Bem está aí com cada artista. Ontem lá chegou finalmente a bateria de 400mHa, já pude por o "avião" a funcionar pela 1ª vez. Mas ainda falta trem-de-aterragem e equilibrar o centro de gravidade porque ficou com o rabo pesado. Aqui está o resultado de ontem:
Ver no Youtube
Boas construções, façam os comentário que achem necessário visto eu ser novato neste mundo. :wtg:
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Subject: "BDplane" - BrunoD
Last edited by BrunoD on Thu 25-11-2010, 23:48; edited 1 time in total
Subject: "BDplane" - BrunoD
Aqui está o que aparenta ser o meu "avião" :lol:
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
E assim dou por concluído o meu projecto, só falta mesmo arranjar sitio para o voar. Comentem...
Boas construções e que vença o melhor... :wtg:
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Boas.
BrunoD, quanto está a pesar e qual a envergadura? Já agora e para quem queira fazer algo similar, diz qual a electrónica e motorização usada. Bom voo de estreia e boa filmagem :D
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
O avião tem 70cm de asa, está a pesar +- 150gr, quanto à electrónica é a
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Subject:
boas, parabens pelo teu trabalho esta sem duvida original, falta so mesmo ver o video do bicho a voar, boa sorte e que te divirtas com ele.
abraços.
Subject:
Original?! Já ganhou!!! POC Temos meninos agora..ehehe Inventado à medida que a construção evoluia..tudo a olho..mas vai voar que é uma maravilha! Parabens! Foi com gosto e esta muito bom!
Subject:
Obrigado pelos comentários, também optei pela reutilização de materiais em alguns elementos, os tirantes por exemplo já estiveram num piano, muito trabalho me deram para os endireitar, mas custo 0€!!! A rodinha de trás era de um carrinho que saiu no chocapic, custo 0€!! Arame do trem-de-aterragem, generosamente oferecido pelo meu amigo pedroe, e muitos do pequenos reforços e pormenores em balsa foram tirado de um saco cheio de aparas da construção do meu 1º avião. Boas construções e bons voos... :wtg:
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Boas.
BrunoD, no aproveitar está o ganho :D Ficamos à espera do vídeo do primeiro voo 8) :D
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Também eu!! :p Tenho de arranjar um pavilhão onde possa fazer o voo. Tenho também de postar uma foto com o avião na balança para comprovar o peso. Se alguem conhecer um pavilhão onde se costuma fazer estas actividades aqui para os meus lados é só dizer.
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Boas.
BrunoD, o voo não tem de ser em pavilhão, embora com o peso do modelo ajude muito :D Pode ser na rua desde que arranjes uma altura com muito pouco ou nenhum vento para correr tudo bem 8) :D
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Eu prefiro mesmo um pavilhão, o chão é liso e mais "fofinho" para o avião. Já para não falar que não há risco de aparecer uma rajada de vento.
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Aqui está o 1º voo de teste do meu avião, há falta de um pavilhão foi num parque de estacionamento.
Ver no Youtube Aceito recomendações :wtg:
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Boas.
Lá resistente é ele :D No tópico do Concurso mencionaste que ele precisa de ailerons mas... mesmo com ailerons vai precisar de diedro para ter mais estabilidade e por falta dele é que cai mal inicia uma volta. Além disso parece ter uma carga alar elevada para o tipo de perfil e daí ser rápido. Espero que não desanimes mas continues :D
Subject:
Bem!!!!! altos piões, mas acho que vou-te fazer concorrência :D
Sei que isto parece cliché, mas verificaste o CG?, é que até eu acertar o CG do meu voava como o teu.
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Obrigado pelas criticas, agora surgem-me 2 dúvidas:
1- o que é o diedro? 2- Para o CG contei 30% da asa, o que eu acho não estar correcto pois a asa não tem um perfil "vincado" apenas tentei dar-lhe um cheirinho de "Clark Y". Fiquei com a ideia que será melhor contar com 50% da asa. Obrigado mais uma vez
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Boas.
