gostava de lançar este tópico sobre helicopteros a turbina, assunto este um pouco delicado pela falta de informação e conhecimento da maioria dos helimodelistas contudo não deixa de ser intrigante e bastante intressante,(falo por mim)
abri este tópico para que consigamos aqui esboçar um heli a turbina desde os preços ao combustivel e a tudo o que é preciso para o montar e o por a voar
por isso conto com todos helimodelistas para o desenvolvimento deste tópico
apelo á colaboração da malta dos jactos que já teem experiencia
na area
há algumas perguntas que gostava de ter resposta por ex:
a partir de que medida (escala, tamanho ) se pode ou deve turbinar um heli ?
que material adicional ( electronica e afins) é necessário para turbinar um modelo ( neste caso um heli)
para já aqui fica uma turbina para heli
preço e modelo PHT2 / 3450, €
Combustível: Jet A1 querosene, petróleo
Dimensões: Comprimento aproximadamente 290 mm, largura 100 mm, altura cerca de 195 milímetros (com o eixo rotor principal 290 mm)
Rotor principal velocidade: ca 1400 1/min. 1400 1/min.
Torque: 16Nm
PS: foi das mais baratinhas que encontrei há mais barato por aí
offtopic : será que há na HK
Last edited by LUISX on Thu 28-05-2009, 17:18; edited 1 time in total
_________________ Enjoy RCMpt
Nelson
STAFF SERGEANT
O Mr. LuisX, isto e muita areia para a minha fragonete! ainda gora estou a começar nos nitro e electricos, mas estarei atento ao topico porque e muuuiito interesante
Este assunto sobre turbinas e mais para os mestres que a muitos anos estão neste hobby, muita experiencia e sabedoria, por exemplo o Mr. SergioR que no ano pasado esteve em mira com o heli JetCat se visse este topico eu e muitos de nos aguardaria por uma breve introdução ao que este assunto se refere, e não so como ao pessoal que possuem aviões a turbina para poderem explicar como funcionam tambem...
O problema e os preços €€€€ que tem estes "brinquedos" serios pois não e de cualquer maneira que se adquira sem saber como funcionam, e por outro lado requerem mais atenção em todos os sentidos, seja em segurança, afinação mecanica e electrica e configuração de software etc....
Last edited by LUISX on Sat 09-10-2010, 22:05; edited 1 time in total
_________________ Enjoy RCMpt
Nelson
STAFF SERGEANT
Cinseramente, no mundo do helimodelismo isto e obra de arte! espetaculo mesmo, e pena mesmo os preços e o que se tem de aprender para manipular bem o conceito de turbinas...
Cumps....
claudiotrex
MAJOR
o celestino tem isso no site dele , ele e que secalhar sabe informaçoes ....
pois é claudio já falei com o amigo cestino para dar uma ajuda a malta sobre este assunto dos helis a turbina
ao que ele me disse que era um pouco diferente este material para heli e avioes ou jatos, no entanto prometeu-me investigar junto dos
roscas turbinereiros informação para postar aqui por isso aguardemos
aproveito e fica a pagina da jetcat
Last edited by LUISX on Fri 29-05-2009, 0:24; edited 2 times in total
_________________ Enjoy RCMpt
LUISX
Administrador
mais umas fotos deta fez ao que me parece é um 90
_________________ Enjoy RCMpt
LUISX
Administrador
Evo 2s Zyclone
new powerful pod&boom version of the famous Zyclone. pod e lança nova poderosa versão do famoso Zyclone. Now designed for the brand new 2 stage system of JetCat ! Agora, concebidos para o novo sistema de 2 fases JetCat!
Best features: Melhores características:
- full aluminium carbon frame - Total de carbono moldura de alumínio
mas que excelente trabalho esse, é verdade fica mesmo bem um 90 a turbina e se for em escala melhor têm uns voos majestosos quanto a mim é lindo de ver, pena é essas turbinas mesmo as mais baratas ainda serem um pouco caras mas logo veremos o andar da carruagem (turbinas)
já reparas-te nesse video aí em cima um rex 700 igual ao teu a turbina
e como é tens voado por ai em Toronto conta coisas pá e bota ai umas fotos do 700 na neve
Um Grande Abraço Nelson
LUISX
_________________ Enjoy RCMpt
Nelson J
SENIOR AIRMAN
Excelente e' a palavra certa, acho que nunca vi outro assim com tanto detalho.
Ja vi que andas a pensar nas turbinas e e' giro
Fora do topico:
Com respeito aos meus voos, nao me perguntes , ontem Fo&*$#i um Extreme Flight Yak 54 50cc todo no primeiro voo, tanto cuidado que normalmente tenho, nao sei como levei aquilo para a pista com os ailerones trocados (nao, o comando nao falhou )e para melhor bateu na linha do comboio.
