Boas,
Venho apresentar o meu "brinquedo", que como o titulo indica é o AXN.
Já o tenho há algum tempo (1 mês), mas aguardava pela chegada da electrónica vinda da HK armazém da Europa. sim... demorou mais de um mês a chegarem as cenas, devido a artigos fora de stock, etc e tal...
Agora que já cá canta tudo, foi montar, colar, testar e...... depois de muitas horas em simulador... passei para o terreno.
Especificações:
AXN Floater-Jet EPO with Motor (ARF)
Wingspan: 1290mm
Fuse Length: 860mm
Motor: 2100Kv Outrunner
Propeller: 5x5inch
ESC: Hobby King 30A ESC 3A UBEC
Servos: HXT900 4 x 9g servo (Rudder, Elevator, 2x Aileron)
Baterias: ZIPPY Flightmax 2200mAh 3S1P 25C
Report de voo... já a seguir
Cumps
feliz
AIRMAN
Ora Viva,
Cá estou eu para fazer o meu report de voo inaugural
Já foi há uns dias, entretanto já voei mais uma vez (hoje) e antes de mais, devo dizer que correu tudo bem, sem acidentes.
Antes do 1º voo, ocorreu logo um erro de principiante... mas de simples resolução! toca a ligar o rádio ao pc e fazer o reverse aos servos dos ailerons.
O 1º voo da máquina foi através do meu "mentor" e amigo Luigi que o comandou após lançamento efetuado por mim. Depois de o "trimar" e testar... passou-me o rádio para as mãos e... foi uma emoção!
Foi lindo vê-lo no ar aos meus comandos, uma sensação há muito aguardada, mas que valeu a pena a espera.
Espera essa, que foi aproveitada para treinar muito no simulador (muitas horas) e que resultou num 1º voo algo tranquilo e com uma aterragem quase perfeita.
No mesmo dia, 2º voo, o Luigi lança e eu piloto.... um voo mais tranquilo e horizontal a culminar numa aterragem perfeita... graças à brisa ligeira que se fazia sentir.
3º voo... eu lanço, faço uma pilotagem mais assertiva e tranquila e aterro na perfeição.
Como a pica era mais que muita, ontem fiz mais um voo, (na companhia de outro amigo, não ligado ao aeromodelismo) que tirou uma foto e fez a minha primeira filmagem:
Hoje, não resisti às otimas condições meteorologicas e logo de manhã antes de ir trabalhar, às 8:30h da matina já estava no terreno, sozinho, a lançar a máquina... a testar os seus e os meus limites... com direito a uns loopings perfeitos, umas rotações sobre si próprio (acho que efeito torque) meio atabalhoadas e ainda a tentativa de voo invertido, mas muito imperfeito!
Enfim, para primeiros voos a espectativa ficou muito acima do esperado... correu tudo muito bem, mas bem sei que o excesso de confiança por vezes leva a acidentes, por isso, vou tentando algumas coisinhas a uma altura considerável e está a correr muito bem. Estou a adorar!
Comportamento da máquina em si:
É lançado com throttle a meio gás e plana muito bem... ao minimo toque de acelerador ganha altitude muito facilmente.
Com algum vento vareja que nem um doido, o que o torna algo instável e muito reguila.
Mas é de fácil controlo, pelo menos para quem se habitue a ele.
Certo é, que quanto mais rápido se pilota, mais estável se torna, ainda assim... a baixa velocidade e em aproximação ao solo é perfeitamente controlável e permite aterragens perfeitas, como aliás me aconteceu... e sou iniciadissimo!
Mas hoje, como descrevi atrás... ultrapassei alguns desses inconvenientes e estou super satisfeito.
A montagem deu-me uma grande pica... foi entusiasmante e gratificante ver o resultado final no ar.
O material em si (fuselagem e asas) parece ter boa resistência e depois de montado ficou com aspecto compacto.
Fazer o Biding ao Rádio foi o mais complicado, mas com a ajuda do Luigi, ficou feito, configurar o radio, exigiu que sacasse o T6config e uns driver para o cabo USB, mas que correu tudo bem e deu para explorar as configurações e perceber o funcionamento da coisa. Quando comprar outro avião, sei que terei de fazer nova configuração, gravar e quando quiser levar os dois para o terreno, levo o portatil comigo e em 2 min troca-se a configuração previamente gravada.
Epá... já me alonguei demais... isto é o entusiasmo a falar (escrever) mais alto.
Por hoje fico-me por aqui, mas em breve tentarei colocar um video de um voo.
