás sempre que pertencer a um Clube para seres federado pelas razões que já sabemos.
Em relação ao teu caso nós poderiamos ajudar-te se quisesses claro.
O CADCA de Almeirim tem um Nucleo filiado na FPAM, a única condição e segundos os nossos estatutos é que terias que ser sócio deste clube, entretano não sei onde voas, mas poderias voar no teu local habitual, desde que o mesmo tenha condições de segurança, o Aerodromo de óbidos e excelente, em Almeirim também temos boas condições e fica a 35 min. das Caldas, por isso é contigo, se preferires tenta um clube mais perto o que até será melhor para ti. estamos ao dispôr

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Pmagall

Portugal
Fundador
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PostPosted in this forum: Fri 03-10-2003, 16:30   Post subject:   Back to top 

De facto, continuo sem entender, por que motivo, um filiado da FPAM, tem necessáriamente de ser associado de um clube qualquer. Mesmo sabendo que muitas das vezes paga as quotas, e não utiliza a pista.

Alguém é capaz de me explicar o porque??

Infelizmente ainda existem muitos aeromodelistas, que não são sócios de clube nenhum, pelos mais diversos motivos e que voam por sua conta e risco.

Claro está que:".... sem cartãozinho da federação, não à pistinha..."!! Very Happy Very Happy Razz Razz

Paulo

_________________
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bxgti

AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Fri 03-10-2003, 17:35   Post subject:   Back to top 

amigo da cadca eu se calhar vou amanhã ai se me dizer aonde e a pista porque eu não sei Wink Wink mas não levo o meu avião porque parti-lhe o helice no fim de semena e so hoje e que pedi o helice ao engenheiro em lisboa Sad

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wot

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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PostPosted in this forum: Fri 03-10-2003, 22:22   Post subject:   Back to top 

pmagall, alguem fora do âmbito da federação tem de coordenar os locais de voo, o controlo das requência e fazer cumprr os regulamentos. Por exemplo tu voavas na tua região numa pista autorizada com o teu aviaão preferido e eu um curioso do aeromodelismo que nem sequer era sócio de nenhum clube nem federado colocava o meu trainer numa pista qualquer perto de ti e tinha a mesma frequência que a tua e pimba, já viste. Eu como pessoa singular não me preocupo com nada, voo de qualquer maneira e aprendo de qualquer maneira e tu num clube aprendeste com regras sabes voar com precisão e levas o teu desporto favorito por muito tempo pois relacionas-te e trocas impressões, só por isto vale a pena pertencer a um clube e 25 euros por ano não é assim tanto fora a FPAM claro. Very Happy

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Pmagall

Portugal
Fundador
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PostPosted in this forum: Fri 03-10-2003, 23:39   Post subject:   Back to top 

vamos lá ver... Quais são os beneficios de estar federado? (para além do seguro e da possibilidade de voar em qualquer pista de um clube) ?

Pergunto isto pq não sei...

Eu não estou federado, e já ando nisto à uns anitos. Aprendi às minhas custas, e dp graças a uns colegas, que já tinham alguma experiencia.
Provavelmente chegou a hora de me federar.

E para ter azaraes e conflitos de frequencias, e outras coisas do genero, não é preciso ter alguem inexperiente por perto. Muitas das vezes, o que falta em alguns colegas aeromodelitas, é a educação, humildade, respeito, mas principalmente o civismo. (tenho outros hobbys e o problema é o mesmo).

Como costumo dizer... "há gente para tudo..." quer na vida profissional, na social, nas estradas, e até no lazer... Falta civismo e respeito pelos gostos, pelas ideias e pelas opiniões!

Isto tudo em alguem q esta a começar, origina logo algum receio, e acaba por afastar as pessoas por vezes das colectividades.

