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tunes
AIRMAN
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Boas
Os motores a 4 tempos devem ou não ter a vela com corrente em rotações baixas ?
Sempre ouvi que sim, mas o que é certo é que também tenho visto a malta voar sem esse sistema e os motores não vão a baixo. Qual é a vossa opniao e se baseada em experiencias pessoais melhor.
Obrigado
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_________________ Apareçam no Caliz
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Eu diria mais o contrário, sempre houvi que não é preciso, de todo.
Mas que há artistas a fazer isso, sempre há. As vezes pode ser por pura vaidade, ou por causa de motores já velhinhos que não aguentam um bom relati, até pode ser falta de mão pra afinar, ou pode ser combustível foleiro, mas seja qual for o motivo que leva a fazerem isso, o que é certo é que não é acessório indispensável aos motores 4 tempos, e há milhares deles por ai por este mundo a funcionar sem assistência na vela.
Eu tenho aqui alguns, nunca usei assistência, mas por acaso tenho dois motores já velhotes (que comprei usados) que se me chatearem até são capazes de levar com assistência sim...
Portanto, devem ou não devem? Depende...
Mas que não precisam, não, não precisam... até a pouco tempo só um ou outro maluco que inventava... agora que há lojas com isso à venda, já é na onda do impinge que é mais uma venda...
Abcs,
JM
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Não uso nem nunca usei!
Os meus motores não se vão a baixo ao ralenti, basta ter uma boa afinação e um combustível razoável. (vela OS-F, Combustível com 10% nitro e óleo sintético com base de rícino)
Escusado será dizer que com esse sistema conseguimos um ralenti mais baixo (menos rotação), o que faz muito jeito se usarmos hélices grandes (tipo escala).
Abraço
Oliveira
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Last edited by oliveira on Sun 05-10-2008, 23:41; edited 1 time in total |
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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Oliveira,
Usas OS8 nos 4T????? Eu sempre compro as OSF, teoricamente é melhor pra eles, na prática não se confirma?
Abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Xiii....
Enganei-me ao escrever, mas já tá corrigido!
Embora já tenha usado uma OS-8 por não ter OS-F.
Os meus é tudo F.
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
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Abraço, Oliveira
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Moraes wrote ( View Post): ›
Eu diria mais o contrário, sempre houvi que não é preciso, de todo.
Mas que há artistas a fazer isso, sempre há. As vezes pode ser por pura vaidade, ou por causa de motores já velhinhos que não aguentam um bom relati, até pode ser falta de mão pra afinar, ou pode ser combustível foleiro, mas seja qual for o motivo que leva a fazerem isso, o que é certo é que não é acessório indispensável aos motores 4 tempos, e há milhares deles por ai por este mundo a funcionar sem assistência na vela.
Eu tenho aqui alguns, nunca usei assistência, mas por acaso tenho dois motores já velhotes (que comprei usados) que se me chatearem até são capazes de levar com assistência sim...
Portanto, devem ou não devem? Depende...
Mas que não precisam, não, não precisam... até a pouco tempo só um ou outro maluco que inventava... agora que há lojas com isso à venda, já é na onda do impinge que é mais uma venda...
Abcs,
JM
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Eu sou um dos artistas
E tas enganado Morais, quando eles são novos é que precisam, pois tem mais compressão e é mais dificil de aguentar o ralentim, á medida que vão tendo mais uso e a taxa de comp. vai diminuindo o ralentim suavisa e vai deixando de ser necessario o uso de ing. mas realmente não é fundamental ter ing. mas ajuda muito.
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tunes
AIRMAN
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Boas
Estava eu a falar com o meu amigo Carlos no outro dia e ele tinha uma teoria que eu concordo em pleno, o nitro nos motores a 4 tempos não é assim tão importante ou seja é verdade que o nitro da mais power pois assim o combustivel tem uma combustão mais forte, mas também é verdade que o nitro ajuda a manter o motor mais frio o que nos motores a 4 tempos pode prejudicar devido aos seus ciclos, fazendo com que se vao a baixo no relanti com mais facilidade.
Eu também numca usei nitro em nelhum motor quer 2 quer 4 tempos, mas que fazem milagres em motores mais cansados, la isso fazem.
Voltando a questão da velas é que eu estou a montar o cant z que comprei ao user pitagoras e os 3 motores a 4tempos ja ca estao em casa mas eu queria ter a certeza que nelhum dos motores das asas se cala-se em voo pois daria mais mao de obra para o trazer de volta daí a ideia de garantir isso com a assistencia na vela.
Abr.
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_________________ Apareçam no Caliz
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Moraes
MAJOR GENERALCurrently banned
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EPá, se é assim nem pensava duas vezes. 3 motores, convém ter sim assistência, sempre fica mais garantido.
E tem que mostrar à malta isso, é caso de uma reportagem fotográfica e em vídeo.
Abcs,
JM
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_________________ Bons Vôos
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Ó Moraes, fotos e video?!
tunes
A assintência é só para o ralenti!
Se fores para o ar com um motor sem assistência à vela, não tens problema se não meteres o motor ao ralenti!
Depois de meteres o stick uns pontos acima a assistência acaba e o motor fica a trabalhar normal, apenas quando metes o stick em baixo é que é acionada.
Quanto ao nitro não sou da mesma opinião, mas isso é outro assunto.
Abraço
Oliveira
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_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
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Abraço, Oliveira
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Nitro e 4T andam, de mãos dadas, plo menos a 10%.
