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Vitor Pereira
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Olá Nuno,

Está a ficar com muito bom aspeto! Continua a postar!

Pergunto-te se podes dizer onde arranjaste os planos do CL-415.

Estou prestes a construir um CL-415 mas em balsa / contra-placado.

Já tenho o material e um plano do CL-215 impresso do site (http://bernard.dumas.perso.infonie.fr/Plans.htm)

No entanto tenho uma dúvida:
Será que a única diferença física entre o CL-215 e o CL-415 são as winglets, nas asas e na profundidade?

Cumprimentos,

Vitor

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações modelistas!! :wink:

Vitor: os planos arranjei no RCGroups mas são em A4 e para depron mesmo. Tenho ideia de lá ter visto uns em CAD também.
Para além das diferênças que referiste, a necelles também não são iguais.

Já houve um fórum onde me pediram para aprofundar a questão do alongamento dos fios no variador/controlador.
Cá vai:

Bem, talvez não seja eu a pessoa mais indicada para falar sobre este assunto, mas vou tentar explicar o que sei.
Quem achar que deve corrigir ou acrescentar, esteja à vontade porque eu não sou nenhum experto na matéria e apenas vou transmitir o que aprendi lendo e pesquisando a net.
É claro que a bitola ou secção dos fios nunca deve ser reduzida para não dificultar a passagem da corrente por meio de resistência. Mas neste caso concreto (o aumento do tamanho dos fios da bateria para o controlador), estamos perante um problema de indução e não de resistência.
O problema não é que o controlador queime instantaneamente. Mas sim, que com o tempo, os condensadores que servem também para proteger o circuito dos aumentos e das variações na tensão, vão sobreaquecer e pifar. E repito, pode não ser instantâneo. É com o tempo, e não sabemos quando. Se for durante um voo, já se foi…
Segundo aquilo que percebi, a indução dá-se porque os FETs (field efect transistors), que são os componentes que realmente controlam a corrente entregue ao motor, para fazer este trabalho, abrem e fecham totalmente o circuito milhares de vezes por segundo. Eles trabalham com frequências de 8, 16 ou 32khz em PWM.
Este abrir e fechar constante do circuito faz com que a corrente, que num milésimo de segundo estava a fluir livremente, no outro milésimo logo a seguir já encontra um obstáculo. É como se uma multidão (electrões) estivesse a sair de um recinto por uma porta e de repente a porta fecha. O que acontece? Todo o mundo se empurrando contra a porta e aumentando a pressão nela. Este aumento de pressão sobre a porta, equivale ao aumento de tensão – Volts. E isto milhares de vezes por segundo!
Uma analogia comum:
Já experimentaram abrir uma torneira, daquelas de ¼ de volta, no máximo e depois fechar imediatamente e de uma vez só? Melhor ainda se for com uma válvula eletromagnética. Fecha mais rápido!
O que acontece é que a água que passava pelo cano a uma velocidade elevada é parada num ápice, e aumenta em muuuito a pressão no tubo, logo antes da torneira. Algumas vezes até faz um barulho de batida, que parece que a água está dar com a cabeça na torneira, e o cano vai rebentar.
Os condensadores presentes nos controladores estão preparados para aguentar e “amortecer”, mas só a indução relativa ao tamanho de fio original. Talvez um pouco mais. Mas só um pouco mesmo!
Ora, aumentando o tamanho dos fios da bateria para o controlador, o fenómeno indução cresce com relação proporcional ao tamanho de fio acrescentado.
A solução recomendável e mais fácil é aumentar os fios do outro lado do controlador. Os que vão para o motor. Torcendo-os ou entrançando-os uns nos outros para evitar rádio-interferências, possivelmente colocando um anel de ferrite.
Se não for possível fazer isso, e se tivermos mesmo que aumentar os fios do lado da bateria, devemos então colocar condensadores de baixo (ESR) e baixa impedância, que são os mais adequados, junto dos outros. Por exemplo os Rubicon-ZL ou os Panasonic-FM. Estes devem ser de voltagem idêntica ao/s que já existir/em no controlador e devemos colocar um condensador de 220uF (microfarads) por cada 10cm de fio acrescentado.
Espero ter ajudado!
Desculpem ter sido tão longo.

Fonte:
Ron van Sommeren, em RCGroups

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Vitor Pereira
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Muito obrigado pela explicação Nuno.