O diedro é o ângulo que as duas meias asas fazem entre si, neste caso como estão horizontais é de 0º. Eis a explicação em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Dihedral_%28aircraft%29#Dihedral_angle_and_dihedral_effect Em português só o Livro do Aeromodelismo do Senhor José Carlos Rodrigues: http://clubeaerolisboa.no.sapo.pt/livro.htm Quanto ao CG, como tens uma carga alar elevada, peso do aeromodelo a dividir pela área da asa, terás sempre uma velocidade mínima elevada, e que obriga a ter o CG perto de 30% da corda da asa. Se puxares o CG para trás vais ter uma entrada em perda mais rápida, essas quedas de asa que o modelo mostra no vídeo, devido a uma carga alar elevada e ao facto de a asa perder sustentação, entrar em perda, devido ao ângulo de ataque acentuado provocado pelo CG recuado. Os shokflyers que vemos em indoor têm o CG recuado para trás dos 30% mas recorrem a uma carga alar muito baixa para baixar a velocidade mínima ou velocidade de perda. Ou seja, no teu caso a solução para um voo mais lento passaria pela adopção de um perfil com mais sustentação, um concâvo/convexo tipo Minium, e/ou mais área alar através de uma asa maior o que ia obrigar a alterar o modelo.
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Obrigado pela explicação.
Vou tentar dar-lhe algum diedro positivo, ver se consigo moldar a balsa de forma a ela curvar para cima. Depois fazer uns excertos na Já encomendei uma roda para fazer uma roda direccional pois como deu para ver só conseguia andar controlado a partir da velocidade em que as derivas passavam a ter influência. Ainda tenho uma margem de 100gr Mais uma vez obrigado.
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Boas.
Para dar diedro nessa asa só vejo um meio, cortar a mesma a meio e colocar/colar duas falsas longarinas de contraplacado fino, uma a 25% e outra a 60% p. ex., à vertical da balsa, 0,8X3mm com 5cm para cada lado chega. Quanto à moldagem da balsa para lhe dar curvatura, se estiver de molho em água ela permite a moldagem, o Gil já aqui o demonstrou. Neste caso precisa de um molde para não deformar enquanto seca e dependendo da espessura poderá demorar mais de 24H pois se as fibras externas poderão parecer secas as do meio poderão ainda não estar levando a um empeno. Dependendo da corda da asa este molde poderá ser um tubo de PVC de 10, 15 ou mesmo 20cm de diâmetro para que a curvatura não fique pronunciada demais, 3º é o que uso.
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Aqui está a asa em processo de inversão de diedro. Vou deixar assim até sábado e se calhar agora ainda lhe dou uns borrifos de água para ajudar a trabalhar a madeira.
Subject:
boas, sim senhor ja mexe parabens pelo modelo, a minha opiniao é igual a do chispas, que realmente parece ter pouco diedro para nao usares ailerons.
abraços.
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Aqui estão os resultados dos trabalhos de hoje. Digo uma coisa, a peça para a roda traseira, acho que foi das coisas mais trabalhosas que já fiz, e no final de tanto trabalho ainda parti o arame e tive que soldar, o resultado final ficou um pouco "diferente" do aspecto que apresenta na foto da peça.
Aquela tentativa de inverter o diedro da asa também parece ter funcionado. Talvez amanhã já avance com o aumento da área da asa.
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Boas.
BrunoD, ainda não tinha percebido para que era o arame da roda de cauda tão longo até que olhei a terceira foto com atenção :oops: A terceira roda neste caso chama-se roda de cauda por causa da sua localização, junto da cauda do avião. Da maneira que a tens, quase por baixo da asa, perdes a direcção assim que ela deixa de exercer atrito, quando a asa "começa a funcionar", e por isso algumas das tuas descolagens não foram como planeado:
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Esta roda já não tem nada a haver com a roda do vídeo. Agora esta já é direccional e assim que perde o atrito já está sob influencia das derivas, que era o que acontecia antes. Com a diferença que agora já tenho o controlo a baixa velocidade. Próximo Sábado já vou tentar fazer um "voo" mais parecido com um voo, e em principio já num pavilhão. Abraço e bons voos :wtg:
Subject: Re: "BDplane" - BrunoD
Aqui vai mais uma actualização sobre o meu projecto. Apesar de ter conseguido inverter o diedro da asa, verifiquei que o perfil transversal da asa também inverteu, ou seja em vez de ficar com a curvatura virada para baixo, abaulou para cima :roll:
Decidi cortar o mal pela raiz e fazer uma nova asa, já com diedro de origem e com maiores dimensões, desta vez tem 75cmx13cm e com a decida curvatura para baixo. Aqui vão as fotos: 1- Comparação entre a asa nova e a asa antiga: 2- Adaptações no apoio da asa, para ficar com diedro de 5º: 3- Pormenores da nova roda direcional: 4- Novo aspecto geral: Boas construções e bons voos!! :wtg: Page 1 of 2
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