|
Necessita de ajuda? |
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação?
Contacte-nos pelo email:
|
Quem está Online |
In total there are 39 users online :: 0 Registered, 39 Guests
Registered Users: None
[ View complete list ]
|
|
Aero Topicos |
|
|
Heli Topicos |
|
|
Compra & Venda |
|
|
| |
Author |
Message |
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
Ora viva amigos. Ja tinha vindo a este forum à alguns tempos, mas acabei por me esquecer do endereço e nunca mais ca vim. Finalmente encontrei e queria partilhar o meu novo aviao
Tenho 4 aviões, todos eles KIT's de madeira e por isso acabei por ser amante da construção de aviões, mas desta vez precisava de um desafio mais audaz. Peguei em fotos de alguns Yaks pela net, desenhei o aviao no computador, e resolvi por mãos à obra com roofmate (material usado em isolamentos termicos de casas). Eheh, só falta saber se ele voa mesmo. Está equipado com servos 9g (dos chineses), e estou a espera de um motor brushless 290W. Tem cerca de 85cm (envergadura), e pelas minhas contas pesará cerca de 600g (com bateria). Só falta mesmo saber se vai conseguir levantar voo
Aqui está ele:
E aqui está ele com o seu irmão mais velho, já com os ailerons no sitio:
|
Last edited by Scolpit on Sat 21-06-2008, 23:12; edited 1 time in total |
|
|
|
Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
|
Está obra!!! é "botar" proa ar!
Parabens
|
|
_________________ See ya!
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
Obrigado. Ja agora, qual o peso ideal para este tipo de modelos (deste tamanho)? O meu objetivo era conseguir na ordem dos 500g, mas parece que estava optimista demais!
|
|
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
|
|
oliveira
BRIGADIER GENERAL
|
Scolpit
Esse tipo de sistema de estabilizador horizontal, a meu ver não vai resultar, com esse sistema terias de ter um servo com bastante força e muito preciso, o melhor seria o sistema normal com o estabilizador fixo.
Não sei se já foi testado, mas se ainda não, vais ver que vais ter muita dificuldadde para voares a direito, o servo que usas não tem força e nunca irá ficar na mesma posição quando largas o stik.
A dica já vem tarde, mas só agora é que li o tópico.
Abraço
Oliveira
|
|
_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
Hmmm, ainda nao testei realmente... Vou experimentar assim, se nao der certo nunca é tarde para mudar. Ha-de levar quantos retoques forem precisos até acertar, eheh! O objectivo da construção deste avião é mais ver até a que ponto sou capaz de construir um aviao "sem instruções" Outra alteração que estou a ponderar fazer é usar 2 servos para os ailerons em vez de 1!
Estou mesmo desejoso de "mandar" isso para o ar, mas S.Pedro nao está a cooperar aqui para os lados dos Açores...
|
|
|
|
|
oliveira
BRIGADIER GENERAL
|
Uma coisa que podes fazer sem estragar nada e vai te dar outra performance ao modelo, é afiar os bordos de fuga das superfícies móveis, com os bordos assim rectos (quadrados) vão ter mais floter (não sei se é assim que se escreve) o que é prejudicial se deres gás nisso.
Usar dois servos pode ser bom como pode ser mau.
Pode ser bom no caso de esse servo não ter a força necessária para mover os ailerons com o modelo em grande velocidade.
Pode ser mau no caso de o modelo já estar pesado e com mais um servo mais pesado fica.
Já metes-te uma esmolinha na caixinha do São Bento e pedir para ele fechar a porta?!
Abraço
Oliveira
|
|
_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
Obrigado pelas dicas. Nem tinha pensado nisso do bordo de fuga, amanha se tiver tempo resolvo ja esse pormenor
|
|
|
|
|
_King_Pin_
LIEUTENANT COLONEL
|
|
Last edited by _King_Pin_ on Mon 23-03-2009, 16:51; edited 1 time in total |
_________________ No entender?
Olhar meu avatar! Pois.... claro... Isso mesmo....
|
|
|
oliveira
BRIGADIER GENERAL
|
Exactamente!!
|
|
_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
Ainda nao tive tempo. Isto nos Açores, é so praia, pesca e borga, eheh! E o vento continua
Só uma pergunta. No leme de subir e descer (desculpem nao saber o nome, só sei em ingles), devo afiar de forma a assemelhar-se ao perfil da asa? Vai ajudar?
|
|
|
|
|
oliveira
BRIGADIER GENERAL
|
Ajudar ajuda, mas não tens necessidade disso, até porque não tens espessura suficiente para o fazeres.
Basta apenas afiar os bordos, tanto a perfundidade como a deriva e ailerons.
Vou meter aqui uma cunha ao S. Bento!
Abraço
Oliveira
|
|
_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
Bem, ja foi para o ar, e 5 minutos depois despistou-se, lol! Afiei primeiro os lemes e de facto deve ter melhorado o voo, nao houve qualquer abanar de lemes nem nada do genero. Ainda precisa afinar algumas coisas. O centro de gravidade está demasiado para tras, ele tem tendencia a levantar o nariz em baixa velocidade. Os ailerons vou mesmo ter que por mais 1 servo porque aquele nao tem força, e quando vou mais depressa ele nem responde. Mas no fim de tudo até gostei do voo, nao estou habituado a voar com avioes tao pequenos e tao instaveis. Mas até tive tempo para fazer umas manobras engraçadas, e até fiz um hover, eheh!!