De certeza que me irei deparar com esse dilema de distância dos condutores.
Principalmente porque a envergadura do modelo será de 2 metros e pouco!

Mas até lá ainda tenho ainda muita madeira para cortar :P

Quando começar a construção deste modelo a ver se desta vez perco um tempinho a tirar umas fotos para postar também aqui no fórum a evolução.

Cumprimentos,

Vitor

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações modelistas! ;)

Vendo que algumas pessoas ficaram interessadas e pediram para eu mostrar melhor como fiz os controlos interiores da cauda do canadair, fiz estes vídeos a explicar como fiz tudo. :mrgreen:
Espero que seja claro o suficiente para o pessoal perceber.
Não é nada de complicado... 8-) :o

Parte I:


Ver no Youtube




Parte II


Ver no Youtube



:D :D


Enquanto o segundo vídeo carregava no youtube, fiz mais uns trabalhos. :P
Concui a mecânica de alavancas e hastes na asa principal e coloquei os servos que vão acionar os ailerons.

Ficaram assim:



Mais uma vista de lado:



Bons voos!

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mustang-pt
Subject:  
boas, com os controles sem se verem fica muito interessante e ja agora obrigado por partilhares a explicaçao, bom resto de trabalho

acompanhando

abraços.

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Nelio
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Muito interessante! És um artista! :)


P.S. - E já se ficou a saber quem foi o pai do..... CANADAIR :D :D

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações modelistas!! :wink:

Como é do conhecimento geral, era minha intenção colocar os variadores dentro das nacelles.
Pensei assim porque neste local teriam algo muito importante: ventilação.
Contudo, estou adeparar-me com muitas dificuldades em adquirir os condensadores eletrolíticos de que falei antes (Rubycon ou Panasonic). :cry:
Já os tinha encomendados mas à última hora o vendedor disse estar esgotado. :x
Assim sendo, porque a construção se aproxima do seu fim a passos largos, e estava parado à espera dos condensadores para concluir a instalação elétrica e fechar a asa, vou optar por outra saída.
Muitas vezes somos confrontados com estes impasses. Há que tomar decisões e temos que arranjar um equilíbrio entre funcionalidade, facilidade de execução, aparência, etc.
Vou optar por colocar os variadores algures dentro da fuselagem e já não tenho que fazer o "upgrade" de condensadores, porque em vez de aumentar os fios do lado da bateria, aumento do lado do motor.:idea: :idea:
Para ventilação dos variadores hei-de arranjar uma solução. Estou a prever que aproveite umas janelas com direccionamento do ar para cima deles. :roll: :)
A ver vamos...

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Vitor Pereira
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Nuno,

Se não optares por trém retráctil, que tal colocares os variadores no local onde ficaria o trém?
Terias de criar umas cavidades laterais na fuselagem.
Depois podias tapar essas cavidades com rede tipo plástico preta que existe à venda a metro no Leroy ou na Maxmat, ficando os variadores escondidos atrás da rede.
A zona da fuselagem em questão ficava idêntica ao original e os variadores apanhavam ar fresco e não ficavam à vista.

Vitor

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Mais saudações modelistas!! ;)

Obrigado pela ideia, Vitor. Parece-me uma opção muito viável! Precisamente no sítio onde ficariam as aberturas para recolher o trém, que no caso do Canadair CL-415 não fecham.


Companheiros foristas, estive a fezer uns testes de bancada com um dos motores, para ver qual o impulso que consigo com a diversas hélices.
Utilizando este dispositivo de alta tecnologia :D :D (balança de cozinha do Gato Preto)com uma travessa de madeira MDF aparafusada, para poder fixar os motores.



Preparada para iniciar o teste.



Hélice de 7"x3,5"



Hélice de 6"x3"


O multímetro a trabalhar:




Eis os resultados:
7"x3,5"- 630g
6"x3"- - 440g

Com a 7"x3,5" tinha obtido noutro teste, 13A e 130W.
Com a 6"x3" vi hoje que dá 7,3A a 11,8V ou seja 86W.
Neste caso concreto em que vou utilizar dois motores, fico com 172W para 800g. Isto dá 215W por Kg, o que segundo a literatura, é potência para voar próximo do acrobático!!:o :D ;)



Last edited by nunol on Tue 22-02-2011, 20:57; edited 1 time in total
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mustang-pt
Subject:  
boas, adorei o hi tec, mas por icrivel que pareça nunca me lembrei de testar assim, ja estou ansioso pelo primeiro voo, bom resto de construçao,

acompanhando

abraços.

ps: esses motores sao ??

