RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 55 users online ::
0 Registered,
55 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Construção de um Spitfire Mk IX em Depron
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 03-10-2005, 16:43   Post subject:   Back to top 

Car eka wrote (View Post): › Não desanimes ruben...pondera a hipotese de um brushless e umas lipos, não será á partida um investimento tão perdido como possas julgar...lembra-te que no aeromodelismo nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma! Se o pessoal entendido diz que o spitfire voa com motor e não com asa, então da-lhe 'de força' (ou será 'com força'?).

E mesmo que não voe depois...partes para outra.
Desde já deixa-me agradecer por este thread, foi uma telenovela e peras, seguida com algum entusiasmo.


Obrigada Car eka !

Foste (és) um grande apoiante deste projecto !

Quanto ao brushless e lipos, neste avião não vai ser para já. É q o investimento seria mesmo muito grande: Motor a debitar aí uns 400 Watts, variador brushless superior a 30A, Lipos 3s2p de 4000mHa ?!?!?
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ Wink

O meu 1º brushless será para o meu F-18 ! Cool
Este avião tem um voo bestial e quero vê-lo a subir na vertical ! Shocked

Quanto ao Spit, ainda voltaremos a falar dele...

Um grande abraço !

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 03-10-2005, 16:46   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Bruno wrote (View Post): › Pelo filme, parece.me que a inclinação do motor tb n devia estar correcta, mas tu agora e que tens de analisar isso.


Olá Bruno,

Segundo o plano, o motor não deverá ter qualquer tipo de side ou downthrust. Eu cumpri essa parte religiosamente.

Para verificar se ele necessitaria de alguma alteração no angulo do motor, só mesmo em voo. E isso não foi possível de testar...

Abraço !

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 03-10-2005, 16:54   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

oliveira cavs wrote (View Post): › Oi ruben

Não tinhas hipot. com esse mot. esse avião é muito complicado, poderias era tentar lançar o avião envertido se tivesses experim. terias o spit a voar desde que tivesse as incidencias correctas.

Vai tentando bons voos

Oliveira


Olá Oliveira !

Sabes que nós aeromodelistas somos muito teimosos ! E gostamos de tentar (e partir o avião), mesmo que nos digam que não vai dar ! Wink

Assim, ainda não desisti de tentar mais uma vez ! E tens toda a razão: Vai ser complicado, mas... Pode ser que dê !

Tal como dizia o João Brito lá na pista, "os aviões da 2ª querra são uns calhaus que tentam voar !"

Quanto a tentar lançá-lo invertido, eu, já direito sabe Deus, quanto mais invertido ! Embarassed

Um abraço !

Download Post   
UltraOhm

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 03-10-2005, 19:14   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Ruben!
Gostaria de dar-te 2 sugestoes relativamente baratas para o teu spitfire no sentido de o pores a voar!
Assim:
1- Motor multiplex permax 600 (aquele com turbina interior), pack 8 NiMh HV SubC, Helice 7*4 ou 8*4 Slim Prop esta é a mais barata Smile
2- Motor Kyosho Magnetic Mayhem, Pack 7 ou 8 NiMh HV SubC, Helice 8*4 esta configuraçao é a configuraçao Canhao..Smile

Download Post   
Smoother

Portugal
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Mon 03-10-2005, 21:45   Post subject:   Back to top 

O Ultraohm sabe sempre o que diz.... Wink

_________________
Um abraço
Smoother
Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 04-10-2005, 1:13   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

UltraOhm wrote (View Post): › Ruben!
Gostaria de dar-te 2 sugestoes relativamente baratas para o teu spitfire no sentido de o pores a voar!
Assim:
1- Motor multiplex permax 600 (aquele com turbina interior), pack 8 NiMh HV SubC, Helice 7*4 ou 8*4 Slim Prop esta é a mais barata Smile
2- Motor Kyosho Magnetic Mayhem, Pack 7 ou 8 NiMh HV SubC, Helice 8*4 esta configuraçao é a configuraçao Canhao..Smile


Olá UltraOhm,

Faltavas cá tu ! Wink

A configuração que propões é virada para a velocidade, certo ?
Vou fazer uma pesquisa e uma continhas no Motocalc com estas configurações.
Só omultiplex permax é que não estou a ver qual é o que tem a turbina interior, mas vou procurar !