Agora temos muita verdura todo o Verao, nao estou com nenhuma preca para tirar essas fotos
Um grade abraco
Nelson
alex
AIRMAN BASIC
entao nelson já tens a fotos do yak para eu ver a maquina
hassane
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
hoje se eu ganhar no euromilhoes eu compro algum para mim!
Realmente luis as turbinas pa helicoptero são carotas começando na base dos 3500 euros ate no maximo 5500...e uma realidade que são peças formidaveis...mas n eskeçendo um facor:
A turbina supomos que custa 3500...exacto, agora o resto?
Para fazer um JetRanger XXL da vario o heli nunca fika a menos e 10000...sendo todo o resto do material marca VARIO...podem fazer um levantamento de custos de variadissiomos helis com turbina no proprio site da Vario, tudo bem que tamos a falar de 10000€ mas é a mior escala da vario estamos a falar nun rotor principal com 2.5 metros... e um heli que o rotor da-me pela cintura...
Em relação a acrobaticos turbinados voçes nunca tiram o performance dum turbinado como tiram de um nitro ou um electrico...bastando assim ver os videos...isto dito em relatorio por Lukas Riva e Janson Krause alem do mais os videos destacam-se
Para mim só tem uma vantagem...enquanto num TREX700 um galão de nitro 30% vai a vida em 6 voo's ou 7...e custa 30 euros...num turbinado o litro de kerosene anda ai na casa de 1.5 euro ja com oleo
a manutenção da turbina que é feita de 25 em 25 horas custa +/- 200 euros...2 rolamentos ceramicos e balanceamento...ja com portes para a jetcat "alemanha"
O investimento inicial e caro mas depoiis consumos relação preço/consumo n se torna assim tão caro manter um bicho daqueles até porque 25 horas de turbina a trabalhar é muito pa quem faz por exemplo 4 a 5 voo's por fim de semana da quase pa um ano
a Vario é um modelo/marca de topo e com muita qualidade sem duvidas nenhumas alias até sem ser a turbina são modelos carissimos mesmo em segunda mão a verdade é que os helis a turbina não são para todas as carteiras mas são os que proporcionam um voo mais real, hoje em dia já se vê uns Trex700 e outros a turbina cada vez as turbinas são mais baratas e mais pequenas penso que com 1500€ já se compra uma turbina no bigodes jetcat sendo esta uma da melhores marcas uma coisa que gostava de saber se alguem souber explicar era tudo o que é preciso para por uma turbina a trabalhar electronica e afins já pedi ao amigo bigodes para vir aqui explicar e ele dise que ia falar com uns amigos para lhe darem umas dicas em relação as turbinas vs Helis se calhar estav-se a referir a ti
abraço
_________________ Enjoy RCMpt
Mauro Galiado
AIRMAN BASIC
Boas
1500 euros só se for turbinas para Avião e em segunda mão porque n há nenhuma turbina da JetCat a custar esse valor nova...as mecanicas turbinadas para helicoptero da jet cat começam na casa dos 3500 euros novas com o hardware todo: Ecu, JSU, data bus, bomba, valvulas, filtros, festo fitings, bateria, e tubo festo 3 mm e 4 mm...isto mecanicas simplificadas...porque depoix a certos upgrades que a jetcat faz para estas mecanicas como travão de disco para rotor principal..apois para hardware, smoke pumps,,etc etc
E são turbinas de facil uso..como a ignição ser feita atravez de um simples botao no radio...tal como o arrefecimento após um shut down...e mesmo a montagem é bastante simples...
Quando se compra uma mecanica destas só tem de especificar-se ao fabricante qual as rpm's que queremos na cabeça,, porque é tudo controlado eletronicamente e n é á base de acelaração de stick
Tem de ser o fabricante a meter estes parametros porque a jetcat trabalha a base de electronica fechada á programação..ao contrario das outras...isto para evitar desastres
epah Mauro eu acho que tens razão a ver pelos preços as mais baratas devem ser mesmo para os asas fixas mas tinha ideia que o celestino uma vez tinha-me falado em 1500 € mas talvez fosse em segunda mão sim
quanto a : Ecu, JSU, data bus, bomba, valvulas, filtros, festo fitings, bateria, e tubo festo 3 mm e 4 mm..... é musica para os meus ouvidos
se não fosse pedir muito seria possivel desvendares aqui estes segredos de como funciona a turbina no heli e principlamente todo esse equipamento
desculpa mas é um assunto que muita pouca gente sabe em promenor e não posso perder esta oportunidade de te pedir para me explicares a mim e aqui ao pessoal do forum
desde já muito obrigado e mais uma vez bem vindo ao forum
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum