Tenho de fazer uma correcção ao texto anterior. No hemisfério Norte as depressões rodam no sentido contrário aos ponteiros do relógio e não no sentido directo, devido ao efeito de Coriolis. Por isso, quando vem chuva, o vento começa por soprar de Sul-Sudoeste. Foi um engano???. As minhas desculpas.
CB
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Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Pelos vistos os planadoristas hight-tech estão de folga...
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Nunca fui grande voador, mas achei uns links que podem ser explorados para quem quer conhecer um pouco mais das coisas das térmicas, aerologia, aerodinâmica, etc.
Há muito mais, mas como os meus tempos de parapentista já lá vão, estes links ajudam a compreender alguma coisa, se tiver oportunidade ainda ponho aqui mais uns quantos artigos. Vejam para já estes: http://www.guiadevoo.com/page.aspx?PGID=HWTT http://www.fpvl.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=44:capitulo-4&catid=29:manual-de-parapente&Itemid=128 http://www.fpam.pt/informacoes/LivroAeromodelismo/capituloIV.pdf http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/meteorologia-aeronautica-planadores-ajuda-2010.html Presentemente, o aproveitamento termodinâmico é feito com o meu planadorzito na encosta de Palmela e já é um "pau"... p.s.: já editei isto duas vezes e não consigo que o texto dos links não saia partido....
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Caro Engenheiro Carlos Bastos
Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. São muito elucidativos e um excelente contributo para a comunidade. Julgo que fala de conceitos importantes, que na minha opinião até nem são suficientemente dignos num tópico mais prático como eu pretendia. Neste sentido, peço-lhe, e no sentido de esclarecer melhor, a abertura de dois tópicos a explicar dois pontos que referiu: 1- Efeito Coriolis. 2- Transformação adiabática Se pretender, até o posso ajudar nestes tópicos com algumas figuras e/ou pesquisa etc. Agradeço, desde já e antecipadamente a sua atenção e o seu empenho em esclarecer a comunidade aeromodelista.
Resposta: Depende de como encontra a térmica.... esta é fácil!! Um grande abraço Nelsongas
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Caro Baltazar
Obrigado pelos sites que colocou aqui. Se não se importa vou partilhar alguns noutros locais. Num desses sites encontrei um vídeo que achei particularmente importante, onde explica, com gráficos, as térmicas em bolhas, colunas etc. Deixo aqui para os mais distraídos verem com mais atenção: Ver no Youtube Nelsongas
Subject:
Na net tem muita coisa sobre o assunto, achei mais umas coisas, que abaixo deixo:
http://www.cearavoolivre.com.br/Downloads/Sabedoria%20das%20T%E9rmicas.doc http://www.aeroclubedetatui.com.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=1:diversos&download=28:sabedoria-das-trmicas-parte-2&Itemid=11 http://www.aeroclubedetatui.com.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=1:diversos&download=29:sabedoria-das-trmicas-parte-3&Itemid=11 http://www.avoados.com.br/downloads/sabedoria_para_voar_em_termicas.pdf e não só.... http://revoar.sites.uol.com.br/interessantes.htm MAS o bom, bom, mesmo é achá-las e voar nelas,. Este Domingo passado fui até á Encosta de Palmela com o meu planadorzito (feit com restos mortais do easyglider), e voei até acabar a pilha..... com térmica a montes !!!! Só para o fim da tarde (19H00) entrou a brisa maritima e aí a coisa fica mais dificil, pois a mistura é "potente".....
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
O modo como um planador ou qualquer outro modelo de asa fixa reage quando encontra uma bolha térmica depende fundamentalmente do tipo de afinação de voo que o modelo leva.
Quando o modelo encontra a térmica a ângulo de ataque da asa aumenta devido à componente ascendente de ar que caracteriza a bolha térmica (vamos desprezar o "upwash"). À medida que o modelo vai progredindo para o interior da bolha, maior é o ângulo de ataque do ar, resultante vectorial da velocidade linear do modelo, horizontal, com a componente vertical do ar dentro da térmica. Se o modelo vai com uma afinação de baixo coeficiente de sustentação,Cl, como sucede num regime de relativa alta velocidade para percorrer o maior espaço possível no mónimo de tempo, à procura de térmicas, o aumento do ângulo de ataque provoca um aumento de sustentação. Se o modelo vai num regime de mínima velocidade de descida, no máximo de Cl^3/Cd^2, o Cl é muito grande, próximo do ângulo de perda, e o aumento do ângulo de ataque conduz mesmo à perda, resultando numa redução drástica da sustentação. Ora aqui está! Como o modelo nunca aborda a bolha completamente de frente, na direcção do seu eixo vertical, há sempre uma assimetria na distribuição do aumento ou redução da sustentação ao longo da envergadura. Se a bolha estiver mais para bombordo e o modelo fôr em regime de velocidade, a asa esquerda recebe mais sustentação do que a direita e o modelo é repelido para fora da bolha. Se, pelo contrário, o modelo fôr em regime de baixa velocidade e alto Cl, a asa esquerda entra em perda, reduz a sustentação em relação à asa direita, e o modelo "cai" para dentro da térmica. E é isto, simples, ou melhor, duma maneira simplista, pois existem outros factores, de ordem dinâmica, cuja análise é relativamente complexa. Em Voo Livre os modelos só podem ter uma afinação para o regime de planeio. Segundo J. C. Rodrigues, autor do único livro de Aeromodelismo escrito em Portugal, essa afinação é, cito, "nas barbas da perda". Pretende dizer aquele autor que a afinação deve ser feita para um voo com um Cl muito próximo do máximo, que é o mesmo que dizer próximo do ângulo de perda. Assim, os modelos de VL são simplesmente "atirados" para dentro da bolha quando passam secantemente nela. E o que sucede na hipótese, de baixa probabilidade, de o modelo entrar de frente na bolha, havendo perfeita simetria na distribuição do aumento ou redução da sustentação ao longo da envergadura? Em regime de Cl baixo ou alta velocidade o modelo cabra e inicia uma fugóide. Em regime de alto Cl, ou baixa velocidade o modelo cabra e faz uma perda. Nos dois casos está dentro dela! Simples mas...não é assim tão simples encaixar o modelo dentro da bolha. Mas vale a pena. Experimentem! CB
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Olá bons dias
Já agora um duvida :roll: Tinha eu a ideia que qualquer modelo dentro da dita “bolha” subiria tipo elevador 8) Pelo que li e se a afinação estiver perto do regime de baixa velocidade e alto Cl, ele simplesmente “cai” para dentro da térmica Pergunto? “cai” e vem por aí abaixo ou descai e mantém o voo nivelado Obrigado CB Cumps Vsantos
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
:D :D Caro VSantos. Obrigado pela observação. Julgo que não fui suficientemente claro, digo mesmo, incorrecto, quando aplicai a palavra "cai".
Efectivamente o modelo encaminha-se para dentro da bolha térmica devido à perca de sustentação da asa do lado da ascendente. O que sucede a seguir é relativamente complexo mas depende essencialmente da zona da bolha que o modelo penetra. Se for na zona baixa, perto da base do "donut", a velocidade ascendente dentro da bolha não chega para vencer a velocidade vertical descendente do modelo (planador) e ele sai da bolha. Se entrar a meio ou no topo do "donut", apanha uma componente de velocidade ascendente superior à velocidade de descida do modelo e existe uma forte possibilidade de entrar no regime de controlo automático de altitude, dentro da bolha, e ir por aí fora com ela até o piloto resolver trazê-lo de volta. Tudo isto é um pouco complexo e eu preferia explicar com uma folha de papel e um lápis à frente, ou qualquer outro meio audio-visual. Talvez um dia nos encontremos nesses propósitos! O que referi demonstra o "efeito de captura" que as térmicas têm. Para isso acontecer é preciso que a afinação longitudinal do modelo esteja com um Cl alto. Como exemplo puramente estatístico refiro o que acontece com os modelos de Voo Livre, quase desconhecidos em Portugal. E cito o último Campeonato Mundial que decorreu na Croácia em Julho de 2009. Estive lá como cronometrista. Numa das modalidades, Borrachas "Wakefield", os modelos acabam o voo motorizado a cerca de 100m de altitude. Depois entram em planeio, descrevendo circunferências largas com cerca de 30s de período. Quando passam por uma bolha são capturados, encaixam e fazem um máximo(+ de 180s). A distribuição de bolhas térmicas na atmosfera, em volume ou numa secção horizontal a 100m de altitude não deve se superior a 10 ou 20%. No entanto o número de máximos em relação ao total de voos foi de 84% nessa modalidade e nesse campeonato o que demonstra, ainda que duma forma estatística e pouco determinística o tal efeito de captura. Estes assuntos são bem tratados nos "symposiums" anuais da NFFS (National Free Flight Society). Se o V Santos se interessa por eles e outros assuntos de voo de Aeromodelos aconselho vivamente a consulta daquelas publicações. O nível é bom. Um abraço e obrigado pelo seu "post" CB
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Caros,
Continua a existir provas deste género? Quanto é a próxima? Thks, RS
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Boa tarde a todos
Sim. Amanhã haverá uma no Pinhal Novo.
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Sério? Que pontaria. Mas já não dá, é muito em cima da hora. É que entretanto, conforme falei lá para trás, sempre "kitei" o Easystar, e mesmo sabendo que é uma máquina sem hipótese de almejar um bom resultado, a minha ideia é participar e ver se gosto.