Depois coloco aqui as análises feitas no Motocalc.

Abraço !

Download Post   
Sa

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Fri 20-10-2006, 22:39   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Simplesmente Espéctacular!....
Parabéns e bons vôos para essa beleza.

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Sat 21-10-2006, 0:39   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Obrigado Sa,

O Spitfire ainda não voou depois da última tentativa. Refiz-lhe a asa recentemente, retirei-lhe o trem para poupar peso e falta-me tempo para lhe montar nova electrónica (aproveitada para a Piper) e um motor brushless.
Quando houver novidades, eu coloco-as aqui.

Abraço,
Ruben

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 07-03-2007, 0:01   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Olá pessoal !

Aproveitando algum tempo livre e para relaxar depois dos exames, decidi voltar ao Spitfire e dar-lhe mais uma chance, reconstruindo-o e fazendo algumas experiências ao nível de acabamentos.

Ainda fiquei na dúvida sobre criar um novo tópico do tipo "Como forrar (proteger) um avião de depron", mas uma vez que a "cobaia" foi o Spit, decidi manter-me neste tópico...

Ao nível da reconstrução, a asa foi refeita, assim como a fuselagem. Uma vez que o trem de aterragem não era retráctil, retirei-o para poupar peso. As aterragens passarão a ser de barriga...

Para o tornar o depron bastante mais resistente e apesar do incremento de peso, decidi usar uma técnica sobre a qual já tinha lido várias vezes e que consiste em usar papel de embrulho castanho (brown paper) embebido numa mistura de 50/50 de cola branca e água para forrar o depron. Não usar esta técnica em balsa porque a água poderá empená-la.
Depois de seca, a cobertura fica bastante rija e recebe pintura facilmente.

Material necessário:
Papel, cola branca, pincel e cartão de crédito...

É importante que o papel escolhido seja resistente e leve !!! Depois de alguma pesquisa nas grandes superfícies, acabei por comprar um rolo praí de de 30 metros caríssimo (praí 2 euros...) numa loja de material de construção (Leroy Merlin passe a publicidade). Este papel tem uma tira autocolante e é usado para proteger as superfícies quando se pinta a casa da sogra, a casota do cão, etc...
Concerteza que outros papéis farão o mesmo efeito. Não esquecer: Resistente e leve !!!

Depois, usando cola branca e água, fiz uma mistura de 50/50. Não é conveniente usar muito mais cola por causa do peso.

Se a superfície a cobrir tem muitas curvas, usam-se pequenas tiras.
Se a superfície é plana (asas), usam-se grande bocados de papel.

PS: Como se pode ver nas fotos, inicialmente tentei cobrir a fuselagem com um grande bocado. Não é nada fácil e não se consegue por o papel liso pelo que optei pelas pequenas tiras.

Usando o pincel, passa-se a mistura de cola/agua na zona a cobrir. Em seguida, aplica-se uma tira e por cima da tira passa-se novamente o pincel com a mistura.
Usando o cartão de crédito (o de débito também dá...) elimina-se o excesso de mistura e alisa-se o papel.
Repetir o processo até estar tudo coberto.

Deixar secar.

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 07-03-2007, 0:36   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Pintura

Depois de a superfície estar seca, passar com uma lixa bem fininha (400 ou 600) para retirar as imperfeições que tenham ficado. Ao usar as tiras de papel, como elas ficam sobrepostas, gera sempre uma imperfeição.

Penso que o incremento de peso desta cobertura foi insignificante se olharmos para a resistência que deu ao depron. No entanto, enquanto o papel não secava, cheguei a ficar (muito) assustado... Shocked

Para pintar o Spit, usei tinta acrílica. Esta tinta é à base de àgua e por isso não ataca o depron.
No entanto, penso que com esta cobertura rija de papel e cola, poderão ser usadas outras tintas sem que o depron seja afectado. Caso alguém queira fazer a experiência...

Uma vez que a ideia não era fazer um escala mas sim experimentar novas técnicas, tomei alguma (muita) liberdade na escolha das cores e das insígnias...
Para pintar a camuflagem, dá muito jeito, ter uma imagem de um Spit para copiar.

