RCMPT - Aeromodelismo em Portugal
     
Go to top
Home • Forum • Check your PM • Register • Log in
Go to top
 
             
Navegação
Index of the forum.Forum
Go to the homepageNoticias e Eventos
Provas e ResultadosProvas

Check events posted in the forumCalendario
Read the rules of this websiteRegras

Frequently Asked Questions.FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 39 users online ::
0 Registered,
39 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23


Construção do Hawker Typhoon MK.1B
 
View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic
Share
Author Message
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 19:11   Post subject:  Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Vou começar a construção de mais um pássaro, desta feita vai ser um Hawker Typhoon MK.1B, um Warbird da década de quarenta portanto referente à 2ªGG.
O avião vai ser feito a partir de plano, da revista RCM&E numa edição especial e que foi gentilmente cedido por um amigalhaço aeromodelista cá do fórum.
Em relação ao plano este teve de ser aumentado em 15% para poder corresponder ás medidas que nos davam, começando plo spiner que teria de ter 10cm e que no plano só tinha 9cm, com as rodas do trem principal que teriam de ter 10cm de diâmetro e no plano só apresentavam 9cm, por estes motivos teve de levar este pequeno aumento para poder ter acesso a materiais standard, daí o avião ter passado de 1.47m para 1.66m de envergadura.
Por já ter tido algumas experiências (não muito boas) na construção deste tipo de aviões, escalas, antes de começar a construção verifiquei a área alar, que me deu cerca de 4200 cm2, um bocado curta para aquilo que pretendo fazer, daí a 2ª alteração ao plano aumentei em cerca de 8% a corda das asas, nada de especial tendo em conta que as mesmas passaram de 37.5cm de corda para 41.5cm, isto na nervura maior porque na mais pequena o aumento foi de apenas 1cm, não é isto que o vai fazer menos escala e também não vai alterar o peso final e a área alar passou para perto de 4900cm2, o que vai fazer toda a diferença em termos de carga alar.
Na construção deste tipo de aviões eu tenho por habito adquirir um Kit 1/72 do respectivo modelo, é uma grande ajuda, como os Kit’s são fieis nas medidas e pormenores, é só utilizar a regra de 3 simb. e a escala está garantida tal como os pormenores: tamanho dos flaps, dos aileronos, leme de profundidade, dimensões dos trens, medida da canopi, etc., como podem ver para se fazer um escala minimamente detalhado este kit 1/72 é seguramente uma boa ajuda, há ainda o pormenor da decoração que está também assegurada com o Kit, pois este traz 2 tipos de pintura e respectivas marcas de esquadrões, neste caso estou a pensar usar a pintura usada no desembarque do dia D na Normandia: na parte sup.da fus. um camuflado cinza escuro mais verde escuro, na parte inferior um cinza claro com as respectivas faixas a preto e branco características do dia D.
Este avião vai ser todo construído em balsa e depois é fibrado a manta de 25gr, as asas vão ter nervuras de 3mm de balsa e CP leve de 3mm na zona dos trens, as restantes nervuras serão de 2 / 2.4mm, a asa vai ser forrada a balsa de 1.5mm.
Na fuselagem vou usar balsa de 2 / 2.4 mm para as cavernas para ser forrada a balsa de 2mm.
Já tenho praticamente todo o material necessário para a construção deste avião:
-motor que vai ser um OS 91 4T
-mecanismo de retracteis pneumáticos da Robart
-molde da canopi em pinho
-toda a electrónica, cerca de 7 ou 8 servos sendo 1 ou 2 de 13kg (profundidade e flaps) e 2 de 6kg para os ailerons sendo os restantes standard.
Só não tenho é as rodas do trem principal e a madeira, que vou comprando a miúdo consoante as necessidades.
Vou começar a construção pelas asas, que neste avião têm uma particularidade, têm duplo diedro e por isso são divididas em 3 partes: a central pla qual vou começar, que é uma secção com cerca de 70cm sem diedro e toda plana no intradorso e as restantes 2 partes exteriores onde vai levar o diedro, tipo Corsair, mas não tão acentuado.
A minha ideia é conseguir pôr nesta parte central todo o mecanismo dos trens, ou seja os trens propriamente ditos e todos os mecanismos necessários ao seu funcionamento: botija de ar comprimido, válvula de comando, servo e tomada de ar, assim quando se tira a asa ao avião só se tem de ligar/desligar o servo sem ser necessário andar a ligar/desligar tubos de ar comprimido que eu acho pouco pratico e não muito saudável para a fiabilidade do sistema.

Download Post   
virtual1

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 19:40   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Olá PAULO;
Estive a ler o teu topico pois eu tenho esse modelo á escala com motor a gasolina ( 50cc ) só falta uns pequenissimos acabamentos ,meter a electrónica e a pintura.



Força ,espero ver a montagem e ver no ar a voar.

