RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
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Combustivel caseiro
 
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PáJó

Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 16:35   Post subject:  Combustivel caseiro Back to top 

Ola amigos

Tenho feito combustivel em casa mas com oleo de ricino, ouvi dizer que é melhor utilizar oleo sintético. Esse oleo sintetico é o que se utiliza nos automóveis ou é algum oleo especial?

cumps
P.Torres

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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
BRIGADIER GENERAL
PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 16:44   Post subject:   Back to top 

Não!!

Tem que ser um oleo para diluir com alcool, o dos automoveis é para gasolina e gasoleo.

Tens nos ex-revendedores da Shell ou numa casa de lubrificantes que comercialize oleos Shell o Racing M (Castor oil), é um oleo sintético com base de Rícino, mas sai caro! Cerca de 20€ litro.
A Castrol parece que também tem, mas não conheço.

Este tipo de oleo é mais indicado para motores de pistão com segmento, se for para motor ABC (sem segmento) talvez seja melhor deixar tar o Rícino.

Abraço
Oliveira

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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
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Abraço, Oliveira
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PáJó

Portugal
AIRMAN
AIRMAN
PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 16:52   Post subject:   Back to top 

OK amigo obrigado pela ajuda.Nunca costumava vir aos forum mas isto é uma maravilha para tirar duvidas.

cumps

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Gil

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 16:52   Post subject:   Back to top 

errr eu tb uso o classico 80%metanol, 20%ricino. O ricino é soluvel em alcool e é por isso é usado para fazer a mistura. o oleo sintetico Acho que é usado mais como um aditivo e não como um substituto do ricino. Mas dai que sei eu? só estou a aprender tb. :)Acho que depende tb do tipo de motor, 2t, 4t! electrico hihihi.
Quanto á pergunta, os oleos de carros são para motores a 4t a viscusidade é muito grande e não se dilui em metanol.

Espero ter ajudado e não aumentado as duvidas....

Abraço

_________________
See ya!
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Gil

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 16:53   Post subject:   Back to top 

xiiii demorei muito tempo, oliveira o dedo mais rapido do oeste Wink o da castrol é o Castrol M

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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
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PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 16:58   Post subject:  Re: Combustivel caseiro Back to top 

shotgun

Laughing Laughing Laughing

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major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
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PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 17:19   Post subject:   Back to top 

O óleo sintético adicionado serve como detergente, limpando os resíduos característicos deixados pelo óleo de ricinio.

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Moraes

Brazil European Union
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PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 18:15   Post subject:   Back to top 

E há imensos combustíveis só com óleos sintéticos, são mais limpos, os motores não ficam "amarelados" e castanhos com o tempo (ou ficam menos).

Há óleo específico de aeromodelismo e full sintético a venda (lembro de ver na Pombal Model), quem usa diz que não existe nada melhor, eu cá pra mim alinho.

O melhor destes é o Klotz, é full sintético e específico para aeromodelismo. Se quizerem um combustível premium feito em casa, é Klotz, Metanol e Nitro, há tudo à venda, e fica muito mais barato do que comprar combustível (sem falar que ficas mesmo à saber o que estás a meter no motor).

Abcs,

JM

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Bons Vôos
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oliveira

Portugal European Union
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PostPosted in this forum: Fri 05-09-2008, 18:28   Post subject:   Back to top 

Moraes

Os motores só ficam assim se o piloto for preguiçoso! Laughing

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Abraço, Oliveira
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PáJó

Portugal
AIRMAN
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PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 1:08   Post subject:  Re: Combustivel caseiro Back to top 

Wink poois é e eu sou um bocadinho preguiçoso, tenho os motores um bocadinho acastanhados Laughing

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LUISX

Portugal European Union
Administrador
Administrador
PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 1:22   Post subject:   Back to top 

Eu não percebo mto de motores e muito menos de oleos mas posso dizer que

nas motas de competição motores a dois tempos e com rotações maximas de 17.500 ao redline usava-se
100 % sintético nem podia ser menos manda o manual ( Honda cr 250 c.c. 57 cv 98 kg)

mas no caso de um motor a 2 tempos de promoção (Motor de série alterado)com rotações de 12.500 rpm no máximo o oleo já era semi-sintético

e que havia muita diferença de power dos motores de oleo para oleo havia.. Laughing

julgo que para alem de lubrificar tb é aditivo..

