Olá, boa tarde a todos.
Cá estou, mais uma vez, a pedir ajuda para mais uma duvida que me surgio com a montagem de um avião.
Tenho um Extra 300 no qual montei um motor a 4 tempos.
O perfil do avião faz com que o motor tenha de ser montado com a cabeça deitada com uma inclinação de quase 60º para o lado esquerdo de quem está de frente para o avião.
Quanto levanto o nariz do avião, segurando o veio do motor, ele descai de imediato para o mesmo lado.
Julgo que so pode ser pelo o peso da cabeça do motor.
Pergunto se será necessário equilibrar o avião de modo a que este desiquibrio fique compensado e qual, na vossa opinião, a melhor maneira (acrescentar peso na asa direita??).
Este avião ainda não voou.
Cumprimentos.
Obrigado a todos.
Ricardo Franquinho.
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Subject: Equilibrio do avião.
Subject:
É isso mesmo, o que diz o _king_Pin_!
É preciso verificar o CG transversal tambem!! Quanto ao chumbo: Usa daqueles que se mete nas jantes dos carros, são uns quadradinhos com 5 ou 10g (já vem com cola). Cola mesmo na ponta da asa, quanto mais na ponta melhor (menos chumbo leva). Limpa a asa com alcool antes de colar. Abraço Oliveira
Subject: Re: Equilibrio do avião.
Desculpem,
Mas não temos que ter em conta o movimento do motor? Ou será que colocando um ponto no veio do motor e outro no na cauda centrado o avião tem que estar nivelado? Já agora agradecia que esclarecessem. Bons voos, Mike
Subject:
Tem de estar nivelado!!
O movimento do motor é a incidência (2% +/-) para a direita (visto de traz) que anula o torque (penso que te estavas a referir a isto). Eu custumo fazer assim: Penduro o avião com dois fios (cordel), um no eixo do motor (cambota) e outro na dobradiça da deriva mais perto do eixo do avião. Depois é só ver para que lado ele pende. Se pender para a direita meto peso na esquerda e vice-versa. Espero ter ajudado Abraço Oliveira
Subject:
Referia-me mesmo ao torque.
E obrigado pela dica dos 2%, pois julgo que qdo montei o motor não tive isso em conta. Um abraço Miguel
Subject:
Mike, normalmente a firewall ja tem essa inclinação de 2% de fábrica
Subject: Re: Equilibrio do avião.
Major
Tem os que tem, muitos não tem. :wink: Tambem é simples de ver. Basta ter o modelo no chão e olhar de trás da deriva. (Temos que ver o nariz do motor ligeiramente para a direita). Para termos a certeza basta passar um fio da deriva até ao nariz do motor sempre ao centro da fuselagem, mas com o desconto da espessura da deriva, (até dá para ver os graus). Não esquecer de tambem (2º +/-) para baixo!! :wink: _king_Pin_ É isso Graus (º), enganei-me! 8)
Subject:
Pois é não é 2% mas sim 3,6% (2º de 180º = a 3,6%) :D :D :D :D :D
Subject:
Pronto!!
O major tinha que inventar!! :lol: :lol: :lol:
Subject: Re: Equilibrio do avião.
ola Major
:D Isso se falarmos de Graus :roll: Se for em Grados a mesma inclinação tem leitura e valores diferentes... :D :D :D cumps vsantos
Subject: Re: Equilibrio do avião.
Graus, Grados #-o
Dos Graus que mais gosto são da :pint:
Subject: Re: Equilibrio do avião.
:D :D olha o off tópic
Subject: Re: Equilibrio do avião.
Pois é, voçês até podem ter todos muita razão naquilo que estão a dizer mas eu não uso nada disso, graus, grados percentagens naaaaaaaa, eu uso ANILHAS de 1mm, pois sim senhor ANILHAS, são mais uteis que os graus e os grados e %, 2 debaixo da trazeira do motor e voilá lá tá pingado para baixo, mais 2 entre a bancada e o corta fogo e fica virado á direita para compensar o torque e já tá, como vêm é bem mais simples do que usar os graus os grados e as percentagens. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Subject:
Não esquecer de retirar a vela para o motor não ter compressão para não aldrabar a tendencia de queda ou para a esqª ou para a dirª.