Acho que já me "estiquei de mais... "é a minha opinião

P.S. só um pequeno aparte... isto tudo que referi, faz-me lembrar uma certa pista de um clube, que aos domingos de manhã, muito cedo lá por volta das 9 os associados mais novos iam aparecendo aos poucos, (nada estava combinado) e voavam, porque de tarde, era totalmente impossivel, voarem e aprenderem com os mais experientes, que se achavam senhores da terra (pista) e do céu, regateando por frequencias, cabeçeiras da pista, "esta é a minha zona", zonas de aterragem, e chegas pra lá com o teu modelo.

lá se foi o convivio, e a aprendizagem, a cooperação, etc....etc..

bem.... THE END Very Happy Very Happy Very Happy

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wot

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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PostPosted in this forum: Sat 04-10-2003, 22:04   Post subject:   Back to top 

Ainda bem que não voo num sitio desses, já ando nisto à alguns anos, já o meu pai se dedicava ao aeromodelismo e deixo por vezes de voar para verificar os modelos dos novatos s dar as primeiras lições básicas de voo e especialmente de segurança. a diferença de aprender num clube está aì o aprender a conviver conhecer as regras de segurança e quando existe um presidente ou uma direcção forte que é eleita por nós nada disso acontece. Voo em muitos locais e já voei em portugal e no estrangeiro e sempre vi respeito na maioria. sempre aparecem aqueles que estão habituados a voar sozinhos e que passam muitas vezes o avião para as costas e passam por cima dos colegas ou espectadores. a esses mandamos logo aterrar. Existe um paragrafo no regulamento da federação que contempla essas situaçãoe que pode passar pela retirada do cartão de federado. isto é um Hobby, desporto e ciência e à que saber levar sem stress. Shocked

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Pmagall

Portugal
Fundador
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PostPosted in this forum: Mon 06-10-2003, 10:13   Post subject:   Back to top 

wot wrote: › ... isto é um Hobby, desporto e ciência e à que saber levar sem stress. Shocked


Very Happy Very Happy Very Happy APOIADO!!!!

_________________
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vinvertido

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Thu 09-10-2003, 21:55   Post subject:   Back to top 

exacto eu também apoio Idea

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josalfa

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Thu 09-10-2003, 23:42   Post subject:  Norte e Sul Back to top 

Amigos:

Como já devem ter notado, sou um aeromodelista de Lisboa, logo da região Sul de Portugal. Surpreende-me a ausência de aeromodelistas da região Norte nas provas do Campeonato Nacional de F3A, que, como sabem, se realiza uma vez por ano. Pelo menos nos últimos 6 anos não surgiu nenhum aeromodelista oriundo de alguma zona acima de Tomar, que considero região Centro.

Alguém me adianta alguma explicação para este fenómeno?

Bons voos : Very Happy

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wot

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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PostPosted in this forum: Fri 10-10-2003, 10:24   Post subject:   Back to top 

Muito provavelmente porque não à descentralização dos serviços da federação, as provas quase sempre realizam-se na zona de Lisboa e os incentivos para a competição são nulos. Hoje em dia quem incentiva o pessoal para a competição são os próprios competidores e não se vê nem a federação nem os clubes (excepto um que tenho de lhe tirar o chapéu que é o aerocalminhas) a incentivar o pessoal para a competição criando no mínimo situações de treino.
Outro exemplo, o programa do Nacional muito provavelmente vai mudar, aumentando grandemente o grau de dificuldade. Viu-se este ano que o nº de concorrentes que apareceram no Nacional e o tipo de voo dos iniciados (tirando 2 ou três), e de certeza que a FPAm vai alterar o mesmo sem ouvir a parte interessada que são os pilotos e depois muito provavelmente em vez de josalfa vir dizer que não há ninguém do norte dirá que não apareceu ninguém do país. Convido o moderador deste fórum a abrir um novo com o titulo a competição em Portugal e transportar para lá estas duas ultimas mensagens.
Já agora, quem foi o representante enviado pela FPAm ao Campeonato Nacional de F3A em Sintra 2003 Question Question

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oscarj

Portugal
Fundador
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PostPosted in this forum: Fri 10-10-2003, 12:00   Post subject:  Re: Norte e Sul Back to top 

josalfa wrote: › Amigos:

..........Surpreende-me a ausência de aeromodelistas da região Norte nas provas do Campeonato Nacional de F3A, ...........