Realmente aquele leme de tras se tivesse uma parte fixa ia dar mais estabilidade, tive alguma dificuldade nesse aspecto e tinha que tar sempre a corrigir.
O melhor de tudo é mesmo ser muito facil de reconstruir. Com aquele material, é só pôr cola, e amanha está pronto Eheh
Infelizmente nao filmei porque fui voar um pouco a pressa, mas para a proxima quero ver se filmo
|
|
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
Foi hoje para o ar outravez, desta vez tive mais cautela para nao o partir nos primeiros 5 minutos. Ja com o CG melhorado, agora estou decidido a por 2 servos nos ailerons, e mudar o sistema do leme de perfundidade. Esgotei duas baterias de 1500mah e não se despistou, primeira vitoria, lolol!
Tal como prometido, aqui fica um dos voos em video
http://www.youtube.com/watch?v=f7CXZ06gxS4
|
|
|
|
|
oliveira
BRIGADIER GENERAL
|
Sempre temos avião!!
É isso, muda o estabilizador que vais ficar com o modelo muito mais estável.
Abraço e bons voos
Oliveira
|
|
_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
|
|
|
Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
|
grande pinta, Parabens.
Abraço
|
|
_________________ See ya!
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
Temos bião e constructor
Força, não percas a pica e continua que vais no bom caminho.
|
|
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
PAULO wrote ( View Post): ›
Temos bião e constructor
Força, não percas a pica e continua que vais no bom caminho.
|
É difícil não desanimar quando se é o único por aqui a praticar a modalidade Mas vai-se sobrevivendo...
Bem, já fiz as alterações, só é pena o vento que agora está a soprar a 30km/h. Quando acalmar vou "atirá-lo" ao ar, eheh.
Não quis desmanchar o sistema que tinha feito para o leme de profundidade, por isso tentei adaptar e fazer algo inovador... ou não, lol. Não sei se vai resultar, mas não me parece mal. Criticas são bem vindas...
http://www.youtube.com/watch?v=QShTCEGzwIw
|
|
|
|
|
AVIRODRI
SENIOR AIRMAN
|
Scolpit
Sim senhor, estou encantado, ao menos voa já é um bom principio.
Quanto a ânimos, não vale a pena desistir, nem pensar nisso tão pouco. Eu pelas minhas bandas sou praticamente o único mas como gosto muito voo sozinho quase sempre, mas mais vale só que mal acompanhado, não desfazendo dos que estão presentes de vez em quando. .
Parabéns pela iniciativa, nota 20 da minha parte.
Abraço e bons voos
|
|
|
|
|
oliveira
BRIGADIER GENERAL
|
Vontade de voar não lhe falta, até já dá ao rabo!
Tá porreiro, vai voar melhor com certesa!
Abraço
Oliveira
|
|
_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
Bem meus amigos, obrigado a todos pelas dicas que me foram dando. Hoje fui voar e parecia que estava a pilotar outro avião. Muito mais estável, sem comparação possível. Faz invertido até acabar a bateria sem qualquer problema, loopings, rolls, etc é a brincar... Fiquei espantado com a diferença. Mesmo a baixas velocidades ele comporta-se muito bem.
Só um pequeno problema, quando tento fazer looping muito apertado ele tem tendência a cair para um dos lados, é normal? Tem alguma coisa a ver com o facto de ser avião de asa baixa? É que isso com os meus outros aviões nunca aconteceu...
Obrigado e aqui fica o primeiro voo do dia...
http://www.youtube.com/watch?v=hn5VkQc6whw
|
|
|
|
|
oliveira
BRIGADIER GENERAL
|
Só um pequeno problema, quando tento fazer looping muito apertado ele tem tendência a cair para um dos lados, é normal? Tem alguma coisa a ver com o facto de ser avião de asa baixa? É que isso com os meus outros aviões nunca aconteceu...
Não, não é normal.
Não tem nada haver com o ser asa baixa.
Isso pode ter vário factores, um deles é o CG transversal que pode não estar correcto.
Outro, é a perfundidade que sobe mais de um lado que o outro, devido ao material usado ou por usares apenas um servo num dos lados.
Outro, são os estabilizadores que não estão bem alinhados com a asa.
Outro é dederência que por vezes tem tendência a fazer o que não se deve, geralmente quando temos os sticks muito sensiveis.
Não me lembro de mais nada.
O melhor será não apertares muito os lopings.
Deu para ver no video que voas tipo voo circular!
Voa sempre na tua frente e com o sol nas costas se possivel.
Coitado do cameraman!
E pronto, agora é trabalhar para a decoração.
|
|
_________________
CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
O cameraman e' a minha namorada, coitada, ja estava tonta!!
Eu voo bastante em circular... Talvez porque da única vez que vi pessoas a voar com aeromodelos estavam a voar assim, lol... Nem sabia que isso era considerado um estilo, pensei que era normal, eheh. Quanto aos loopings, tendo em conta que o aviao e' coisa caseira, vai ser dificil descobrir o problema! Nao vira bruscamente para os lados, so um bocadinho, mas no entanto achei estranho por isso decidi perguntar! Nem reparei se acontecia para os dois lados ou so para um. Proximo voo vou tirar isso a limpo...
|
|
|
|
|
Scolpit
STAFF SERGEANT
|
|
|
major alvega
MAJOR GENERAL
|
Apontado para a frente nunca é a melhor solução, mas está mesmo assim impecável, parabéns
|
|
|
|
|
|
Topicos Relacionados:
Forum |
Topics |
Replies |
Author |
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
|
| |
| |