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Author |
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Quando referi a questão da pontuação, só comparo entre os 100 ou 50. Os nossos "aliados" (esta dos aliados é só para descontrair ) alinham pelos 50 pontos.... mas se for 100 também concordo.
Relativamente ao voar sem térmicas eu sei que 10 minutos é impossível, só estava a comparar que em situações semelhantes entre concorrentes e com poucas térmicas, um deles aguentar-se mais 1:30 não é fácil. E no entanto o que não arriscou tanto e aterrou logo pode ganhar a manga mais facilmente se a pontuação for 100 pontos. Agora quero sublinhar que concordo inteiramente com o bónus de aterragem.
João Faria:
O "Camponês" é muito melhor que o "13 de Julho" ??? Não comento... Depois falamos nesse assunto pessoalmente... mas posso garantir que se calhar vai mudar de ideias!!!!
Abraço
NG
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Joao Faria
AIRMAN BASIC
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Oh Nelson , oh Nelson ,oh Nelson
O Camponês é a escolha dos aeromodelistas já vai para 20 anos. O outro é a alternativa. Lá nem escolhemos, é só dizer" estamos com fome" e o Paulo trata do resto. Por acaso costuma ser os "restos" que vão todos para a grelha porque somos normalmente os últimos a almoçar e o restaurante fecha de seguida. Da última vez que lá estivemos o Mestre até se assustou com a travessa. O outro tem , como é que hei-de pôr..., talvez..., um serviço de mesa , quiçá, diferente...,com curvas... enfim , pronto, um serviço diferente.
Ficamos por aqui, e se é esta a situação, tens toda a razão
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Ora ai está!!!
É um modelo de aeromodelismo do tipo..... tipo helicóptero!!!
Gira e boa!!! Opssss... desculpem enganei-me no teclado... Gira e Voa!! assim é que é os helicópteros.....
Proponho na próxima almoço o no Camponês e café no 13 de Julho... ahhh?? o que achas??
Assim ficamos todos satisfeitos...
Abraço
NG
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ztxnew
TECHNICAL SERGEANT
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Nelson, o primeiro de Janeiro é o dia de ir ao "13 de Julho"... Mas no Verão também é bom...
Como ficamos com os 100 pontos na aterragem?
Já agora, e a propósito disso, há uma zona um pouco mais adiante na estrada onde aterramos os F3B. Tem muito menos buracos, sugiro que para a próxima a zona de aterragem se mude para aí.
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vsantos
SECOND LIEUTENANT
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Ola
Pelo que leio ....
Acho esta formula dos 200w/kg deveras interessante
"Para apróxima não levo a lancheira!!! também alinho no "petisco". "
Sim senhor...
Força com isso
Parabens pela iniciativa
cumps
vsantos
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Aqui está um exemplo de um bónus de 50 pontos. Ou será 100?
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro Nelson e restantes,
Quanto ao bónus de aterragem lembro-lhe que nas 4 classes de planadores térmicos reconhecidas pela FPAm (F3B, F3J e as nacionais Open e Standard) TODAS tem o bónus máximo de 100 pontos.
Acha que o equilíbrio/justiça do bónus de aterragem de 100 pontos não foi já discutido exaustivamente pela comissão de planadores da FAI/CIAM há dezenas de anos?
Que os ingleses gostam de fazer diferente (unidades de medida, conduzir à esquerda, am/pm, etc, etc) é um problema peculiar dos súbditos de sua majestade, eu sigo a FAI...
Em anexo envio os resultados da última prova no Pinhal Novo, a classif. final oficial está no site da APSIA.
Um abraço e bons voos,
Rui Silva
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Carlos Bastos
TECHNICAL SERGEANT
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Pois é. Acontece que os modelos de F3B, F3J, etc. têm um nariz robusto que pode enfrentar solo mais ou menos duro, e é totalmente fechado nunca entrando terra.
Nos motoplanadores eléctricos temos um motor, um "spinner", pás de hélice e buracos para refrigeração. O entusiasmo provocado pela melhor bonificação com a precisão de aterragem só vai encarecer a modalidade, que queremos barata e acessível a todos.
O que aconteceu a dois concorrentes na última prova que partiram na zono da motorização?
Se calhar, uma boa medida era reduzir a bonificação de aterragem. Mas deixemos como está. 50 pontos!
Bons treinos.
C. Bastos
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Joao Faria
AIRMAN BASIC
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Uma das hipoteses seria a de retirar a aterragem, outra a de aumentar o tempo do motor ou a potencia do mesmo, seria até possivel reduzir o tempo de voo. Tudo é possivel! Mas a formula foi importada e tem corrido bem. Com tão poucas provas-encontros realizados será um pouco cedo para tirar conclusões e alterar o establecido. Penso eu de que...
Já agora é tão díficil acertar no alvo , valha ele 50 , 100 ou 20 pontos
Boas aterragens
João Faria
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Carlos Bastos wrote ( View Post): ›
:O que aconteceu a dois concorrentes na última prova que partiram na zono da motorização?