Alguém me adianta alguma explicação para este fenómeno?

Bons voos : Very Happy


Caro josalfa, isto não é nenhum fenónemo Laughing
os fenómenos geralmente não têm explicação ou muitas vezes não são compreendidos. O que não é este o caso.

Como o nosso colega wot referiu, grande parte das provas organizadas pela FPA são em Lisboa ou na zona SUL como referiu, isto em termos logísticos já é uma dificuldade para todos os aeromodelistas que não sejam do SUL Confused
Porque não é só a vontade de ir ao encontro ou prova. Estamos a falar de cerca de 300 Kms com portagens e alimentação, tudo isto são custos. Fora a desculpa a dar á família pela ausência de mais um fim de semana.

Nos poucos encontros realizados no Norte, também não vejo muitos colegas de Lisboa Question Question Confused

Porque será Question Question Wink


Last edited by oscarj on Fri 10-10-2003, 14:16; edited 1 time in total

_________________
Carpe Diem
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josalfa

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Fri 10-10-2003, 12:37   Post subject:  Competição em Portugal Back to top 

Concordo com a sugestão do wot em abrir um novo tópico com o título "Competição em Portugal". Não sei como é que isso se faz.

Em relação às vossas achegas:

Caro wot, julgo que há uma grande confusão entre o que é uma Federação de Clubes e as funções dos clubes. Existe Federação porque os clubes que a compõem querem fazer competição. Se os clubes querem fazer competição terão de ser eles a incentivarem os seus sócios. A Federação apenas tem a função de organismo regulamentador e fiscalizador do cumprimento das regras (quer nacionais, quer internacionais).

Óscar, eu não me refiro aos Encontros, refiro-me apenas a uma prova específica - a de F3A. Se algum clube do Norte se candidatar a organizar o Campeonato Nacional de F3A, não tenho dúvidas nenhumas que o mesmo pessoal que neste momento representa quase 100% dos competidores portugueses, isto é, de Setúbal até Tomar, serão os mesmos a aparecerem. A pergunta que eu faço é a seguinte: há ou não competidores de F3A a norte de Tomar?

Bem hajam os responsáveis por este fórum porque assim permitem um intercâmbio entre os aeromodellistas espalhados pelo país.

Cumprimentos

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oscarj

Portugal
Fundador
Fundador
PostPosted in this forum: Fri 10-10-2003, 14:32   Post subject:  Re: Competição em Portugal Back to top 

josalfa wrote: › Concordo com a sugestão do wot em abrir um novo tópico com o título "Competição em Portugal". Não sei como é que isso se faz.



Caros amigos aeromodelistas Very Happy Very Happy

Qualquer utilizador de este fórum pode em qualquer altura abrir um novo tópico se assim o desejar.

Para isso terá apenas de "clicar" no icon (ou botão) "Novo Tópico".
Escrever o título e colocar a mensagem Very Happy

_________________
Carpe Diem
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wot

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Fri 10-10-2003, 15:04   Post subject:   Back to top 

já abri o tópico competição F3A I,N,FAI em Portugal.
saudações Very Happy

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NeCa

Portugal European Union
SECOND LIEUTENANT
SECOND LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Fri 10-10-2003, 21:51   Post subject:   Back to top 

wot wrote: › já abri o tópico competição F3A I,N,FAI em Portugal.
saudações Very Happy


Ainda bem que foram abertos esses tópicos, Embarassed , pois não tem nada haver com o tópico inicial.
Isto só para não nos perdermos na organização de quem procure informação. No fim-de-semana vou tentar por umas fotos do encontro de BRAGANÇA.
Wink Wink Razz

_________________

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vinvertido

Portugal European Union
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Sun 12-10-2003, 23:34   Post subject:   Back to top 

amigo estamos ansiosos à espera das fotografias Exclamation

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