Cumps a todos
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
Bom report, Feliz.
Quer da montagem e também do teu arranque nesta modalidade.
Não me lembro de ninguém que tivesse agarrado nisto tão facilmente como tu.
Muitos parabéns
Logo na primeira sessão, grande á vontade nos sticks, voar solo á segunda...muito bom de se ver.
É a "magia" do simulador, dá umas bases bem úteis para progredir rápido e desenvolver uns bons reflexos e coordenação.
Obrigado Luigi
bem verdade, o simulador ajudou imenso, valeu mesmo ter começado assim e é isso mesmo que recomendo a todos os que como eu, são iniciados na modalidade.
E sabes que mais...
Hoje as 8:30h lá estava eu no descampado da Lagoa da Palha e... foi bonito de se ver! mas como estava sozinho não pude firmar!
Com vento "0" era mais tramado lançar, mas na boa...
Mas depois foram 30min a curtir aquele ceu azul... elevei-o bem alto, quase que deixei de o ver... e lá fiz umas malukiçes com a máquina.
mesmo BRUTAL
E já fiz voo invertido... +/- direitinho... altamente
tenho de arranjar uma filmagem....
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
Fico mesmo contente por ver que te estás a divertir á grande com o AXN.
Invertido e tudo
E voar com céu azul, comparado com o teu dia de estreia, faz alguma diferença hein?
ya... tou a curtir mesmo isto!
tenho de arranjar uma filmagem!
voo invertido, mas não muito horizontal...
e temos de combinar uma sessão de voo...
epá... céu azul e campo a perder de vista, foi brutal! é dar largas à imaginação...
feliz
AIRMAN
MAYDAY MAYDAY
Too late! BIG CRASH of AXN.
é verdade... depois de mais de 45min a voar (já com a 2ª bateria) ia em voo invertido... ao que parece não suficientemente alto... e ao tentar endireitá-lo, despenhou-se! não sei bem explicar como foi mas, o certo é que não consegui orientar-me e... pronto aterragem forçada e feia!
Danos? bem...
fuselagem partida ao meio;
"nariz" rachado em dois lados e aberto por baixo;
um servo;
aileron partido.
Hoje já colei o nariz
substitui o servo
colei o aileron
Ficou tudo operacional e a funcionar.
Restam trabalhos de colagem por toda a fuselagem. e fita adesiva...
Estou e vou utilizar a cola que veio com o modelo e com a qual o montei.
Se tiverem alguma sugestão, agradecia!
Cumps
feliz
AIRMAN
Ora bem,
depois de reparado o avião, fiz um voo experimental e correu bem.
Este domingo de manhã... resolvi fazer uma nova experiência.
Estava algum vento, o que não ajudou muito, daí tanta turbolência, mas o resultado foi este:
Vou aguardar por dias melhores para fazer novo voo FPV
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
Parabéns pela rapida recuperação do avião, faz parte do hobby
Voar perto do solo é sem dúvida mais divertido, mas como é óbvio aumenta o risco de crash por eliminar tempo disponível para o piloto reagir a alguma alteração no modelo.
Ontem, novo episódio.
Pilhas acabadinhas de carregar (Turnigy 2400mAh Low selfdischarge), voei com a primeira bateria durante 30 min e aterrei. tudo na boa.
Sem reparar no radio, troquei a bateria do avião, instalei a câmara e pu-lo no ar... passados 30s perco o contacto com o avião e ele desce a pique... mas eis que retoma o sinal e consigo levantá-lo a tempo... dou a volta para regressar e de repente perco de novo o sinal e o motor desliga... o avião vai a pique direito ao chão e deixo de o ver!
Vou a correr uns 100/150m até ao local do crash e tento encontrá-lo no meio das ervas.
Qual não é o meu espanto... quando vejo o avião intacto, a camara intacta e nem a tampa do cockpit saltou!!!
Quando vejo o filme, reparo que a escassos metros do chão, o radio deve ter retomado o sinal e como tinha o polegar no profundor/aileron desesperadamente para baixo, o gajo levantou o bico mesmo antes do contacto com o chão! Sorte!
Ou as pilhas são fracas ou o carregador é uma bonita. ou ambos.
