RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
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Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrigado!
 
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psychopath

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 12:21   Post subject:  Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrigado! Back to top 

Boas a todos no forum

Nunca tive nada controlado por radio.. e depois de "velho" é que me deu na cabeça para ir investigar e em breve vir a comprar algum avião a baterias.
Quando meto alguma coisa na cabeça pronto la terá de ser...

Estou mesmo a zero, e não percebo nada disto.. ja andei a ver varias fontes, ver preços e tal..
Tenho um orçamento até 350 euritos para gastar nesta brincadeira..

Pretendo um bom radio (que possa ser compativel e usado em outros modelos caso venha a gostar do aeromodelismo)
2 ou 3 baterias para o aviao
e um aviao com 1 ou 2 motores a bateria com dimençoes de 1 a 1.50 metros (talvez do estilo jumbo, boings, airline A320 , airline A380, gosto desse estilo)

Embora nunca tenha pilotado nada, tenho conhecimentos basicos de vôo e nao quero nada para amadores.., quero algo que dê pica e nao farte rapido.., se o danificar por falta de esperiencia paciencia.. vou assumir o risco, nao quero é nada basico.

Que aviões me sujerem?

Que radio me sujerem?

Em relaçao ao radio é que me está a fazer muita confusão.. as baterias custumam durar cerca de 15 a 20 minutos pelo que li.. , se a mesma acabar com o aviao no ar, o que aconteçe? deixo de ter controlo do aviao?

Se exeder a distancia maxima de metros da capacidade de comunicaçao do radio.. o que acontece ao aviao? vai sempre e nunca mais o vejo? ou tem algum sistema que o desliga em caso de falha de comunicaçao?

Cada um com a sua pancada.. mas é possivel meter mais peso no aviao (por exemplo 0.50 ou 1KG a mais), para demorar mais tempo a levantar vôo, e sentir os motores em esforço?
Alguem que faça isso ou ando a sonhar com ladroes?

Por ultimo a nivel legal, é permitido por lei andar com aviões num descampado qualquer? ou é obrigatorio por lei ter alguma licença ou ir para aerodomos e obviamente pagar?


Por agora é so, obrigado!

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mustang-pt

Portugal
FIRST LIEUTENANT
FIRST LIEUTENANT
PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 13:03   Post subject:   Back to top 

boas, e bem vindo ao forum, ja vi que tens ai uma boa panoplia de perguntas, mas entao ca vai o que eu acho, para começar concordo com um bom radio pois assim ja da para a vida (a nao ser que o queiras trocar claro), e um bom simulador (tipo phoeniex, aerofly etc), sim pois muito simulador primeiro que no futuro vai ver que te ajuda muito. quanto para primeiro aviao, por muito que gostes destes modelos que mencionas-te vai esquecendo por agora pois ja sao modelos para pilotos intermedios e avançados, para começas o ideal sao modelos de asa alta, tipo cessna piper cub etc, ou entao motoplanadores tipo easy glider, easy star, fpv raptor etc, dentro destes exemplos tens desde 1000mm de envergadura ate 2000mm envergadura.
quanto as baterias acabarem no ar pois isso nao seria muito boa ideia pois iria acabar com a vida util delas rapidamente, embora o aviao nao perca o controlo pois 1 ficas sem motor, no entanto tens uns aparelhos que se programa a carga minima que queremos ter por celula nunca menos de 3,3v por celula( eu uso 3,5v), que apitam para avisar que deves aterrar. e nao esquecer que aqui no forum ainda tens de fazer muita pesquiza pois o que eu disse aqui por alto tens um topico para cada tema onde ja esta tudo explicadinho ao promenor, so para acabar quanto aos locais de voos se der uma olhada no forum vais ver que tambem tens os nao oficiais, no entanto cabe a cada um ter consiencia do sitio onde vai voar para nao por em risco nada nem ninguem, para finalizar muito simulador 1, e perguntares aqui no forum se ha pessoal que voa perto da tua zona pois assim se começares logo a aprender com quem te possa ensinar em vez de sozinho ha menos risco de desistires, pois quanto os modelos começam a cair é um pouco frustrante para um iniciante e ainda mais sem ajuda.

abraços.

_________________
http://www.youtube.com/user/mustangfz?feature=fupldc
http://www.youtube.com/watch?v=kKo3h7n4lD8
http://www.youtube.com/watch?v=nK9Xtgg8hG8
http://www.youtube.com/watch?v=WPCssejtcAM
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mustang-pt

Portugal
FIRST LIEUTENANT
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PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 13:18   Post subject:   Back to top 


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kart3r

Portugal
SENIOR AIRMAN
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PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 15:07   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Viva,

Subscrevo o que o mustang-pt disse, apenas gostava de fazer uma observação aos planadores indicados, mais propriamente o segundo. Já o voei e comparando com um easyglider (por ex.) é teso de voar, não sendo indicado para iniciantes. Quanto ao 1º, se quiseres enveredar pelos planadores é uma boa escolha.

Cumps e bons voos

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O que me faz sentir vivo é o cheiro do glow pela manhã! Twisted Evil
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psychopath

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 15:19   Post subject:   Back to top 

Boas, obrigado pelas respostas.. mas..

Qual é as principais diferenças entre um radio Futaba de 100 euros ou 300 euros?

Os radios Futaba e os Spektrum são as duas marcas melhores?

Qual é a distancia maxima dum radio Futaba ou Spektrum na ordem dos 100 120 euros?

A distancia maxima depende só do radio ou tambem do receptor?

Quando se exede o limite maximo de metros de comunicaçao o que acontece?

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lipus

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 18:13   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

boas,

antes de mais, para o caso de ter passado despercebido ..... simulador..., muito (e mesmo assim é pouco)

depois, o melhor é procurares pessoal que já pratica e veres 'ao vivo e a cores' o que eles fazem, têm e aconselham ...

eu pessoalmente (visto que é o que tenho) aconselho-te a procurares umas threads aqui, no rmportugal e no rcgroups sobre o Turnigy/Imax/Eurgle ..../ etc 9x sendo que a primeira coisa sensata a fazer é alterar o FW para o er9x

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8992__Turnigy_9X_9Ch_Transmitter_w_Module_8ch_Receiver_Mode_2_v2_Firmware_.html

o que acontece ...., bom, primeiro o radio em principio não fica sem bateria sem te avisar com a devida antecedência (como é programável a antecedência ..., a parte da 'devida antecedência' é discutível)l, mas com bom senso, nunca ficas sem bateria e o modelo no ar ao mesmo tempo.
o alcance destes 'brinquedos' está na ordem dos 1-1.5 Km de raiz, ou seja, deixas de ver o modelo antes do radio ...., excluindo se estás a pensar em FPV (neste caso tens uns amplificadores e emissores/receptores próprios. que te dão mais umas dezenas de km de alcance) também não deve acontecer.

o que acontece quando se perde a comunicação ....., bom, isso depende do investimento e da electrónica que tens. sem electrónica a mais, o modelo pura e simplesmente cai (ou faz uma aterragem forçada de emergência), podes ter electrónica que tente trazer o modelo para a última posição guardada com sinal de radio, podes ter electrónica que te traz o modelo para casa 'go home' e podes ter electrónica que alem de te trazer o modelo o atenta aterrar (isto já depende do modelo e ainda só vi nos multi.

arranja um trainer baratuxo para partir e quando já 'dominares a fera' gastas umas coroas num a sério

bons voos

edit: PS: simulador, muito simulador

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NÃO SABE ESCREVER
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LUISX

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 19:20   Post subject:   Back to top 

Boas psychopath


antes de mais concordo em pleno com tudo o que foi dito anteriormente

agora respondendo de uma forma mais directa a algumas das suas duvidas é assim

não se preocupe com a distancia de alcançe do radio isto porque antes de o modelo(receptor) perder o contacto com o radio o meu amigo já o deixou de ver isto é o normal e já muito bom é voar a 100 metros isto porque a 200 metros já não ve o modelo quando qualquer radio atinge pelo menos os 500 metros

quanto ao modelo........ se quer aprender a voar vai mesmo ter que ser um modelo de iniciação tipo asa alta cessna piper treiner, por aí e nada de escalas isto é como tirar a carta de carro niguem aprende num ferrari por variadas razões

depois como foi por aí dito, simulador + simulador e + simulador de seguida ir até uma pista ou spot de aeromodelismo e ver varios modelos a voar para se ter uma noção melhor da realidade do modelos e de seguida sim comprar o dito cujo e antes de o meter no ar pedir a alguem com mais experiencia para vistoriar o mesmo

se é para voar electricos tambem vai precisar de um carregador e pelo menos 2 ou 3 pack´s caso contrario não dá pica Smile

uma sugestão

1 - cessna
1 - spectrun DX6
1 - carregador
3 - lipos

isto deve rondar já os 350€

ainda falta o simulador !

_________________
Enjoy RCMpt
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mustang-pt

Portugal
FIRST LIEUTENANT
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PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 20:30   Post subject:   Back to top 

boas, ja agora agarando na lista de material que o luisx deixou tambem incorpora uma salva lipos que é a tal que apita para saberes quando tem de aterrar,

http://www.somodelismo.com/product_info.php?cPath=24_334&products_id=3181,

abraços.

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http://www.youtube.com/user/mustangfz?feature=fupldc
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psychopath

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 20:59   Post subject:   Back to top 

Boas!

O que é um radio com 4 ou 5 ou 6 ou 7 canais?

para que serve os canais?

e o radio se for de 6 canais e o recepor do aviao de 4 canais funciona?


como se regista o comando a um aviao para que só esse comando tenha controlo do mesmo?

por exemplo um spectrun DX6 funciona com qualquer receptor? ou tem que ser algum receptor especial?

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psychopath

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Sun 25-03-2012, 22:57   Post subject:   Back to top 

O aviao que tenho em vista é este! ainda não está 100% decidido, mas não consigo encontrar canditado à altura pelo mesmo preço.. (quando meto uma coisa na cabeça não à nada a fazer...) se partir.. partiu, mas pelo menos tive o modelo que mais me cativou!

Tian Sheng Airbus A320 PNP

Nao encontro à venda em portugal, talvez compre em espanha.

http://www.heliplane.es/aviones-rc-vuelo-rapido/696-avion-airbus-a-320-pnp.html


fica ai um video do irmao deste mas com 4 motores.. O A380
mas gosto mais do modelo A320

http://www.youtube.com/watch?v=aSSEs1met8U&feature=player_embedded


Falta-me escolher o radio e familializar-me mais com as electronicas e como funciona o aeromodelismo..

cumps!

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Baltazar

Portugal
FIRST SERGEANT
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PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 0:07   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Bem, para quem não sabe o que é o aeromodelismo, um rádio, uma bateria, está a por a fasquia muito alta para o primeiro salto....
Amigo, espero que ao menos consiga "ouvir" o que aqui se escreveu e vai escrever sobre o assunto, já é um bom principio. De certeza que não quer ter um modelo para levar para a lareira após o primeiro voo. Por aquilo que diz, contenta-se só em tê-lo ( o tal Airbus), não lhe dá a minima preocupação saber voá-lo.
Se tem assim tantas possibilidades, faça como o Figo, o CR7 e outros: compre o avião e contrate um piloto.
Caso contrário começe pelo principio, não salte etapas, aprenda a saber o que é o aeromodelismo, vá onde se voa (aí por Estarreja e arredores já há Clubes e Pistas para poder ver e perguntar "ao vivo")
Depois de por os pés no chão, veja se quer de facto aprender a pilotar, e obterá alguns conselhos uteis. Se quiser ter só o avião para escaqueirar no primeiro vôo, só precisará saber onde se vende. E pode bem crer que há quem ache um crime parti-lo no primeiro voo e não se preocupar como disse.
Comece por (voar) baixo, e seja feliz por consegui-lo, mais tarde dará valor ao que acaba de ler.
Felicidades.