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masterpower
STAFF SERGEANT
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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No meu caso quanto mais cm3 pior no ralentim, tenho um 52 que não leva assistencia e trabalha bem de qualquer maneira seja a direito ou invertido, o Saito boxer .60 só com assistencia e o 91 ate que trabalha mas parece que vai saltar fora do cool se liguar a assistencia suavisa logo.
á uns tempos atraz fiz a rodagem de um 48 FS e com 2 depositos tinha um relentim que ate metia inveja, pouco tempo depois foi a vez de rodar um 70 FS e ralentim de grilo só mesmo com assistencia, na minha opinião é que quanto mais cm3 pior o ralentim plo menos nas 1ª horas de uso depois a tendencia é a de melhorar
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tunes
AIRMAN
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OK
Vou ver em prencipio vou tentar sem assistencia se funcionar bem OK se não tenho de trazer os 7 kilos de aviao para baixo e não vai ser dificil
Depois meto umas fotos.
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_________________ Apareçam no Caliz
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Preacher
STAFF SERGEANT
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Alguem pode sugerir, onde comprar a OSF a menos de 12 euros por unidade?
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_________________ #782
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fpir
AIRMAN BASIC
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Olá a todos!
Ia eu perguntar se alguém tinha experiência em alimentação da vela em motores a 4 tempos quando me deparo , mesmo em cheio, com este post!!
Tenho um saito 82a, o meu primeiro 4 tempos, e não consigo manter o ralenti estável por muito tempo. Combustível cool power, 16% nitro e 20% óleo (referenciado no manual do motor). Já perdi muito tempo com a afinação e tenho quase a certeza que não é daí...
O que é um facto é que o motor está montado invertido, e quando viro o modelo ao contrário o ralanti muda imediatamente... para muito melhor....
Como já estou a ficar farto passou-me pela cabeça alimentar a vela.
Alguém sabe sugerir um sistema que conheça e do qual tenha boas impressões?
Sobre o pedido de sugestão do Preacher, conheço uma loja que vende as OS-F a 8,90 euros. Como não sei se posso colocar aqui o site envio-lhe uma PM. Se mais alguém estiver interessado é só dizer.
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AVIRODRI
SENIOR AIRMAN
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Olá Amigo Fpir,
Como é o saito está teimoso, secalhar necessita de mais uns litros de rodagem não!!!
Espero que essa máquina fique pronta rapidamente. Fico á espera por uma demonstração pelos céus de Mação.
Abraço
RA
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fpir
AIRMAN BASIC
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Olá , caro Avirodri!!
Tudo bem pelos ares de Mação?
A máquina está a voar! Tenho o saito montado no Bossanova, que lhe pega de sobra. O problema é mesmo a fiabilidade do ralenti. Até agora nunca se parou na aterragem, mas uma pessoa fica sempre com esse receio.
Agora manobras como deixar o avião descer sem motor e andar com muito pouco gas não dá muita confiança. Tens que estar muito atento e corta a confiança. Logo, corta também grande parte do prazer...!
Grandabraço
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Preacher
STAFF SERGEANT
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Por acaso também ando às voltas com a afinação de um Saito 82
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_________________ #782
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PAULO
LIEUTENANT COLONEL
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Voçes experimentem por mais uma anilha na vela, ao diminuir a taxa de comp. melhora o ralentim, utilizem isto nos primeiros tempos depois da rodagem, com o tempo já podem voltar a por normal, só com uma anilha.
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lumma
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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Um dos problemas que se depara nos motores, quando invertidos, é o encharcar da vela com o combustivel, ora num motor 4T isso é mais critico.
Se o motor é novo, as soluções aqui apresentadas são perfeitamente validas, 1º fazer mais uns depositos de rodagem e a 2ª de meter uma anilha na vela por uns tempos.
Sendo o motor já usado ou com a rodagem feita de mais uns depósitos, a solução passa mesmo por colocar a assistencia a vela.
S.M.O. esta é a minha.
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_________________ fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
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AVIRODRI
SENIOR AIRMAN
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Será que é disto que procuram
Click Aqui
dá para ter uma ideia do funcionamento da coisa
Abraço
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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??
AVIRODRI
Achas que é isto?! "A quicker, safer system for turning off gasoline engines"
Dá para adaptar mas.....
Procura por (Optogolw), acho que é assim que se chama.
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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AVIRODRI
SENIOR AIRMAN
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OK Oliveira, já cá não está quem falou
por acaso nunca tinha visto nada destas coisas, e pareceu-me ser qualquer coisa parecida com isso, mas pronto se não tem nada a ver ok.
Vou ver então o que será ao certo .
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jonhiebigodes
FIRST SERGEANT
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Assistencia, penso que não. Tenho um os 120 que pensava que precisasse, mas foi só uma má afinação e 10%, tive um ASP 80 a trabalhar a 5% velhinho que hoje em dia está nas mãos do Moraes, nunca presisou de assistencia de vela, e se ele é velhote, tinha um Saito 72 mais uma vez 5%, assistencia, zero, nunca me deixou ficar mal entreguei-o ao bruno, penso que ele também não precisou, penso que os motores precisam é de uma boa rodagem, valvulas vem afinadas, um bom combustivel de 10% ou 5 dependendo dos motores.
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_________________ Todos não somos demais para por ao mundo este hobbie que gostamos
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fpir
AIRMAN BASIC
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Acho que vou experimentar a dupla anilha na vela. Depois logo se vê...
Não vou poder contar brevemente se resultou ou não porque onde tenho o modelo em questão está a 250 Km e só lá vou daqui a um mês...
Se este post ainda estiver na ordem do dia dou notícias...
Obrigado a todos pelas ideias e opiniões!
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