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A mim o que me aconteceu foi encontrar um buraco quando já deslizava pelo chão. A zona de aterragem que utilizamos no P. Novo para voar F3B é uns 50-75 metros mais adiante, muito mais lisa.
Mas não parti, descolei a firewall.
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GPerpetuo
AIRMAN BASIC
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Carlos Bastos wrote ( View Post): ›
Pois é. Acontece que os modelos de F3B, F3J, etc. têm um nariz robusto que pode enfrentar solo mais ou menos duro, e é totalmente fechado nunca entrando terra.
Nos motoplanadores eléctricos temos um motor, um "spinner", pás de hélice e buracos para refrigeração.
C. Bastos
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F5F e F5B também tem aterragem a valer bastante... e de facto partem salvo erro caudas com o impacto (é o sitio tipicamente mais frágil)
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Como alguem disse no inicio desta história (quem?) , esta fórmula é uma invenção inglesa, com uma série de inglesices, típicas de um pais que, em termos de aeromodelismo, ficou com 10 anos de
atraso em relação ao resto do mundo.
Como a mesma pessoa disse na altura, com os mesmos modelos e sem problemas de controle de potencia, a fórmula electro-7 actual seria mais viável e ainda mais económica...
E não se andaria a discutir o facto de esta fórmula ter 50 ou 100 pontos na aterragem, quando TODAS as fórmulas FAI de planadores, motorizados ou não, tem 100 pontos na aterragem.
Mas pronto, é possível que apareçam provas onde as regras FAI sejam melhor cumpridas. Eu até vi pilotos a ligarem o motor antes da aterragem e a não serem desclassificados!!!
Ficam já todos os organizadores a saber que na próxima vez que não houver tempos de trabalho ou que ligarem motores após os 30 segundos, sobretudo na aterragem, há reclamações.
Até porque vai aparecer mais gente que leva a competição a sério e as coisas vão ter que passar a ser a sério mesmo...
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Nelson,
Eu disse FAI... Não categorias privadas espanholas.
Mas posso-te dizer que os espanhóis no F5J andam a usar modelos em que nem sequer pensam na aterragem, porque partem-se sempre.
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Só é pena este boletim ter um certo tom irónico que só provoca mais discórdia no nosso hobby!
Ora vejam isto:
"Para F3C organizámos um curso de aperfeiçoamento de juízes de F3C nacional e de F3C iniciados, o qual não se chegou a realizar porque não houve candidatos que se inscrevessem, o que demonstra haver excesso de Juízes destas classes.
O Curso iria ter lugar em Mira, na Escola Secundária de Mira, ministrado por Rui Lebre e com o piloto de demonstração Sérgio Cruz."
Só pode ser ironia de certeza!!
Depois dizem que são os aeromodelistas...!!
1º
Eles não organizaram nada, quem organizou foi o Clube Asas de Mira (que trabalhou N tempo para no final não organizar nada).
2º
Eu como Juiz F3C não fui notificado de nada, soube por terceiros desta formação e nem sequer sabia que era para aperfeiçoamento (acho até que, quem estava à frente do curso não o sabia).
Penso que como Juiz desta classe deveria ser informado que iria haver uma formação de aperfeiçoamento. (o que não aconteceu! Como querem que os Juizes apareçam).
3º
Porque é que não houve candidatos?
Na minha modéstia opinião, acho que foi da forte divulgação feita pela FPAm! (Deve se ler com ironia)
4º
Demonstra um excesso de juízes?!!
Eles sabem bem que só existe uns 3 ou 4 carolas que se deslocam centenas e centenas de km para ajuizar uma qualquer prova sem apoio de ninguém (nem da FPAm).
Por último. (para ficarmos por aqui)
Para quem não sabe fica a saber.
A FPAm não dá qualquer tipo de apoio aos quadros de prova, nada, rigorosamente nada!
Nem sequer uma palmadinha nas costas de conforto (pelos visto faz o contrário).
(O boletim da FPAm não é só para divulgar a modalidade, mas também para criar situações de mau estar quando se vê artigos como este)
As minhas desculpas por estar a desabafar num tópico que nada tem haver, mas tinha que dizer isto, já que se falou no boletim da FPAm.
Ps: Editei para no texto não cometer injustiças com quem não tem culpa!
Abraço
Oliveira
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Last edited by oliveira on Mon 18-08-2008, 1:44; edited 2 times in total |
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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Nando
Administrador
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Na volta o pombo que trazia o documento a divulgar o evento acabou no tacho de alguem!
Oliveira talvez se usasses a internet e tivesses um email ja recebias estes comunicados... espera mas tu ja tens... estou confuso!!!! Muito confuso...!!!
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_________________ RCMPT - ''São muitos anos a virar frangos.''
Manobra preferida: Pyro-Flip chicken com batata frita
http://www.xrotor.net
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oliveira
BRIGADIER GENERAL
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Realmente o pombo de ter sabido a pato a alguém
Xiii... lembraste-me de boa! Não tenho um mail , ou melhor ter até tenho, mas é só para escrever num qualquer forum que ofende o ecrã.
Mais uma vez as minhas desculpas a todos os leitores deste topico.
Oliveira
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CMVC - Clube de Modelismo de Valongo e Campo
www.cmvc.pt
Abraço, Oliveira
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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jcosta
COMMAND CHIEF MASTER SGT
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Não leste bem o manual... Em vez de ligar o variador ao receptor, ligas ao modulo, e ligas este ao receptor no canal do "throttle".
Quando chega à latitude pré-programada põe o canal na posição em que estava quando foi programado (motor desligado).
Agora estamos a falar a sério...
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro João Costa e demais,
Pois a solução do limitador de altitude, depois de muito tempo gasto na feitura da electrónica, está a dar polémica na práctica: os modelos "caixa-de-sabão" arrastam-se até à altitude e o motor corta, "saindo" portanto à altitude "limitada", os "supositórios compósitos" nivelam abaixo da altitude de corte, aceleram e fazem um "zoom-climb" espectacular com um ganho de altitude considerável...
Agora querem proibir esta manobra... devem pôr uns juízes a dar nota técnica ao lançamento?!
A solução passa por um limitador de energia programável em função do peso e aí acabam-se as preocupações com tudo o resto, o problema é o preço que permita generalizar esta solução. Lá chegaremos.
Quanto à prova de 21 de Setembro vamos lá a ver se vos consigo surpreender...
Um abraço e bons treinos,
Rui Silva
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jmestre
AIRMAN
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Olá
Acho que esta modalidade tem pernas para andar pois o que vejo é muito entusiasmo à volta de uma fórmula simples, relativamente acessível, e que caminha a passos largos para um regulamento "à prova de bala" que seja imune a críticas (sempre úteis para afinar as futuras regras). Um sinal de que as regras da prova são boas, é as provas correrem bem, com muitos participantes, e com o apoio de aeromodelistas mais experimentados com competições (havemos de lá chegar).
Estes altímetros que desligam o motor a determinada altura colocam todos os participantes em condições de maior igualdade, pois, limitados por 200w/Kg e por (exemplo) 250 metros de altura, as motorizações e modelos não têm interesse em serem quitadas com material muito caro, e por essa razão, talvez o modelo ideal para a prova venha a ser um modelo de 150 euros e electrónica de outro tanto.
Vou montar o meu modelo durante as férias (1ª quinzena de Setembro) e dia 21 lá estarei no Pinhal Novo para experimentar os "200".
Irei fazer umas fotos da montagem do modelo e colocar num link para que os interessados possam acompanhar a construção/montagem.
JM
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nelsongas
FIRST SERGEANT
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Olá a todos!!
Vejo que o entusiasmo continua a subir, até parece o meu esyglider pro quando segue o rasto de uma boa térmica e deixa para trás os restantes!!
Quanto ao comentário que aqui coloquei, claro que não era, pelo menos para já, para introduzir mais confusão, mas colocar aqui link's que possam informar os entusiastas desta modalidade, e percebermos que não estamos sós nas preocupações e na determinação de levar o F5J-200w/kg a bom porto.
Na minha opinião, e depois de ler alguma/muita informação, os 200w/kg ainda é a forma mais equilibrada e barata para o F5J, tendo a grande (na minha opinião, muuuuiiiiitttooo grande) vantagem de conseguir trazer novos participantes e entusiastas.
Julgo que é do conhecimento de todos que o F5J ainda não têm regras FAI. Ou seja, podemos ficar muito satisfeitos por estarmos neste "barco" pois nós somos os pioneiros!! É com o nosso contributo e com os do resto do mundo que se vão definir. Já agora, alguém se lembra de como se definiu as regras de F3A, F3B etc?? Alguém participou nelas?
Relativamente a utilização dos limitadores de altitude, sei que não é um assunto pacifico. No entanto para quem te tempo/interesse/vontade/esteja de férias como eu( ) deixo aqui uns link's do rcgroups onde têm existido muita discussão e traulitada à volta deste assunto:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=787923
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=663786
O importante é ii)percebermos se estamos, TODOS, interessados em levar esta modalidade (cá no nosso cantinho) para frente; ii)percebermos se existem participantes com interesse (claro que sim). Se sim... SIGA A MARINHA!!!!
Abraços e continuação de boas férias
NG
PS: Rui Silva... será que estou a perceber bem... podemos contar com a sua participação??? Era bom... já que, se tudo correr bem, vou estriara o meu "passaroco" novo!!! Está quase, quase, quase, quase a chegar!!!!
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Rui Silva
STAFF SERGEANT
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Caro Nelson,
Houve nova reviravolta na minha escala e tenho uma troca pedida p/ dia 21, se isto vai durar um mês tenho as minhas dúvidas.
Quanto ao seu/vosso pássaro novo fico à espera dum tópico sobre o assunto, sugiro como título "Tango, o motoplanador que quase ganha...".
Um abraço,
RS
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