Tenho mesmo de "kitar" o radio com uma bateria turnigy 1450 mAh.
o problema é que estão fora de stock na HK? haverá por cá?
voo_cessna
TECHNICAL SERGEANT
boas, felizmente conseguiste salvar o gajo antes de bater, eu já tive uma situação dessas com um Sbach e não foi tão agradável lol, mas pronto é mesmo assim.
tem atenção se é mesmo das pilhas do rádio, eu utilizei um rádio desses algum tempo sem problemas, viste se a luz do rádio tava vermelha? vê lá se o problema não é na antena do receptor, basta ter a malha partida para a recepção ficar bastante afetada, o meu conselho é que para o próximo voo e já com as pilhas novas testa o alcance antes de o lançar.
bons voos colega
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
Custa-me a acreditar que um rádio de 8 pilhas derreta a bateria tão rapidamente. Olha que essa bateria de 1450 tem muito menos capacidade.
feliz wrote (View Post): ›
Pois... ossos do oficio!
Tass a tornar uma constante.
Ontem, novo episódio.
Pilhas acabadinhas de carregar (Turnigy 2400mAh Low selfdischarge), voei com a primeira bateria durante 30 min e aterrei. tudo na boa.
Sem reparar no radio, troquei a bateria do avião, instalei a câmara e pu-lo no ar... passados 30s perco o contacto com o avião e ele desce a pique... mas eis que retoma o sinal e consigo levantá-lo a tempo... dou a volta para regressar e de repente perco de novo o sinal e o motor desliga... o avião vai a pique direito ao chão e deixo de o ver!
Vou a correr uns 100/150m até ao local do crash e tento encontrá-lo no meio das ervas.
Qual não é o meu espanto... quando vejo o avião intacto, a camara intacta e nem a tampa do cockpit saltou!!!
Quando vejo o filme, reparo que a escassos metros do chão, o radio deve ter retomado o sinal e como tinha o polegar no profundor/aileron desesperadamente para baixo, o gajo levantou o bico mesmo antes do contacto com o chão! Sorte!
Ou as pilhas são fracas ou o carregador é uma bonita. ou ambos.
Tenho mesmo de "kitar" o radio com uma bateria turnigy 1450 mAh.
o problema é que estão fora de stock na HK? haverá por cá?
Não é problema das pilhas, eu por vezes é a voar com o rádio a apitar que até chateia das pilhas estarem fracas, e é sempre a rolar.
Isso poderá ser sintomas da má posição da antena, a antena convém estar na posição vertical e afastada do motor/variador.
1-falta de "pilhas" no rádio pode levar a falhas de sinal assim como o contrário, falta de alimentação do receptor, como por exemplo baixa voltagem. tenho uma rádio da hobbyking 2.4ghz daqueles bem antigos, dos primeiros
que apareceram e até hoje voo planadores com ele, o que é certo é que "comiam" pilhas com fartura, problema esse que resolvi aplicando uma lipo. nunca me falhou o sinal, ainda uso o conjunto V1 radio/receptor de origem.tenho um bixler o qual subo até quase o perder de vista e sempre me respondeu aos comandos.
2- a posição ideal da antena no aeromodelo é na horizontal e de preferência a apontar para a cauda, isto em receptores com apenas uma antena.
tendo em conta que a emissão de sinal é mais fraca na ponta e mais forte "lateralmente", e sendo
que o avião voa a maior parte do tempo horizontalmente em frente aos nossos olhos, esse será o procedimento correcto.
os rececptores não gostam muito de estar "colados" aos servos/variadores/motores e links metálicos, não
quer dizer que falhem garantidamente mas pode contribuir para que aconteça.
a antena do rádio nunca deve estar a apontar para o aeromodelo, mas sim na horizontal em paralelo
com o aeromodelo, ou então na vertical mas a cerca de 45 graus como se estivesse a apontar para o peito
do piloto, pois como nos rececptores a antena emite um sinal mais fraco na ponta.
3-quando começamos a ganhar unhas é quando realmente começamos a partir modelos
pois é quando nos começamos a sentir mais confiantes, mas é normal. faz parte do aprendizado
espero ter ajudado
bons voos
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
feliz
AIRMAN
Agradeço desde já todos os vossos comentários.
Em relação às pilhas, a unica coisa que julgo estar a afetar o seu rendimento é o carregador que uso! um do Continente que leve 4 de cada vez (não tenho outro)!
Com o Imax não dá pra carregar ou dá???
O que me intriga é eu ter já voado várias vezes o modelo, com essas pilhas no radio, inclusive até ficarem vermelhas... e voa até o perder de vista e nunca falhou!!!
Mas... por acaso, eu esqueço-me sempre de levantar a antena do radio... mas julgo que já pilotei com a antena na vertical... não me lembro se no dia em questão levantei a antena ou não!!! o certo é que uma coisa associada à outro, deve ter dado m***a!