_________________
Abraço e Bons Vôos
Edgar Baltazar
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mustang-pt

Portugal
FIRST LIEUTENANT
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PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 0:08   Post subject:   Back to top 

boas, bem eu ja te tentei explicar que isso é um modelo para um piloto intermédio/avançado, pois para um novato ate um modelo tipo cessna que tem uma estabilidade em voo notavel pode ser dificil, agora cada um escolhe o que quer mas a ideia é aprender bem para nao desistir logo pois com um modelo que mostras-te o mais certo é mal tentes levantar tombar logo e nem teres o prazer de voar, o que logo de inicio é bastante frustrante, mas acima ja te deram ideia dos modelos correctos agora é contigo, muito simulador e mesmo quando no simulador correr tudo bem nao esquecer que na realidade é sempre diferente, quanto aos canais é as funçoes que o radio pode acionar, mas tambem ja te disse para fazer uma pesquisa aqui no forum pois tem la muita informaçao de varias marcas preços e muito mais sobre os radios. fica o conselho vai com calma le os topicos que estao aqui no forum sobre electronica para os modelos, que radios a escolher( qualidades e defeitos) que todos tem, é como se começa a andar nao se anda logo de bicicleta, mas é só a minha opiniao vale o que vale, boa sorte,

abraços.

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MisticRaider

Portugal
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PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 0:35   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Boas...

A minha recomendação para começar...

1º e o mais importante... muita vontade para partir avioes...
2º Nao ter pena ver os avioes partidos...

3º aviao recomendado:



http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16544

Este aviao nao tras bateria, radio e variador.

4º bateria:



http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7636

5º Variador:



http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15205__Hobby_King_30A_ESC_3A_UBEC.html

6º este aviao tras uma helice muito fraca recomendo a compra desta:



http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7936

7º Radio:



http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8992__Turnigy_9X_9Ch_Transmitter_w_Module_8ch_Receiver_Mode_2_v2_Firmware_.html

8º carregador:



http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7028

Atenção que... o carregador não tras a fonte de alimentação tem que se comprada em separado...

Sera também necessário a compra de conectores e fichas para o variador pois o mesmo nao as tras.

É esta a minha recomendação para que possa entrar no hobby, mas como ja foi dito por ca... faça uma pesquisa no forum que este e outros assuntos ja estao mais que debatidos...

Boa Sorte e bem vindo ao forum...

Abraço

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kart3r

Portugal
SENIOR AIRMAN
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PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 8:23   Post subject:   Back to top 

Mais vale ir a loja comprar, chegar ca fora e pegar fogo ao modelo, sempre se poupa um pouco em combustivel para ir para a pista Laughing .
Quando não querem seguir conselhos, o melhor é deixá-los seguir em frente.
Postem um video do voo de inauguração que eu vou meter as pipocas a fazer. Cool


Cumps

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Medivel

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 11:16   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Boas,

Se queres ouvir a experiência de um semi novo (novato) nestas coisas eu vou-te contar.
Tenho a paixão dos aviões desde os 6 anos, ora, tenho 30, por isso já lá vai há muito tempo. Mas só há cerca de 6 meses é que iniciei esta modalidade.
E como? Com os incríveis e pouco instrutivos aviões de 2 canais que mudam de direcção com a propulsão dos motores. Parece ridículo, mas ajudou-me a perceber duas coisas: se gostava realmente de voar aviões e se tinha jeito para a coisa. Ah, ainda aprendi outra, que quando um avião cai, e se cair mal, estraga-se. Só depois de ter partido e colado vários bocados é que me aventurei nos maiores.
Obtive muitas informações junto de pessoal que já andava nisto há anos. Tirei todas as minhas duvidas sobre o aeromodelismo rc.
Depois comecei a dar os passos...
Então é assim:

Para começar, opta por um modelo estável, isto é, trainers, tal como foi dito acima, cessna pipercub, etc...
Sobre o rádio, se tiveres alguns euros, compra o Futaba T6J que é um bom rádio. Tem 6 canais, e já podes fazer muita coisa. E tem um preço acessível. Este é o rádio que comprei e estou muito satisfeito com ele. O Turnigy também está engraçado.
Se puderes constrói o teu modelo. Ajuda a conhecer os materiais e o funcionamento do avião rc, mas também te ajuda a pilotar melhor pois não queres estragar o bebé que construíste Smile. Assim, quando comprares esse lindíssimo Airbus, já sabes como repará-lo.
Por fim, essa cabeça tem que estar cheia de simulador. No Aeroffly tem lá um A320 e um Boeing 747 e digo-te se conseguires aterrá-lo sem dificuldade 3x seguidas és o maior. Vais ver que no simulador a coisa não é fácil e piora bastante no mundo real.
Também sou um louco apaixonado por esses passarinhos, mas ainda não me meti num porque tenho amor aos euros e sei que se fosse agora voar um era para não se aproveitar uma única peça. Mas o sonho persiste e vou tentar construir o meu...