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações modelistas!! :wink:

Entre ontem e hoje já avancei com isto mais um pouco. 8)
Dessoldei o que já tinha feito nos variadores e fiz a nova instalação, com cabos novos da novak, que tinha por aqui ainda do tempo em que me dedicava ao automodelismo :idea: .

Uma dica: quando preciso de fazer buracos no depron, encosto o bico de um ferro de soldar velho em vez de cortar. O material ao derreter com o aquecimento endurece e fica mais resistente, como que cauterizado.
Eis o resultado:


Vista de cima:


Aproveitei para ver o peso aproximado na minha balança "high-tech" :lol:
Estamos com cerca de 770g.


Uma vista de frente com as hélices 6"x3":

Sim, a minha oficina está um bocado desarrumada, eu sei!! :oops: :? :shock: :roll:


Hoje, já tive mais um tempinho disponível e fechei a asa. Agora não há volta a dar. :roll: :lol:





:lol: Cenas do próximo capítulo: :lol:

Trabalhar as winglets.


Estava com receio de as fazer em depron porque ficariam muito frágeis e quase de certeza se partiriam durante o transporte ou num voo mais atribulado. :?
Felizmente :idea: lembrei-me :idea: que tinha por cá EPP, que é o material de que normalmente os shock flyers são feitos, e embora um pouco fexível é muuuuiiiito resistente. Para resolver o problema de flexibilidade do EPP, a fita-cola vai fazer o seu papel fortalecendo e endurecendo as winglets.



Last edited by nunol on Tue 22-02-2011, 21:09; edited 1 time in total
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Vitor Pereira
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Boas,

Oficina desarrumada? Já somos dois :oops:

Estive a pensar na questão da localização dos variadores nas cavidades do trém de aterragem:
Se os variadores estiverem encostados ao depron, este não deforma com o aquecimento? (não faço a mínima ideia pois nunca trabalhei com esse material)
Só um alerta :)

Cumprimentos,

Vitor

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações modelistas!! ;)

Desculpem!... :oops:

Estou num beco sem saída!... :?

Fiquei encostado à parede, com uma espada no pescoço! :( :cry:

Já estou a imaginar essas cabecinhas: -“Ficou sem material?!”; -“Acabou-se-lhe o orçamento!”; -“Deixou cair o Canadair e partiu aquilo tudo!?”; -“ A mulher pôs-lhe as malas à porta?! :D

:D Não, não é nada disso! ;)
O pedido de desculpa no início, é porque eu “escrevo” pelos cotovelos, eu sei… :oops:

Agora, é chegado o tempo de metodizar as coisas e verificar se segundo os books, tudo o que tinha perspectivado mentalmente está minimamente correcto. Portanto vou agora enfrentar o “bicho-papão” da matemática. Não posso evitar mais! (era a isto que me referia). :o
Devo salientar, que depois de tantos anos da minha vida estudantil a rogar pragas aos professores da dita disciplina, chego à conclusão que aquilo que pensava da matemática enquanto jovem estudante era errado.
A matemática afinal não é “bicho-papão” e tem aplicação prática na vida das pessoas. Neste caso, na minha vida como modelista construtor (se assim me posso chamar).
A explicação que se segue apresenta a maneira como estou levar a cabo o estudo do meu Canadair CL-415. Existem outras maneiras de o fazer (com recurso a programas, a folhas de cálculo etc.). Esta não é a melhor nem a única. É a que eu utilizo.
Sei que para alguns não é novidade nenhuma, porque também o fazem. Para outros é excesso de trabalho e “palha”, porque nem vão ler isto. E para outros é ouro, porque vão aprender alguma coisa. Não fui eu que criei nenhuma destas fórmulas, isto já está tudo inventado. 8-)
Em muitos outros sites e fóruns pela internet se escreveu e escreve sobre isto, de maneira mais ou menos aprofundada, mas aqui vou tentar reunir o essencial e vou tentar explicar de uma maneira sucinta e fácil de entender, correndo o risco de estar a repetir algo que também aqui neste fórum já foi escrito.