Um abraço

virtual1

Download Post   
labinante

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 20:19   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Very Happy
Sim senhor amigo Paulo bom trabalho e espero que corra tudo bem, para o ver-mos dentro de pouco tempo no ar.
Se o amigo me puder dispensar os planos eu gostaria de os ter para futura construcção. Aqui fica o meu pedido.
Bons Voos e boa obra
Um abraço
Labinante
Laughing

Download Post   
Gil

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 21:08   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

youppppyy Laughing Paulo está de volta, vou já buscar o bloco de apontamento e afiar o lapis!!! Wink Bestial força ai Paulo
Ps. como está o pitts?

Download Post   
lumma

Portugal
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 21:15   Post subject:   Back to top 

Este Paulo, marcou e começou na data prevista Very Happy
Já estava ansioso por esta construção Very Happy

_________________
fórum- - do Lat. forum
s. m., foro;reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público;seminário; congresso; encontro.
Já agora, em termos cibernáuticos, 'fórum' não é a mesma coisa que 'chatroom'
Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 21:19   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Gil wrote (View Post): › youppppyy Laughing Paulo está de volta, vou já buscar o bloco de apontamento e afiar o lapis!!! Wink Bestial força ai Paulo
Ps. como está o pitts?


Epá o Pitts só falta pintar capo, apoios de asas, trens e plainites, como é tudo a vermelho nem há crise o problema é o peso para aquele motor, está com 3,800Kg anda plos 75G/dm2 nem é muito, o motor é que não deve levantar aquela tralha toda por isso e por enquanto vai ficar no estaleiro a espera de um motor mais potente.

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 21:22   Post subject:   Back to top 

lumma wrote (View Post): › Este Paulo, marcou e começou na data prevista Very Happy
Já estava ansioso por esta construção Very Happy


Podes começar a tirar apontamentos e estreamos os 2 ao mesmo tempo. Laughing Laughing
Fazemos correções um ao outro e a coisa vai sobre rodas.
Que é que me dizes á ideia?

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 21:41   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

virtual1 wrote (View Post): › Olá PAULO;
Estive a ler o teu topico pois eu tenho esse modelo á escala com motor a gasolina ( 50cc ) só falta uns pequenissimos acabamentos ,meter a electrónica e a pintura.



Força ,espero ver a montagem e ver no ar a voar.

Um abraço

virtual1


Atão e tamos a espera do quê pa por a bomba pronta Shocked
Avião como este não fica em lista de espera, é para começar e só se para quando apareçe o fundo ao tacho! Cool
Tenho ou não tenho razão. Laughing Laughing


abcs

Download Post   
virtual1

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 21:59   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Pos é ,mas o tempo é pouco e o que resta é para os jjjj.
Já o tenho á 5 anos. È do tamanho do que tu já conheces F4U - CORSAIR.



virtual1

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 22:30   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

virtual1 wrote (View Post): › Pos é ,mas o tempo é pouco e o que resta é para os jjjj.
Já o tenho á 5 anos. È do tamanho do que tu já conheces F4U.



virtual1



Ah assim sim já é bem grandote,
agora o preferir os jjjjj aos corta palha essa é que eu não entendo, mas enfim, ele há gostos para tudo priest Laughing Laughing Laughing


Ps:Esta sexta feira dia 25 na Ota, aconteceu um imprevisto, um F84, plo que eu soube pouca coisa ficou inteira, é pena, estava muito bonito, e logo é um dos poucos jatos que gosto.

Download Post   
virtual1

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 22:51   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Eu tive conhecimento em COIMBRA logo após o acidente foi um P33 ficou todo derretido.
São coisas do oficio.Eu já estou preparado para o que der e vier.



virtual1

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 29-04-2008, 23:26   Post subject:   Back to top 

É foi esse T33, como a pintura é semelhante ao F84 que está logo á entrada fiz confusão.

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 07-05-2008, 22:16   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Mais umas fotos, agora com o começo da montagem de metade da parte central das asas.
É uma montagem delicada que requer muito cuidado, para a asa não ficar torcida tive de calçar as nervuras junto ao bordo de fuga mas antes do começo dos flapes, para estas ficarem todas alinhadas com o seu eixo, esta operação foi feita com um nivel agarrado a cada nervura, neste momento nada está colado, pois ainda falta aligeirar e marcar mais longarinas.

Download Post   
virtual1

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 07-05-2008, 22:49   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Paulo;
Estou a gostar,da tua obra prima.
Força....


virtual1

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 07-05-2008, 23:03   Post subject:   Back to top 

Vai dar muito trabalho mas como é grandito acaba por facilitar em algumas coisas, pode-se por as mãos à vontade que há espaço para tudo, parecendo que não torna-se muito mais facil fazer um avião pro maiorzito, pareçe que cabe tudo sem grandes complicações.

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Sat 10-05-2008, 14:25   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

O trabalho continua, pouca coisa foi feita mas foi com calma para não haver azares, foram aplicadas todas as longarinas mais os apoios em V para a fixação da parte exterior do que resta da asa e foram colocados no sitio os apoios do trem de aterragem, só fica a faltar a parte do emagrecimento das nervuras.
Eu só estou a trabalhar na parte dirª da asa, por isso nada esta colado pois vou ter de passar todas as medidas tanto das long. como dos trens e os furos de emagre. para as nervuras do lado esqº.