Espero que tenha ajudado em alguma coisa.

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psychopath

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 18:02   Post subject:   Back to top 

Epa.. vou refletir sobre o assunto.. Neutral

Vou comprar então um radio jeitoso na ordem dos 100 a 160 euros (uma coisa que dure algum tempo e possa ser usado em outros modelos, caso os venha a ter)
tambem nao estou para gastar 300 ou 400 euros num radio.

E vou comprar 2 ou 3 boas baterias que possam tambem ser usadas no futuro em outros modelos e o carregador.

Talvez compre então um trainer baratuxo.. 60 a 80 euros para ganhar alguma esperiencia, e quando me sentir confortavel compro o tal airbus ou outro melhor que me venha a cativar.. pois está sempre a sair modelos novos po mercado..


ja agora aproveito para perguntar para que serve o variador..?

é tambem já agora é possivel inverter a rotação dos motores? (para ajudar a travar)

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Medivel

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 21:49   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Boas,

Ora, não sou o melhor para responder a essas questões, mas um variador ou ESC serve para regular a velocidade do motor, isto é, para aumentar e diminuir as rotações dadas ao motor.
Sobre a inversão da rotação do motor penso que isso não é possivel, apesar de já ter visto aviões que no ar (em queda) andam para trás, mas não sei que coisa é essa porque isso é contra as leis da física.


Cumprimentos

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Wingnut

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AIRMAN FIRST CLASS
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PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 21:49   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Caro psychopath,

Antes de mais estou solidário quanto ao meter uma coisa na cabeça o levá-la avante Razz apenas acrescentaria levá-la avante com algum bom senso Cool

Para além de tudo o que já aqui foi referido, sugiro que antes de comprar o que quer que seja dê uma vista de olhos neste documento ou outro qualquer que encontre aqui pelo fórum:

http://www.spsafe.com.br/downloads/manualevoo.pdf

Explica o básico, certamente permitirá adquirir os conceitos básicos.

PS: Muito resumidamente o variador controla a entrega de energia ao motor, caso contrário este último funcionaria sempre no máximo assim que se ligava a bateria.

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psychopath

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 22:33   Post subject:   Back to top 

em relaçao ao variador fiquei esclarecido

outra coisa..

quando um aviao diz que a bateria recomendada é de 11 volts

se por acaso tiver uma de 14 volts de outro aviao, não a posso meter? poderá queimar alguma coisa?

e já agora falando de baterias o que é os 1800mha ou 2000 ou 2200mha .. que é isso? quantos mais, maior é a duraçao da bateria?


Quantas baterias é que se mete nos aviões? uma para o receptor e outra para o motor e etc? ou é apenas uma bateria para tudo?

outra coisa..
alguem ja comprou alguma coisa nesta loja espanhola?

http://www.tormodel.com/

será de confiança?

alguem conhece alguma outra loja espanhola ou mesmo portuguesa com preços competitivos e com material de qualidade?


cumps e mais uma vez obrigado pela disponiblidade demonstrada ;D

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Medivel

Portugal
AIRMAN BASIC
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PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 22:44   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Boas,

Uma vez mais não sou o melhor para responder, mas a amperagem das baterias dita o tempo de duração da mesma.
Há boas referências sobre a Tormodel.com
Existem várias lojas portuguesas que podes escolher.
Tens a tugamodelismo, a flima, a grotomodelismo, a aerokits (espinho), etc
Como loja estrangeira, a giantcod tem óptimos preços
Se procurares aqui no fórum, encontras posts com sites onde o pessoal costuma comprar o equipamento


Cumprimentos

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Medivel

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Mon 26-03-2012, 22:46   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Se quiseres um bom rádio a bom preço visita a promodelismo.com e procura pelo Futaba T6J. Tem um excelente preço que até hoje não encontrei mais barato, nem mesmo na china. lol
O meu veio de lá...

