|
Necessita de ajuda? |
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação?
Contacte-nos pelo email:
|
Quem está Online |
In total there are 39 users online :: 0 Registered, 39 Guests
Registered Users: None
[ View complete list ]
|
|
Aero Topicos |
|
|
Heli Topicos |
|
|
Compra & Venda |
|
|
| |
Author |
Message |
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
Vou começar a construção de mais um pássaro, desta feita vai ser um Hawker Typhoon MK.1B, um Warbird da década de quarenta portanto referente à 2ªGG.
O avião vai ser feito a partir de plano, da revista RCM&E numa edição especial e que foi gentilmente cedido por um amigalhaço aeromodelista cá do fórum.
Em relação ao plano este teve de ser aumentado em 15% para poder corresponder ás medidas que nos davam, começando plo spiner que teria de ter 10cm e que no plano só tinha 9cm, com as rodas do trem principal que teriam de ter 10cm de diâmetro e no plano só apresentavam 9cm, por estes motivos teve de levar este pequeno aumento para poder ter acesso a materiais standard, daí o avião ter passado de 1.47m para 1.66m de envergadura.
Por já ter tido algumas experiências (não muito boas) na construção deste tipo de aviões, escalas, antes de começar a construção verifiquei a área alar, que me deu cerca de 4200 cm2, um bocado curta para aquilo que pretendo fazer, daí a 2ª alteração ao plano aumentei em cerca de 8% a corda das asas, nada de especial tendo em conta que as mesmas passaram de 37.5cm de corda para 41.5cm, isto na nervura maior porque na mais pequena o aumento foi de apenas 1cm, não é isto que o vai fazer menos escala e também não vai alterar o peso final e a área alar passou para perto de 4900cm2, o que vai fazer toda a diferença em termos de carga alar.
Na construção deste tipo de aviões eu tenho por habito adquirir um Kit 1/72 do respectivo modelo, é uma grande ajuda, como os Kit’s são fieis nas medidas e pormenores, é só utilizar a regra de 3 simb. e a escala está garantida tal como os pormenores: tamanho dos flaps, dos aileronos, leme de profundidade, dimensões dos trens, medida da canopi, etc., como podem ver para se fazer um escala minimamente detalhado este kit 1/72 é seguramente uma boa ajuda, há ainda o pormenor da decoração que está também assegurada com o Kit, pois este traz 2 tipos de pintura e respectivas marcas de esquadrões, neste caso estou a pensar usar a pintura usada no desembarque do dia D na Normandia: na parte sup.da fus. um camuflado cinza escuro mais verde escuro, na parte inferior um cinza claro com as respectivas faixas a preto e branco características do dia D.
Este avião vai ser todo construído em balsa e depois é fibrado a manta de 25gr, as asas vão ter nervuras de 3mm de balsa e CP leve de 3mm na zona dos trens, as restantes nervuras serão de 2 / 2.4mm, a asa vai ser forrada a balsa de 1.5mm.
Na fuselagem vou usar balsa de 2 / 2.4 mm para as cavernas para ser forrada a balsa de 2mm.
Já tenho praticamente todo o material necessário para a construção deste avião:
-motor que vai ser um OS 91 4T
-mecanismo de retracteis pneumáticos da Robart
-molde da canopi em pinho
-toda a electrónica, cerca de 7 ou 8 servos sendo 1 ou 2 de 13kg (profundidade e flaps) e 2 de 6kg para os ailerons sendo os restantes standard.
Só não tenho é as rodas do trem principal e a madeira, que vou comprando a miúdo consoante as necessidades.
Vou começar a construção pelas asas, que neste avião têm uma particularidade, têm duplo diedro e por isso são divididas em 3 partes: a central pla qual vou começar, que é uma secção com cerca de 70cm sem diedro e toda plana no intradorso e as restantes 2 partes exteriores onde vai levar o diedro, tipo Corsair, mas não tão acentuado.
A minha ideia é conseguir pôr nesta parte central todo o mecanismo dos trens, ou seja os trens propriamente ditos e todos os mecanismos necessários ao seu funcionamento: botija de ar comprimido, válvula de comando, servo e tomada de ar, assim quando se tira a asa ao avião só se tem de ligar/desligar o servo sem ser necessário andar a ligar/desligar tubos de ar comprimido que eu acho pouco pratico e não muito saudável para a fiabilidade do sistema.
|
|
|
|
|
virtual1
CHIEF MASTER SGT
|
Olá PAULO;
Estive a ler o teu topico pois eu tenho esse modelo á escala com motor a gasolina ( 50cc ) só falta uns pequenissimos acabamentos ,meter a electrónica e a pintura.