Download Post   
Gil

Portugal
COMMAND CHIEF MASTER SGT
COMMAND CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sat 10-05-2008, 21:16   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked sem palavras... demais

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Sat 10-05-2008, 22:40   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Pois, mas olha que não é pêra doce, mas tenho uma grande ajuda, disponho de umas dezenas de fotos do avião real que está em exposição num museu em Inglaterra e ainda melhor, da construção de um igual, o que parece que não me vai tirando algumas duvidas de vez em quando, de realçar o tamanho, apenas um bocadito (ligeiramente) maior que o meu

Download Post   
virtual1

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Sat 10-05-2008, 23:27   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Paulo:
Estive a ver na foto da asa ,tu estás a por madeira de pinho a mais tem cuidado com o peso este modelo já em si é pesado.Se necessitares de veres o meu trambolho é combinar-mos o dia e hora, como também uma revista que eu tenho.

Força

virtual1

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Sat 10-05-2008, 23:36   Post subject:   Back to top 

Só vou usar pinho na parte central da asa, as longarinas das outras metades vão ser em balsa, mas posso sempre trocar as longarinas posteriores realmente bem vistas as coisas só no enfiamento do trem é que é necessario reforçar, já tomei nota, quando for a fechar a asa ponho as de trás em balsa.

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Tue 13-05-2008, 23:05   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Com muita calma foi feita a colagem do lado dirº do centro da asa.
Antes da colagem passei tudo (penso eu), para as respectivas nervuras do lado esqº, desde os furos de aligeiramento assim como os sitios de passagem das longarinas e como se tem de dar ouvidos aos mais velhos nestas andanças, todas as longarinas de pinho da parte posterior da asa foram substituidas por balsa, mais uma vez obrigado Virtual.

Download Post   
ruben

Portugal
STAFF SERGEANT
STAFF SERGEANT
PostPosted in this forum: Wed 14-05-2008, 0:07   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Olá Paulo,

Meus parabéns por mais uma fantástica construção de um belo avião.

Estou a segui-la atentamente porque o detalhe que colocas na construção e os métodos utilizados, servem para aprender imenso.
Embora eu saiba que é um trabalho acrescido fotografar e postar o progresso da construção, não pares por favor. Os teus posts ultimamente são dos poucos motivos que me fazem visitar o forum.

Grande abraço e força !
Ruben

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 14-05-2008, 10:14   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

ruben wrote (View Post): › Olá Paulo,

Meus parabéns por mais uma fantástica construção de um belo avião.

Estou a segui-la atentamente porque o detalhe que colocas na construção e os métodos utilizados, servem para aprender imenso.
Embora eu saiba que é um trabalho acrescido fotografar e postar o progresso da construção, não pares por favor. Os teus posts ultimamente são dos poucos motivos que me fazem visitar o forum.

Grande abraço e força !
Ruben


Olá Ruben, tudo bem?

"Os teus posts ultimamente são dos poucos motivos que me fazem visitar o forum"


Por acaso já tinha reparado que ultimamente tens andado um pouco afastado mas não penses assim, porque a malta tambem gosta de construir e tu quanto a mim tens muito para ensinar, podes não trabalhar muito em balsa mas sei que trabalhas e bem em Depron, o que tambem é util pois há muita malta por aí a trabalhar nesse material, podem é não divulgar aqui o que constroem, mas que os há, há.
Por isso, não desanimes, dá a volta, e trata de chatear aqui o pessoal com construções. Laughing Laughing Laughing


Abraço
Paulo Mendes

Download Post   
PAULO

Portugal
LIEUTENANT COLONEL
LIEUTENANT COLONEL
PostPosted in this forum: Wed 14-05-2008, 14:01   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Depois da colagem feita e tirados todos os pesos e elasticos é este o aspecto da coisa.
Vou utilizar ainda um tubo feito a partir de balsa de 1.5mm que vai servir para passar os fios dos servos e do ar comprimido para os retrácteis, este tubo foi moldado em água e enrrolado num varão de 12mm para ganhar forma, foi colado a ciano e envolto em fio de nylon para não abrir, está com uma boa resistencia e nada pesado, vai servir bem para o efeito.

Download Post   
virtual1

Portugal
CHIEF MASTER SGT
CHIEF MASTER SGT
PostPosted in this forum: Wed 14-05-2008, 20:15   Post subject:  Re: Construção do Hawker Typhoon MK.1B Back to top 

Paulo, na foto 158 dizes que vais colocar o depósito de ar na asa.Nunca esse depósito será ou serão colocados na asa,mas sim na fuselagem a contrabalançar o CG .Tu é que vez o melhor para ti,é só uma sugestão minha,.

Força um abraço

virtual1


Last edited by virtual1 on Wed 14-05-2008, 22:42; edited 1 time in total

Download Post   
Display posts from previous:      


 Jump to:   

Topicos Relacionados:

Forum Topics Replies Author




  View previous topic View printer-friendly version Search Display number of posts for each poster in this topic Export topic thread to a text file View next topic

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Lo-Fi Version

:: All times are GMT ::
[Page generation time: 0.5388s (PHP: 44% | SQL: 56%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]