:D Para quem pratica maquetas ou modelos à escala, o que, do que tenho visto nas pistas que frequento, são mais do que 50% dos Aeromodelistas nacionais, aconselho a leitura de um artigo interessante sobre maquetas e o Número de Reynolds.
Esse artigo é da autoria de David Burton e aparece na rubrica "What goes up...", pg 107 do número de Abril da RCM&E.
É desmistificado algum pseudo mistério que existe acerca daquele parâmetro da aerodinâmica. E limito-me a trancrever, traduzida (mais ou menos..) a frase chave do artigo: " O problema é que nós podemos reduzir à escala todos os componentes do avião protótipo, mas não podemos reduzir à mesma escala o ar onde o modelo irá voar".
Interessante.
CB
|
Subject: Número de Reynolds
Subject: Re: Número de Reynolds
Boas.
Já agora
Uma pequena passagem pelo QFLR5 e dissipam-se muitas dúvidas 8)
Subject: Re: Número de Reynolds
Mais alguma coisa sobre escoamentos laminares e turbulentos.
Os modelos de VL e certa aviação ligeira (planadores) voam abaixo do NR crítico. Então o escoamento é, essencialmente, laminar. O mesmo para a camada limite. Mas se conseguirmos transformar a camada limite, laminar, numa camada limite turbulenta, conseguimos vários benefícios para os modelos. Qualquer descontinuidade na construção duma asa pode provocar a transição. Em VL usam-se vários métodos de provocar a passagen de laminar a turbulento. Mas o mais vulgar é um simples fio de algodão com cerca de 0,5mm de diametro colado no extradorso a poucos milímetros do BA. A partir do local onde está o fio a camada limite passa a turbulenta e os benefícios são: Diminui a componente de atrito de superfície ("skin friction") da resistência ao avanço. Atrasa o descolamento da camada limite. Portanto a perda passa a dar-se a um ângulo de ataque maior. A variação do coeficiente de momentos passa a ser menor, possibilitando a mesma estabilidade longitudinal com menor braço de alavanca trazeiro. Enquanto que a primeira afirmação já foi confirmada em túnel, as duas últimas ainda são conjecturas. Há alguma coisa escrita sobre o assunto mas não passam de teorias cuja demonstração formal não aparece. Ou eu nunca vi. Mas fiquemos descansados, pois temos uma federação dotada de comissões técnicas e especialistas de aerodinâmica que certamente, depois de lerem este tópico, nos irão ajudar. E a ajuda é necessária. Afinal se há benefícios na utilização de turbuladores porque razão não se utilizam nos planadores RC, tais como maquetas, F3B, F3J, F5J, FXJ, DLG, etc.? CB
Subject:
Ja nao e a primeira vez que o Sr. Reynolds me atormenta a cabeca. :)
Tinha a idea que os turbuladores causavam o aparecimento da "bolha de separacao" a baixas velocidades o que causava perda de estabilidade em momentos como a aterragem ou voos mais lentos. Mas também ainda nao li por completo o "Martin Simmons".
Subject: Re: Número de Reynolds
Boas.
Alguns autores de estudos sobre aerodinâmica desaconselham o uso de turbuladores em alguns perfis modernos. Também existe a teoria de que os turbuladores são desnecessários a baixos Números de Reynolds se se usar um acabamento mais grosseiro e que este é mais abrangente pois funciona em toda a superfície do extradorso. A propósito de Número de Reynolds baixo, os meus micro-planadores para reboque indoor com a sua corda média de 6,5cm, na fase de planeio "trabalham" a 15000 Rn 8) :D
Subject: Re: Número de Reynolds
Viva,
Para os colegas interessados em aerodinâmica sugiro que comprem o livro: Model Aircraft Aerodynamics do senhor Martin Simons. (ISBN-10: 9781854861900) http://www.amazon.co.uk/Model-Aircraft-Aerodynamics-Martin-Simons/dp/1854861905/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1300993306&sr=1-1 Eu comprei a 2ª edição em 1989 e acho o livro estupendo quer a nível de conteúdo, quer a nível das explicações. Bons vôos. Domingos
Subject:
Não, serve é para eliminar a bolha de separação laminar, ou melhor, para evitar que apareça. Ao meteres o turbulador obrigando o ar nessa zona (camada limite) a ficar turbulento, aumentas "a capacidade de mistura" do ar, eliminando, assim, a tal bolha.
Subject:
Obrigado! Claramente ainda tenho muito para ler e aprender. :( Também recomendo o livro do Martin Simons, o meu problema e que o tenho lindo de tempo a tempo e os conceitos esvaem-se com o tempo. Ajudado pelo facto de eu nao andar a construir modelos e a por isto em pratica. Page 1 of 1
You cannot post new topics in this forumYou cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]