Força ,espero ver a montagem e ver no ar a voar.
Um abraço
virtual1
|
|
|
|
|
labinante
STAFF SERGEANT
|
Sim senhor amigo Paulo bom trabalho e espero que corra tudo bem, para o ver-mos dentro de pouco tempo no ar.
Se o amigo me puder dispensar os planos eu gostaria de os ter para futura construcção. Aqui fica o meu pedido.
Bons Voos e boa obra
Um abraço
Labinante
|
|
|
|
|
Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
|
youppppyy Paulo está de volta, vou já buscar o bloco de apontamento e afiar o lapis!!! Bestial força ai Paulo
Ps. como está o pitts?
|
|
|
|
|
lumma
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Este Paulo, marcou e começou na data prevista
Já estava ansioso por esta construção
|
|
_________________ fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
Gil wrote ( View Post): ›
youppppyy Paulo está de volta, vou já buscar o bloco de apontamento e afiar o lapis!!! Bestial força ai Paulo
Ps. como está o pitts?
|
Epá o Pitts só falta pintar capo, apoios de asas, trens e plainites, como é tudo a vermelho nem há crise o problema é o peso para aquele motor, está com 3,800Kg anda plos 75G/dm2 nem é muito, o motor é que não deve levantar aquela tralha toda por isso e por enquanto vai ficar no estaleiro a espera de um motor mais potente.
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
lumma wrote ( View Post): ›
Este Paulo, marcou e começou na data prevista
Já estava ansioso por esta construção
|
Podes começar a tirar apontamentos e estreamos os 2 ao mesmo tempo.
Fazemos correções um ao outro e a coisa vai sobre rodas.
Que é que me dizes á ideia?
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
virtual1 wrote ( View Post): ›
Olá PAULO;
Estive a ler o teu topico pois eu tenho esse modelo á escala com motor a gasolina ( 50cc ) só falta uns pequenissimos acabamentos ,meter a electrónica e a pintura.
Força ,espero ver a montagem e ver no ar a voar.
Um abraço
virtual1
|
Atão e tamos a espera do quê pa por a bomba pronta
Avião como este não fica em lista de espera, é para começar e só se para quando apareçe o fundo ao tacho!
Tenho ou não tenho razão.
abcs
|
|
|
|
|
virtual1
CHIEF MASTER SGT
|
Pos é ,mas o tempo é pouco e o que resta é para os jjjj.
Já o tenho á 5 anos. È do tamanho do que tu já conheces F4U - CORSAIR.
virtual1
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
virtual1 wrote ( View Post): ›
Pos é ,mas o tempo é pouco e o que resta é para os jjjj.
Já o tenho á 5 anos. È do tamanho do que tu já conheces F4U.
virtual1
|
Ah assim sim já é bem grandote,
agora o preferir os jjjjj aos corta palha essa é que eu não entendo, mas enfim, ele há gostos para tudo
Ps:Esta sexta feira dia 25 na Ota, aconteceu um imprevisto, um F84, plo que eu soube pouca coisa ficou inteira, é pena, estava muito bonito, e logo é um dos poucos jatos que gosto.
|
|
|
|
|
virtual1
CHIEF MASTER SGT
|
Eu tive conhecimento em COIMBRA logo após o acidente foi um P33 ficou todo derretido.
São coisas do oficio.Eu já estou preparado para o que der e vier.
virtual1
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
É foi esse T33, como a pintura é semelhante ao F84 que está logo á entrada fiz confusão.
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
Mais umas fotos, agora com o começo da montagem de metade da parte central das asas.
É uma montagem delicada que requer muito cuidado, para a asa não ficar torcida tive de calçar as nervuras junto ao bordo de fuga mas antes do começo dos flapes, para estas ficarem todas alinhadas com o seu eixo, esta operação foi feita com um nivel agarrado a cada nervura, neste momento nada está colado, pois ainda falta aligeirar e marcar mais longarinas.
|
|
|
|
|
virtual1
CHIEF MASTER SGT
|
Paulo;
Estou a gostar,da tua obra prima.
Força....
virtual1
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
Vai dar muito trabalho mas como é grandito acaba por facilitar em algumas coisas, pode-se por as mãos à vontade que há espaço para tudo, parecendo que não torna-se muito mais facil fazer um avião pro maiorzito, pareçe que cabe tudo sem grandes complicações.
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
O trabalho continua, pouca coisa foi feita mas foi com calma para não haver azares, foram aplicadas todas as longarinas mais os apoios em V para a fixação da parte exterior do que resta da asa e foram colocados no sitio os apoios do trem de aterragem, só fica a faltar a parte do emagrecimento das nervuras.