Quando é o próximo depois? RS
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Olá. Esta materia faz parte do meu desporto, um parapente quando entra numa termica, funciona tipo, chamamos o elevador. Bons voos
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Já existe? Algum local onde se possa acompanhar o calendário de provas? RS
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Olá!
Que tal a ideia de consultar o calendário no "site" da Federação Portuguesa de Aeromodelismo? Constam por lá provas ditas oficiais e não! BONS VOOS EM SEGURANÇA C.Durães PS.:habitualmente aos sábados e/ou domingos de manhã ando pela "pista" do Pinhal Novo lá pelas 11/12 horas.
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Mas estas provas são da FPAM, ou obrigam a ser federado? É que desde a confusão dos atestados à uns anos, nunca mais quis sequer saber nada da federação. Tinha a ideia que estas provas eram de organização mais amadora, e que tiicamente eram anunciadas pelos forums e afins. Mas no outro dia quando perguntei quando era a próxima, e responderam-me que era no dia seguinte, estranhei porque não tinha visto anunciado em lado nenhum.
Mas obrigado pela informação :) RS PS - Quando vou voar, costumo ir para a Atalaia (H13). A ver se um dia destes passo lá no Pinhal Novo
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Olá!
Se são ou não é um caso para debate macaco. Eu habitualmente vou ao PNovo para voo em planicie que não é muito adequado para Atalaia ainda que passe por lá com alguma frequencia, mas sem entrar. O debate macaco pode ficar para uma conversa um dia destes lá pelo PNovo por exemplo. Apesar disso tudo, sábado passado esteve um dia espectacular com muitas térmicas por lá. Estive até á hora de almoço e tanto com o Tango como com o Pulsar não tive dificuldades de maior salvo o sol que estava na direcção do vento o que complicava um pouco tanto nas saidas como na manutenção do voo. Não tem nada a ver com o voo dos barulhentos e dá para apreciar o voo repousante dos planadores. Entretanto... BONS VOOS EM SEGURANÇA C.Durães
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Olá!
As minhas desculpas por ter induzido em erro ao dizer que o Calendário Oficial de Aeromodelismo estava no "site" da FPam. Habitualmente estava e desta vez enganei-me a verdade é que entre o "post" anterior e este fui por lá para me certificar e... não é que não estava! Pois... deve estar para remodelação antecipando-se a uma outra (geral da FPam) que não há meio de se verificar! Paciencia. Faz alguns anos que venho advogando que o calendário da FPam devia ser reservado para os eventos oficiais e que cumpram os regulamentos em vigor e em alternativa poderia ser organizado um outro calendário de eventos não oficiais e que poderia incluir os eventos oficiais, publicado num qualquer forum (este ou outro) de maneira que a informação passaria na mesma a todos os interessados, só que que os subsidios, prémios e outras coisas quejandas ficariam pelo caminho, mas de certeza que a tal remodelação não deixaria de se verificar a curto prazo. Em tempos andou por aqui um movimento separatista, mas morreu (?) e agora ... continuamos assim ou seja a balbuciar A E R O M O D E L I S M O porque cabeças coroadas desconhecedoras do que se passa na realidade optam por curvar-se até mais não com grande prejuizo da divulgação e desenvolvimento da modalidade. Um dia destes por certo a gente vê-se BONS VOOS EM SEGURANÇA C.Durães
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Boas
O calendário está lá: http://www.fpam.pt/Informacoes/Circulares/Ano2011/Calend%C3%A1rio%202012%20-%20%20Vers%C3%A3o%20FINAL.pdf Não é fácil de encontrar . Quanto ao resto, e não fazenda juízos, está aí mais uma hipótese de apresentar propostas com projecto e as pessoas chegarem à frente .
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Olá!
Mas não deveria estar bem á vista e acessivel? Quanto ao resto... é a conversa habitual para que nada mude e tudo continue na mesma! Uma resposta que só pode vir do actual "eco"Faria, doutras origens já estavamos todos habituados. BONS VOOS EM SEGURANÇA SÃO VOTOS QUE DIFICILMENTE AGORA PODEM SER CUMPRIDOS C.Durães PS.:tentei o "link indicado e só me apareceu uma página em branco!
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Caros,
Deixando de parte o tema da FPAM, para não entra em off-topic aqui neste dos "200m", pelo calendário acima vejo que a 19 de Maio, no Pinhal Novo, vai decorrer Taça Primavera Motopl. Elec. 2012 com organização APSIA. Isto é 200m ou outras modalides? Pode ser desta que finalmente experimente :) RS
Subject:
O link faz descarregar um ficheiro PDF.
Fica aqui em anexo para quem precisar.
Subject: Re: Fórmula "200m" - A “Magia” de apanhar térmicas
Afinal lá acabou por aparecer sendo a demora motivada pelo enorme nº de linhas de eventos!
C.Durães
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