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oliveira

Portugal European Union
BRIGADIER GENERAL
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PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 1:50   Post subject:   Back to top 

Laughing

Não, nas motas é como nos carros, o óleo é no cárter, não é como os nossos que o óleo é junto ao combustível, a não ser as motas a mistura que o próprio combustível tinha que ter óleo também.
Nos motores ABC quando o motor aquece demais o Rícino faz com o motor pare, enquanto o sintético não, trabalha até colar, (portanto o sintético é mais tolerante que o rícino).

Já nos motores com segmento o Rícino é mau, pois o segmento acaba por colar no friso por causa da viscosidade, faz com que o pistão roce na camisa levando a um desgaste prematuro, por isso e mais umas cenas é que se deve usar apenas uma pequena percentagem de Rícino juntamente com o Sintético.
O 100% sintético com muito nitro ou vela quente não se deve usar, tanto o nitro como uma vela quente, adiantam o flash point, fazendo com que o óleo queime antes do tempo e perdendo assim qualidades lubrificantes, (numa comptição normalmente o pilotos querem é um bom lugar na classificação e usam óleos que lhes dê o máximo power. Laughing

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LUISX

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PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 11:33   Post subject:   Back to top 

Oliveira estas enganado ás motas a 4 tempos é que levam o oleo no carter

as Motas a dois tempos a mistura faz-se na gasolina

nas de série por autolube que é um deposito auxilar que faz mistura automática do oleo com a gasolina a 2,5% (11.500rpm)

e nas de competição faz-se directamente no deposito a 3 % 100 sintético (motores a 2 tempos 17.500rpm) 500 c.c. / 250 c.c. / 152 c.c. /80 c.c.

e ainda hoje é assim..

motorizadas tipo famel 17 e Sashe v5 é que levavam gasolina já com oleo naquelas bombas antigas...isso já não há Oliveira Laughing
lx

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masterpower

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PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 16:47   Post subject:  Re: Combustivel caseiro Back to top 

o oliveira anda um bocado fraco na mecânica ! Laughing quanto a pergunta inicial fazer combustivel em casa o ideal é realmente uzar o klotz como oleo tambem tens um da graupner que é exelente e mais barato que é o que uzo principalmente nos 4 tempos so uzo sintetico e estão rigorozamente novos basta fazer litros abrir um e comfirmar . mas cada uza o que se sente que mais lhe satizfaz !penso eu ! Wink até porque combustiveis de compra exelentes não falta para ai !!

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mas vale um avião no ar que um hangar a abarrotar !! Laughing Laughing Laughing
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oliveira

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PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 19:27   Post subject:   Back to top 

Bom, voçês lá sabem, mas as duas motas 50cc a dois tempos que tive para além de levar óleo na gasolina levavam no carter também Laughing, Mas pronto voçês lá sabem (se calhar nunca mudaram o óleo nas vossas Laughing)
Até a Scoter da minha Maria que é recente ( 98 ) de X em X kms tinha que mudar o óleo! Laughing

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masterpower

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PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 19:51   Post subject:  Re: Combustivel caseiro Back to top 

ehehhe o oliveira não me digas que não sabias que as motorizadas famel zundao etc com motor 2 tempos( mistura ) tinha óleo na caixa de velocidades deve ser esse que tu mudavas pois só se tens alguma com motor prototipo eheheh Laughing Laughing Laughing !

_________________
mas vale um avião no ar que um hangar a abarrotar !! Laughing Laughing Laughing
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oliveira

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PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 20:10   Post subject:   Back to top 

Era a isso que me estava a referir!!
O motor leva óleo dentro, voçês não estavam a perceber?
Ou será que tenho que por os pingos nos ii?
(para bom entendedor meia palavra basta) Laughing

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LUISX

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PostPosted in this forum: Sat 06-09-2008, 21:06   Post subject:   Back to top 

he´´he´´...Ok mas isso são motorizadas mas eu falava mesmo em Motas de 500 c.c. a 2 tempos essas tb levam oleo misturado com o combustivel a 100% sintetico e é cláro que tb levam oleo no carter...


mas fazer cumbustivel em casa é que era boa ideia..

lx

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oliveira

Portugal European Union
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PostPosted in this forum: Sun 07-09-2008, 2:16   Post subject:   Back to top 

LUISX wrote (View Post): › mas fazer cumbustivel em casa é que era boa ideia..