Pela experiência com que fiquei, parece-me ser mais prático usar três ou quatro mãos de tinta mais diluída, do que uma ou duas de tinta mais grossa. Atenção ao peso !!!!
Lixar ligeiramente (lixa 600) entre camadas.

Aproveitei para fazer em balsa, os tubos de escape do Merlin brushless, posteriormente pintados de preto.

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 07-03-2007, 0:56   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Insíginas

Para as insígnias, utilizei como base o Spitfire que está no Museu do Ar em Alverca. Português pois então !!!! Laughing E até tem tiras de invasão !!!
E só agora é que reparei que o Spit real tem a matrícula com Z+MR e eu coloquei o meu com MR+Z... Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Paciência. Agora fica assim...

Uma vez que o Spit vai aterrar de barriga, fiz as entradas de ar dos radiadores em balsa rija. Estas entradas têm 4 pernos metálicos que furam a asa e serão depois coladas com epoxy.

Para fazer as insígnias, como pintar dava muito trabalho, experimentei usar papel autocolante de várias cores. Este papel é daquele de forrar livros e vende-se nas papelarias e grandes superfícies.
Este papel autocolante é normalmente brilhante. O truque é antes de aplicar, passar com uma lixa 600 sobre ele ! Fica totalmente baço, muito fininho e aplica-se facilmente.
Barato, fácil, leve, etc !

As letras são desenhadas no Photoshop e impressas em papel normal para depois poderem ser recortadas sobre o papel autocolante.

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 07-03-2007, 1:10   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Depois de quase pronto, o Spit pesa 980 gramas quase sem electrónica (já com 2 HS-55's nos aillerons).

Para um avião com 1.40m de asa, penso que está bom.

A versão anterior, com motor de escovas (Speed 600), trem de aterragem e baterias Nimh, atingia os 1700g. Sem acabamento !

A nova versão deverá ter um brushless de 150 gramas + 2 Hs81 + lipo 3s 2200. Espero que fique a pesar cerca de 1500g pronto a voar.
Este setup de brushless é o que eu vou experimentar no meu Multplex Acromaster. Para já promete...

Falta-me ainda acabar o cockpit e desenhar as linhas dos paineis da fuselagem. Vou tentar fazer esta operação ainda esta semana e colocar mais fotos pois é mais uma técnica nova para mim...

Download Post   
CÉSAR

Portugal
AIRMAN FIRST CLASS
AIRMAN FIRST CLASS
PostPosted in this forum: Sat 10-03-2007, 16:13   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Lindo!!!!!!!!!!!
Parabens

Download Post   
SirAlex

Qatar
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 14-03-2007, 0:08   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Parabéns, excelente..

_________________
Fotos é aqui-------------> A nossa encosta-----OU---------> roloFotografico
Download Post   
jattamasso

Qatar CA Yukon
CAPTAIN
CAPTAIN
PostPosted in this forum: Wed 14-03-2007, 20:24   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Tá muito giro, sim senhor. Parabéns!!! Very Happy

Se calhar podias era pintar como o o do museu do ar e assim ficavas com uma réplica de um Spit tuga!!!!

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 14-03-2007, 23:49   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Olá pessoal e obrigada pelas palavras !

Jattamasso, a idéia foi pegar num pequeno destroço e reconstruí-lo para experimentar um conjunto de técnicas novas para mim. Espero depois usar estas técnicas noutros modelos que irei construir.
O Spit nem era para ser "tipo-tuga" mas quando fui para fazer as insígnias, lembrei-me do que estava no Museu do Ar e deu nisto...
Entretanto já o tinha pintado (com um esquema de cores que não existe em lado nenhum...) e como não me apeteceu meter-lhe mais gramas em cima, ficou assim... Laughing
A réplica fica para a próxima !

Abraços,
Ruben

Download Post   
ytaky

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sat 24-03-2007, 0:28   Post subject:  Re: Construção de um Spitfire Mk IX em Depron Back to top 

Excelente trabalho Smile gosto de quase todos os warbirds da ww2, mas o spitfire e o mustang estão lá em cima na lista, muito bonito mesmo Wink

Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.9612s (PHP: 24% | SQL: 76%) | SQL queries: 129 | GZIP enabled | Debug off]