Vou começar por algo simples:
I - A superfície alar. É expressa em dm2 e calcula-se da seguinte forma:
S=ExC
S- superfície
E- envergadura
C- corda da asa

No Canadair temos:
S=13,4dmx1,7dm
S=22,78dm2

II – A carga alar (wing load). É expressa em gr/dm2 (gramas por decímetro quadrado) e calcula-se da seguinte forma:
WL=M/S
WL – Carga Alar
M – Peso total do modelo
S – Superfície alar

No Canadair temos:
CL=800gr/22,78dm2
CL=35,11gr/dm2

III – A velocidade de perda teórica ou “stall”, chamemos-lhe (VS). Representa a velocidade mínima de voo de um modelo, expressa em km/h ou m/s.
Calcula-se da seguinte forma:
VS=4,3x√WL=km/h

No Canadair temos:
VS=4,3x √35,11
VS=25.47km/h

Para mim, desta forma resulta, mas poderíamos ter em conta outros parâmetros como o coeficiente de sustentação da asa, a pressão atmosférica, os ângulos de incidência, etc., …

IV – A velocidade teórica do modelo ou (Pitch Speed): É expressa em km/h ou m/s, e calcula-se da seguinte forma:
PS=RPM/1000xPx1.61=km/h
RPM - são as rotações por minuto do motor utilizado.
P – Passo da hélice.

No Canadair temos:
O motor utilizado é um 1750KV (KV= RPM por cada volt aplicado) e a voltagem nominal é 11.1v, portanto
PS=1750KVx 11.1v/1000x3”x1.61
PS=93,82km/h de velocidade teórica máxima.

V – Impulso do conjunto motriz ou “Static Thrust”. Vamos chamar-lhe (ST). É expresso em gamas e calcula-se assim:
ST= (RPM/1000)^2x(Ø/12)^4xKPx28.35
Ø – Diâmetro da hélice em polegadas
KP – coeficiente de trabalho da hélice.

No Canadair temos:
ST=(1750KVx 11.1v/1000)^2x(6”/12)^4x0.65x28.35
ST=434.57gr de impulso

Nota: Para este cálculo contactei a GWS, que é a marca das hélices que vou utilizar e fui informado que o coeficiente de trabalho se situa entre 0,60 e 0,70, por isso utilizei o valor 0,65.

VI – Potência na hélice. É expressa em Watts e vamos chamar-lhe (PW). Calcula-se de seguinte forma:
PW= (RPM/1000)^3x(P/12)x(Ø/12)^4xKP

Então, no Canadair:
PW= (1750KVx 11.1v/1000)^3x(3/12)x(6/12)^4x0.65
PW=74,44Watt

Considerações:
Um impulso equivalente a 1/3 do peso de um modelo é suficiente para voar. Eu terei 434gr x 2 motores, portanto 868gr de impulso. O Canadair terá aproximadamente 800gr. É uma relação de 1/1 mais ou menos.
Uma velocidade teórica de 2.5 a 3 vezes a velocidade de perda teórica ou “stall speed” também é suficiente. Eu calculei 93,82km/h de velocidade máxima (acho que nunca vai chegar a tanto…), mas é uma velocidade 3,6 vezes superior. :o :D
Acho que o Canadair tem o que é preciso para fazer um voo descontraído e com potência e velocidade mais que suficientes.

Uma curiosidade: Quando fiz a “pesagem” da força estática do conjunto com uma hélice 6”x3”, a balança “high-tech” marcou 440gr. Afinal aquilo até resulta… 8-) :shock: :idea:

Vitor:
Nah! Quando o variador derreter o depron, já está em muito mau estado! Pifou!!! :lol:
Nuno Lopes
_________________



Last edited by nunol on Sat 19-02-2011, 11:50; edited 1 time in total
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PAF200
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Brutal Nunol,

Num simples post, aprendi um monte de informação que evito ler por parecer complicada.
Obrigado! Ja guardei como cábula.

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mustang-pt
Subject:  
boas, obrigado pela partilha e explicaçao matematica, PAF200 eheh sou o segundo a fazer cabula, quando souber isto de cor vou para os foguetoes lololol

abraços.

ps: vejo que cada ves esta mais proxima do fim a construçao, quando fores fazer o 1 voo diz alguma coisa se der gostava de ver o bicho ao vivo e a cores.