Porque é que não o fazes? Wink

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Moraes

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PostPosted in this forum: Sun 07-09-2008, 11:35   Post subject:   Back to top 

É algo que a malta dos aviões glow faz com alguma naturalidade... Na Siderurgia havia malta que nunca na vida usaria nada comprado pronto.

Mas Luis, eu nunca vi (mas não estou a dizer que não exista) ninguém fazer combustível pra helis, atenção que já houvi falar que os combustíveis pra heli têm aditivos especiais para o efeito, não sei se é boa idéia fazer (mas se calhar há pra ai a formula e os componentes).

Abcs,

JM

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vinvertido

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CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Tue 16-09-2008, 13:15   Post subject:  Re: Combustivel caseiro Back to top 

Pajó se os motores que utilizas sao 40 ou 46 utiliza à vontade oleo de ricino manda vir do vaz Pereira que eles levam-te a casa e pede também o Metanol eles tb tem Nitro. O que poupas em combustivel ao fim de seis mese podes de certeza comprar um motor novo, mas tb te digo ele com oleo de ricino nao tem desgaste maior que o sintetico o unico probleba é o cheiro que te deixa em casa ou no carro. Quanto ao after run após a utilização do motor compra um litro de mobil one que te da para varios anos espeta umas 10 a 12 gotas dentro do carburador e ai fica ele inibido até à proxima utilização.

sei que os preços sao mais ou menos
2L metanol 3€
1L Ricino 5€

1l combustivel fica-te a 2,05€ sem nitro o que faz funcionar mt bem um motor 40 ou 46

faz as contas e ve quanto poupas

se tiveres motores maiores ai a situação é diferente

_________________
Joao Silva
socio Aeromania
socio PCR
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major alvega

Nicaragua European Union
MAJOR GENERAL
MAJOR GENERAL
PostPosted in this forum: Tue 16-09-2008, 13:42   Post subject:   Back to top 

Para quem nãp saiba o que é o VAZ PEREIRA, aqui vai

Serviços Comerciais
Armazém e escritórios:
Quinta Verde, Lote 8, Fracção C
2120-001 Benavente


Atendimento a clientes
Encomendas:
Tel.: +351 263 517 714
Fax: +351 263 517 709
+351 263 517 712
vpvendas_AT_vazpereira.pt


Delegação Norte:

Rua de Sta. Catarina, nº 951, 3ºandar, Sala 2,
4000-455 Porto
Tel.: +351 222 089 948
Fax: +351 222 000 305
vpporto_AT_vazpereira.pt

Penso que esteja correcto Vinvertido

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PáJó

Portugal
AIRMAN
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PostPosted in this forum: Tue 16-09-2008, 20:26   Post subject: Beark ! Re: Combustivel caseiro Back to top 

Eu tenho onde comprar mas o oleo de ricino é numa farmacia e já me disseram que o oleo das farmacias tem adição de açucar o que não é muito saudavel para os motores, daí a minha pergunta sobre o oleo sintético.

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vinvertido

Portugal European Union
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
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PostPosted in this forum: Tue 16-09-2008, 21:59   Post subject:  Re: Combustivel caseiro Back to top 

manda vir do Vaz Pereira

_________________
Joao Silva
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LUISX

Portugal European Union
Administrador
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PostPosted in this forum: Wed 17-09-2008, 12:30   Post subject:   Back to top 

eu acho que deviamos aprofundar mais esta matéria....

só ainda não percebi porque se á malta a fazer combustivel para avioes a uma determinada percentagem qual é problema de fazer para helis até pq os heli consomem mais combustivel e era uma exelente ideia

luisx

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