|
Necessita de ajuda? |
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação?
Contacte-nos pelo email:
|
Quem está Online |
In total there are 29 users online :: 0 Registered, 29 Guests
Registered Users: None
[ View complete list ]
|
|
Aero Topicos |
|
|
Heli Topicos |
|
|
Compra & Venda |
|
|
| |
Author |
Message |
Jorge_Pina
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Sim, este curso tem muitas matérias
É esse mesmo o menu swash T.
A para aileron
E elevador
4 pitch
É experimentares onde tens percentagens negativas meter positivas e vice versa.
É o valor dessas percentagens em conjunto com o reverse dos servos que te vai pôr a swash a funcionar como deve ser
Estás cada vez mais perto
|
Ora ainda bem que é neste ponto
Mas não fazia ideia o que queria dizer o A, E e 4. o 3 sei k é para o motor.
É como dizes...vou fazendo aqui uns testezinhos misturando com REV e ver o que acontece, mas sobretudo saber qual vai ser o resultado e para que finalidade.
Obrigadão
Abraço
|
|
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Esses valores vão alterar a quantidade de movimento que a swash vai fazer. Convêm ter o aileron e elevador com o mesmo valor (podem ter sinal +/- com valor diferente)para o heli responder da mesma forma em ambos os canais.
A percentagem para o 4 (pitch) irá definir o passo máximo que terás na cabeça. Depois este passo também pode ser afinado na curva de passo.
De nada, Jorge.
É um prazer dar uma dicazita para quem precisa
Por vezes tb sou eu o nabo...
|
|
_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
|
|
|
Jorge_Pina
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Sim, este curso tem muitas matérias
É esse mesmo o menu swash T.
A para aileron
E elevador
4 pitch
É experimentares onde tens percentagens negativas meter positivas e vice versa.
É o valor dessas percentagens em conjunto com o reverse dos servos que te vai pôr a swash a funcionar como deve ser
Estás cada vez mais perto
|
Bom dia Luigi
Ora que sorte eu estar no sítio certo
Eu desconhecia era o que queria dizer essas letras, mas descobri um site só com manuais em Português para vários comandos que irei postar na seção downloads.
Eu percebo mais ou menos inglês, mas nada como ler em Portugues e o meu já ca canta e olha que é bem mais facil de associar as coisas agora.
A trabalhar com o swat e o rev acredito que aos poucos chego lá
Obrigadão Luigi
Jorge Pina
|
|
|
|
|
Jorge_Pina
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Esses valores vão alterar a quantidade de movimento que a swash vai fazer. Convêm ter o aileron e elevador com o mesmo valor (podem ter sinal +/- com valor diferente)para o heli responder da mesma forma em ambos os canais.
A percentagem para o 4 (pitch) irá definir o passo máximo que terás na cabeça. Depois este passo também pode ser afinado na curva de passo.
De nada, Jorge.
É um prazer dar uma dicazita para quem precisa
Por vezes tb sou eu o nabo...
|
Obrigado mais uma vez Luigi.
Aos poucos isto tá a ir ao sitio.
Quando mexo o manipulo do acelerador pala os lados apenas a cauda mexe o que acho que está correto. Qundo o elevo, tanto o elevador como os dois servos laterais sobem de igual, o k acho que tb está correcto. quanfo subo o manipulo da direita o elevador se mantem quieto e os 2 servos descem e vivce versa. aqui já não sei se está bem.
Ora bem..no futaba 6j por exemplo: EXPO: para 1 2 e 4 seja positivo ou negativo isto tá a 0%
Tens aglum valor aproximado para eu meter??? mesmo que depois eu tente perceber qual seria mesmo o valor exato??? é k 0% concerteza não é.
No trim tenho tudo tb a 0%
No strm tb.
N-pi 0 25 50 75 100
Hold- desativado
H-Pi so me aparec - - - este tres traços - - -
REVO - Desativado
o Gyro tá a +100 e -100 em SwA
SW-T - Desativado
RING tb
SWSH 50% Para A,E,P - HR3
DELAY - desactivado
HOPV - ON em Normal
e Basicamente é isto amigo.
O que sei é que esta porra continua a dar á asa mas levantar do chão é mentira lol.
Eu bem tento...eu bem tento, mas ao tentar 2 servos já queimaram mas pronto...depois de manaha ja ca ta outro. servos Tower Pro MG90S
Mas ja reduzi a voltagem de 6 para 5.2V
Qualquer ajudavale diamantes para mim.
Obrigadão e abraços
Jorge
|
|
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Boa Noite!
Ainda bem que já há progressos, nem que sejam á custa de servos queimados
Parece que há aí um problema no elevador(stick da direita) , pois os três servos têm que se mexer quando se empurra ou puxa elevador.
E o movimento de aileron, já tem movimento correspondente na swash?
Há aí várias coisas que convém alterar no rádio:
Hold- Se esta função fôr o hold do motor(corte) convém estar activado e terá um switch no rádio que corta o motor, uma segurança obrigatória nos helis.
Expo- só altera o feeling no voo, torna os controlos mais ou menos sensíveis no centro. Nos futabas o valor terá que ser negativo para tirar sensibilidade, 25 % é um bom ponto de partida.
Gyro-Negativo será rate mode e positivo heading hold, iniciar com valores na ordem dos 60 e ajustar a posteriori caso ocorra wag/drift.
Se possível, era excelente ter alguém para ver o seu heli antes de voar, há tantos pormenores que podem passar ao lado (e passam mesmo) quando se está a começar.
A comunidade modelista é geralmente muito receptiva aos iniciados, será muito mais seguro, produtivo e divertido se tiver com quem aprender umas dicas e evoluir.
Bons Setups
|
|
_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
|
|
|
Jorge_Pina
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Boa Noite!
Ainda bem que já há progressos, nem que sejam á custa de servos queimados
Parece que há aí um problema no elevador(stick da direita) , pois os três servos têm que se mexer quando se empurra ou puxa elevador.
E o movimento de aileron, já tem movimento correspondente na swash?
Há aí várias coisas que convém alterar no rádio:
Hold- Se esta função fôr o hold do motor(corte) convém estar activado e terá um switch no rádio que corta o motor, uma segurança obrigatória nos helis.
Expo- só altera o feeling no voo, torna os controlos mais ou menos sensíveis no centro. Nos futabas o valor terá que ser negativo para tirar sensibilidade, 25 % é um bom ponto de partida.
Gyro-Negativo será rate mode e positivo heading hold, iniciar com valores na ordem dos 60 e ajustar a posteriori caso ocorra wag/drift.
Se possível, era excelente ter alguém para ver o seu heli antes de voar, há tantos pormenores que podem passar ao lado (e passam mesmo) quando se está a começar.
A comunidade modelista é geralmente muito receptiva aos iniciados, será muito mais seguro, produtivo e divertido se tiver com quem aprender umas dicas e evoluir.
Bons Setups
|
Olá Boa noite Luigi
O que vale é que só custam 7 euros e meio cada um
sim...quando uso o acelerador, ambos os 3 servos sobem ou descem com a mesma elevação e a 0 graus uns dos outros. Com o stick da direita se subo, a bailarinha mantem-se quieta e os servos da frente (digamos) sobem ou descem.
Hum o hold é para ativar a alavanca no futaba para desligar o motor certo??? hum...tou a ver.
Puz agora mesmo para 1,2 4 na Expo os +/-25º
No giro, aqui é que está uma grande confusão, porque até já tinha os + e - 60 %. Agora só não sei é se é para ficar o Swa, B ou IDL. Tenho alturas que ligo a bateria e depois do check nem giro nem a pá de cauda mexe, e noutras alturas fica tudo ON e tudo mexe.
Devo ter aqui ou algum problema mecânico ou configuração.
Sem duvida que espero ter alguém para voar comigo e já houve duas pessoas porreiras aqui que me quizeram ajudar, mas decidi ser eu proprio a configurar isto e a aprender a ler , a ver e a estar atento. No final para voar é facil arranjar alguem para a diversão
Da minha parte só posso te agradecer bastante pelas tuas dicas de como melhorar o meu setup, etc.
Obrigado
Jorge Pina
|
|
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Pois então há aí uma falha na configuração, pois quando se dá algum comando cíclico, no caso de ser aileron os dois servos da frente inclinam-se em direções opostas, e caso seja elevador os três servos têm que fazer inclinar a swash para a frente ou para trás.
Aí em relação ao Gyro, os valores são só de refereência, serão depois afinados. O gyro pode eventualmente não arrancar se o heli não estiver imobilizado, isto partindo que não há alguma anomalia com o gyro.
O interruptor para o corte do motor é uma segurança que devia ser configurada para todos os modelos, para evitar que se dê um toque involuntário no acelerador e que o rotor começe a rodar.
Cumprimentos
Luis
|
|
_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
|
|
|
Jorge_Pina
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Pois então há aí uma falha na configuração, pois quando se dá algum comando cíclico, no caso de ser aileron os dois servos da frente inclinam-se em direções opostas, e caso seja elevador os três servos têm que fazer inclinar a swash para a frente ou para trás.
Aí em relação ao Gyro, os valores são só de refereência, serão depois afinados. O gyro pode eventualmente não arrancar se o heli não estiver imobilizado, isto partindo que não há alguma anomalia com o gyro.
O interruptor para o corte do motor é uma segurança que devia ser configurada para todos os modelos, para evitar que se dê um toque involuntário no acelerador e que o rotor começe a rodar.
Cumprimentos
Luis
|
Boa tarde meu amigo (se me permites)
Amanhã em principio já cá tenho mais dois servos para o caso de algum se voltar a queimar.
Mais uma vez obrigado por seres incansável na ajuda ao(s) meus problemas.
Sem dúvida que tenho de concordar contigo que para a configuração final, preciso de uma mão experiente e fartos de lidar com estas coisas
Tem de ser, senão isto vai para o ar quando já existirem o T-rex 3000 heheheh
Obrigadão amigo
|
|
|
|
|
Jorge_Pina
|
Jorge_Pina wrote ( View Post): ›
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Pois então há aí uma falha na configuração, pois quando se dá algum comando cíclico, no caso de ser aileron os dois servos da frente inclinam-se em direções opostas, e caso seja elevador os três servos têm que fazer inclinar a swash para a frente ou para trás.
Aí em relação ao Gyro, os valores são só de refereência, serão depois afinados. O gyro pode eventualmente não arrancar se o heli não estiver imobilizado, isto partindo que não há alguma anomalia com o gyro.
O interruptor para o corte do motor é uma segurança que devia ser configurada para todos os modelos, para evitar que se dê um toque involuntário no acelerador e que o rotor começe a rodar.
Cumprimentos
Luis
|
Boa tarde meu amigo (se me permites)
Amanhã em principio já cá tenho mais dois servos para o caso de algum se voltar a queimar.
Mais uma vez obrigado por seres incansável na ajuda ao(s) meus problemas.
Sem dúvida que tenho de concordar contigo que para a configuração final, preciso de uma mão experiente e fartos de lidar com estas coisas
Tem de ser, senão isto vai para o ar quando já existirem o T-rex 3000 heheheh
Obrigadão amigo
|
Tendo em conta este meu ultimo post e sendo eu uma pessoa simples, humilde e acho que divertido, espero poder encontrar uma pessoa disponivel, simples, que goste de falar e de convivio, divertido e sem problemas de ensinar-me, tal como mostra aqui o amigo Luigi, para eu conseguir por o meu Heli a voar. Sem ofensa, dispenso pessoal de nariz empinado e demasiado reservados para o meu gosto. Desloco-me se for necessario em toda a zona centro. Obrigado e abraços
Jorge Pina
|
|
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Mais uma vez amigo Jorge, não tens de quê
Penso que todos os que já têm umas quantas temporadas nisto dos helis sabem o quanto custa toda esta aprendizagem, aprendizagem esta que nunca acaba pois estão sempre a aparecer novas tecnologias que requerem um pequeno update da nossa parte.
Ajudarmos quem se inicia é uma retribuição justa e a melhor forma de este hobby se desenvolver.
Por acaso o primeiro heli CP que comprei já vinha todo montado e rádio configurado (blade 400 rtf com dx6i). Foi só pô-lo no ar e começar a partir material. Se tivesse começado logo por um modelo montado por mim, também teria suado bem
|
|
_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
|
|
|
Jorge_Pina
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Mais uma vez amigo Jorge, não tens de quê
Penso que todos os que já têm umas quantas temporadas nisto dos helis sabem o quanto custa toda esta aprendizagem, aprendizagem esta que nunca acaba pois estão sempre a aparecer novas tecnologias que requerem um pequeno update da nossa parte.
