RCMPT - Aeromodelismo em Portugal :: Forum de Aeromodelismo em Portugal. Para aceder a todas as areas necessita de estar registrado.

RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos a Combustão - Dúvidas e QuestõesQual o Motor a Escolher

#1: Beark ! Qual o Motor a Escolher Author: Crananjo Post Posted in this forum: Wed 12-05-2010, 17:04

Olá a todos, gostaria de contar com a ajuda de alguém que perceba um pouquinho de motores de combustão. Estou a pensar comprar uma trainer em 2ª mão do tipo TRI-60 com cerca de 1,8m de envergadura, e tenho dois motores em vista, o MAGNUM .53 e o JBA .61 A minha dúvida é sobre qual destes motores será melhor, há ainda o OS .46 mas penso que será um pouco mais fraco. De qualquer forma gostaria de ter a opinião de alguém que perceba do assunto. Mto obrigado e bons voos.
A. Marques

#2:  Re: Qual o Motor a Escolher Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Wed 12-05-2010, 17:27

Boas Crananjo.
Para o TRI-60 está recomendado um motor .61, agora em relação ao motor Magnum e JBA escolheria o Magnum porque já sei o que são os JBA..
Eu não tenho nenhum magnum por isso não sei se são bons ou não, mas caso opte por um também existe o Magnum XL-61A que é o mais recomendado para o avião e não chega a 20€ de diferença entre o XL-52AIIS e o XL-61A.
O OS .46 é pouco, agora o OS 55ax já dava bem conta do recado.
Não falo no OS 61 porque para além de ser mais caro o que se ganha em potencia perde-se em peso em relação ao .55ax, por isso não ia compensar...

Agora é esperar por mais opiniões..
Wink

#3:   Author: Kito Post Posted in this forum: Wed 12-05-2010, 23:21

Olá

Como projecto de iniciado que sou, não vou opinar. Mas tenho emprestado um magnun .61 para adaptar a um stearman da altaia com 1,30 de envergadura.

Parece-me que irá ser suficiente e ainda bem que ate falam bem dele!

Abraços e boa sorte

#4:  Re: Qual o Motor a Escolher Author: Crananjo Post Posted in this forum: Thu 13-05-2010, 22:20

Em primeiro lugar queria agradecer os vossos conselhos. Não querendo abusar, gostaria de colocar mais uma questão a quem me quiser ajudar. Estou indeciso entre dois modelos, o TRI-60 e o NOVA-40, qual destes será o melhor para quem se está a iniciar nos aviões com motor de combustão e já tem experiência com planadores. Mto obigrado

#5:  Re: Qual o Motor a Escolher Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Fri 14-05-2010, 0:19

Ora essa, quando há dúvidas é dizer que a malta aqui tenta sempre ajudar... Very Happy
Já tendo experiência em planadores vai ser muito mais fácil.
O Nova-40 pelo que andei a ver é mais pequeno que o TRI-60, sendo ambos trainers qualquer deles é bom (em principio, pois nunca vi nenhum deles a voar pessoalmente), agora se está disposto em adquirir um motor .61 pode optar antes por o TRI-60 pois o motor já vai dar pa uma maior variedade de aviões, por ex. quando queremos já algo mais acrobático.. Laughing

#6:  Re: Qual o Motor a Escolher Author: Crananjo Post Posted in this forum: Fri 14-05-2010, 13:29

Mais uma vez mto obrigado caro amigo Daniel. Foi de facto muito bom contar com a sua ajuda. Vou então tomar uma decisão e depois darei noticias de como correram as coisas.
Um abraço,

A.Marques

#7:  Re: Qual o Motor a Escolher Author: Crananjo Post Posted in this forum: Tue 18-05-2010, 22:28

Já tenho a máquina em casa, o TRI-60. Espero poder experimentar no próximo fim-de-semana, vamos lá ver como me saio no meu primeiro voo com motores de combustão. Depois darei noticias.
Bons voos a todos.

#8:  Re: Qual o Motor a Escolher Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Tue 18-05-2010, 22:35

Boas Crananjo.
Também já tem o motor?
Vai correr bem, é +/- a mesma coisa que um planador mas neste caso tem motor... Smile
Depois venham as noticias de como foi.

E já agora pode.me tratar por tu que o "voce" faz.me muito velho... Laughing

Abraço

#9:  Re: Qual o Motor a Escolher Author: Crananjo Post Posted in this forum: Mon 24-05-2010, 16:02

E foi no Domingo passado que me estreei nos motores de combustão com a minha "nova" trainer TRI-60". Devo confessar que de inicio não estava muito à vontade, mas depois do primeiro voo a coisa torna-se um pouco mais simples. Claro que tive a ajuda preciosa de pessoal que já anda nisto há muito tempo, pois foi necessário "apertar uns parafusos" no motor e uma explicação sumária do que deveria ser feito para levantar voo e aterrar. Parti uma hélice na primeira tentativa de levantar voo, pois tinha o avião trimado como costumo fazer para os planadores e pelos vistos o leme de profundidade deveria ter um batimento maior. Mas acabou por ser uma tarde bem passada e uma experiência muito agradável e diferente dos planadores. Tinha pensado em tirar umas fotos mas deixei a máquina em casa, fica para a próxima.
A todos os que me ajudaram o meu muito obrigado.

Um abraço,

A.Marques

#10:  Re: Qual o Motor a Escolher Author: Capitão Dangerous Post Posted in this forum: Tue 25-05-2010, 22:04

Ainda bem que correu tudo pelo melhor...
Agora é treinar, ou melhor, voar mais e mais que cada vez se fica mais à vontade e com "instrutores" ao pé sempre prontos a ajudar a confiança vai aumentando... Smile

Abraço
E bons voos.
RCMPT - Aeromodelismo em PortugalIniciação à Modalidade - Modelos a Combustão - Dúvidas e QuestõesQual o Motor a Escolher


Generated using printer-friendly.
All times are GMT
Page 1 of 1


Powered by phpBB © phpBB Group
[ IntegraMOD © 2004 The IntegraMOD Group ]
[Page generation time: 0.1049s (PHP: 48% | SQL: 52%) | SQL queries: 81 | GZIP enabled | Debug off]