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Nando
Subject:  
O modelo esta a ficar um espetaculo. :)
Espero que va levar uma decoracao a altura.

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Boa noite a todos!! Para variar um pouco... :lol: :lol:

PAF200
Também achei no início que era um pouco complicado. Mas acredita que não é. 8)

mustang-pt
Não penses que sei isto de cor. Ficava maluco! Também uso cábula. :lol:
PS: OK eu aviso.

Nando
Como até agora com a construção, também com a decoração vou fazer o meu melhor. :wink:

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Nelio
Subject:  
Como acompanhante deste projeto espectacular, só vos peço que façam um vídeo porque estou um pouco longe (praí uns 1000kmts) daí! Ver ao vivo é pouco provavel :(

Quanto aos acabamentos eu reproduzia ao detalhe os "apaga fogos" da "Securite Civile"

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações empoeiradas!! ;) :D :D

As wiglets já estão o sítio e semi-forradas. Depois lembrei-me: -"amarelo?! Mas isto vai ser vermelho!!!" duh... :D :D




Ontem fiz noitada e dei um bom avanço nas nacelles.
Primeiro fiz uns enchimentos nos cantos que servem também de reforço. Assim, quando lixar já não abre buracos.




Depois, descolei os tubos de escapamento e tapei o sítio onde estavam com depron de 3mm.
Esta tampa foi moldada com ar quente para não ficar em tensão.




Depois de coladas, abri-lhes um buraco para voltar a alojar os tubos no sítio e coloquei a cobertura nas necelles.




Depois foi só começar a lixar, lixar, lixar, lixar e lixar mais um bocadinho. Que poeira... :D :o :x E depois mais lixa....






Fiz também as entradas de ar em depron de 3mm com auxílio da pistola de ar quente para possibilitar as curvas apertadas.




Primeiro testei-as assim, mas vi melhor umas imagens do Canadair e depois cheguei-as mais para a frente, pois terminam sensivelmente onde começa o cone da hélice.




Acrescentei mais uns "donuts" de depron nos topos para cobrir os motores. E mais do mesmo... lixar, lixar, lixar, lixar e lixar mais um bocadinho. Até fiquei com o braço lixado! :D




As entradas de ar colocadas no sítio definitivo e tudo betumado com massa ligeira



E agora......




Lixar, lixar, lixar, lixar e lixar mais um bocadinho. Depois continuar a lixar, verificar e voltar a lixar, lixar e lixar mais até transformar o avião todo em pó!!! :D :D :D

Até à próxima...

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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações empoeiradas outra vez! ;)

Preciso de ajuda da vossa parte:
Já pesquisei uma série de sites e fotos na net, para conseguir perceber qua é concretamente a pintura/decoração usada nos Canadair que combatem os fogos em Portugal.
Não consegui chegar a conclusão nenhuma.
Alguém me pode indicar qua é a pintura?
Obrigado!! 8)

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Nelio
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Nao é o 415 mas serve :D








Pessoalmente acho mais bonito a de França

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mustang-pt
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
boas este será o tal frances?? é um 415.

abraços.

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Nelio
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Não me refiro a esse mas sim o da proteção civil de frança.



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nunol
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Saudações model-empoeiradas!! :lol:

No meio de tanta poeira de depron lá consegui ver as nacelles e continuar a lixar, lixar, lixar...
Lixei até elas ficarem com esta forma. Não é igual à original mas serve muito bem, eu acho... :roll: 8)











Quanto aos Canadair Portugueses, acho que só mesmo os CL-215, como referiu o Nelio.
http://www.airliners.net/photo/Inaer/Canadair-CL-215-1A10-CL-215-II/1771861/L/&sid=1261f42b80af0aabd8194272017f481b

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Vitor Pereira
Subject:  Re: O nascimento de um Canadair CL-415 em depron.
Boas limpezas do pó :P

Os italianos também nos emprestaram Canadairs o ano passado (só não sei o modelo).

"(...)A Antena 1 apurou que nas próximas horas vão chegar a Portugal dois aviões Canadair provenientes de Itália.(...)"

http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=8&t=Distrito-de-Aveiro-com-quatro-incendios-activos.rtp&article=363515

Boas contruções,

Vitor

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