Ajudarmos quem se inicia é uma retribuição justa e a melhor forma de este hobby se desenvolver.
Por acaso o primeiro heli CP que comprei já vinha todo montado e rádio configurado (blade 400 rtf com dx6i). Foi só pô-lo no ar e começar a partir material. Se tivesse começado logo por um modelo montado por mim, também teria suado bem
|
Olá amigo.
Concordo plenamente contigo e estou a sentir isso na pele
É impressionante como eu me sinto um perito em Hardware e software informático e me vejo aflito com um "helizinho" = Helizão
Mas como disseste e bem, há sempre pessoal porreiro para ajudar e já tenho quem me vai dar uma maozinha final em Lisboa. Penso que desta vez é k vai.
Obrigado por tudo amigo e bons voos
Abraço
Jorge
|
|
|
|
|
Jorge_Pina
|
Jorge_Pina wrote ( View Post): ›
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Mais uma vez amigo Jorge, não tens de quê
Penso que todos os que já têm umas quantas temporadas nisto dos helis sabem o quanto custa toda esta aprendizagem, aprendizagem esta que nunca acaba pois estão sempre a aparecer novas tecnologias que requerem um pequeno update da nossa parte.
Ajudarmos quem se inicia é uma retribuição justa e a melhor forma de este hobby se desenvolver.
Por acaso o primeiro heli CP que comprei já vinha todo montado e rádio configurado (blade 400 rtf com dx6i). Foi só pô-lo no ar e começar a partir material. Se tivesse começado logo por um modelo montado por mim, também teria suado bem
|
Olá amigo.
Concordo plenamente contigo e estou a sentir isso na pele
É impressionante como eu me sinto um perito em Hardware e software informático e me vejo aflito com um "helizinho" = Helizão
Mas como disseste e bem, há sempre pessoal porreiro para ajudar e já tenho quem me vai dar uma maozinha final em Lisboa. Penso que desta vez é k vai.
Obrigado por tudo amigo e bons voos
Abraço
Jorge
|
Olá amigos.
Como não sou de desistir á 1ª, lá consegui mesmo sozinho por o Heli a voar no meu quintal.
Claro que ainda tem uma trimagem deficiente, mas isto vai lá com o tempo.
Só não estava á espera, depois de voar..sei lá meia hora pouco mais, de me acontecer isto:
http://aero.rcmpt.com/viewtopic.php?t=9243
Coisas da vida .....
|
|
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Porreiro!! Parabéns !
Agora é só ir afinando o resto para ficar a gosto.
Pode pô-lo mais ou menos sensível consoante o necessário.
Bons Voos:-)
|
|
_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
|
|
|
Jorge_Pina
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Porreiro!! Parabéns !
Agora é só ir afinando o resto para ficar a gosto.
Pode pô-lo mais ou menos sensível consoante o necessário.
Bons Voos:-)
|
Obrigado amigo Luigi.
Agora ainda estou a encaixar os menus todos do Devo 10 e saber onde fica cada coisa
Obrigado pela ajuda de todos.
Ps: estou neste momento a fazer um protótipo com a base do 450, mas feito com peças minhas e adaptações. Vou tentar que seja um heli completamente fora do comum do que costumamos ver, com 900mm de comprimento e pás de 465mm. mas ainda não vai ter para já sistema flybarless. veremos no k dá
|
|
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Bem que grande projecto esse. Já vi stretches de 450 a suportar pás de 425, sebem que requer muita modificação e peças de outros fabricantes.
Recomendo um setup 6s, porque em 3s o motor não vai ter vida fácil
Feathering shaft mais robusta, servos de alto torque, main shaft mais comprido com 3º rolamento de suporte, a cauda é bom que tenha 4 pás...
Muito trabalho pela frente
|
|
_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
|
|
|
Jorge_Pina
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Bem que grande projecto esse. Já vi stretches de 450 a suportar pás de 425, sebem que requer muita modificação e peças de outros fabricantes.
Recomendo um setup 6s, porque em 3s o motor não vai ter vida fácil
|
Obrigado pelo o apoio Luigi.
Por acaso e nada sabendo destes temas, graças a deus consigo absorver rapidamente informações e colocá-las em prática. Umas vezes funcionam rápido outras nem por isso.