Acerca da adaptação da Li-po ao radio, eu já vi uns videos no youtube, a instalarem uma Turnigy 1450mAh 3s e dizem que dura bastante!
Mas tendo em atenção o que disseste Luigi, realmente, 1450mAh vs 8x 2400mah é muito menor.
Por outro lado... 11.1v (das 3 celulas) vs 8x1.2v=9,6v (por pilha)) é mais potência!!!
Qual a melhor solução?
Bem... amanhã vou fazer um novo voo, sem câmara, com as pilhas carregadas e com a antena para baixo, na horizontal!
Vamos ver o que acontece!
Asta e obrigado
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
Podes usar o imax, precisas só de um jack de saída compatível com o do rádio. Depois é escolher o menu de carga adequado no imax.
Ver se as baterias permitem carga rápida, para acelerar o processo.
continuo a achar que o problema não é da bateria do radio, quer sejam pilhas ou lipo, não importa, esse radio com a luz vermelha acesa ainda tem bom alcançe.
testa o receptor companheiro
khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
no meu velhinho hobbyking 4chanel tenho uma lipo 11,1v 1300 mAh
e tem se portado lindamente.
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
feliz
AIRMAN
Ora bem,
esta manhã fui fazer um novo voo.
1º com pilhas carregadas (as recarregaveis da Hobbyking) ligo o radio, conecto a bateria no avião e qd olho para o radio está a luz a piscar intermitente entre o verde e o laranja e a ficar avermelhado! as pilhas devem tar maradas, só pode!
Troquei por umas duracell que tinha inicialmente e com a luz no laranja/vermelho, mantive a antena na horizontal e fiz um voo de 30 min em que fiz subir e bem o avião, planou lá bem no alto sem problemas, voei, fiz umas acrobacias e tal e lá aterrei em segurança! tudo na boa.
troquei a bateria, coloquei a câmara no avião e voltou para os ares.
voei 5 min e... falha nos comandos, lá vem ele por ali abaixo, mas ainda respondeu intermitentemente aos comando antes de aterrar e felizmente sem danos.
Não contente com a situação, voltei a lança-lo, fazendo um voo calmo e a baixa altitude.... e passados mais 5 min, volta a falhar e cai. sem danos.
retirei a câmara, testei todos os comandos e lançei-o novamente:
voei cerca de 20min e nada... sempre respondeu perfeitamente e aterrei sem problemas.
Não percebo.... será que a câmara ou o peso desta interfere com alguma coisa???
Como fazer esse teste de alcance do receptor?
Que alternativa à bat 1450mAh (q está fora stock)???
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
A antena está perto da câmara, ou câmara perto do esc?
Isso cheira-me a interferência, não peso a mais.
também reparei que a antena está mesmo acima do esc e também perto do motor. talvez ao juntar a camara a isto tudo provoca se a interferencia
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
feliz
AIRMAN
hummm... pois é capaz de ser isso mesmo!
então o melhor é mesmo não usar cam, ou há solução?
Porque hoje de manhã fui voar um pouco sem câmara.... (o que é muito mais divertido e descontraído) e correu lindamente!
Testei a bateria ao máximo e entre voos rápidos e umas planagens... durou 45min
senti o motor a perder power e aterrei logo logo.
Em casa fui ver as celulas e descerem aos 3.18 Mas carregou bem até aos 4.2 (4.19)
Referes-te á bateria do avião?
A bateria não deve de todo ser tão descarregada. Convém ter o corte (soft cut, não corte total) no variador para os 3.4 v.
Assim quando estiveres a puxar por ele e a tensão atinja esses 3.4 o variador reduz a potência, apercebes-te perfeitamente disso e aterras.
Após desligar a bateria ela terá entre 3.75-3.8, o que é uma tensão perfeita para garantir a longevidade das mesmas.
Epá, ontem fui voar (sem cam) um pouco de manhã e foi altamente.
Puxei por ele tão alto, tão alto... que entre as nuvens perdi a noção de onde estava! foi mesmo testar o limite! eheh
Então, desliguei o motor e esperei por voltar a vê-lo.... e lá vinha ele a planar todo contente e eu tb!
Mas queria fazer mais uns filmezinhos em locais diferentes!
Que posso eu fazer para que não volte a ter interferências? a Câmara é uma low cost (tipo gopro) mais leve e está montada no mesmo local onde todos montam, não percebo porque tenho estas interferências!!!
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum