Navegação
Forum
Noticias e Eventos
Provas

Calendario
Regras

FAQ


Necessita de ajuda?
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação? Contacte-nos pelo email:

Quem está Online

In total there are 27 users online ::
0 Registered,
27 Guests

Registered Users: None

[ View complete list ]


Membro



I forgot my password

Don't have an account yet?
You can register for FREE


Aero Topicos
» aviao double da mantua model
by lujorsan on Mon 17-10-2022, 11:07

» CMVC (Valongo)
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:30

» quais emissoras usam?
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:26

» construção modelo k-line
by hsousa on Wed 15-07-2020, 17:22

» Piper cherokee
by mustang-pt on Sun 19-04-2020, 15:01

» construçao aviao asa baixa
by mustang-pt on Fri 27-12-2019, 21:11

» Aeromodelismo hoje
by mustang-pt on Mon 04-11-2019, 19:22

» Locais para Pratica de Aeromodelismo e ULMs em Portugal
by oliveira on Sun 19-08-2018, 10:26

» Quando for grande quero um
by sergio luiz on Sat 05-05-2018, 1:16

» procuro plano (grande) de uma super Decathlon
by sergio luiz on Fri 04-05-2018, 13:14

» Aviões versus Mulheres
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:40

» Faz hoje 30 anos...
by Cabo disso on Fri 08-12-2017, 23:36

» V-Tail
by voo_cessna on Thu 18-05-2017, 21:53

» Comprar impressora 3D
by pipas on Tue 16-05-2017, 21:40

» Indoor APSIA 2016 -XIV Indoor da Apsia, 27 de Novembro 2016
by carbas on Fri 05-05-2017, 9:38

» Aeromodelistas de Cascais-Oeiras-Onde voar
by Paulo Rodrigues on Thu 23-02-2017, 19:06

» Katana
by Pmagall on Mon 23-01-2017, 15:12

» 1º Encontro Indoor de Coimbra
by TPG-47 on Thu 12-01-2017, 2:57

» opiniões para construção DC-3
by mustang-pt on Thu 05-01-2017, 0:45

» Phoenix RC Simulator
by cruzado on Thu 29-12-2016, 1:11


Heli Topicos
» Abrir uma loja de aeromodelismo em Portugal
by sergio luiz on Fri 21-12-2018, 17:49

» NAZA M Lite
by carbas on Sat 01-07-2017, 9:57

» manga para as pas
by lujorsan on Tue 21-03-2017, 12:42

» Encontro de Helicopteros no Carnaval Lagoa de Albufeira
by LUISX on Wed 01-03-2017, 23:29

» ajuda com afinaçao
by rodrigod on Sat 17-12-2016, 22:22

» Drones Video Tutoriais
by pipas on Thu 08-12-2016, 1:40

» Apresentação
by rodrigod on Mon 28-11-2016, 0:03

» Pas rotor principal
by pipas on Tue 15-11-2016, 22:17

» vascomlopes
by Pmagall on Thu 10-11-2016, 0:42

» liftoff simulador FPV
by Pmagall on Fri 14-10-2016, 1:00

» Impressão 3D, CNC, modelos 3D, moldagem PET e fibras
by flyboy_____ on Tue 09-08-2016, 16:18

» Hobby King, envios!?
by Pmagall on Mon 04-07-2016, 14:04

» LEGISLAÇÃO
by Luis on Tue 24-05-2016, 16:35

» 4BitCrew
by fourbitcrew on Wed 27-04-2016, 23:06

» Amigos de Loures
by cruzado on Wed 27-04-2016, 12:13

» ZMR250/Emax250 - Acidentes, construção, optimizações
by ALz on Tue 12-04-2016, 9:02

» FPV RACING
by fourbitcrew on Mon 11-04-2016, 19:34

» Aquisição do 2º heli
by oliveira on Mon 28-03-2016, 11:35

» RACERS CREW
by zeboi on Mon 22-02-2016, 13:31

» Guns Vs Drones
by ALz on Tue 16-02-2016, 16:44


Compra & Venda
» Vendo Radio JR 28X como novo
by bcampos on Fri 07-04-2017, 11:33

» ESC EMAX 18A
by carbas on Tue 20-09-2016, 19:17

» Procuro Giles da Jamra
by Paulo Santos on Mon 01-08-2016, 18:45

» Procuro acessório para escape Super Tigre .40
by Paulo Santos on Wed 23-03-2016, 15:48

» EASYCAP E CABO
by Luis on Sun 13-03-2016, 13:25

» AeroWorks Edge 540 50cc - Novo, nunca voou!
by alvarobrasil on Sat 05-03-2016, 20:19

» Drone DJI NAZA V2 - TBS Discovery - Completo
by Fronteirones on Tue 02-02-2016, 1:28

» Óculos Fatshark Dominator HD FPV
by Carlcox89 on Wed 13-01-2016, 12:51

» OrangeRx T-SIX 2.4GHz DSM2 + 11 RX
by bcampos on Thu 07-01-2016, 16:04

» HELI 450 SE V2+ RADIO SPECTRUM DX6I
by carlos.camacho on Tue 29-12-2015, 15:23

» Quad Mini racer FPV
by Tommy on Mon 28-12-2015, 13:24

» motor kde para helis classe 500
by peptod on Mon 12-10-2015, 16:36

» PRECISO
by Paulo Santos on Sun 13-09-2015, 22:19

» Planador DG 800 S da vagenknecht
by Ricardo on Mon 07-09-2015, 15:52

» Vendo ou troco L-59 Super Albatros Composite 90mm
by BillyTheKid on Thu 03-09-2015, 22:33

» Nano Quadcopter Space Trek (tipo CX-10) + ofertas
by akk25 on Tue 28-07-2015, 11:04

» Magnum XL52RFS
by carbas on Thu 23-07-2015, 19:19

» Vendo Simulador Realflight G4.5 com Interlink
by micoreal on Tue 21-07-2015, 9:58

» Trex 4550 Flybar com Fuselagem MD500 e Kit Luzes
by marcor on Tue 14-07-2015, 10:05

» TBS Caipirinha
by afonsos on Sun 05-07-2015, 13:23




Goto page 1, 2  Next

ricardofrank
Subject:  Equilibrio do avião.
Olá, boa tarde a todos.
Cá estou, mais uma vez, a pedir ajuda para mais uma duvida que me surgio com a montagem de um avião.
Tenho um Extra 300 no qual montei um motor a 4 tempos.
O perfil do avião faz com que o motor tenha de ser montado com a cabeça deitada com uma inclinação de quase 60º para o lado esquerdo de quem está de frente para o avião.
Quanto levanto o nariz do avião, segurando o veio do motor, ele descai de imediato para o mesmo lado.
Julgo que so pode ser pelo o peso da cabeça do motor.
Pergunto se será necessário equilibrar o avião de modo a que este desiquibrio fique compensado e qual, na vossa opinião, a melhor maneira (acrescentar peso na asa direita??).
Este avião ainda não voou.
Cumprimentos.
Obrigado a todos.
Ricardo Franquinho.

Download Post
oliveira
Subject:  
É isso mesmo, o que diz o _king_Pin_!
É preciso verificar o CG transversal tambem!!
Quanto ao chumbo:
Usa daqueles que se mete nas jantes dos carros, são uns quadradinhos com 5 ou 10g (já vem com cola). Cola mesmo na ponta da asa, quanto mais na ponta melhor (menos chumbo leva).
Limpa a asa com alcool antes de colar.

Abraço
Oliveira

Download Post
mike
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
Desculpem,

Mas não temos que ter em conta o movimento do motor?

Ou será que colocando um ponto no veio do motor e outro no na cauda centrado o avião tem que estar nivelado?

Já agora agradecia que esclarecessem.

Bons voos,

Mike

Download Post
oliveira
Subject:  
Tem de estar nivelado!!
O movimento do motor é a incidência (2% +/-) para a direita (visto de traz) que anula o torque (penso que te estavas a referir a isto).

Eu custumo fazer assim:

Penduro o avião com dois fios (cordel), um no eixo do motor (cambota) e outro na dobradiça da deriva mais perto do eixo do avião. Depois é só ver para que lado ele pende. Se pender para a direita meto peso na esquerda e vice-versa.

Espero ter ajudado
Abraço
Oliveira

Download Post
mike
Subject:  
Referia-me mesmo ao torque.

E obrigado pela dica dos 2%, pois julgo que qdo montei o motor não tive isso em conta.

Um abraço

Miguel

Download Post
major alvega
Subject:  
Mike, normalmente a firewall ja tem essa inclinação de 2% de fábrica

Download Post
oliveira
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
Major

Tem os que tem, muitos não tem. :wink:
Tambem é simples de ver.
Basta ter o modelo no chão e olhar de trás da deriva.
(Temos que ver o nariz do motor ligeiramente para a direita).
Para termos a certeza basta passar um fio da deriva até ao nariz do motor sempre ao centro da fuselagem, mas com o desconto da espessura da deriva, (até dá para ver os graus).
Não esquecer de tambem (2º +/-) para baixo!! :wink:

_king_Pin_
É isso Graus (º), enganei-me! 8)

Download Post
major alvega
Subject:  
Pois é não é 2% mas sim 3,6% (2º de 180º = a 3,6%) :D :D :D :D :D

Download Post
oliveira
Subject:  
Pronto!!
O major tinha que inventar!! :lol: :lol: :lol:

Download Post
vsantos
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
ola Major
:D
Isso se falarmos de Graus :roll:
Se for em Grados a mesma inclinação tem leitura e valores diferentes...
:D :D :D
cumps
vsantos

Download Post
Gomes
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
Graus, Grados #-o

Dos Graus que mais gosto são da :pint:

Download Post
major alvega
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
:D :D olha o off tópic

Download Post
PAULO
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
Pois é, voçês até podem ter todos muita razão naquilo que estão a dizer mas eu não uso nada disso, graus, grados percentagens naaaaaaaa, eu uso ANILHAS de 1mm, pois sim senhor ANILHAS, são mais uteis que os graus e os grados e %, 2 debaixo da trazeira do motor e voilá lá tá pingado para baixo, mais 2 entre a bancada e o corta fogo e fica virado á direita para compensar o torque e já tá, como vêm é bem mais simples do que usar os graus os grados e as percentagens. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Download Post
PAULO
Subject:  
oliveira wrote (View Post): › Tem de estar nivelado!!
O movimento do motor é a incidência (2% +/-) para a direita (visto de traz) que anula o torque (penso que te estavas a referir a isto).

Eu custumo fazer assim:

Penduro o avião com dois fios (cordel), um no eixo do motor (cambota) e outro na dobradiça da deriva mais perto do eixo do avião. Depois é só ver para que lado ele pende. Se pender para a direita meto peso na esquerda e vice-versa.

Espero ter ajudado
Abraço
Oliveira



Não esquecer de retirar a vela para o motor não ter compressão para não aldrabar a tendencia de queda ou para a esqª ou para a dirª.

Download Post
PAULO
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
Ora nem mais, quanto menos mariquices melhor voa. :lol: :lol: :lol:

Download Post
oliveira
Subject:  
Pois!! :lol:

Mas voçes estão a falar de aviões que não fazem as figuras perfeitas, o CAP para fazer uma faca tem de ter as incidêcias correctas!! :lol:
Se não não faz como se vê nos videos dos Campeões! :lol:
O meu ADGE por exemplo, teve que levar anilhas na incidência do motor para conseguir fazer uma faca (é mais um canivete, mas serve). :lol:
Nos asas altas isso até nem faz lá grande diferença, mas nos acrobaticos ai.....ai.... :lol:

Quanto a tirar a vela não é preciso se quando pendurar-mos o modelo ele não tiver o hélice. :lol:

Tou aqui que nem posso com uma gripalhada (acho eu). :lol:
Nem sei se o que escrevi tá correcto!! :lol: :lol:

Download Post
PAULO
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
Pois, tasse a ver que para por um avião a andar +/- direito ninguem precisa de graus grados radianos e % bastam mesmo umas anilhazitas e tá o problema resolvido. :lol: :lol: :lol: :lol:
Quanto ao tirar a vela, é que eu pego plo helice :oops: :oops:

Download Post
PAULO
Subject:  
As melhoras da gripalhada, toma uma chavena de leite bem quente com mel, mete-te na caminha para soares que nem um cavalo e amanhã já tás fino, se não resultar apanha uma valente de ponche quente :pint:

Download Post
lumma
Subject:  
PAULO wrote (View Post): › As melhoras da gripalhada, toma uma chavena de leite bem quente com mel, mete-te na caminha para soares que nem um cavalo e amanhã já tás fino, se não resultar apanha uma valente de ponche quente :pint:


Ou então mete umas duas anilhas do lado direito da almofada e outras duas no lado superior, vais ver que ficas com a cabeça na percentagem correcta, ou nos graus correctos ou ainda nos grados correctos, assim passa a noite toda com a incidencia correcta e corriges o problema da gripalhada num instante e amanhã tá a fazer facas, canivetes, ponti-molas etc e tal :D

Desculpem o off-topic, não resisti :D

As melhoras Olibas

Download Post
PAULO
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Download Post
oliveira
Subject:  
Isto já só vai com "bombas" (comprimidos). :lol: mas obrigados pelas dicas, principalmente a das anilhas. :lol:

Download Post
mike
Subject:  Re: Equilibrio do avião.
Caro Oliveira,

Para curar a gripe é fácil.

Metes-te num avião e vens à Madeira.

Antes de pores os Cap 232 e o Extra 300 do ricardo Frank no ar passamos na Serra de Água e metes duas ponchas para dentro.

è tiro e queda, à gripe, não aos aviões.

Comonão é fácil para ti cá vires, toma nota:

1 copo vazio
sumo de 1 limão
a mesma quantidade de mel de abelha
mexes muito bem com a colher de pau, aqui usamos o caralhinho (nome do utensílio para mexer poncha)
depois de bem misturado deita uma bola de aguardente de cana, ou se preferires pode ser Wisqui, nem sei se está bem escrito, mas tudo depende do gosto, pois de certeza que se bebe melhor do que com a aguardente.

Dois dia sde tratamento e tás pronto para o fim de semana.

GRande abraço
Miguel

Download Post
chaleta
Subject: Gniark ! Re: Equilibrio do avião.
mike wrote (View Post): › ....a mesma quantidade de mel de abelha...


Elá com esta baralhaste-me. Queres-me dizer que por ai na Madeira mais tipos de mel sem ser de abelha?

:) :) :)

Abraço

chaleta

Download Post
mike
Subject:  
Caro chaleta,

Aqui na madeira priduzimos também o mel de Cana Sacarina.

Temos duas fábricas de produção e deixo aqui um link com informação de uma delas.http://www.marcamadeira.com/produtosregionais/sec.htm

Este mel é escuro, quase preto e pode ser muitas vezes confundido com o melaço.

O melaço que se calhar é o que conseguem encontrar à venda nos supermercados aí no continente é parecido de aspecto mas para um conhecedor, ou para quem já tenha provado o mel consegue distinguir a diferença de sabor entre eles.

Vi agora que moras em Odivelas. Quando fores para os lados do Campo Pequeno vai ao supermercado Sá, que pertence a uma rede de supermercados da Madeira, e poderás encontrar de certeza o mel de cana de açúcar.

Se não en contrares utilidade em gastar cerca de 2.50€ em 250 Gr pens só que o mel é rico em ferro.

Mas isto não há como cá vir e provar.

São sempre bem vindos.

Abraço

Miguel

Download Post
oliveira
Subject:  
Toma lá que é democrática!! :lol: :lol: :lol:

Download Post
Goto page 1, 2  Next

Page 1 of 2


 Jump to:   
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum

Full Version
Powered by IntegraMOD © 2004, 2005 The Integramod Group
[ Forum powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group :: All times are GMT :: Design by phpBBXS.Com | Lo-Fi Mod ]
[Page generation time: 1.4391s (PHP: 48% | SQL: 52%) | SQL queries: 169 | GZIP enabled | Debug off]