Mas sempre fui um enjenhocas a vida toda.
Isto mesmo sendo OFFtopic ...em 1988 quando só os ricalhaços é que tinha AC nos seus carrões , já o meu renault R5 c de lata velha , tinha um AC, inteiramente contruido por mim.
E ao ver ultimamente toda a evolução deste maravilhosos Helis ate ao 800...reparo que a evolução não está assim tão significatica, pois melhoram ali e acolá mas nada demais.
Deixo uma pergunta no ar??? e que tal um heli perder o controle la em cima e conseguir pousar sem partir nadinha????? sim nadinha :p Vamos ver se depois de isto montado e se aplicar uma nova inovação de anti-Break, o mundo do aero helis muda um bocadinho, pk sabemos bem que os de " lá" querem é vender Helis
Abraço
|
|
|
|
|
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Hum digamos que não acredito em mecanismos anti-queda. Grande parte dos crashes dá-se em voos de baixa altitude, e devido á natureza do heli, com os rotores e muitas peças móveis, e ainda devido aos crashes serem bastante aleatórios na forma como o heli vem para baixo, custa-me a ver um sistema que possa evitar tal coisa.
O mecanismo antiquebra que tenho usado mais é o MCPX, raramente parte alguma coisa
|
|
_________________ Compass Warp-Tarot Sport360
Parkzone strykerQ. DX8 T500AP
|
|
|
Jorge_Pina
|
Luigi_tuga wrote ( View Post): ›
Hum digamos que não acredito em mecanismos anti-queda. Grande parte dos crashes dá-se em voos de baixa altitude, e devido á natureza do heli, com os rotores e muitas peças móveis, e ainda devido aos crashes serem bastante aleatórios na forma como o heli vem para baixo, custa-me a ver um sistema que possa evitar tal coisa.
O mecanismo antiquebra que tenho usado mais é o MCPX, raramente parte alguma coisa
|
Também concordo contigo que é no chão que mais mazelas acontecem a um Heli
Mas nunca se sabe se por exemplo lá nas alturas o heli perde alguma coisa tipo as pás e já não conseguimos lhe por a "mão" em cima. O que vai acontecer??? vem direitinho ao destino que foi lhe sorteado não??? hehehehe.
MCPX não conheço, mas se ajuda nos brakes.....otimo amigo
Abraço
|
|
|
|
|
sergioreis
TECHNICAL SERGEANT
|
Olá Jorge,
Se ainda tiver problemas com o setup do seu rádio, algum dia que passe na Aboboda (A5 Cascais), dou-lhe o meu contacto por PM e podemos ver isso.
|
|
_________________ WALKERA 4#3, E-SKY LAMA, HK-450, T-REX 500, T-REX N600
|
|
|
Jorge_Pina
|
sergioreis wrote ( View Post): ›
Olá Jorge,
Se ainda tiver problemas com o setup do seu rádio, algum dia que passe na Aboboda (A5 Cascais), dou-lhe o meu contacto por PM e podemos ver isso.
|
Olá Sergio
Como adquiri recentemente um T-Rex 600ESP, tive de me dedicar novamente ao meu rádio mas com novo setup.
Tudo funciona na perfeição, acho eu
Não posso deixar de te agradecer e de te dispores a me ajudar, assim como algumas pessoas daqui.
Isto só mostra que existem pessoas realmente muito prestáveis
Obrigado mais uma vez.
Jorge
|
|
|
|
|
sergioreis
TECHNICAL SERGEANT
|
Então boa sorte com o 600. Sem dúvida muito mais estável.
Tenho um com fuselagem:
|
|
_________________ WALKERA 4#3, E-SKY LAMA, HK-450, T-REX 500, T-REX N600
|
|
|
Jorge_Pina
|
sergioreis wrote ( View Post): ›
Então boa sorte com o 600. Sem dúvida muito mais estável.
Tenho um com fuselagem:
|
Obrigado.
Tá muito porreiro o teu Heli.
Eu ainda estou na fase do levanta pousa, levanta pousa e sem deixar ele ir para muito longe e uso ainda as patas largas
Sou muito maçarico ainda
|
|
|
|
|
|
Topicos Relacionados:
Forum |
Topics |
Replies |
Author |
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
|
| |
| |