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kart3r

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SENIOR AIRMAN
SENIOR AIRMAN
PostPosted in this forum: Tue 27-03-2012, 8:24   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Medivel wrote (View Post): › Boas,

Ora, não sou o melhor para responder a essas questões, mas um variador ou ESC serve para regular a velocidade do motor, isto é, para aumentar e diminuir as rotações dadas ao motor.
Sobre a inversão da rotação do motor penso que isso não é possivel, apesar de já ter visto aviões que no ar (em queda) andam para trás, mas não sei que coisa é essa porque isso é contra as leis da física.


Cumprimentos


Saudações modelisticas,

Quanto a inverter a rotação do motor, é possível mas não com a finalidade que é pretendida.
Podemos inverter a rotação do motor trocando os fios que ligam ao ESC, no entanto esta rotação é permanente, ou seja, não é possível durante o voo inverter a rotação.
Quanto a modelos que voam para trás, não se tratam de mutantes aos quais não se aplicam leis da fisica Laughing o que acontece é que a helice usada é de variable pitch (à semelhança do que acontece nos helicopteros) o que permite que com as helices numa posição provoquem uma corrente de ar no sentido do motor para a cauda e na posição inversa provoquem que a corrente de ar se faça no sentido inverso.
Segue um link que explica o funcionamento destas helices.

http://cineastv.forumeiros.com/t355-vamos-falar-de-4d

Cumps e bons voos

_________________
Hangar:
WOT4 MK2 ; Black Horse Home Run

O que me faz sentir vivo é o cheiro do glow pela manhã! Twisted Evil
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Medivel

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AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 27-03-2012, 14:43   Post subject:  Re: Mais um novato a chatear o pessoal com perguntas.. Obrig Back to top 

Boas kart3r

Não fazia a menore ideia que o movimento inverso era provocado pela hélice, pensei mesmo que fosse alguma coisa no motor.

Obrigado pela explicação

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psychopath

Portugal
AIRMAN BASIC
AIRMAN BASIC
PostPosted in this forum: Tue 27-03-2012, 20:45   Post subject:   Back to top 

boas!

quando um aviao diz que a bateria recomendada é de 3 celuas 11.1v volts, se por acaso tiver uma de 4 celulas 14.8V volts de outro aviao, não a posso meter? poderá queimar alguma coisa? os encaixes ou conetores sao iguais em baterias de 3 ou 4 celulas?


Quantas baterias é que se mete nos aviões? uma para o receptor e outra para o motor e movimentos das asas? ou é apenas uma bateria para tudo? (receptor, motor, asas etc)

Pode-se meter 2 baterias num unico aviao (para durar o dobro do tempo em funcionamento) ?


o que é os 20C 25C ou 30C que tem nas baterias lipo?


cumps!

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Brazao

Russia
MASTER SERGEANT
MASTER SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 28-03-2012, 4:04   Post subject:   Back to top 

psycopath...
Antes de tudo seja bem vindo ao Forum.
Este forum tem como objectivo principal a troca de ideias, de projectos e de dúvidas pertinentes sobre as quais algum ou alguns dos utilizadores já se tenham debruçado. ´
O objectivo do forum não é de todo, funcionar como um helpdesk. A tarefa de busca é essencialmente individual e tem que partir do próprio aeromodelista.

Diria até melhor... Resiliencia é a caracteristica que melhor deve definir o aeromodelista.

Relativamente ao topico, aconselho o vivamente a pesquisar informação sobre: noções básicas de voo, noções básicas de controlo de voo, noções básicas de eletricidade...

Após a analises do tópico constatei que muitas das suas questões não são especificas do aeromdoelismo e algumas revelam falhas elementares nos temas que referi.

Acredite que na fase em que se encontra a sua melhor ajuda está na sua capacidade de pesquisar e aprender sobre os temas referidos. a Wikipedia para o efeito poderá ser uma boa escolha.

Depois pdoerá entao pesquisar algo mais técnico aqui no forum ou em revistas da especialidade ( aconselho vivamente a aerotec).

Grande parte das suas questões ja aqui foram amplamente debatidas.

E termino com algo que fui aprendendo ao longo do tempo

Independentemente dos foruns, das opinioes, dos companheiros de pista, da equipa, o aeromodelismo é um desafio individual onde no fim, os únicos responsaveis somos nós próprios.

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