Subject: Re: Equilibrio do avião.
Ora nem mais, quanto menos mariquices melhor voa. :lol: :lol: :lol:
Subject:
Pois!! :lol:
Mas voçes estão a falar de aviões que não fazem as figuras perfeitas, o CAP para fazer uma faca tem de ter as incidêcias correctas!! :lol: Se não não faz como se vê nos videos dos Campeões! :lol: O meu ADGE por exemplo, teve que levar anilhas na incidência do motor para conseguir fazer uma faca (é mais um canivete, mas serve). :lol: Nos asas altas isso até nem faz lá grande diferença, mas nos acrobaticos ai.....ai.... :lol: Quanto a tirar a vela não é preciso se quando pendurar-mos o modelo ele não tiver o hélice. :lol: Tou aqui que nem posso com uma gripalhada (acho eu). :lol: Nem sei se o que escrevi tá correcto!! :lol: :lol:
Subject: Re: Equilibrio do avião.
Pois, tasse a ver que para por um avião a andar +/- direito ninguem precisa de graus grados radianos e % bastam mesmo umas anilhazitas e tá o problema resolvido. :lol: :lol: :lol: :lol:
Quanto ao tirar a vela, é que eu pego plo helice :oops: :oops:
Subject:
As melhoras da gripalhada, toma uma chavena de leite bem quente com mel, mete-te na caminha para soares que nem um cavalo e amanhã já tás fino, se não resultar apanha uma valente de ponche quente :pint:
Subject:
Ou então mete umas duas anilhas do lado direito da almofada e outras duas no lado superior, vais ver que ficas com a cabeça na percentagem correcta, ou nos graus correctos ou ainda nos grados correctos, assim passa a noite toda com a incidencia correcta e corriges o problema da gripalhada num instante e amanhã tá a fazer facas, canivetes, ponti-molas etc e tal :D Desculpem o off-topic, não resisti :D As melhoras Olibas
Subject: Re: Equilibrio do avião.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Subject:
Isto já só vai com "bombas" (comprimidos). :lol: mas obrigados pelas dicas, principalmente a das anilhas. :lol:
Subject: Re: Equilibrio do avião.
Caro Oliveira,
Para curar a gripe é fácil. Metes-te num avião e vens à Madeira. Antes de pores os Cap 232 e o Extra 300 do ricardo Frank no ar passamos na Serra de Água e metes duas ponchas para dentro. è tiro e queda, à gripe, não aos aviões. Comonão é fácil para ti cá vires, toma nota: 1 copo vazio sumo de 1 limão a mesma quantidade de mel de abelha mexes muito bem com a colher de pau, aqui usamos o caralhinho (nome do utensílio para mexer poncha) depois de bem misturado deita uma bola de aguardente de cana, ou se preferires pode ser Wisqui, nem sei se está bem escrito, mas tudo depende do gosto, pois de certeza que se bebe melhor do que com a aguardente. Dois dia sde tratamento e tás pronto para o fim de semana. GRande abraço Miguel
Subject: Re: Equilibrio do avião.
Elá com esta baralhaste-me. Queres-me dizer que por ai na Madeira mais tipos de mel sem ser de abelha? :) :) :) Abraço chaleta
Subject:
Caro chaleta,
Aqui na madeira priduzimos também o mel de Cana Sacarina. Temos duas fábricas de produção e deixo aqui um link com informação de uma delas.http://www.marcamadeira.com/produtosregionais/sec.htm Este mel é escuro, quase preto e pode ser muitas vezes confundido com o melaço. O melaço que se calhar é o que conseguem encontrar à venda nos supermercados aí no continente é parecido de aspecto mas para um conhecedor, ou para quem já tenha provado o mel consegue distinguir a diferença de sabor entre eles. Vi agora que moras em Odivelas. Quando fores para os lados do Campo Pequeno vai ao supermercado Sá, que pertence a uma rede de supermercados da Madeira, e poderás encontrar de certeza o mel de cana de açúcar. Se não en contrares utilidade em gastar cerca de 2.50€ em 250 Gr pens só que o mel é rico em ferro. Mas isto não há como cá vir e provar. São sempre bem vindos. Abraço Miguel
Subject:
Toma lá que é democrática!! :lol: :lol: :lol:
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