Eu só estou a trabalhar na parte dirª da asa, por isso nada esta colado pois vou ter de passar todas as medidas tanto das long. como dos trens e os furos de emagre. para as nervuras do lado esqº.
|
|
|
|
|
Gil
COMMAND CHIEF MASTER SGT
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
Pois, mas olha que não é pêra doce, mas tenho uma grande ajuda, disponho de umas dezenas de fotos do avião real que está em exposição num museu em Inglaterra e ainda melhor, da construção de um igual, o que parece que não me vai tirando algumas duvidas de vez em quando, de realçar o tamanho, apenas um bocadito (ligeiramente) maior que o meu
|
|
|
|
|
virtual1
CHIEF MASTER SGT
|
Paulo:
Estive a ver na foto da asa ,tu estás a por madeira de pinho a mais tem cuidado com o peso este modelo já em si é pesado.Se necessitares de veres o meu trambolho é combinar-mos o dia e hora, como também uma revista que eu tenho.
Força
virtual1
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
Só vou usar pinho na parte central da asa, as longarinas das outras metades vão ser em balsa, mas posso sempre trocar as longarinas posteriores realmente bem vistas as coisas só no enfiamento do trem é que é necessario reforçar, já tomei nota, quando for a fechar a asa ponho as de trás em balsa.
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
Com muita calma foi feita a colagem do lado dirº do centro da asa.
Antes da colagem passei tudo (penso eu), para as respectivas nervuras do lado esqº, desde os furos de aligeiramento assim como os sitios de passagem das longarinas e como se tem de dar ouvidos aos mais velhos nestas andanças, todas as longarinas de pinho da parte posterior da asa foram substituidas por balsa, mais uma vez obrigado Virtual.
|
|
|
|
|
ruben
STAFF SERGEANT
|
Olá Paulo,
Meus parabéns por mais uma fantástica construção de um belo avião.
Estou a segui-la atentamente porque o detalhe que colocas na construção e os métodos utilizados, servem para aprender imenso.
Embora eu saiba que é um trabalho acrescido fotografar e postar o progresso da construção, não pares por favor. Os teus posts ultimamente são dos poucos motivos que me fazem visitar o forum.
Grande abraço e força !
Ruben
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
ruben wrote ( View Post): ›
Olá Paulo,
Meus parabéns por mais uma fantástica construção de um belo avião.
Estou a segui-la atentamente porque o detalhe que colocas na construção e os métodos utilizados, servem para aprender imenso.
Embora eu saiba que é um trabalho acrescido fotografar e postar o progresso da construção, não pares por favor. Os teus posts ultimamente são dos poucos motivos que me fazem visitar o forum.
Grande abraço e força !
Ruben
|
Olá Ruben, tudo bem?
"Os teus posts ultimamente são dos poucos motivos que me fazem visitar o forum"
Por acaso já tinha reparado que ultimamente tens andado um pouco afastado mas não penses assim, porque a malta tambem gosta de construir e tu quanto a mim tens muito para ensinar, podes não trabalhar muito em balsa mas sei que trabalhas e bem em Depron, o que tambem é util pois há muita malta por aí a trabalhar nesse material, podem é não divulgar aqui o que constroem, mas que os há, há.
Por isso, não desanimes, dá a volta, e trata de chatear aqui o pessoal com construções.
Abraço
Paulo Mendes
|
|
|
|
|
PAULO
LIEUTENANT COLONEL
|
Depois da colagem feita e tirados todos os pesos e elasticos é este o aspecto da coisa.
Vou utilizar ainda um tubo feito a partir de balsa de 1.5mm que vai servir para passar os fios dos servos e do ar comprimido para os retrácteis, este tubo foi moldado em água e enrrolado num varão de 12mm para ganhar forma, foi colado a ciano e envolto em fio de nylon para não abrir, está com uma boa resistencia e nada pesado, vai servir bem para o efeito.
|
|
|
|
|
virtual1
CHIEF MASTER SGT
|
Paulo, na foto 158 dizes que vais colocar o depósito de ar na asa.Nunca esse depósito será ou serão colocados na asa,mas sim na fuselagem a contrabalançar o CG .Tu é que vez o melhor para ti,é só uma sugestão minha,.
Força um abraço
virtual1
|
Last edited by virtual1 on Wed 14-05-2008, 22:42; edited 1 time in total |
|
|
|
|
Topicos Relacionados:
Forum |
Topics |
Replies |
Author |
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
|
| |
| |